Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quinta, 23 Janeiro 2020

A Prefeitura de Borda da Mata aproveitou a estiagem desta sexta-feira para fazer um trabalho de manutenção preventiva nos principais acessos aos distritos do Cervo e Sertãozinho. A ideia é deixar as estradas prontas para enfrentar dias de fortes chuvas, melhorando sua aderência e drenagem, evitando, por exemplo, que veículos atolem ou derrapem em subidas íngremes.

Para os trabalhos desta sexa-feita foi utilizada a bica corrida, uma mistura de pedra brita, pedrisco e pó de pedra ideal para aplicação em estradas. “Com a chegada do período chuvoso o desafio de cuidar de nossa extensa malha viária fica ainda maior. Além do planejamento que já temos durante o ano, nessa época específica precisamos aproveitar cada período de estiagem para melhorar as condições dos trechos rurais”, explica o prefeito André Marques.

A força-tarefa de hoje contou com o auxílio de caminhões e maquinário, além do empenho sempre dedicado dos servidores do Departamento de Obras. “Nossa equipe é bastante reduzida. Temos restrições orçamentárias, mas não falta disposição para o trabalho. Meus muito obrigado aos servidores pelo empenho de todos”, agradece o gestor.

O alerta da Defesa Civil de Minas Gerais sobre a possibilidade de chuvas intensas no Sul de Minas nesta quinta e sexta-feira, 24, mobilizou os órgãos da Prefeitura de Borda da Mata no atendimento e prevenção de danos a moradores em áreas de risco.

Representantes do Departamento de Desenvolvimento Social visitaram famílias na manhã desta sexta para informar sobre o alerta da Defesa Civil e transmitir orientações sobre como proceder em casos de emergência. Além disso, o órgão voltou a disponibilizar abrigo para famílias que precisarem deixar as áreas de risco.

“Nós fizemos a orientação a estas famílias sobre a importância de deixar as casas ao menor sinal de inundação. No abrigo que estamos disponibilizando, temos infraestrutura completa para tomar banho, dormir e se alimentar. Não é necessário correr nenhum um risco, o município está a postos para dar todo apoio necessário às famílias”, conta o diretor do Departamento de Desenvolvimento Social, Thiago Senna.

Órgãos da cidade se articulam

O comando da Polícia Militar em Borda da Mata e os Departamentos de Obras e Desenvolvimento Social se reuniram para traçar estratégias de ação em caso de danos provocados pela possibilidade de chuvas intensas.

Os órgãos estão prontos para se articular no atendimento a moradores e na avaliação de possíveis áreas de risco. O diretor do Departamento de Obras, Barezze Brandão, explica que a Prefeitura já adotou algumas medidas preventivas, como a limpeza e dragagem do córrego que corta a cidade.

Na última semana, o Departamento de Desenvolvimento Social mobilizou recurso para compra de colchões e cestas básicas que foram destinados a cerca de 28 famílias atingidas pela enchente do dia 12 de janeiro. O tempo de resposta na ocasião foi de menos de 24 horas, o que só foi possível por conta de uma lei sancionada pelo prefeito André Marques em novembro de 2019, prevendo atuação imediata do município no auxílio aos moradores em situações de calamidade, como no caso de inundações.

Equipe foi recebida pelo prefeito André Marques. Clube e Prefeitura estudam parceria para incentivar escolinha de futebol do município no âmbito do projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’

O Pouso Alegre Futebol Clube desembarcou na manhã desta sexta-feira,24, em Borda da Mata, para treinar no Estádio Municipal Waldir de Mello. A equipe que conquistou o acesso ao Módulo II do Campeonato Mineiro em 2019, de forma invicta, está em fase de preparação para a disputa do estadual.

A comissão técnica e o elenco do clube foram recebidos pelo prefeito André Marques, que comemorou o retorno de um clube profissional à cidade depois de muitos anos. “Graças à reforma realizada ano passado, nosso estádio volta a ter condições de recepcionar uma equipe profissional. É algo que nos enche de orgulho, principalmente por significar que o esporte de Borda da Mata volta a ter uma estrutura digna para apoiar nossos atletas”, escreveu o prefeito em seu perfil nas redes sociais.

Ainda no gramado do estádio, o gestor conversou com o diretor executivo do clube, Leonardo Silvério, e dois borda-matenses que desempenham papel de destaque na equipe: o técnico Rogério Henrique e o auxiliar técnico Diego Paulista.

André Marques revelou que a Prefeitura está discutindo uma parceria com o clube para incentivar a escolinha de futebol da cidade, no âmbito do projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’, que prepara cerca de 170 atletas no contraturno escolar. “Quando concretizado, será mais uma forma de incentivar nossos jovens a seguir o bom caminho do esporte, da educação e dos valores importantes para a vida em família e em comunidade”, avaliou o prefeito.

Fase de preparação

O Pousão estreia no Módulo II do Mineiro no dia 8 de fevereiro. Na fase de preparação, a equipe já realizou três jogos-treinos, com duas derrotas e uma vitória, e um jogo oficial, com triunfo de 2 a 0 sobre o Santo André (SP) em jogo disputado no Manduzão.

A equipe já anunciou outros dois jogos-treinos antes de iniciar a campanha no Mineiro: dia 27, às 16 horas, contra o Palmeiras, no CT do time paulista; e dia 30, no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, às 10 horas, contra o Nacional.

« Janeiro 2020 »