Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quinta, 21 Maio 2020

Dos três casos confirmados de Covid-19 em Borda da Mata, os três pacientes estão totalmente recuperados. O terceiro paciente testou positivo em 14/05, conforme boletim divulgado, e já está curado. A informação é do Boletim Epidemiológico do Coronavírus de 22/05, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente, cinco pacientes estão em monitoramento e permanecem em isolamento domiciliar. Desde o início da pandemia, a equipe da Saúde em Borda da Mata registrou 44 notificações. Desse total, 36 casos já foram curados e são classificados como síndrome gripal inespecífica, pois não foi identificado o vírus. No entanto, em oito pacientes desses 36, foi realizado o exame laboratorial e deu negativo para Covid-19.

MONITORAMENTO

Importante ressaltar que os pacientes notificados e que cumprem o isolamento domiciliar com monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde recebem todo o tratamento pelo SUS. Os pacientes com sintomas suspeitos e que precisam de medicação, a Farmácia Municipal fornece o medicamento conforme a prescrição médica. No Pronto Socorro, o atendimento de emergência é realizado com todo o suporte necessário, além da realização de exames de sangue e raio-X.

BOLETIM 21-03

BOLETIM 24-03

BOLETIM 28-03

BOLETIM 02-04

BOLETIM 06-04

BOLETIM 09-04

BOLETIM 11-04

BOLETIM 17-04

BOLETIM 24-04

BOLETIM 02-05

BOLETIM 06-05

BOLETIM 13-05

BOLETIM 14-05

A manhã de quarta-feira, 20, era muito aguardada por 29 famílias de Borda da Mata. A Luana Raíssa mal conseguia conter a euforia. “Faltam palavras para explicar. É uma sensação de alegria, de satisfação, tudo misturado! ”

A família dela está entre as contempladas no processo de seleção do Programa Social de Habitação Popular, ação da Prefeitura para destinar áreas do município que estavam em desuso a famílias que não possuem casa própria. A doação foi consumada por meio de um sorteio, realizado na manhã desta quarta-feira, na Câmara Municipal.

A lei que criou o programa foi sancionada pelo prefeito André Marques em 06/11/2019. Já o edital que definiu as regras para seleção e destinação das áreas foi publicado no dia 30/12/2019. As inscrições no programa puderam ser feitas entre 2 de março e 16 de abril, com suspensão e prorrogação de prazo no período por conta da pandemia de coronavírus.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Social, Thiago Senna, “o evento com o sorteio mostra o final do nosso trabalho nesse projeto, a transparência, o profissionalismo em todas as etapas.”

Um sonho realizado para Anderson Rosa. “É maravilhoso. É uma coisa inexplicável. A gente pensa tanto... a gente que não tem onde morar ainda, sonha tanto com isso, é uma dificuldade que a gente tem devido à dificuldade do Brasil. E a gente conseguir um lote como o primeiro passo para a conquista da casa própria, é inexplicável. ”

Participar de um momento tão especial na vida de tantas pessoas foi uma honra para o vice-prefeito. “É um momento ímpar para essas pessoas. Elas merecem. Foi um trabalho árduo para toda a administração, mas a gente conseguiu realizar um sonho para essas pessoas. Há muito tempo, mais de 12 anos que esses terrenos estão sem serventia, muito bem localizados e praticamente prontos para construir.”

A Nataly Rosário sai satisfeita com a localização do seu lote. “O local do terreno é muito bom porque é perto do serviço do meu marido. Ele trabalha no Cmei.”

O Prefeito André Marques lembra que foram 12 anos de espera da população para que um novo programa de habitação voltasse a dar esperança a quem ainda sonha com a casa própria. “Muito se passou, o auge de programas do Governo Federal, como o Minha Casa, Minha Vida, e nada foi feito. Agora, com muita luta, sacrifício e responsabilidade, conseguimos dar o primeiro passo para que famílias carentes possam realizar o sonho da casa própria. Nessa oportunidade, eu tive com as famílias e foi muito emocionante ver nos olhos deles a alegria de cada um de receber ali o seu lote. Conversamos com alguns familiares e constatamos como é importante o Poder Público poder ajudar.”

Após receber o terreno da Prefeitura, os beneficiários terão um prazo de seis meses para dar início à construção e prazo de 36 meses para concluí-la. Do jeito que Deus tem abençoado até agora, ele vai capacitar para que cheguemos ao final” conclui Luana.

Borda da Mata chega nesta sexta-feira (22) ao terceiro dia de controle sanitário nas entradas da cidade. Ao todo, cinco barreiras visam impedir o ingresso de pessoas com sintomas de Covid-19 no município.

Até as 22h desta quinta-feira (21), 3.761 veículos haviam sido abordados e sete pessoas em estado febril foram identificadas. Duas delas foram encaminhadas de volta aos seus municípios de origem, com indicação de procurarem uma unidade de saúde local; outras duas, que seguiam para consultas médicas em Pouso Alegre, foram escoltadas até a saída da cidade.

Outras três pessoas são moradoras de Borda da Mata: uma seguiu para o Pronto Socorro e duas passaram a ser monitoradas em casa pelas equipes de saúde do município.

Das sete pessoas em estado febril, cinco foram identificadas no primeiro dia da ação, na quarta-feira (20), e duas nesta quinta-feira.

Medida preventiva

As barreiras sanitárias montadas ao longo dos limites do município de Borda da Mata visam impedir a entrada de pessoas com sintomas da Covid-19. A medida foi adotada após São Paulo decretar feriado prolongado e tem o objetivo de impor controle sanitário ao presumível aumento de fluxo de veículos e visitantes no município.

Ao todo, foram montadas cinco barreiras: duas ao longo da MG-290, no dois portais - sentido Ouro Fino e Pouso Alegre; duas nos acessos aos distritos do Cervo e Sertãozinho e outra no acesso ao município de Tocos do Moji.

« Maio 2020 »