Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Dezembro 2019

A 1ª etapa da campanha de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola acontece de 10 a 21 de fevereiro, em Borda da Mata. Durante as duas semanas, a equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde vai percorrer os bairros urbanos, rurais e os dois distritos para vacinar as pessoas de 5 a 29 anos de idade. No público-alvo desta etapa, incluem-se as pessoas da idade referida desde que não vacinadas anteriormente ou com esquema de vacinação incompleto, por isso é tão importante levar a carteira de vacinação para conferência. 

 

10/02/2020 – SEGUNDA-FEIRA

8h - Campo

9h – Boa Vista

10h – Gaspar

 

11/02/2020 – TERÇA-FEIRA

8h – Bocaína

9h às 13h – Sertãozinho

 

12/02/2020 – QUARTA-FEIRA

8h – Bogari

9h – Barro Amarelo

 

 

13/02/2020 – QUINTA-FEIRA

8h – Palma

9h – Serrinha

 

14/02/2020 - SEXTA-FEIRA 

 10h às 13h – Cervo

15/02/2020 – Dia D (SÁBADO)

8h às 17h – UBS Monsenhor Pedro Cintra

 

19/02/2020 – QUARTA-FEIRA

9h às 12h - UBS Santa Cruz

 

20/02/2020 - QUINTA-FEIRA

9h às 12h - UBS Santa Rita

 

21/02/2020 – SEXTA-FEIRA

9h às 12h - UBS Nossa Senhora de Fátima

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Unidades de educação infantil iniciaram atividades no início desta semana. No Ensino Fundamental I e II, aulas voltam no dia 5 de fevereiro. Escolas passam por pequenas reformas e reparos para receber os estudantes. Ao lado da Saúde, Educação é o destino do maior investimento do município

 

O ano letivo de 2020 está prestes a começar em Borda da Mata. Esta semana, as unidades de educação infantil já começaram a receber crianças de 4 meses até 4 anos. Cerca de 300 delas foram acolhidas em dois CEMEIs e uma creche municipal. No dia 5 de fevereiro, na próxima semana, outros dois mil alunos retornam às aulas no Pré-Escolar, Ensino Fundamental I e II.

 

Na volta às aulas, os estudantes bordamatenses vão encontrar uma série de melhorias já concluídas e outras que estão em curso. Uma das mais importantes foi o início do funcionamento do CMEI Professora Maria das Graças Souza, a mais nova unidade de educação infantil do município, que, desde segunda-feira (27), é destino de 70 crianças de 4 meses a 4 anos incompletos.

 

O prédio é dotado do que há de mais moderno em infraestrutura para a educação infantil. Ele possui berçários, cozinha, salas multiúso, refeitório, brinquedoteca, banheiros adaptados, lactários  salas de aula, tudo pensado sob medida para a primeira infância.

 

Outras melhorias

Nas últimas semanas, o corpo pedagógico do Departamento de Educação e servidores do Departamento de Obras estão mobilizados para preparar as salas de aula para os alunos. Eles trabalham sem descanso para deixar as acomodações, o material didático e as dinâmicas de aula perfeitos para receber os 2 mil alunos da rede municipal.

 

“Estamos prestes a iniciar mais um ano de aprendizado e descobertas para os alunos da rede municipal em um trabalho que envolve toda comunidade escolar. Essa fase de preparação é muito importante. Nela, planejamos as atividades de todo o ano letivo para acolher da melhor forma possível os nossos alunos”, explica a diretora do Departamento de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Leonice.



Investimentos em reformas, ampliação e reparos

Além do novo CMEI, a Prefeitura fez limpeza, pequenas reformas e reparos nas escolas para receber os estudantes. “A Educação, ao lado da Saúde, é a prioridade absoluta de nossa gestão. Toda economia que conseguimos fazer, todo recurso que podemos direcionamos para a educação e formação dos nossos jovens”, conta o prefeito André Marques, lembrando que mais de 65% dos recursos do município seguem para os dois setores.

 

A disposição do município em investir em educação, permitiu a realização de um sonho da comunidade. Está em andamento a reforma e ampliação da Escola Municipal Francisco Souza Costa. Com investimento total de cerca de R$ 1,3 milhão, a unidade vai ganhar um anexo com quatro modernas salas, terá revitalizada sua quadra de esportes e será totalmente reformada para abrigar com dignidade seus estudantes.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Último dia da série de atividades gratuitas promovida pela Prefeitura foi marcado por um desfile de pets. Ao longo de cinco dias, crianças se reuniram na Praça Nossa Senhora do Carmo para atividades físicas, artesanato, caminhadas, passeio ciclístico e piquenique

 

 

As férias escolares estão chegando ao fim. Na próxima semana, os cerca de 2 mil alunos de Borda da Mata retornam às salas de aula para mais um ano de aprendizado e descobertas. E os estudantes de Borda da Mata voltarão cheios de histórias para cotar. O município organizou uma Colônia de Férias com uma semana de atividades especiais e gratuitas. 

 

Sob a coordenação do Departamento de Desenvolvimento Social, apoio de empresas e profissionais locais, a Colônia de Férias reuniu cerca de 100 crianças ao longo dos dias 20 a 24 de janeiro. “O evento atendeu as expectativas da melhor maneira possível. Conseguimos fazer com que os estudantes vivenciassem atividades diferenciadas, aprendessem hábitos saudáveis e interagissem entre si. Não apenas tivemos uma boa média de participação, como conseguimos realizar uma colônia com atividades de muita qualidade”, avalia o diretor do Departamento de Desenvolvimento Social, Thiago Senna.

 

Atividades

Entre os dias 20 e 24 de janeiro, a Colônia de Férias da Prefeitura realizou atividades como sessões de exercício funcional, oficina de artesanato, caminhada até o Santo Cruzeiro, passeio ciclístico, piquenique e até um desfile de pets, atividade que encerrou a colônia. 

 

“Foi muito gratificante ver a felicidade dos jovens que participaram. A parceria com as empresas e profissionais da cidade também rendeu muitos frutos e contribuiu para que a colônia fosse um sucesso. Nosso muito obrigado a todos que apoiaram”, agradece a coordenadora do CRAS Sebastiana Marques, Marcela Marcela Gonçalves Machado.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

A Prefeitura de Borda da Mata aproveitou a estiagem dos últimos dias para mobilizar suas equipes de trabalho no Departamento de Obras em uma força-tarefa dedicada à manutenção de estradas, vias e jardins. Além disso, uma nova rodada de operação tapa-buracos foi iniciada.

 

O prefeito André Marques acompanhou os trabalhos ao longo do dia. No bairro São Judas Tadeu, por onde começou a operação tapa-buraco, ele fez um resumo das ações em curso. “Trata-se de uma força-tarefa para recuperar as ruas que foram mais danificadas pelas chuvas. Com a estiagem, nós aproveitamos para aplicar a massa quente, e também a massa fria, em alguns setores da cidade. Os trabalhos do Departamento de Obras seguem a todo vapor para manter a cidade organizada, bonita e bem conservada”, enumerou o gestor.

 

A força-tarefa da Prefeitura atua em diversas localidades do município de forma simultânea. Na zona rural, há equipes no bairro da Serrinha, Barro Amarelo e Tamanduá. André Marques, no entanto, lembra que a mobilização de trabalho desses últimos dias é uma ação de emergência, mas os trabalhos nunca param. “Todos os dias temos novos serviços sendo desenvolvidos para deixar nossas, ruas, estradas, bairros, praças e jardins em bom estado de conservação para nossos moradores”, afirma.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

A reforma da sede da Polícia Militar de Borda da Mata entra em sua fase final. Esta semana, servidores da Prefeitura estão pintando a fachada do posto policial, que há anos não passava por uma reforma mais extensa.

 

As obras, que tiveram início em 2018, envolveram pintura interna e externa, melhorias no telhado, calhas e readequação de cômodos. A intervenção é custeada com recursos do município e do Conselho Comunitário de Segurança Pública. Contou ainda com o apoio da Câmara de Vereadores. 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Instrução Normativa 001/2020, publicada em 17/01, pelo Departamento de Administração e Finanças, orienta os contribuintes e disciplina os procedimentos internos de atendimento ao público, no âmbito do Setor de Arrecadação e Fiscalização (tributos).

 

A definição da documentação obrigatória para vários assuntos da tributação, bem como a criação de formulários e declarações tem o objetivo de simplificar e agilizar o atendimento. Todos os modelos estão disponíveis neste site.

 

Na Instrução Normativa, estão os anexos com a documentação básica para requerimento de serviços, modelo de Requerimento de Cadastro Mobiliário, Revisão de IPTU/Taxas, Declaração de Não Estabelecimento e Declaração de Ciência e Cooperação com a Fiscalização Municipal.

 

A instrução entrou em vigor na data da publicação, 17/01/2020, e está em adaptação até 01/03/2020, quando passa a ser obrigatória. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Por meio de uma parceria do Departamento de Educação e Secretaria de Saúde, a população de Borda da Mata vai responder uma pesquisa que tem como objetivo mapear a demanda pelos serviços de Educação em Borda da Mata. Os questionários estão sendo aplicados desde o mês de janeiro de 2020 por meio das visitas domiciliares das agentes comunitárias de saúde.

 

Entre as perguntas, inclui-se a escolaridade, renda mensal, a aspiração dos adultos por cursos profissionalizantes, faculdade e EJA (Educação de Jovens e Adultos), pergunta-se também sobre a necessidade de matricular crianças de até 4 anos em creches, além de dados pessoais como data de nascimento, primeiro nome do morador e quantos moradores na residência. A ação faz parte do Plano Municipal de Educação.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Prefeitura reduz gastos, mantém Carnaval 2020 e aposta em parceria com blocos privados para garantir diversão saudável, com segurança, estrutura e responsabilidade nos gastos públicos

 

O Carnaval 2020 em Borda da Mata vai ser repleto de atrações. Além dos tradicionais blocos de rua, a praça central da cidade vai contar com palco, infraestrutura completa de segurança, banheiros químicos e bandas ao vivo todos os dias. Tudo isso feito com economia de recursos públicos. O município apostou na parceria com blocos privados para reduzir gastos e manter a festa, que também ajuda a movimentar o comércio local.

 

Ao todo, sete blocos desfilam pelas ruas da cidade, entre a sexta-feira, 21 de fevereiro, e a terça, 25. Pelo palco, que será montado na Praça Nossa Senhora do Carmo, passam, no mesmo período, cinco bandas: Pura Resenha,  Juliana Campos, Radar 4, Candieira e República do Samba. Todos os dias, antes das apresentações musicais, o som na praça será comandado pelo DJ Marcão.

 

Os blocos carnavalescos são particulares. Eles se concentram em locais privados e seguem em horário determinado para a praça. A Prefeitura apoia com estrutura de som no desfile em via pública e na dispersão com a chegada dos foliões às praças centrais.

 

A meta da Prefeitura para o Carnaval 2020 é proporcionar diversão saudável, com segurança, estrutura e responsabilidade nos gastos públicos. “Nosso foco principal é a Saúde, a Educação e a Infraestrutura, mas isso não nos impede de realizar um carnaval de qualidade, sempre visando a máxima economia possível. Essa é a razão de termos aprofundado a parceria com os blocos privados. Ainda assim, queremos possibilitar que nossos jovens, as famílias e todos os bordamatenses possam se divertir nessa data tão tradicional para os brasileiros”, avalia o prefeito André Marques.

 

Cronograma da folia

A folia começa oficialmente na sexta-feira, 21 de fevereiro, com o bloco Corneteiros, que fará concentração na Casa do Compadre, a partir das 19h, com saída prevista para as ruas às 23h. No mesmo dia, a primeira atração a subir no palco montado na Praça Nossa Senhora do Carmo é a banda Pura Resenha, a partir das 21h.

 

No sábado, 22, a folia começa às 16h com o bloco ‘Caminho do Mé’, que inicia suas andanças também na Casa do Compadre, à partir das 15h. A tradicional peregrinação do bloco pelos bares seguirá a seguinte ordem: 15h no Bar da Farinha; 16h no Bar do Teta; 16h30 no Bar do Vená; 18h na praça e às 19h na Casa do Compadre.

 

O sábado de Carnaval será encerrado com show de Juliana Campos. Ela sobre ao palco da praça central à partir das 23h. Seu show segue pela madrugada.

 

No domingo, 23, os foliões do ‘Antes Aqui do que na UTI’, se concentram a partir das 16h no Só Vem Espeto Bar. O grupo segue para a praça a partir das 20h. Tem ainda a concentração dos adeptos do Bloco do Caixão, no Bar do Testa, a partir das 16h. Eles sobem para a praça às 21h30. Mais tarde, sobe ao palco a banda Radar 4, a partir das 23h. A apresentação segue animando a folia até a madrugada. 

 

Na segunda, 24, o bloco Maria Sapatão se reúne no Bar do Beto a partir das 18h e segue para a praça às 21h. Também na segunda, na Casa do Compadre, tem o Baile do Mé. Neste dia, quem sobe ao palco montado na praça para agitar o público é a banda Candieira, a partir das 23h.

 

E no último dia de Carnaval, na terça-feira, 25, dois blocos agitam a folia. O Bloco ‘#euvou Oba Oba’ se concentra a partir das 16h no Oba Oba e segue para a praça às 19h. Já o Bloco Rural se concentra no Bar do Adnan, às 18h, e parte em direção à praça às 21h30.

 

No palco, o encerramento do Carnaval 2020 vai ter muito pagode com República do Samba, a partir das 21h. “Direcionamos esforços para proporcionar um Carnaval seguro, organizado e alegre, no qual as pessoas possam brincar e confraternizar de maneira tranquila. Estão todos convidados para esses cinco dias de muita diversão em nossa querida cidade”, afirma o prefeito André Marques.

 

Confira a programação completa do Carnaval 2020 em Borda da Mata:

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das referências especializadas, tratamento e acompanhamento gratuito para os casos de hanseníase.

 

Como forma de chamar a atenção da população e dos órgãos públicos para a relevância de se discutir estratégias para o diagnóstico precoce da hanseníase e contribuir para a melhoria dos aspectos de detecção de casos, tratamento, cuidado e reabilitação, anualmente o último domingo de janeiro é marcado como Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, instituído de acordo a Lei federal 12.135/2009. Neste ano, a data foi celebrada no domingo, dia 26/01.

 

A doença, quando não diagnosticada e tratada na forma inicial, pode se agravar, levando ao aparecimento de incapacidades físicas. Essa evolução ocorre, em geral, de forma lenta e progressiva.

 

Em Borda da Mata
Para mais informações, procure a Unidade Básica de Saúde de referência do seu bairro e converse com o enfermeiro para receber as orientações do tratamento. Em Borda da Mata são seis UBS: Centro, Santa Rita, Nossa Senhora de Fátima, Santa Cruz, Cervo e Sertãozinho.

 

Tratamento
O tratamento com Poliquimioterapia (PQT) consiste em uma associação de antimicrobianos, recomendado pelo Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS). O paciente deve tomar a primeira dose mensal supervisionada pelo profissional de saúde e as demais são auto administradas. Ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida. Para crianças com hanseníase, a dose dos medicamentos do esquema padrão é ajustada de acordo com a idade e o peso. Já no caso de pessoas com intolerância a um dos medicamentos do esquema padrão, são indicados esquemas substitutivos.


Com informações da Secretaria de Estado da Saúde

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Os craques da Escolinha de Futebol de Borda da Mata disputam desde o dia 22 de janeiro a 22ª Copa de Base. A competição ocorre nas cidades de Caxambu e Baependi. O município está representado nas categorias sub-11 e sub-15.

 

O sub-11 se classificou para as finais com 1 derrota, 1 vitória e 1 empate. Já o sub-15 saiu-se com uma campanha invicta e 100% de aproveitamento com 3 vitórias. As equipes disputam as finais neste domingo, 26.

 

“Mais uma vez, nossos jogadores estão mostrando bom desempenho dentro e fora de campo. Estamos felizes com os resultados até aqui. Agora, vamos nos concentrar para conseguir dar o nosso máximo nas finais”, considera o treinador Tiago Lopes.

 

Resgate do esporte

Desde 2017, o município se empenha no resgate do esporte em Borda da Mata. O apoio à escolinha de futebol, com aquisição de materiais esportivos e contratação de um profissional para orientar os jovens, se soma à reforma do Estádio Municipal, entregue em julho de 2019, e do ginásio poliesportivo, que está em fase final de conclusão.

 

Outra iniciativa que nasce a partir da escolinha de futebol é o projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’. A iniciativa do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer aposta na complementação entre as as áreas de esporte e educação para incutir nos alunos valores como disciplina, espírito coletivo e dedicação.

 

O público-alvo do projeto, iniciado em 2017, são crianças de 6 a 17 anos. Atualmente, 170 alunos já integram a iniciativa. Com a condição de ter bom desempenho e comportamento na escola, eles participam da escolinha de futebol mantida pela Prefeitura de Borda da Mata. São seis aulas semanais no Estádio Municipal. Elas são divididas em dois turnos,  da 9h às 11 e das 14h30 às 18h, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

 

O resultado é a formação de atletas de grande desempenho em campo, na escola e no convívio social.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 4

Filtro por data

« Janeiro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Mais lidas