Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Agosto 2019

Em 2019, o Ministério da Saúde reduziu o fornecimento de vacinas antirrábicas para o Estado de Minas Gerais para priorizar outras regiões. Em consequência, a Superintendência Regional de Pouso Alegre disponibilizou para Borda da Mata cerca de 1.800 doses, as quais serão aplicadas primeiro nos bairros rurais e nos distritos Cervo e Sertãozinho, uma vez que, no Brasil, desde 2016 os casos de raiva registrados são transmitidos por morcegos ou animais silvestres, portanto, o risco da transmissão da raiva em cães e gatos é maior na zona rural. Na Regional de Pouso Alegre, há mais de 35 anos não é registrado caso de raiva em animais domésticos. No Brasil

A vacinação em Borda da Mata acontece de 30/09 a 3/10 nas localidades listadas abaixo. De acordo com o veterinário responsável pelo Serviço de Vigilância Sanitária, Matheus Gabrili, "serão vacinados apenas os animais presentes, não disponibilizamos doses para aplicação em casa”.

Leia mais sobre o assunto: VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA 2019 PRIORIZA ANIMAIS DA ZONA RURAL EM TODO O ESTADO DE MINAS GERAIS

30/09 - Segunda-feira

8h30 às 8h50 - Bocaina (Igreja)
9h às 10h30 - Sertãozinho (Praça)
10h40 às 11h - Serrinha (Posto de Saúde)

01/10 - Terça-feira

9h às 10h40 - Cervo (Praça)
11h às 11h15 - Moreiras 
11h30 às 12h - Barro Amarelo
12h10 às 12h30 - Bogari

02/10 - Quarta-feira

8h30 às 8h45 - Boa Vista (Igreja)
8h55 às 9h20 - Campo (Igreja)
9h40 às 10h - Gaspar (Antiga Escola)

03/10 - Quinta-feira

9h às 9h30 - Morro do Jacu (Laticínio José Roberto)
10h às 10h30 - Palma (Venda)
10h30 às 11h30 - Pontilhão (Ducha)

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

A Prefeitura de Borda da Mata iniciou o trabalho de resgate e castração de animais de rua. Os cães são acolhidos e encaminhados para a clínica veterinária responsável por fazer o procedimento cirúrgico. Pelo menos 10 animais já estão na clínica. O número deve chegar a 20 nas próximas semanas.

 

Depois de passar pela castração, os cães permanecem internados para o processo de cicatrização na própria clínica, onde recebem todos os cuidados médicos. “Eles só deixam o local quando estiverem 100%”, conta o fiscal de posturas Robson Lima.

 

Município vai organizar feiras de adoção para os animais de rua

Uma vez recuperados do procedimento cirúrgico, os animais serão encaminhados para adoção. Moradores e protetores de animais já estão em contato com a Prefeitura para ajudar na tarefa de cuidar dos pets e ajudar a encontrar um novo lar para eles. Uma das propostas é realizar feiras de adoção.

 

A ação da Prefeitura é uma forma de controlar a população de animais de rua, evitando sofrimento para os pets e transtornos para a população. Nos últimos tempos, tem se avolumado as queixas de pessoas que foram atacadas por cães soltos nas vias públicas. “Motoqueiros, ciclistas, pedestres… tivemos várias reclamações aqui na Prefeitura. Esse conjunto de ações é uma das providências que estamos tomando”, afirma o fiscal.

 

Quem for adotar animais terá que fazer cadastro e se comprometer a cuidar bem dos animais

“Quem optar por adotar esses animais terá que fazer um cadastro, onde assume a responsabilidade por eles”, explica o Robson. Segundo ele, os animais serão marcados, cada um com um número, que vai permitir que eles sejam identificados no futuro. Caso voltem a ser abandonados, os responsáveis poderão ser punidos com multa e enquadrados na Lei Federal 9.605 de 1998, que trata de maus-tratos a animais.

 

Abandono de animal é crime previsto em Lei Federal

Como explica o fiscal, a Lei Federal vale para qualquer pessoa que abandone animais nas ruas, pratique abuso e maus-tratos contra eles. A pena prevista é de 3 meses a 1 ano de prisão. A legislação será utilizada pelo município no endurecimento da fiscalização e combate aos maus-tratos e abandono.

 

O próprio Código de Posturas da cidade prevê multa para proprietários de animais que os abandonem em vias públicas. “Conforme a legislação municipal, animais abandonados serão recolhidos e o dono, uma vez identificado, será multado se for constatado o dolo”, esclarece. Nos casos em que for verificado que o animal fugiu, o dono não será responsabilizado.

 

O prefeito André Marques, que é veterinário, considera que a política para os animais é também uma ação de saúde pública, uma vez que minimiza os riscos de transmissão de doenças e ferimentos que podem ser provocados por ataques proferidos por esses animais nas vias públicas. Além disso, cuidar bem dos animais é um dever moral. “Temos a questão da saúde pública, que deve ser observada, e o bem-estar desses animais que não pode ser ignorado. É um dever moral de todos nós cuidar bem dos seres vivos. Conto com o apoio de toda a população para transformar essa triste realidade”, aponta.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A instituição de ensino técnico oferece 8 cursos com até 75% de desconto para moradores de Borda da Mata. Ainda dá tempo de se inscrever

 

Começa hoje, no Colégio Nossa Senhora do Carmo, os cursos técnicos profissionalizantes da Escola Brasil Prepara. A instituição de ensino firmou parceria com o município que permite desconto de até 75% para os moradores da cidade. As condições especiais são válidas para cursos como auxiliar de veterinária, auxiliar de farmácia, auxiliar administrativo e jurídico, maquiagem profissional e inglês.

 

Os curso começam nesta quinta, mas quem quiser se inscrever em alguma das disciplinas ainda dá tempo. O atendimento aos interessados está sendo feito até às 17h de hoje, na Biblioteca Municipal. À noite, também é possível procurar os responsáveis no Colégio Nossa Senhora do Carmo.



Confira os cursos oferecidos: 

 

- Assistente de Veterinária

- Auxiliar de Farmácia

- Auxiliar de Laboratório

- Assistente Jurídico

- Assistente Administrativo

- Maquiadora Profissional

- Inglês Todos os níveis

 

Os interessados podem contatar o atendimento virtual da Brasil Prepara

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

À medida em que o período chuvoso de aproxima, aumenta a importância de as estradas rurais disporem de boa estrutura para enfrentar a temporada de precipitações sem maiores transtornos. Pensando nisso, o Departamento de Obras da Prefeitura de Borda da Mata mantém acelerado o trabalho permanente de manutenção das vias da zona rural e distritos.

 

Nesta quarta-feira, 18, as ações se concentravam no Distrito do Cervo, Sertãozinho e Bairro do Campo. As frentes de trabalho fazem os reparos das estradas, atentando para sua compactação, a partir do seu cascalhamento, nivelamento e drenagem. 

 

Trabalho de manutenção de estradas não para

O trabalho de manutenção viária em Borda da Mata é permanente. As operações de tapa buraco e recapeamento asfáltico, na zona urbana, e a revitalização das vias rurais e estradas dos distritos seguem um cronograma contínuo para dar conta da extensa malha que corta o município. 

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Os atletas da Escolinha de Futebol do município estão a mil. Equipes femininas e masculinas estão representando Borda da Mata em competições regionais. Na última rodada que disputaram, as equipes venceram quase todos os confrontos, exceto por um único empate.

 

No dia 12, as meninas estrearam na 3º Copa Regional de Futsal, em Inconfidentes. Na Divisão A, elas bateram as donas da casa por 2 a 0, com gols de Vanessa e Lidiane. Na Divisão B, também enfrentando as anfitriãs, conseguiram o empate em 3 a 3. Gilmara marcou duas vezes para a cidade e Fabiely fez outro.

 

2ª Ouro Copa

No sábado, 14, foi a vez das equipes do masculino entrarem em campo pela segunda rodada da Ouro Copa 2019, em Ouro Fino. Borda da Mata venceu o Atlético Montesionense por 1 a 0 nas três categorias disputadas: sub-11, com gol de Rian Fernando e assistência de Matheus Hulk; sub-13, com gol de Luiz Carlos e assistência de Gabriel Lopes; e sub-15, com gol de Fábio Santos e assistência de Heitor Ortoboni.

 

Para o técnico Thiago Lopes, os resultados mostram equilíbrio e consistência das equipes, resultado do trabalho realizado pela escolinha “A série de bons resultados que temos conquistado e a regularidade que todas as categorias vêm demonstrando são indícios muito claros de que o trabalho realizado pela escolinha tem gerado resultados táticos, físicos e emocionais para os nossos jovens atletas”, avalia. 

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Os idosos do Lar Monsenhor Pedro Cintra receberam uma visita especial na tarde desta segunda-feira, 17. A fanfarra da Escola Estadual Lauro Afonso Megale (EELAM) foi até a casa de repouso e fez uma apresentação exclusiva para eles.

 

E não parou por aí. Enquanto a fanfarra tocava, os idosos tomavam café da tarde embaixo de uma frondosa mangueira. Os alunos da EELAM ainda tiveram tempo de fazer outra boa ação: eles cantaram parabéns em coro, sob a batida da fanfarra, para a aniversariante do dia, a idosa, Cida Machado.  

 

“Foi uma tarde muitíssimo agradável. Mais uma vez, gostaria de agradecer à EELAM, aos funcionários do Lar e todos que contribuíram para que pudéssemos oferecer mais esse dia alegre aos nosso idosos”, diz Dalva Luzia, supervisora do Lar.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Foram investidos cerca de R$ 100 mil em suprimentos de sulfite, cartolina, cadernos, lápis e outros insumos pedagógicos. Uma parte do material foi repassado à APAE. Anúncio da compra foi feito nesta terça pelo prefeito André Marques, durante participação ao vivo na Rádio Ativa

 

O município de Borda da Mata realizou uma grande compra de material escolar para abastecer as escolas da rede municipal de Educação. Suprimentos pedagógicos como papel sulfite, cartolina, caneta, lápis, durex e outros itens vão garantir os trabalhos dos educadores em sala de aula até o final do ano letivo de 2019. Uma parte da compra ainda foi repassada à Apae da cidade. 

 

O anúncio foi feito nesta terça-feira, 17, durante participação ao vivo do prefeito André Marques na Rádio Ativa FM. Apesar de ser um compra de rotina, o prefeito André Marques chama a atenção para o fato de o município manter todos os departamentos em pleno funcionamento e bem abastecidos mesmo com a crise que afeta o país e, em especial, o Estado de Minas, que deixou de repassar R$ 7 milhões ao município entre 2017 e 2019.

 

“Apesar de tudo isso, conseguimos manter nossas escolas, nossas unidades de saúde, nossa prestação de serviços para a população, manutenção de vias urbanas e estradas rurais tudo funcionando de forma muito eficiente. E ainda estamos conseguindo realizar muitas obras importantes”, enumerou o gestor.

 

A diretora do Departamento Municipal de Educação, Maria Leonice, informa que os materiais já estão sendo enviados às escolas e também para a APAE. 

 

Conversando com o prefeito

A Rádio Ativa leva ao ar todas as terças-feiras, ao meio dia, o programa ‘Conversando com o Prefeito’. Produzido pela assessoria de comunicação da Prefeitura e apresentado pelo professor Antônio Carlos, o programa entrevista o prefeito ao vivo e é aberto para perguntas dos moradores, que podem ser enviadas pelo WhatsApp pela página da Rádio Ativa no Facebook. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Aqueles lacres de latinhas de bebidas que costumeiramente são descartados valem dinheiro e podem ser trocados por equipamentos que são de grande valia para quem precisa, como uma cadeira de rodas. São necessários, no entanto, cerca de 140 garrafas pet de dois litros para conseguir uma cadeira de rodas. Para juntar tantos lacres, a moradora Danuzia Simões está mobilizando toda a cidade pela causa. Ela organiza todo ano uma campanha que arrecada e doa lençóis para o Hospital Regional de Pouso Alegre e por sugestão do próprio hospital, começou esta nova campanha “a intenção é conseguir duas cadeiras, uma para o Hospital Regional e outra para Borda da Mata”.

Em casa, nas escolas, nas empresas, é possível mobilizar as pessoas para juntar os lacres coletivamente. O gesto é simples: retirar o lacre e guardar para a doação. Até o dia 02 de dezembro, é possível entregar os lacres em três pontos: no Cras, na Polpa de Frutas FPM e no Pilates Studio. Para o prefeito André Marques “a campanha é muito importante, pois estamos ajudando o meio ambiente ao separar um item reciclável e ainda ajudando nosso município e a região que utilizam o Hospital Regional, além dos serviços de saúde de Borda da Mata. Contamos com o empenho e colaboração de todos os bordamatenses”.

 

Pontos de Entrega

Polpa de Frutas FPM

Rua Capitão Cipriano de Castro, 141

Bairro N S Aparecida - Borda da Mata

 

CRAS

Rua Salvador Orlandi, 56

Centro – Borda da Mata

 

Pilates Studio

Avenida João Olivo Megale, 719

Bairro N S Aparecida - Borda da Mata

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com o tema “CUIDEMOS DE NOSSA HISTÓRIA - Um olhar sobre a obra "Borda da Mata e sua história", de João Bertolaccini”, o Festar Literário 2019 busca explorar as origens, curiosidades e fatos que conduziram a formação do município de Borda da Mata, levar o assunto para as escolas e explorá-lo de maneira artística, lúdica e comprometida.

Conforme explica a diretora do Departamento de Educação, Maria Leonice Santos, o envolvimento dos alunos e professores da Rede Municipal “é uma oportunidade de conhecer e reavivar toda a história de Borda da Mata e assim introduzi-la no estudo e  na execução de trabalhos que culminam sua apresentação durante o Festar Literário.”

De acordo com Maria Rita Bertolaccini, filha do autor homenageado e parceira da Prefeitura na organização do evento, “o livro Borda da Mata e sua história é um registro da formação do Município de Borda da Mata, desde as primeiras passagens às margens do Rio Mandu, da formação do povoado, do bairro e da cidade até seu 77° ano de emancipação político-administrativa. O livro faz abordagem especial sobre a influência da Igreja na formação do lugar, abordando também dados políticos e sociais locais.”

As atividades começam no dia 02/10 e se estendem até 09/11 com diversas atividades culturais, entre pintura, desenho, música, palestra, lançamento de livro, entre outras ações.

 

Programação Festar Literário 2019

 

02/10

Abertura com palestra dirigida aos professores da Rede Municipal de Ensino (módulo) com professor Cleyton Costa.

Tema: Borda da Mata no ensino e na pesquisa - cultura e identidade local.

Local: Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos

Horário: 18h

 

19/10

Intervenção na Praça e na história.

Local: Praça Nossa Senhora do Carmo

8h30 Yoga para crianças com Carolina Sáber (Quintal do Ser).

9h Desenho em giz e papel com Maria Rita Bertolaccini (Casa do Piano).

10h Contação de histórias com Paloma do Vale.

 

30/10

Roda de conversa e lançamento do livro de Léo Guimarães (Escritos, Proseios e Cantorias – Editora Recanto das Letras).

Local: Câmara Municipal

Horário: 19h

 

08/11

Sarau

Apresentações artísticas e musicais relacionadas ao livro "Borda da Mata e sua história" e ao seu autor, João Bertolaccini.

Local: Colégio Nossa Senhora do Carmo

Horário: 19h

 

09/11

Apresentação dos trabalhos dos alunos e professores da Rede Municipal sobre a História de Borda da Mata e Apresentação teatral do Grupo Ave Palavra.

Local: Praça Nossa Senhora do Carmo.

Horário: 8h às 11h30 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

 

Publicidade fora da faixa de domínio do município deverá respeitar legislação estadual. Nesse caso, proprietários deverão se reportar ao DEER

 

Reunião realizada na manhã desta sexta-feira (13), na Prefeitura de Borda da Mata, definiu que as placas de publicidade colocadas no trecho urbano da MG-290 serão regulamentadas por lei municipal, a ser elaborada pelo município. As placas localizadas fora do perímetro urbano deverão obedecer à legislação estadual, sob a fiscalização do DEER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG).

 

O encontro na manhã desta sexta-feira foi convocado pelo prefeito André Marques e contou com a participação do  diretor regional do DEER, João Tadeu da Costa, do deputado estadual Dalmo Ribeiro, comerciantes e empresários que atuam às margens da MG-290. As discussões giraram em torno de como permitir a continuidade da exibição das placas de forma a adequá-las à legislação vigente e observando ainda a segurança de quem trafega pela rodovia.

 

Ficou definido que o município irá regulamentar e fiscalizar a inserção das placas no perímetro urbano. A proposta de lei para tanto será elaborada pelo Executivo, debatida com a Associação Comercial e Industrial, e enviada à Câmara de Vereadores. Já as placas localizadas fora do trecho urbano deverão obedecer à legislação estadual e, nesse caso, se reportar ao DEER.

 

“Com a regulamentação dessa lei, teremos regras claras a partir das quais os comerciantes e empresários poderão se orientar e manter a divulgação de seus produtos sem infringir a legislação, respeitando os limites impostos pela poluição visual e da segurança das pessoas que trafegam pela pista. Mais um conflito solucionado com muito diálogo, com a compreensão de todos os envolvidos e o trabalho das autoridades competentes”, avaliou o prefeito André Marques ao final da reunião.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 3

Filtro por data

« Setembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Mais lidas