Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quarta, 18 Setembro 2019

A Prefeitura de Borda da Mata iniciou o trabalho de resgate e castração de animais de rua. Os cães são acolhidos e encaminhados para a clínica veterinária responsável por fazer o procedimento cirúrgico. Pelo menos 10 animais já estão na clínica. O número deve chegar a 20 nas próximas semanas.

Depois de passar pela castração, os cães permanecem internados para o processo de cicatrização na própria clínica, onde recebem todos os cuidados médicos. “Eles só deixam o local quando estiverem 100%”, conta o fiscal de posturas Robson Lima.

Município vai organizar feiras de adoção para os animais de rua

Uma vez recuperados do procedimento cirúrgico, os animais serão encaminhados para adoção. Moradores e protetores de animais já estão em contato com a Prefeitura para ajudar na tarefa de cuidar dos pets e ajudar a encontrar um novo lar para eles. Uma das propostas é realizar feiras de adoção.

A ação da Prefeitura é uma forma de controlar a população de animais de rua, evitando sofrimento para os pets e transtornos para a população. Nos últimos tempos, tem se avolumado as queixas de pessoas que foram atacadas por cães soltos nas vias públicas. “Motoqueiros, ciclistas, pedestres… tivemos várias reclamações aqui na Prefeitura. Esse conjunto de ações é uma das providências que estamos tomando”, afirma o fiscal.

Quem for adotar animais terá que fazer cadastro e se comprometer a cuidar bem dos animais

“Quem optar por adotar esses animais terá que fazer um cadastro, onde assume a responsabilidade por eles”, explica o Robson. Segundo ele, os animais serão marcados, cada um com um número, que vai permitir que eles sejam identificados no futuro. Caso voltem a ser abandonados, os responsáveis poderão ser punidos com multa e enquadrados na Lei Federal 9.605 de 1998, que trata de maus-tratos a animais.

Abandono de animal é crime previsto em Lei Federal

Como explica o fiscal, a Lei Federal vale para qualquer pessoa que abandone animais nas ruas, pratique abuso e maus-tratos contra eles. A pena prevista é de 3 meses a 1 ano de prisão. A legislação será utilizada pelo município no endurecimento da fiscalização e combate aos maus-tratos e abandono.

O próprio Código de Posturas da cidade prevê multa para proprietários de animais que os abandonem em vias públicas. “Conforme a legislação municipal, animais abandonados serão recolhidos e o dono, uma vez identificado, será multado se for constatado o dolo”, esclarece. Nos casos em que for verificado que o animal fugiu, o dono não será responsabilizado.

O prefeito André Marques, que é veterinário, considera que a política para os animais é também uma ação de saúde pública, uma vez que minimiza os riscos de transmissão de doenças e ferimentos que podem ser provocados por ataques proferidos por esses animais nas vias públicas. Além disso, cuidar bem dos animais é um dever moral. “Temos a questão da saúde pública, que deve ser observada, e o bem-estar desses animais que não pode ser ignorado. É um dever moral de todos nós cuidar bem dos seres vivos. Conto com o apoio de toda a população para transformar essa triste realidade”, aponta.

A instituição de ensino técnico oferece 8 cursos com até 75% de desconto para moradores de Borda da Mata. Ainda dá tempo de se inscrever

Começa hoje, no Colégio Nossa Senhora do Carmo, os cursos técnicos profissionalizantes da Escola Brasil Prepara. A instituição de ensino firmou parceria com o município que permite desconto de até 75% para os moradores da cidade. As condições especiais são válidas para cursos como auxiliar de veterinária, auxiliar de farmácia, auxiliar administrativo e jurídico, maquiagem profissional e inglês.

Os curso começam nesta quinta, mas quem quiser se inscrever em alguma das disciplinas ainda dá tempo. O atendimento aos interessados está sendo feito até às 17h de hoje, na Biblioteca Municipal. À noite, também é possível procurar os responsáveis no Colégio Nossa Senhora do Carmo.

Confira os cursos oferecidos:

- Assistente de Veterinária

- Auxiliar de Farmácia