Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Abril 2020

 

Borda da Mata recebeu no final da tarde desta quinta-feira, 29, uma doação de 600 máscaras de proteção facial reutilizável modelo face shield. Os EPIs que vão reforçar a proteção dos profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19 são resultado do projeto 'Empresas do Bem', ação encabeçada prela Metagal, Termocolor, Actvas e Astra e que teve apoio de outras 35 empresas que se juntaram na produção e distribuição do produto.

As máscaras foram entregues por Adriano Roveiro, engenheiro mecânico da Metagal, ao chefe de Gabinete da Prefeitura, Celso Cardozo Arruda, que representava o prefeito André Marques.

"O objetivo dessas empresas terem se organizado para isso foi contribuir como empresas e profissionais no abastecimento dos EPIs nas unidades públicas de saúde que a gente tem pelo Brasil", explica o engenheiro.

Segundo ele, o estado de Minas Gerais está sendo contemplado com 9 mil máscaras, das quais 600 foram direcionadas para Borda da Mata.

A coordenadora do setor de Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, explica que a aplicação da máscara é ampla e vai proporcionar uma proteção extra para os profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia.

"Essas máscaras serão utilizadas por todo o setor de saúde, incluindo desde o pessoal de limpeza até a classe médica, Pronto Socorro, unidades básicas de saúde, Secretaria de Saúde, motoristas..."

Segundo a profissional, a proteção extra reduz ainda mais o risco de contaminação. Como ela explica, ela é utilizada na face, sobre a máscara de tecido. "É uma segunda camada de proteção que cobre toda a face, olhos, nariz, a boca... apesar de você já estar com a máscara é uma proteção a mais", salienta.

Ao todo, a mobilização das empresas levou à produção de 150 mil máscaras, todas doadas a órgãos públicos de saúde. No mercado, os itens de proteção teriam um custo estimado total de R$ 2 milhões.

Além de Borda da Mata, em Minas Gerais, receberam a doação as cidades de Varginha, Pouso Alegre, Conceição dos Ouros, Cachoeira de Minas e Santa Rita do Sapucaí. Em todo o país, a iniciativa 'Empresas do Bem' realizou 90 doações.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Prefeitura trabalha para mantê-lo pronto para o uso após a pandemia de coronavírus. Reformado e reinaugurado em julho de 2019, estádio abriga projetos educacionais e esportivos do município e voltou a receber competições

 

O Estádio Municipal  Waldir de Melo passa por uma grande limpeza ao longo dos últimos dias. A ação é executada por servidores e conta com a ajuda do coordenador da Escolinha de Futebol municipal, Tiago Lopes. 

 

Apesar de a realização de atividades esportivas com aglomeração estarem suspensas em todo o estado de Minas Gerais, a ideia é manter o estádio pronto para a retomada das atividades assim que a pandemia de coronavírus for superada. 

 

“Nós tivemos o estádio abandonado por muito tempo. Ano passado, o prefeito André reformou e reinaugurou esse equipamento. Agora, precisamos manter essa bela estrutura que o esporte de Borda da Mata possui”, considera o coordenador Tiago Lopes.

 

Depois de anos abandonado, o Estádio Municipal passou por uma ampla reforma, com pintura das arquibancadas, reforma dos vestiários, readequação do gramado e outras medidas de revitalização. Sua reinauguração ocorreu em julho de 2019, durante as comemorações do aniversário de 95 anos do município.

 

Até a interrupção das atividades por conta da pandemia, o estádio abrigava os trabalhos da Escolinha de Futebol de Borda da Mata, ação da Prefeitura que atende quase 200 crianças no contraturno escolar, no projeto que leva o nome de ‘Bom de Bola, Bom na Escola’. Além disso, ele voltou a abrigar competições esportivas. Estava sendo disputado nele o 1º Campeonato Regional Municipal de Borda da Mata. 

 

“Graças a Deus, fruto de muita luta, conseguimos revitalizar o estádio e fazer com que ele voltasse a ser um ponto de encontro para o esporte, para a execução de políticas públicas e para o lazer dos borda-matenses. Por enquanto, ainda não podemos voltar a praticar atividades esportivas ou eventos com aglomerações, mas, quando pudermos, ele estará lá pronto para servir a população”, garante o prefeito André Marques.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O boletim epidemiológico de 27/05, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata, confirma o quarto caso de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. Trata-se de uma mulher de 88 anos, internada no Hospital Regional Samuel Libânio, em Pouso Alegre. Ela tem histórico de diabetes e hipertensão.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 48, sendo que 38 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já curados, 12 destes pacientes fizeram exames laboratorias e testataram negativo para o coronavírus. Atualmente seis pacientes estão em isolamento domiciliar com monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde. Dos quatro positivos, três já estão curados.

 

MONITORAMENTO

Os pacientes notificados e que cumprem o isolamento domiciliar com monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde recebem todo o tratamento pelo SUS. Os pacientes com sintomas suspeitos e que precisam de medicação, a Farmácia Municipal fornece o medicamento conforme a prescrição médica. No Pronto Socorro, o atendimento de emergência é realizado com todo o suporte necessário, além da realização de exames de sangue e raio-X.

 

 

BOLETIM 21-03

BOLETIM 24-03

BOLETIM 28-03

BOLETIM 02-04

BOLETIM 06-04

BOLETIM 09-04

BOLETIM 11-04

BOLETIM 17-04

BOLETIM 24-04

BOLETIM 02-05

BOLETIM 06-05

BOLETIM 13-05

BOLETIM 14-05

BOLETIM 22-05

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Barreiras sanitárias foram montadas durante o feriadão de São Paulo para evitar o possível ingresso de pessoas contaminadas pelo coronavírus na cidade diante do aumento do fluxo de veículos na MG-290

A ação de controle sanitário realizada pela Prefeitura de Borda da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e apoio da Polícia Militar, em cinco locais de acesso ao município resultou na abordagem de 8,4 mil veículos e identificação de oito pessoas em estado febril entre os dias 20 e 25 de maio. 

 

A mobilização foi mais uma medida de prevenção ao coronavírus adotada pelo município e foi tomada imediatamente após a cidade de São Paulo decretar a antecipação de feriados que originou o super-feriadão na capital paulista, entre a quarta-feira 20 e a segunda-feira, 24 de maio. 

 

Por entender que o fluxo às margens da MG-290, que corta o município, poderia aumentar consideravelmente durante o feriadão, inclusive com a possibilidade do ingresso de pessoas infectadas, as autoridades locais entenderam que o controle sanitário era necessário. A decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na cidade.

 

Foram montadas cinco barreiras: duas ao longo da MG-290, no dois portais - sentido Ouro Fino e Pouso Alegre; duas nos acessos aos distritos do Cervo e Sertãozinho e outra no acesso ao município de Tocos do Moji.

 

Quem passava pelos pontos de controle recebia orientações de prevenção ao vírus, passava por uma rápida entrevista e tinha a temperatura do corpo medida. Se fosse identificado que ela apresentava estado febril, com temperatura acima de 37,8º, ela seria encaminhada de volta à sua cidade de origem com uma recomendação por escrito para procurar uma unidade de saúde. Caso a pessoa residisse em Borda da Mata, ela passaria a ser monitorada pelas equipes de saúde.

 

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, a medida cumpriu dupla função no enfrentamento à pandemia de Covid-19: criou uma barreira física contra a propagação do vírus e levou maior conscientização às pessoas.

 

“Foi mais uma forma de chamar a atenção da população para os riscos a que estão expostas caso não tomem medidas de higienização adequadas. Outro desdobramento importante é que, se identificada a febre, a pessoa imediatamente passa a ser monitorada por profissionais da saúde, caso residam em nosso município, ou são encaminhadas para municípios de origem”, conta. 

 

Ainda de acordo com ela, as barreiras inibiram muitas pessoas a saírem de suas casas. “Acabaram saindo mesmo os que realmente precisavam; poucos eram os que relatavam estar a passeio”, observa.

 

A secretária de Saúde Rosaly Esther lembra que a mobilização envolveu diversos profissionais da saúde, Polícia Militar e fiscalização da Prefeitura. “Conseguimos, em questão de horas, planejar e executar toda a logística de uma operação complexa, mas graças a Deus conseguimos realizá-la com o apoio de todos. A realização desse controle sanitário demonstra que estamos preparados para enfrentar o vírus e proteger a saúde de nossos moradores”, avalia.

 

 

Decisões rápidas e medidas executadas com eficiência no tempo adequado é uma exigência da pandemia, que desafia os gestores a agir e tomar decisões difíceis em meio a uma grave crise de saúde, a avaliação é do prefeito André Marques. “Temos hoje em Borda da Mata um comitê de enfrentamento à pandemia com participação de diversões órgãos, da OAB, Polícia Militar, Comércio e Indústria, Saúde… não tenho dúvidas de que essa união está nos ajudando a seguir pelo melhor caminho, o caminho da preservação da vida”. 

 

O prefeito agradeceu aos participantes do comitê e aos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia. “Deixo aqui, em nome dos borda-matenses, minha profunda gratidão a cada uma dessas pessoas que têm ajudado a pensar a melhor saída para esta crise, dia após dia. Deixamos também nosso agradecimento especial aos profissionais que estão na linha de frente dessa luta: os servidores da saúde, da fiscalização, da Polícia Militar, da assistência social. A todos vocês, nosso muito obrigado”, conclui. 

 

Prevenção ajuda município manter atividade econômica

As medidas de prevenção ao coronavírus, têm ajudado Borda da Mata a manter um quadro estável em relação à pandemia. Até o momento, três casos foram confirmados na cidade, sendo que todos são referentes a pacientes já recuperados e que não transmitem mais o vírus.

 

Atualmente, o município acompanha o programa ‘Minas Consciente’, que prevê a abertura gradual e segura das atividades econômicas. “Graças às medidas de prevenção como a obrigatoriedade do uso de máscaras, as medidas de distanciamento social e os protocolos sanitários destinados às operações de comércio, indústrias e pequenos negócios, seguimos protegendo vidas e conseguindo manter alguma atividade econômica para preservar também a renda e a dignidade das pessoas”, avalia o prefeito.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Dos três casos confirmados de Covid-19 em Borda da Mata, os três pacientes estão totalmente recuperados. O terceiro paciente testou positivo em 14/05, conforme boletim divulgado, e já está curado. A informação é do Boletim Epidemiológico do Coronavírus de 22/05, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Atualmente, cinco pacientes estão em monitoramento e permanecem em isolamento domiciliar. Desde o início da pandemia, a equipe da Saúde em Borda da Mata registrou 44 notificações. Desse total, 36 casos já foram curados e são classificados como síndrome gripal inespecífica, pois não foi identificado o vírus. No entanto, em oito pacientes desses 36, foi realizado o exame laboratorial e deu negativo para Covid-19.

 

MONITORAMENTO

Importante ressaltar que os pacientes notificados e que cumprem o isolamento domiciliar com monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde recebem todo o tratamento pelo SUS. Os pacientes com sintomas suspeitos e que precisam de medicação, a Farmácia Municipal fornece o medicamento conforme a prescrição médica. No Pronto Socorro, o atendimento de emergência é realizado com todo o suporte necessário, além da realização de exames de sangue e raio-X.

 

 

BOLETIM 21-03

BOLETIM 24-03

BOLETIM 28-03

BOLETIM 02-04

BOLETIM 06-04

BOLETIM 09-04

BOLETIM 11-04

BOLETIM 17-04

BOLETIM 24-04

BOLETIM 02-05

BOLETIM 06-05

BOLETIM 13-05

BOLETIM 14-05

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A manhã de quarta-feira, 20, era muito aguardada por 29 famílias de Borda da Mata. A Luana Raíssa mal conseguia conter a euforia. “Faltam palavras para explicar. É uma sensação de alegria, de satisfação, tudo misturado! ”

 

A família dela está entre as contempladas no processo de seleção do Programa Social de Habitação Popular, ação da Prefeitura para destinar áreas do município que estavam em desuso a famílias que não possuem casa própria. A doação foi consumada por meio de um sorteio, realizado na manhã desta quarta-feira, na Câmara Municipal.

 

A lei que criou o programa foi sancionada pelo prefeito André Marques em 06/11/2019. Já o edital que definiu as regras para seleção e destinação das áreas foi publicado no dia 30/12/2019. As inscrições no programa puderam ser feitas entre 2 de março e 16 de abril, com suspensão e prorrogação de prazo no período por conta da pandemia de coronavírus.

 

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Social, Thiago Senna, “o evento com o sorteio mostra o final do nosso trabalho nesse projeto, a transparência, o profissionalismo em todas as etapas.”

 

Um sonho realizado para Anderson Rosa. “É maravilhoso. É uma coisa inexplicável. A gente pensa tanto... a gente que não tem onde morar ainda, sonha tanto com isso, é uma dificuldade que a gente tem devido à dificuldade do Brasil. E a gente conseguir um lote como o primeiro passo para a conquista da casa própria, é inexplicável. ”

 

Participar de um momento tão especial na vida de tantas pessoas foi uma honra para o vice-prefeito. “É um momento ímpar para essas pessoas. Elas merecem. Foi um trabalho árduo para toda a administração, mas a gente conseguiu realizar um sonho para essas pessoas. Há muito tempo, mais de 12 anos que esses terrenos estão sem serventia, muito bem localizados e praticamente prontos para construir.”

 

A Nataly Rosário sai satisfeita com a localização do seu lote. “O local do terreno é muito bom porque é perto do serviço do meu marido. Ele trabalha no Cmei.”

 

O Prefeito André Marques lembra que foram 12 anos de espera da população para que um novo programa de habitação voltasse a dar esperança a quem ainda sonha com a casa própria. “Muito se passou, o auge de programas do Governo Federal, como o Minha Casa, Minha Vida, e nada foi feito. Agora, com muita luta, sacrifício e responsabilidade, conseguimos dar o primeiro passo para que famílias carentes possam realizar o sonho da casa própria. Nessa oportunidade, eu tive com as famílias e foi muito emocionante ver nos olhos deles a alegria de cada um de receber ali o seu lote. Conversamos com alguns familiares e constatamos como é importante o Poder Público poder ajudar.”

 

Após receber o terreno da Prefeitura, os beneficiários terão um prazo de seis meses para dar início à construção e prazo de 36 meses para concluí-la. Do jeito que Deus tem abençoado até agora, ele vai capacitar para que cheguemos ao final” conclui Luana.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Borda da Mata chega nesta sexta-feira (22) ao terceiro dia de controle sanitário nas entradas da cidade. Ao todo, cinco barreiras visam impedir o ingresso de pessoas com sintomas de Covid-19 no município. 

 

Até as 22h desta quinta-feira (21), 3.761 veículos haviam sido abordados e sete pessoas em estado febril foram identificadas. Duas delas foram encaminhadas de volta aos seus municípios de origem, com indicação de procurarem uma unidade de saúde local; outras duas, que seguiam para consultas médicas em Pouso Alegre, foram escoltadas até a saída da cidade. 

 

Outras três pessoas são moradoras de Borda da Mata: uma seguiu para o Pronto Socorro e duas passaram a ser monitoradas em casa pelas equipes de saúde do município.

 

Das sete pessoas em estado febril, cinco foram identificadas no primeiro dia da ação, na quarta-feira (20), e duas nesta quinta-feira.

 

Medida preventiva

As barreiras sanitárias montadas ao longo dos limites do município de Borda da Mata visam impedir a entrada de pessoas com sintomas da Covid-19. A medida foi adotada após São Paulo decretar feriado prolongado e tem o objetivo de impor controle sanitário ao presumível aumento de fluxo de veículos e visitantes no município.

 

Ao todo, foram montadas cinco barreiras: duas ao longo da MG-290, no dois portais - sentido Ouro Fino e Pouso Alegre; duas nos acessos aos distritos do Cervo e Sertãozinho e outra no acesso ao município de Tocos do Moji.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Servidores do CRAS Sebastiana Marques e representantes do Conselho Tutelar de Borda da Mata foram às ruas na segunda-feira, 18, para fazer um importante trabalho de conscientização. Isso porque, o dia 18 de maio foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Apesar desse dia ser destacado, todo mês de maio é marcado por essa luta, com a campanha do Maio Laranja, voltado para a sensibilização de toda a sociedade.

 

A coordenadora do CRAS, Marcela Machado, explica que este ano, a ação que costumava mobilizar passeatas precisou se restringir ao trabalho de panfletagem e orientação por conta das medidas de isolamento social adotadas contra a pandemia. “O problema existe, está perto de nós, muitas vezes está dentro de casa. Pensando na questão do isolamento, a gente sabe que a violência contra a criança e adolescente já cresceu nesse período. ”

 

Representantes do Conselho Tutelar contam que, em tempos de isolamento social, a preocupação com crianças e adolescentes fica ainda maior. O conselheiro Carlos Anchieta reforça “é importante a conscientização porque é uma situação que acontece dentro de casa, seja na zona rural ou urbana e nós, do Conselho Tutelar de Borda da Mata, estamos ativos para este combate.”

 

O problema é grave, é delicado, mas ninguém precisa enfrentá-lo sozinho. Para denunciar a prática há vários disque-denúncias como o 100 e o 181. A Polícia Militar também pode ser acionada por meio do 190. O CRAS Sebastiana Marques, no 3445-4985 é um ponto de apoio e o Conselho Tutelar, órgão responsável por zelar pela garantia dos direitos da criança e do adolescente pode ser contatado no 3445-4921 e ainda pelo celular de plantão a qualquer hora, no 99966-4166.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Borda da Mata iniciou na manhã desta quarta-feira, 20, o controle da entrada de pessoas nos limites do município. Ao todo, foram montadas cinco barreiras, duas ao longo da MG-290, nos dois portais - sentido Ouro Fino e Pouso Alegre; duas nos acessos aos distritos do Cervo e Sertãozinho e outra no acesso ao município de Tocos do Moji.

 

O prefeito André Marques visitou as barreiras sanitárias no início da manhã para acompanhar os trabalhos. “Aqui em Borda da Mata, as ações estão sendo tomadas juntamente com o Comitê de Enfrentamento a Covid-19, esta ação será de orientação e fiscalização para quem passa por Borda da Mata, a fim de resguardar toda a população. ”

 

Embora sejam motivadas pelo feriadão de São Paulo, as barreiras não são destinadas exclusivamente aos paulistas, mas ao controle de todo o fluxo nas entradas da cidade. As pessoas que chegam à barreira passam por medição de temperatura e por uma rápida entrevista, além de receberem orientações de proteção contra a Covid-19. Caso apresentem algum sintoma, elas recebem uma carta de encaminhamento para a unidade de saúde de seu município de origem.

 

USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS

Em Borda da Mata, o decreto 4300 de 07/05/2020 instituiu o uso obrigatório de máscaras em todos os espaços públicos, estabelecimentos comerciais, de serviços e indústrias.

O comércio, restaurantes, lanchonetes e similares estão funcionando, com atenção para todas as normas de higiene estabelecida pelas autoridades de saúde.

 

LEIA MAIS

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com a antecipação de feriados na cidade de São Paulo, criou-se o mega feriado de quarta-feira, 20 até domingo, 24, podendo ser prorrogado até segunda-feira, 25, caso outros feriados também sejam antecipados, conforme proposta do governo do Estado de São Paulo. Diante desse fato, aprovado na tarde de 18/05 pela Câmara dos Vereadores de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata, juntamente com o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 (COES – Borda da Mata), decidiu instalar cinco barreiras sanitárias para monitorar a entrada de pessoas em Borda da Mata a partir desta quarta-feira. As barreiras vão contar com o apoio da Polícia Militar e serão instaladas nos dois portais de entrada - Pouso Alegre (bairro Santa Cruz) e Ouro Fino (balança), acesso para os distritos Cervo e Sertãozinho (MG 290) e também acesso para Tocos do Moji.

 

As barreiras têm o objetivo de orientar, conscientizar e monitorar sinais de saúde e dessa forma, evitar a expansão do vírus. Caso a equipe de saúde detecte sinais suspeitos, como temperatura acima de 37,8°C,  a pessoa receberá uma carta de encaminhamento para uma unidade médica da sua cidade de origem. Conforme explica a secretária de saúde, Rosaly Esther, “não iremos acolher pacientes de outras cidades para preservar nossos recursos aos bordamatenses, mas faremos todo o questionário e orientação para que as pessoas que vierem pra cá permaneçam em casa, utilizem máscaras e sigam todas as regras do município para o enfrentamento ao avanço do coronavírus.”

 

De acordo com o prefeito André Marques, as decisões, juntamente com o Comitê, têm o objetivo de manter o controle e barrar as formas de disseminação do vírus em Borda da Mata "é essencial que a população se conscientize e cada um faça a sua parte, assim como os visitantes que por ventura vierem para Borda da Mata, é importante seguir à risca todas as normas do município". 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 3

Filtro por data

« Maio 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Mais lidas