Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quinta, 02 Abril 2020

Na manhã desta sexta-feira, 03/04, mais uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde foi a campo levar informações de prevenção às pessoas, sobre o novo coronavírus. A equipe de Saúde da Família da UBS Santa Rita abordou pedestres, motoristas e motociclicistas na Praça Antônio Megale. Ações como entrega de panfletos, higienização com álcool em gel e a medição da temperatura para verificar a febre foram realizadas com o intuito de explicar sobre o risco de transmissão no novo coronavírus (Covid-19).

Conforme Boletim Epidemiológico publicado em 02/04 pela Saúde de Borda da Mata, 10 casos suspeitos já foram registrados no município, sendo cinco deles descartados. Os casos são notificados a partir da ida do paciente às Unidades Básicas de Saúde. Sintomas como febre e falta de ar são considerados sintomas suspeitos de coronavírus (Covid-19). As equipes da Saúde da Família acompanham o paciente e a família durante todo o período de isolamento domiciliar, com comunicação diária, orientações médicas e de enfermagem para que o paciente tenha todo o suporte durante a quarentena.

A enfermeira Graziela Nogueira, da UBS Santa Rita, reforça “os postos de saúde estão com o serviço voltado prioritariamente para o atendimento de pacientes com febre e sintomas respiratórios (dificuldade para respirar, tosse, produção de escarro, congestão nasal ou conjutival, dificuldade de deglutir, dor de garganta, coriza e etc). A importância dos demais pacientes não frequentarem os postos de saúde nesse momento está relacionada à diminuição da disseminação do vírus e ao direcionamento da equipe de saúde para o atendimento rápido e eficiente aos pacientes que podem estar infectados com o novo coronavírus ou com outros vírus sazonais. Os Agentes Comunitários de Saúde estão atendendo as demandas da população por meio de mensagens de texto e telefonemas, além de distribuírem panfletos informativos sobre as formas de controle da doença. Nós, profissionais da saúde, estamos tomando todas as precauções necessárias para nos proteger e proteger nossos pacientes por meio do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI'S)  e desinfecção correta das áreas por onde transitam os pacientes.”

As orientações sobre a prevenção continuam sendo a máxima para evitar a infecção viral:

• Lavar as mãos, com frequência, com água e sabão, ou higienizar com álcool em gel 70%;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço ou braço, nunca com as mãos;
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos;
  • Evitar aglomerações ou sair de casa sem necessidade.

De acordo com o Decreto 4271, publicado em 03 de abril pelo prefeito André Carvalho Marques, o atendimento ao público na sede administrativa da Prefeitura volta ao horário integral de 10h às 15h, de segunda a sexta-feira, a partir de segunda-feira, 06/04. No entanto, fica limitado o atendimento de até três pessoas por vez no Setor de Tributos e de Protocolo, respeitando a distância mínima de dois metros de cada pessoa. Além disso, os departamentos e secretaria da Prefeitura devem tomar todas as medidas de segurança e de prevenção, conforme as orientações das autoridades em saúde, para conter a infecção viral causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

O Decreto estabelece ainda que os servidores pertencentes ao grupo de risco (mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas e imunossuprimidos) permanecem dispensados por tempo indeterminado, mediante apresentação de atestado médico.

As ações preventivas permanecem enquanto durar a Situação de Emergência em Saúde Pública no Município, decretada em 17/03/2020 – Decreto 4259/2020

Informações: 35 3445 4900

Prefeitura prorroga pagamento de impostos municipais por até seis meses e suspende cobrança a inadimplentes

Prefeitura suspende prazos, prorroga validade de documentos e orienta contribuintes para solicitar serviços pela Internet e telefone