Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Julho 2019

 

O trabalho permanente de recuperação de vias do Departamento de Obras voltado para a zona rural chegou esta semana às regiões da Grota Rica, no bairro do Gaspar, e no Bocaina, no Distrito do Sertãozinho.

 

Os trabalhos nessas regiões envolveram o cascalhamento, nivelamento e ajustes para melhor escoamento das águas da chuva. 

 

Alargamento da ponte do Pontilhão é concluído

Também esta semana, o Departamento de Obras concluiu o alargamento da ponte do Pontilhão. Na próxima etapa da obra, será feita a concretagem da ponte, remoção do poste que fica próximo ao local e manilhamento para escoamento das águas.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

As últimas duas semanas foram movimentadas nas escolas de Borda da Mata. Os cerca de dois mil alunos da rede municipal participaram de atividades culturais que promoveram um verdadeiro mergulho na história e cultura regionais do Brasil, do município e até das famílias dos estudantes.

 

Na semana passada, as escolas se organizaram em torno de atividades voltadas para o folclore. Figuras míticas como o ‘Saci-pererê’, lendas como a do boto cor-de-rosa e do ‘Bumba meu boi’ aproximaram os jovens alunos das particularidades regionais que formam a diversidade cultural do país.

 

Depois de aprender sobre lendas, figuras míticas e entender como o conhecimento de um povo é passado de geração para geração, sob a orientação dos professores, os alunos prepararam uma apresentação para os pais e toda a comunidade escolar. Teve exposição de desenhos, pinturas e outras artes plásticas, teatro e dança. Uma festa só.

 

A educadora Pollyana Ribeiro,  diretora da Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos, explica que esse enriquecimento da experiência dos estudantes em sala de aula é uma tarefa que exige uma nova postura das escolas. Trata-se de “estabelecer uma visão real da práxis pedagógica em relação à atividades cultural, encarando-a como um meio de transformar a sala de aula em um ambiente de aprendizagem significativa para os alunos”, aponta a diretora.

 

Essa nova postura envolve o fortalecimento dos laços entre a comunidade escolar em todos os níveis. A participação também deve ser cada vez mais ativa. “Exige que a escola assuma uma postura de mudanças, recriando desde o planejamento curricular à execução de novas estratégias; trabalhar em um novo currículo, preparar também os profissionais de educação, fazer parcerias com pais e comunidade, incluir projetos voltados para essa diversidade cultural em seu projeto político pedagógico, através da ação participativa de todos que estão envolvidos diretamente ou indiretamente com a escola”, projeta.

 

Culinária aproxima estudantes das raízes familiares enquanto revela pano de fundo histórico

Em um mundo globalizado, totalmente conectado, como estimular os estudantes a valorizar sua raízes? As atividades desenvolvidas pela rede municipal de educação para a 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas mostram que ações criativas e envolventes cumprem o papel com perfeição.

 

Foi mais ou menos assim: professores e alunos escolheram receitas do repertório familiar e local e fizeram uma exposição. No cardápio das apresentações, que foram de 26 a 30 de agosto, quitutes como o bolinho de polvilho doce da Tia Lucimara ou a rosquinha de nata da mamãe Renata e vovó Sônia, familiares da aluna Ayla. Por trás de cada receita, os alunos descobriram que havia não apenas ingredientes, mas muita história.

 

As delícias recheadas de causos cumprem uma função importante na introdução da nova base curricular, como explica Pollyana: “Uma de suas competências é: valorizar e fazer fluir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e estimular as diversas práticas da produção artístico-cultural”.

 

O prefeito André Marques aponta que o envolvimento dos estudantes nas atividades culturais é um fator fundamental para ampliar suas experiências, fazendo-os experimentar o conhecimento de forma concreta. Para o gestor, o trabalho nas escolas o município tem sido exemplar. “Todos os profissionais da Educação estão de parabéns pela experiência de conhecimento e de vida que estão proporcionando para os nossos estudantes. Merendeiras, professores, o corpo pedagógico, diretores e nossa diretora do Departamento estão realizando com muito sucesso uma das nossas grandes metas que é oferecer educação de qualidade para os nossos jovens”, avalia.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

O Departamento Municipal de Desenvolvimento Social publicou a convocação para a Eleição dos representantes do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).  A eleição ocorre no dia 6 de setembro, às 8h30, na sala do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, 2º Piso do Terminal Rodoviário.

 

Têm direito a voto na eleição os representantes de todas as entidades e organizações da sociedade civil, representantes dos usuários da assistência social, dos trabalhadores da assistência social, entidades prestadoras de serviços e organizações de assistência social do município.

 

O CMDI tem quatro vagas que são distribuídas de acordo com a Lei 1868/14 da seguinte forma: 1 vaga para a OAB; 1 vaga para organizações, grupos ou movimentos do idoso;

1 vaga para Credo Religioso com políticas explícitas e regulares de atendimento e promoção do idoso; 1 vaga para entidades que comprovem possuir políticas explícitas e permanentes de atendimento e promoção do idoso. 

 

A eleição terá início com a apresentação de palestra sobre a importância do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso para a sociedade. Em seguida, serão expostos os procedimentos de escolha dos representantes da sociedade civil que irão compor o CMAS para o biênio 2019/2021. 

 

As atribuições do Conselho

O Conselho Municipal deve promover amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos, encaminhando propostas aos poderes municipais, principais responsáveis pela execução das ações. O papel do Conselho é consultivo, normativo, deliberativo e formulador de políticas dirigidas à pessoa idosa.

 

Edital

Os detalhes do processo de escolha para o Conselho podem ser acessados no edital publicado na aba “Publicações/Assistência Social” ou clicando aqui.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Borda da Mata possui hoje 19.412 habitantes, 210 moradores a mais do que em 2018. A estimativa foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

O incremento populacional é de 1,09% e se enquadra entre os municípios com maior avanço na região Sul de Minas. 

 

Os dados divulgados pelo IBGE são estimativas feitas pelo órgão com base em modelos estatísticos que levam em conta a dinâmica demográfica registrada no Censo mais recente, levantamento domiciliar in loco, que o Brasil realiza a cada 10 anos..

 

Em 2010, data do último Censo, a cidade possuía 17.118 habitantes. De lá para cá, segundo as projeções feitas ano a ano pelo IBGE, o município registrou um acréscimo populacional de 2.294 habitantes, avanço de 13,40%.

 

Dados definem valor do FPM

Além de orientar a formulação de políticas públicas, a projeção populacional realizada pelo IBGE é o dado base utilizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para definir a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O imposto é uma das receitas mais importantes para os municípios, especialmente os pequenos.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A apresentação do pelotão do Exército Brasileiro nas celebrações da Independência deve ocorrer por volta das 11h, encerrando a cerimônia

 

Depois de alguns anos longe do desfile de Sete de Setembro de Borda da Mata, o 14º Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre (14º GAC) volta a enviar um de seus pelotões para a festa patriota este ano. A apresentação do contingente do Exército Brasileiro nas celebrações da Independência deve ocorrer por volta das 11h, encerrando a cerimônia.

 

E, como de costume, as escolas da rede pública e privada, municipal e estadual, APAE, o Grupo de Artes Marciais de Borda da Mata e a Escolinha de Futebol do município também desfilam.

 

O Hasteamento da Bandeira, que abre a cerimônia, ocorre às 8h. A programação completa do desfile será divulgada no início da próxima semana.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Os alunos que tiveram a redação selecionada no projeto 'EPTV na Escola' visitaram nesta segunda-feira, 26, os estúdios da emissora de TV, em Varginha. Eles conheceram os profissionais que atuam na frente e atrás das câmeras, viram de perto como funciona a redação de um jornal televisivo e interagiram com o apresentador do telejornal mais tradicional da região Sul de Minas.

 

O projeto que completa 20 anos em 2019 teve como tema de seu concurso de redação as chamadas 'fake news', “Quando a Mentira Parece a Verdade”. O concurso propõe uma reflexão sobre as notícias falsas que estão em evidência nos dias atuais. A ideia é estimular os alunos a escreverem sobre o quanto isso pode afetar a vida deles e de pessoas envolvidas.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com o tema “Culinária e Patrimônio”, a 7.a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais acontece em todo o estado durante o mês de agosto. São cerca de 900 atividades relacionadas ao tema proposto, com o objetivo de promover ações que tratem dos modos de fazer, das receitas, dos lugares e práticas ligadas à alimentação, seu preparo, as particularidades de cada região e seu patrimônio gastronômico.

Em Borda da Mata, a Rede Municipal de Educação participa com a exposição de receitas selecionadas. As quatro escolas, creche e cemei trabalharam o tema e vão apresentar receitas e suas histórias na semana de 26 a 30 de agosto.

Como parte das atividades da Jornada, diretores e supervisores das instituições municipais de ensino participaram de uma palestra com a consultora Maria Angélica Ribeiro no dia 15/08/2019 para uma explanação sobre a importância de trabalhar a participação do município por meio do Departamento de Educação no conhecimento e resgate daquilo que é patrimônio do lugar.

Todas as atividades realizadas são enviadas ao IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e conta ponto para o município receber a parcela de Patrimônio Cultural do ICMS, verba que é destinada ao  investimento em bens culturais do município, área não trabalhada em Borda da Mata desde 2008, a qual voltou a ser movimentada em 2018 com a criação do Conselho Municipal, entre outras ações.   

.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Cerimônia teve participação do prefeito André Marques, que parabenizou direção da associação pela conquista

 

Na manhã desta sexta-feira, 23, o prefeito André Marques participou da inauguração da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Borda da Mata. A construção viabilizada pela diretoria da instituição ao longo dos últimos anos é considerada um marco na história da associação no município.

 

“Foi um grande privilégio estar presente nesse momento marcante para uma instituição tão fundamental e caridosa. Foram anos de luta para que a obra pudesse ser concluída. Estão de parabéns por esta conquista toda a direção da Apae, na pessoa de sua presidente, a Isabel, e todos os seus funcionários”, declarou o gestor. 

 

Prefeitura amplia em 75,9% repasses para a Apae

Em seu discurso na cerimônia de inauguração da nova sede da Apae, o prefeito lembrou dos esforços do município para ampliar repasses para a instituição. “De nossa parte, mesmo em meio às dificuldades financeiras dos últimos anos, trabalhamos para ampliar os repasses à Apae, por reconhecer a importância do trabalho realizado pela instituição”, explicou. 

 

O aumento de recursos destinados à associação foi considerável. Passou de uma média de R$ 54 mil para R$ 95 mil ao ano, um aumento de 75,9%. Apenas em 2019, o repasse será de R$ 112 mil, mais que o dobro da média anterior. 

 

O prefeito agradeceu os trabalho de gestão feito por sua equipe de governo para viabilizar a elevação dos repasses. “Nada disso seria possível sem a dedicação dos servidores do setor de finanças da Prefeitura. A eles, toda minha gratidão”, agradeceu.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Servidores do Departamento de Obras e do Lar Monsenhor Pedro Cintra passaram por treinamentos e capacitação para uso de EPIs, observação de normas de segurança, técnicas de combate a incêndio e proteção no ambiente de trabalho

 

Os servidores da Prefeitura de Borda da Mata são acompanhados de perto por profissionais que têm como missão garantir sua segurança no ambiente de trabalho e na execução de suas atividades. Além do acompanhamento no dia a dia, eles recebem treinamentos e passam por programas de capacitação. Duas ações como essas ocorreram nos meses de julho e agosto. 

 

Em julho, os servidores do Departamento de Obras passaram por uma capacitação acerca da Norma Regulamentadora 10, que trata  da ‘Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade’. O treinamento foi aplicado pelo técnico de Segurança do Trabalho Paulo Marinho. 

 

Como explica a técnica em Segurança do Trabalho da Prefeitura, Paloma Silva, a capacitação teve como objetivo “estabelecer os requisitos e condições mínimas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade”.

 

Servidoras do Lar Monsenhor Pedro Cintra também passam por treinamento

Já no lar Monsenhor Pedro Cintra os alvos das orientações sobre segurança no trabalho foram o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e práticas de combate a incêndio.

 

Participaram do treinamento servidoras que atuam na cozinha da casa de repouso e em serviços gerais. “Os EPIs são fundamentais para a proteção e saúde dessas trabalhadoras no dia a dia,  enquanto as noções de combate ao incêndio são imprescindíveis para profissionais que trabalham o tempo todo perto do fogo, como é o caso das cozinheiras”, considera Paloma.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A IX Conferência Municipal de Assistência Social de Borda da Mata vai tratar sobre o tema "Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social", além de escolher os delegados para representar o município na Conferência Regional. O evento acontece no dia 4 de setembro, das 13h às 17h, na Câmara Municipal, localizada no 3.o piso do Terminal Rodoviário (Avenida Wilson Megale, 790 - Centro). 

O convite é para toda a comunidade. Sua presença é muito importante na discussão das políticas públicas para o desenvolvimento social de Borda da Mata. 

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 3

Filtro por data

« Agosto 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  

Mais lidas