Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Agosto 2019

As contas de água referentes aos meses de agosto a dezembro de 2019 dos moradores dos dois distritos de Borda da Mata, Cervo e Sertãozinho, serão entregues antecipadamente em um único lote. As entregas acontecem na primeira semana de outubro. A primeira conta, referente ao mês de agosto, está com vencimento prorrogado para o dia 20/10/2019.

A ação foi realizada para facilitar a entrega e o pagamento das contas pelos contribuintes. Para mais informações, basta entrar em contato com o Setor de Arrecadação, na Prefeitura Municipal, pelo telefone 3445 4923. O horário de atendimento ao público acontece das 10h às 15h.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Deixar lotes sujos ou com mato alto fere lei municipal e sujeita proprietário a multa. Terrenos nessas condições podem funcionar como criadouro do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da Dengue, e se tornar ponto de proliferação de animais peçonhentos, entre outros transtornos gerados para a população

 

A Prefeitura de Borda da Mata reforçou a fiscalização sobre lotes sujos ou com mato alto. A medida se dá com vistas à chegada da temporada de chuvas, período de maior incidência de doenças como a Dengue, e o aumento de denúncias que chegam ao Departamento Municipal de Posturas quanto à incidência de terrenos nessas condições. 

 

O Código de Posturas do município prevê multa de 40 a 60% do salário mínimo para proprietários que não mantiverem seus terrenos limpos e murados. “Não é permitida a existência de terrenos cobertos de mato, pantanosos ou servindo de depósito de lixo dentro dos limites da cidade, vilas e povoados”, anota o parágrafo único do artigo 34 do Código de Posturas.

 

De acordo com o Departamento de Posturas, “os proprietários que não cuidam da limpeza nesses locais são notificados, já que o mato alto e o acúmulo de matérias favorecem a proliferação de animais peçonhentos e de mosquitos Aedes aegypti, transmissores da Dengue. Se a situação não for regularizada no prazo estipulado, o proprietário será multado".

 

A fiscalização feita pelo Departamento de Posturas da Prefeitura é bastante ativa. Nas últimas duas semanas, ao menos 12 proprietários de terrenos em situação irregular foram notificados. Os moradores também podem formalizar denúncias no setor de protocolos da Prefeitura. 

 

Para  prefeito André Marques, manter os terrenos em boas condições de higiene é também uma questão de consciência cidadã. “É preciso que todos entendam que vivemos em comunidade e nossas ações podem afetar muito negativamente o coletivo. Chegamos a um período em que o risco de proliferação do mosquito da Dengue aumenta consideravelmente, precisamos nos mobilizar para minimizar os riscos e proteger nossa população desta e de outras doenças e até de ataques de animais peçonhentos, que também se proliferam nesses espaços mal cuidados”, apela o gestor.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Encontro ocorre às 18h, na sede do órgão, na Rua Salvador Orlandi, 53, e é aberto a todos os moradores

 

O Centro de Referência em Assistência Social de Borda da Mata, o CRAS Sebastiana Marques, realiza nesta quinta-feira, 26, um encontro com as famílias do município. A reunião acontece às 18h, em sua sede, na Rua Salvador Orlandi, 53, e é aberta a todos os moradores.

 

O encontro é parte do esforço do CRAS para aumentar o engajamento de seus grupos de trabalho. A reunião desta quinta vai discutir com pais e responsáveis formas de ampliar a participação dos adolescentes no grupo de discussões do CRAS destinado a eles. 

 

Atualmente, o CRAS mantém encontros periódicos com quatro grupos: famílias, adolescentes, mulheres e idosos. As reuniões são acompanhadas por um assistente social e são uma oportunidade para os participantes conversar, interagir e trocar experiências, além de expor necessidades de seu dia a dia que, por ventura, possam ter o apoio da assistência social do município.

 

“As equipes do Departamento de Desenvolvimento Social fazem um esforço permanente de aproximação com todos os grupos. Precisamos estar próximos para conhecer melhor as suas necessidade e dar o apoio necessário. Os encontros também estimulam a interação social entre eles, promovendo a troca de experiências e o debate de situações do dia a dia que têm pontos em comum na vivência de cada indivíduo”, explica a coordenadora do CRAS Sebastiana Marques, Marcela Machado.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Falar sobre determinado assunto e não ter medo de expor sentimentos são a melhor maneira de enfrentar o preconceito e quebrar tabus, principalmente para diminuir um sofrimento que não é visível fisicamente. A campanha Setembro Amarelo acontece em todo o país durante o mês e tem o objetivo de trazer à tona discussões que possam ajudar aqueles que sofrem e muitas vezes tentam suicídio “a pessoa que tenta suicídio e aquela que se suicida não quer a morte, mas quer acabar com o sofrimento. Suicídio é sofrimento”, explica a enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF) Aline Siqueira, que ao lado da psicóloga Rosana dos Santos comandaram uma roda de conversa com pais e familiares de adolescentes, no dia 25/09, em Borda da Mata.

 

A palestra foi uma parceria com o Cras para compartilhar informações como sinais de alerta e estatísticas relacionadas ao suicídio com adolescentes. Para Amanda Bastos que participou da palestra, “o assunto foi passado de forma muito clara e objetiva, me chamou a atenção a rede de apoio que existe para as pessoas que apresentam necessidade de cuidado psicológico, desde as escolas, agentes, assistentes e psicólogos, todos treinados pra detectar e ajudar na solução. Existe saída... o final pode ser feliz.”

 

Durante todo o mês de setembro foram realizadas ações para promover a valorização da vida e levar a saúde mental aos diversos espaços. No distrito do Sertãozinho, foi realizado o projeto “Caixinha da Esperança”, com o objetivo de promover a autoestima dos alunos da Escola Estadual Dom Otávio Chagas de Miranda e integrá-los, podendo assim auxiliá-los em uma convivência saudável. Aconteceu também uma conversa de sensibilização com os professores da escola a fim de que pudessem estar alerta aos sinais e mudanças de comportamentos dos alunos. A caixinha também foi colocada em unidades de saúde do município.

 

A enfermeira Aline lembra que em anos anteriores, as ações do Setembro Amarelo aconteceram em todas as escolas do município, tendo como público-alvo os adolescentes. Importante salientar que as ações de prevenção ao suicídio não se esgotam no mês de setembro: “o município conta com seis equipes de ESF, que juntamente com todos os serviços da rede, promovem o trabalho de prevenção em sua rotina. ”

 

Matriciamento em Saúde Mental para a Atenção Primária à Saúde

 

Em Borda da Mata, os profissionais que atuam nas equipes da Estratégia Saúde da Família – agentes comunitários, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos – estão participando de uma série de treinamentos em Saúde Mental com o objetivo de ajudar famílias e encaminhá-las aos profissionais da Unidade Básica de Saúde de referência e aos demais serviços de saúde ofertados no município.

Como explica a secretária de saúde Rosaly Esther, “matriciamento é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica”.

O primeiro encontro aconteceu no dia 13/09 e foi conduzido por profissionais do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Aldeia Vira Mundo de Pouso Alegre. Os próximos encontros acontecem em outubro, novembro e dezembro.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

 

Foram definidas as datas para o Workshop de ‘Noções Básicas de Preço e Custos de Vendas’. Ele ocorre entre os dias 21 e 24 de outubro, das 19h às 22h. O CRAS Sebastiana Marques está preenchendo as últimas vagas para o workshop de capacitação, que é gratuito.

 

Os interessados devem se dirigir ao CRAS Sebastiana Marques, na Rua Salvador Orlandi, 53, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para se inscrever é necessário levar cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Restam poucas vagas disponíveis. Elas serão preenchidas por ordem de chegada.

 

‘Qualifica Borda da Mata’

A capacitação é mais uma iniciativa do projeto ‘Qualifica Borda da Mata’, parceria entre a Prefeitura, o Ministério Público, Senac e Senai. 

 

O workshop sobre a formação de preços para venda é ministrado pelo Senac. Ele se propõe a orientar quem está tentando formar um preço mais competitivo para ganhar mercado, clientes e, ao mesmo tempo, manter sadias as finanças do seu negócio. 

 

=> Resumo

O quê: Workshop de Noções Básicas de Preço e Custos de Vendas'

Quando: 21 a 24 de outubro

Horário: 19h às 22h

Custo: gratuito

Inscrições: CRAS Sebastiana Marques, na Rua Salvador Orlandi, 53, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Documentação necessária:  cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O Departamento de Obras segue adotando medidas para acelerar os trabalhos e ampliar sua capacidade de atender às demandas do município. Nos últimos dias, as ações da pasta se concentraram nos distritos do Sertãozinho, Cervo e outras quatro regiões da cidade. Foram feitas manutenção de vias rurais, operações de limpeza e capina e ações de tapa-buraco.

 

A via rural conhecida como ‘Estrada Maria Amélia’, que liga o Distrito do Cervo ao município de Senador José Bento recebeu reparos. O trabalho de manutenção contou com cascalhamento, nivelamento e reparos laterais para escoamento das águas da chuva.

 

Já o Distrito do Sertãozinho recebeu trabalhos de limpeza e capina do meio-fio e retirada de entulho. Como explica o chefe da pasta, Barezze Brandão, as equipes de Obras têm trabalhado intensamente para atender às demandas dos moradores. “Trabalhamos com uma equipe muito reduzida, mas compensamos com muito suor e entusiasmo para dar conta do volume de trabalho”, conta.

 

Tapa-buraco

Enquanto as equipes do departamento faziam a manutenção da Estrada Maria Amélia e a limpeza do Sertãozinho, outra frente de trabalhadores se dedicava à operação tapa-buracos, feita no Distrito do Cervo e bairros Santa Rita, Nossa Senhora de Fátima e Santa Cruz.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

As equipes de futsal feminino de Borda da Mata deram maio um show na 3ª Copa Regional de Futsal, em Inconfidentes. Desta vez, o triunfo foi sobre as equipes da cidade de Bueno Brandão. Os municípios se enfrentaram em duas divisões: A e B. Borda da Mata venceu ambas as disputas.

 

Pela divisão A, a equipe de Borda da Mata não tomou conhecimento das adversárias. Aplicou uma goleada de 10 a 0. Foram três gols de Carla, dois de Vanessa, outros dois de Pauline. Também deixaram sua marcas: Lidiane, Nely e Emily.

 

Já no confronto da divisão B houve maior equilíbrio. Ainda assim, outra vez a vantagem foi da equipe bordamatense, que venceu por 4 a 3, com dois gols de Gilmara, um de Fabiely e outro de Edna.

 

“Mais uma vitória importante. Estamos muito felizes com os resultados conquistados. A equipe tem mostrado cada vez mais amadurecimento e muito equilíbrio em quadra. As meninas estão de parabéns. Agora, vamos trabalhar para continuar com esse bom ritmo”, considera o treinador Thiago Lopes. 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O prefeito André Carvalho Marques, no uso de suas atribuições e em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Art. 9º, parágrafo 4º, da Lei Complementar nº 101/2000), convida os vereadores, as associações e o povo em geral para participar da Audiência Pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, no dia 26 de setembro de 2019, (quinta-feira), às 14h, na Câmara Municipal de Borda da Mata, situado no 3º piso do Terminal Rodoviário. O objetivo da audiência é avaliar o cumprimento das metas fiscais do Poder Executivo.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Em 2019, o Ministério da Saúde reduziu o fornecimento de vacinas antirrábicas para o Estado de Minas Gerais para priorizar outras regiões. Em consequência, a Superintendência Regional de Pouso Alegre disponibilizou para Borda da Mata cerca de 1.800 doses, as quais serão aplicadas primeiro nos bairros rurais e nos distritos Cervo e Sertãozinho, uma vez que, no Brasil, desde 2016 os casos de raiva registrados são transmitidos por morcegos ou animais silvestres, portanto, o risco da transmissão da raiva em cães e gatos é maior na zona rural. Na Regional de Pouso Alegre, há mais de 35 anos não é registrado caso de raiva em animais domésticos. No Brasil

A vacinação em Borda da Mata acontece de 30/09 a 3/10 nas localidades listadas abaixo. De acordo com o veterinário responsável pelo Serviço de Vigilância Sanitária, Matheus Gabrili, "serão vacinados apenas os animais presentes, não disponibilizamos doses para aplicação em casa”.

Leia mais sobre o assunto: VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA 2019 PRIORIZA ANIMAIS DA ZONA RURAL EM TODO O ESTADO DE MINAS GERAIS

30/09 - Segunda-feira

8h30 às 8h50 - Bocaina (Igreja)
9h às 10h30 - Sertãozinho (Praça)
10h40 às 11h - Serrinha (Posto de Saúde)

01/10 - Terça-feira

9h às 10h40 - Cervo (Praça)
11h às 11h15 - Moreiras 
11h30 às 12h - Barro Amarelo
12h10 às 12h30 - Bogari

02/10 - Quarta-feira

8h30 às 8h45 - Boa Vista (Igreja)
8h55 às 9h20 - Campo (Igreja)
9h40 às 10h - Gaspar (Antiga Escola)

03/10 - Quinta-feira

9h às 9h30 - Morro do Jacu (Laticínio José Roberto)
10h às 10h30 - Palma (Venda)
10h30 às 11h30 - Pontilhão (Ducha)

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

A Prefeitura de Borda da Mata iniciou o trabalho de resgate e castração de animais de rua. Os cães são acolhidos e encaminhados para a clínica veterinária responsável por fazer o procedimento cirúrgico. Pelo menos 10 animais já estão na clínica. O número deve chegar a 20 nas próximas semanas.

 

Depois de passar pela castração, os cães permanecem internados para o processo de cicatrização na própria clínica, onde recebem todos os cuidados médicos. “Eles só deixam o local quando estiverem 100%”, conta o fiscal de posturas Robson Lima.

 

Município vai organizar feiras de adoção para os animais de rua

Uma vez recuperados do procedimento cirúrgico, os animais serão encaminhados para adoção. Moradores e protetores de animais já estão em contato com a Prefeitura para ajudar na tarefa de cuidar dos pets e ajudar a encontrar um novo lar para eles. Uma das propostas é realizar feiras de adoção.

 

A ação da Prefeitura é uma forma de controlar a população de animais de rua, evitando sofrimento para os pets e transtornos para a população. Nos últimos tempos, tem se avolumado as queixas de pessoas que foram atacadas por cães soltos nas vias públicas. “Motoqueiros, ciclistas, pedestres… tivemos várias reclamações aqui na Prefeitura. Esse conjunto de ações é uma das providências que estamos tomando”, afirma o fiscal.

 

Quem for adotar animais terá que fazer cadastro e se comprometer a cuidar bem dos animais

“Quem optar por adotar esses animais terá que fazer um cadastro, onde assume a responsabilidade por eles”, explica o Robson. Segundo ele, os animais serão marcados, cada um com um número, que vai permitir que eles sejam identificados no futuro. Caso voltem a ser abandonados, os responsáveis poderão ser punidos com multa e enquadrados na Lei Federal 9.605 de 1998, que trata de maus-tratos a animais.

 

Abandono de animal é crime previsto em Lei Federal

Como explica o fiscal, a Lei Federal vale para qualquer pessoa que abandone animais nas ruas, pratique abuso e maus-tratos contra eles. A pena prevista é de 3 meses a 1 ano de prisão. A legislação será utilizada pelo município no endurecimento da fiscalização e combate aos maus-tratos e abandono.

 

O próprio Código de Posturas da cidade prevê multa para proprietários de animais que os abandonem em vias públicas. “Conforme a legislação municipal, animais abandonados serão recolhidos e o dono, uma vez identificado, será multado se for constatado o dolo”, esclarece. Nos casos em que for verificado que o animal fugiu, o dono não será responsabilizado.

 

O prefeito André Marques, que é veterinário, considera que a política para os animais é também uma ação de saúde pública, uma vez que minimiza os riscos de transmissão de doenças e ferimentos que podem ser provocados por ataques proferidos por esses animais nas vias públicas. Além disso, cuidar bem dos animais é um dever moral. “Temos a questão da saúde pública, que deve ser observada, e o bem-estar desses animais que não pode ser ignorado. É um dever moral de todos nós cuidar bem dos seres vivos. Conto com o apoio de toda a população para transformar essa triste realidade”, aponta.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 3

Filtro por data

« Setembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Mais lidas