Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quarta, 17 Junho 2020

Atenção, carinho, respeito. É o que todo mundo espera receber no dia a dia, principalmente os mais velhos. Mas nem sempre filhos e netos têm paciência com os idosos de casa, aí podem gerar situações bem complicadas, até de violência. O senhor Benedito Cândido, de 63 anos, afirma que sabe que existe essa situação “já vi sofrer na família nossa, até descombinei com um cunhado meu.”

A violência contra a pessoa idosa é uma realidade no Brasil. Em Borda da Mata não é diferente. Uma das maiores demandas do Cras é a denúncia ou pedido de socorro pelos próprios idosos acerca de todos os tipos de violência sofridas por parte de filhos adultos e familiares.

De acordo com a coordenadora do Cras Sebastiana Marques, Marcela Machado, “a ação do Cras nesse momento é tentar trazer a família para uma reunião com os técnicos da Assistência Social, muitas vezes também com os técnicos da Saúde, para entrar em um acordo. Trazer para essa família uma conciliação. Se a gente não tiver sucesso com as reuniões e com o acompanhamento, o caso é encaminhado ao Ministério Público para as medidas cabíveis.”

É aquela história do conflito de gerações e de interesses. O senhor José Benedito, de 66 anos, conta “os filhos hoje não obedecem aos pais, se eu falo ‘não vai’, eles falam: ‘o senhor não sabe nada’.”

Esta semana começou com o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – 15 de junho. O Governo Federal lançou uma cartilha sobre o tema. O Governo do Estado deu início a uma campanha que se estende até o final do mês (15 a 29 de junho) para discutir a realidade e assim prevenir situações de violência com os idosos. E o Cras Sebastiana Marques, em Borda da Mata, segue no trabalho de mediação e conscientização das famílias.

No auge dos 72 anos, a senhora Marilene Freitas é categórica “os pais cuidaram tanto dos filhos e agora no fim da vida vai ser maltratado e abandonado? Então os filhos têm a obrigação de cuidar dos pais. ”

O boletim epidemiológico de 18/06, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata, atualiza as informações da Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. Atualmente dez pacientes estão em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde, sendo nove em isolamento domiciliar e uma internação no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, que aguarda resultado do exame.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 64, sendo que 50 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 29 destes pacientes fizeram exames laboratorias e testataram negativo para o coronavírus. Dos quatro positivos, os quatro já estão curados.

MONITORAMENTO

Os pacientes notificados e que cumprem o isolamento domiciliar com monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde recebem todo o tratamento pelo SUS. Os pacientes com sintomas suspeitos e que precisam de medicação, a Farmácia Municipal fornece o medicamento conforme a prescrição médica. No Pronto Socorro, o atendimento de emergência é realizado com todo o suporte necessário, além da realização de exames de sangue e raio-X.

PREVENÇÃO

Com o inverno, a incidência de doenças virais respiratórias aumenta consideravelmente, por isso, é essencial que as medidas de proteção continuem fortes. Utilizar máscara ao sair de casa. Só sair em casos de extrema necessidade. Evitar aglomerações. Lavar as mãos com frequência. Não tocar mãos, olhos e boca com as mãos não higienizadas.

ATENDIMENTO

Em casos de sintomas como febre, dor de garganta, perda do olfato ou paladar, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população procure a Unidade Básica de Saúde de referência do bairro para o devido tratamento. Em casos de falta de ar e fôlego curto, a orientação é buscar o Pronto Atendimento como principal referência.

BOLETIM 21-03

BOLETIM 24-03

BOLETIM 28-03

BOLETIM 02-04

BOLETIM 06-04

BOLETIM 09-04

BOLETIM 11-04

BOLETIM 17-04

BOLETIM 24-04

BOLETIM 02-05

BOLETIM 06-05

BOLETIM 13-05

BOLETIM 14-05

BOLETIM 22-05

BOLETIM 27-05

BOLETIM 04-06

BOLETIM 10-06

« Junho 2020 »

Console de depuração do Joomla!

Informação do perfil

Memória Utilizada