Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quinta, 16 Janeiro 2020

Há seis meses longe do álcool e da droga, Mateus Matos comemora o tempo de tratamento que segundo ele, salvou sua vida. “A luta contra as drogas é para o resto da vida, porque é uma doença e precisa de tratamento, também de persistência e amor” afirma emocionado o rapaz de 30 anos que veio visitar a família em Borda da Mata. Ele está em recuperação na Comunidade Betânia em Lorena/SP. A internação, bem como toda rede de apoio ao paciente e aos familiares é viabilizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Mateus conta que chegou ao ponto de abandonar a família e morar na rua. Lembra que certa vez, o filho pequeno o viu deitado na calçada e pediu um cobertor para ficar com ele. “Aí eu percebi que precisava de ajuda”.

Para a secretária de saúde, Rosaly Esther, é importante evidenciar que o tratamento é difícil, depende muito do paciente, mas vale a pena. “Vale a pena porque resgata. Resgata a saúde física e mental, além de fortalecer o lado espiritual. Estamos trabalhando para viabilizar todos os casos que chegam até a Secretaria, além de estarmos também a frente da implantação do CAPS em Borda da Mata (Centro de Atenção Psicossocial), que conta com equipe multidisciplinar para acompanhar pacientes com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, assim o tratamento continua depois da internação”.

Mateus deve concluir o tratamento em 11 meses. Durante esse tempo, a Secretaria de Saúde atua no acompanhamento do paciente e da família. A rede de apoio conta também com o Departamento de Desenvolvimento Social e a equipe do Cras que acompanham as crianças, filhos do jovem em recuperação. “O principal pra mim foi alguém acreditar em mim, que foi a equipe da Saúde” conclui Mateus.

A solidariedade da população de Borda da Mata foi mais uma vez comprovada esta semana. Famílias atingidas pela enchente do último fim de semana receberam nesta sexta-feira, 17, doações feitas pelos moradores locais e captadas pelo Departamento de Desenvolvimento Social.

Graças às doações de inúmeras pessoas, o departamento conseguiu montar kits com roupas, toalhas, cobertores e alguns eletrodomésticos. Ao todo, 10 famílias receberam os donativos. “A solidariedade do povo de Borda da Mata já é bastante conhecida. Graças a Deus, podemos contar uns com os outros em momentos difíceis. Deixo registrada minha profunda gratidão a cada um que doou”, afirmou o prefeito André Marques.

Campanha de doação

O Departamento de Desenvolvimento Social iniciou a campanha de arrecadação na segunda-feira, 13. A população se mobilizou rapidamente e conseguiu reunir um grande volume de donativos. Além de roupas e artigos para a casa, moradores doaram um sofá, dois fogões e três ferros de passar.

“Assim que anunciamos a campanha, muitas famílias entraram em contato propondo as doações. Montamos, então, toda a logística de arrecadação e distribuição e fazemos chegar rapidamente às pessoas necessitadas”, conta o diretor do Departamento, Thiago Senna. Com a entrega dos donativos, a campanha foi encerrada.

« Janeiro 2020 »