Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quarta, 11 Setembro 2019

Com investimento de R$ 330 mil, município vai construir um anexo para abrigar quatro novas salas na escola. Elas serão utilizadas pelos cerca de 100 alunos

A Prefeitura de Borda da Mata deu mais uma passo para o início de uma importante obra para a rede municipal de educação. Já está em andamento o processo licitatório para a ampliação da Escola Municipal Francisco Souza Costa.

A unidade educacional vai receber um anexo com quatro novas salas de aula. O prédio será erguido em um terreno vazio que fica nos fundos da escola, ao lado de sua quadra de esportes. Depois de prontas, as salas vão receber cerca de 100 alunos.

O investimento previsto é de R$ 330 mil. Ao término do processo licitatório, a empresa vencedora do certame terá três meses para concluir as obras. Esta é a primeira etapa do projeto de revitalização da escola, que ainda vai passar por uma ampla reforma no início de 2020.

Atualmente, a Francisco Souza abriga 220 alunos. O prefeito André Marques avalia que a obra é uma das mais importantes dos últimos tempos para a rede municipal.

“É uma necessidade antiga da comunidade escolar. Vamos começar pela construção do anexo e, já no início do ano que vem, partiremos para a reforma. Será uma obra que dará uma estrutura muito boa para nossos estudantes. Concluir este projeto será uma das grandes alegrias do nosso mandato”, considera o gestor.

Conforto e segurança para a população; economia para os cofres públicos. A Prefeitura de Borda da Mata conseguiu somar os três fatores em uma mesma ação: está em andamento o processo licitatório para implantação de iluminação de LED em seis novos pontos da cidade, abrangendo ruas, avenidas, a praça acima da Basílica e o terminal rodoviário.

O valor estimado do investimento é de R$ 540 mil. Concluída a licitação e assinado o contrato com a empresa vencedora do certame para execução do serviço, o prazo para sua conclusão é de três meses.

A iluminação LED é mais eficiente pois ilumina mais, consumindo menos energia. A médio e longo prazo, o baixo consumo e a durabilidade da lâmpada gera economia para os cofres públicos. Sem contar que ambientes mais iluminados são comprovadamente mais seguros.

Seis pontos da cidade serão contemplados. A Avenida João Olívio Megale; a Praça Nossa Senhora do Carmo, no trecho acima da Basílica, seguindo até o cemitério; o terminal rodoviário; a Rua Benedito Rodrigues; a Estrada Rural, do Bairro Amarelo; e o prolongamento da Rua São Benedito, no bairro Santa Terezinha.

Como explica o diretor de Obras, Barezze Brandão, a inserção da iluminação de LED nesses novos pontos dá continuidade ao trabalho que vem sendo feito nos últimos anos,  com a troca da iluminação das praças centrais e expansão da rede para ruas não iluminadas em bairros como o Santa Terezinha. “A ideia é deixar a cidade cada vez mais iluminada a partir de um processo que não eleve os gastos públicos. A iluminação LED é uma opção muito eficiente para atender essas demandas”, avalia Barezze.

Para o prefeito André Marques, o investimento público deve considerar o atendimento das demandas da população, a eficiência e a responsabilidade com os escassos recursos de que a sociedade dispõe. “Não canso de repetir, precisamos fazer mais com menos. Temos muitas demandas para atender, uma crise a superar e o povo precisando do nosso apoio. Investimentos como a iluminação de LED estão dentro dos princípios do bem comum, da eficiência e da responsabilidade com o gasto público”, propõe.

O que é o LED?

LED é a sigla para Light Emitting Diode, que no português significa “diodo emissor de luz”. Isto é, o LED é um condutor de energia elétrica que, quando energizado, emite luz visível a olho nu, gerando bem menos calor e menos perdas de energia que tecnologias antecessoras, como a lâmpada fluorescente e a incandescente.

Além disso, esse tipo de iluminação possui muitos diferenciais, tais como:

• Alta eficiência elétrica e luminosa;
  • Longa vida útil;
  • Flexibilidade fotométrica (facho de luz);
  • Variedade de Temperatura de Cor;
  • Alto Índice de Reprodução de Cor;
  • Baixa emissão de calor;
  • Maior estabilidade e segurança operacional;
  • Versatilidade de aplicações.

« Setembro 2019 »