Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Maio 2019

Jogo com o Fla Master, time de ex-estrelas do Flamengo, será às 11h

 

Mais um evento com data e hora cravada na programação da Festa da Borda de 2019. A reinauguração do Estádio Municipal foi marcada para as 10h do dia 13 de julho, segundo dia do evento que ocorre entre os dias 12 e 16.

 

A cerimônia de reinauguração do estádio ainda conta com dois outros momentos importantes. Primeiro, uma série de homenagens às personalidades que contribuíram com o esporte de Borda da Mata. 

 

E, às 11h, um do eventos mais esperados da Festa da Borda de 2019, o jogo entre jogadores veteranos da cidade e convidados contra o Fla Master, time de exibição formado por ex-estrelas do Flamengo.

 

Histórico de abandono

A reinauguração do Estádio Municipal põe fim a um longo histórico de abandono. Desde 2017, a atual administração tem trabalhado na recuperação da arena. Depois de receber muitas melhorias no período, este ano deu-se início a uma reforma mais profunda cujo resultado será conhecido no dia 13 de julho. 

 

“Será um dos pontos altos da festa de 2019, pois é uma conquista que há muito queríamos entregar para o povo de Borda da Mata”, comemora o prefeito André Marques.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata está cadastrando pacientes que necessitam passar pela cirurgia de catarata para o próximo mutirão a ser realizado pela pasta. Os interessados podem comparecer à sede da secretaria, na Avenida Lauro Megale, 600, até a próxima terça-feira, 1º de julho, das 8h às 15h.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A comunidade escolar da Escola Municipal Benedita Braga Cobra se reuniu na noite desta quarta-feira, 26, para o 1° Encontro do Programa Saúde na Escola.

Os pais dos mais de 400 alunos atendidos pelo programa na unidade escolar foram recebidos pela enfermeira Débora Brandão, pelo educador físico Antônio José Salgado, pela dentista da Saúde da Família Maysa Monteiro e pela nutricionista responsável técnica da merenda escolar Walquíria Megale.

Cada profissional discorreu sobre sua especialidade no âmbito do programa, seu cronograma de ações e objetivos. Por meio do Saúde na Escola, eles fazem o acompanhamento de diversos indicadores de saúde dos alunos.

No mês de abril, por exemplo, os jovens foram pesados e passaram por uma avaliação nutricional, que definiu se eles estavam acima, abaixo ou com peso dentro dos padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para a nutricionista Walquíria Megale, o envolvimento dos pais e responsáveis no programa aumenta as chances de que seu objetivo principal, que é o de garantir uma vida mais saudável para os estudantes, seja atingido dentro e fora das salas de aula. "É importante que os pais conheçam o passo a passo para terem a chance de acompanhar e ser mais um elo de fortalecimento do programa", conclui.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Prefeitura confirmou novas atrações para a edição de 2019 da Festa da Borda. Com os novos anúncios, já são 10 apresentações de palco programadas para ocorrer entre os dias 12 e 16 de julho. Entre as mais tradicionais celebrações da região, a festa marca as comemorações da emancipação política da cidade, que ocorre em paralelo à Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do município.

 

Nos próximos dias, será divulgada a programação completa da festa, com atividades e outras celebrações.

 

As apresentações de palco confirmadas para a edição 2019 da Festa da Borda são as seguintes:

 

Banda Nohau

Quando: sexta-feira, 12 de julho

Horário previsto: 21h

Gênero: Pop Rock

 

Salgadinho

Quando: sexta-feira, 12 de julho

Horário previsto: 23h

Gênero: Pagode

 

Banda Jardim dos Reis

Quando: sábado, 13 de julho

Horário previsto: 21h

Gênero: Pop Rock

 

Chimarruts

Quando: sábado, 13 de julho

Horário previsto: 23h

Gênero: Raggae

 

Dj Alexxia

Quando: madrugada de sábado para domingo, 13 de julho

Horário previsto: 1h

Gênero: Música eletrônica

 

George Henrique & Rodrigo

Quando: domingo, 14 de julho

Horário previsto: 23h

Gênero: Sertanejo

 

Tonho Prado

Quando: segunda, 15 de julho

Horário previsto: 21h

Gênero: Bando Show e Humor

 

Beth Bacana

Quando: segunda, 15 de julho

Horário previsto: 23h

Gênero: Banda Show

 

Violeiros de Sion

Quando: terça-feira, 16 de julho

Horário previsto: 20h

Gênero: Orquestra de viola

 

Lucas Reis e Thácio

Quando: terça-feira, 16 de julho

Horário previsto: 23h

Gênero: Sertanejo

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Os alunos do 4º ano D da Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos fizeram uma criativa releitura de um dos belos trabalhos do escritor Ziraldo: ‘Os Hai-kais do Menino Maluquinho’. Ficou tão bom, que o trabalho virou e-book. A releitura foi desenvolvida em abril, como parte das atividades do Dia do Livro, no projeto ‘Maluquinhos por Leitura’.



A obra do escritor mineiro usa seu mais famoso personagem, o Menino Maluquinho, para dialogar com a literatura japonesa. Os Hai-kais são curtíssimos poemas criados no país oriental que têm uma métrica bastante específica. São apenas três pequenos versos: o primeiro tem cinco sílabas, o segundo tem sete e o final, cinco sílabas novamente.

 

No livro de Ziraldo, o Menino Maluquinho usa a técnica poética japonesa para fazer observações e considerações sobre a natureza, as relações com a família, com os amigos e consigo mesmo. Cada Hai-Kai conta com uma ilustração. 

 

É aí que entram os alunos do 4º ano D. Sob a orientação da professora Amanda eles criaram novas ilustrações para a composição literária de Ziraldo.

 

Confira no link: Releitura do livro 'Hai-kais do Menino Maluquinho'

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata preparou um Boletim de Vigilância em Saúde com um balanço dos atendimentos AntiRábicos na cidade entre janeiro de 2018 a maio de 2019. O atendimento se dá sempre que alguém procura as unidades de saúde vítima de mordida ou arranhadura por caninos e felinos com suspeita de infeção pelo vírus da Raiva.

 

No período analisado, foram feitos 44 atendimentos, sendo 23 em 2018 e 11 nos primeiros cinco meses de 2019. Em 26 desses casos foi necessário recorrer à vacina AntiRábica por precaução, já que não era possível observar o animal para averiguar se ele era portador do vírus.

 

Nos últimos meses, o setor de Vigilância em Saúde tem redobrado o cuidado no atendimento a esses casos, por conta da redução na produção do imunobiológico e soro AntiRábicos Humano pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde . “Devemos estar atentos à medidas de Profilaxia que auxiliarão no uso consciente destes, a fim de serem usados somente quando realmente necessário”, diz o boletim.

 

O boletim reforça a importância de os moradores comunicarem às autoridades de saúde sempre que houver agressão de animal suspeito de ser portador do vírus da Raiva. 

 

Ainda de acordo com o documento, “podem ser dispensados do esquema profilático pessoas agredidas por cão ou gato que, com certeza, não têm risco de contrair a infecção rábica”, enquadram-se nesta condição  animais que vivem dentro do domicílio, que não tenham contato com outros animais desconhecidos, que somente saem à rua acompanhados de seus donos e que não circulam em área com a presença de morcegos.

 

Confira a íntegra do boletim no arquivo anexo

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O feriado prolongado de Corpus Christi foi cheio de atividades para a Escolinha de Futebol da Prefeitura de Borda da Mata. Na quinta-feira, 20, os craques da categoria sub-15 enfrentaram Pouso Alegre Futebol Clube no Estádio Siqueira Campos, em jogo avaliativo. No sábado, 22, os jovens do sub-7 ao sub-15 participaram do Torneio de Futebol de Tocos do Moji.

 

No confronto contra a forte equipe de Pouso Alegre, a categoria sub-15 foi derrotada por 3 a 1. Já no torneio de Tocos, dos seis jogos em disputa a escolinha venceu cinco.

 

Confira os resultados:

 

Sub-15

Borda 3 X 1 PAFC

 

Torneio de Futebol de Tocos do Moji

Sub 7

Borda 4X3 Tocos

Gols

Pablo: 1

Marcelo: 1

Tiesco: 2

 

Sub 9 (time A)

Borda 6X3 Tocos

Gols

Duda: 3

Luíza: 2

Pablo: 1

 

Sub-13

Borda 3X0 Paulínia

Gols

Miguel: 3

 

Sub 13

Borda 2X4 Tocos

Gols

Coutinho: 2

 

Sub 11

Borda 6x3 Tocos

Gols

Hulk: 5

Rian: 1

 

Sub-15

Borda 4X2 Tocos

Gols

Kaio: 3

Carlinho: 1

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Prefeitura de Borda da Mata não terá expediente nesta quinta-feira, 20, feriado de Corpus Christi, e na sexta, 21, que será recesso no município. Serviços essenciais, como o atendimento de urgência e emergência no Pronto Socorro Monsenhor Pedro Cintra, funcionam em regime de plantão. Já o expediente administrativo e atendimento geral ao público retorna na próxima segunda-feira (24).

 

O serviço de coleta de lixo estará suspenso no feriado de Corpus Christi. Na sexta-feira, 21, a coleta será feita no perímetro urbano. Na segunda-feira (24), o serviço retoma a frequência regular na cidade e distritos.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Vias no entorno das Praças Nossa Senhora do Carmo e Antônio Megale amanhecerão fechadas nesta quinta-feira, 20, para a Procissão de Corpus Christi

 

Nesta quinta-feira (20), a comunidade comemora o Corpus Christi, feriado religioso em que há uma celebração litúrgica com procissão pelas vias públicas. Em Borda da Mata, a caminhada está prevista para começar às 15h, logo após missa solene da Basílica de Nossa Senhora do Carmo.

 

A caminhada religiosa partirá da Rua Padre José Oriolo, virando à esquerda, na Rua Herculano Cobra, à esquerda na Rua Coronel José Inácio, seguindo pela Praça Antônio Megale, ao lado da Prefeitura, encerrando na Praça Nossa Senhora do Carmo, quando retorna à Basílica.

 

O Departamento de Obras da Prefeitura de Borda da Mata informou que o trecho por onde seguirá a procissão será interditado a partir das 6h, quando as vias começarão a ser enfeitadas para o ato religioso.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Foram eleitos e empossados nesta segunda-feira, 17, os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A cerimônia de posse para o mandato de dois anos à frente do conselho ocorreu durante o Fórum de Assistência Social.

 

O encontro reuniu representantes de entidades de atendimento ao Idoso, à criança e adolescente, à pessoa com deficiência, associações de bairro, de defesa dos direitos dos usuários da área de assistência social e populares.

 

Coube ao prefeito André Marques empossar o novos conselheiros. O chefe do Executivo lembrou a importância do Conselho. Cabe ao grupo eleito, que tem representantes da sociedade civil e do poder público, aprovar políticas e investimentos praticados pelos serviços socioassistenciais do município. “Os conselhos garantem a participação popular nas decisões do município. Cada um dos eleitos aqui hoje representam um exercício fundamental de transparência e democracia, compondo mais uma ferramenta de garantia da correta gestão dos recursos públicos”, avaliou.

 

O diretor do Departamento Municipal de Desenvolvimento Social, Thiago Senna, reforçou as palavras do prefeito. Segundo ele, os conselheiros contribuem de forma relevante para a aplicação das políticas assistenciais na cidade. “Nada acontece sem a aprovação do Conselho, desde a aprovação de contas até a captação de novos recursos e projetos, tudo passa pelo crivo dos conselheiros”, observa.

 

Com mandato de dois anos, o Conselho Municipal de Assistência Social seguirá presidido pela servidora Cirlene Brandão, que foi reconduzida ao posto. Michele Barbosa, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, foi eleita para a vice-presidência; e Marcela Gonçalves Pinto, coordenadora do CRAS Sebastiana Marques, seguirá como secretária o Conselho.

 

O mandato para o conselho é de dois anos e não-remunerado. O Conselho é composto por 5 membros titulares e 5 suplentes indicados pela Prefeitura e igual número de membros indicados pelos representantes da sociedade civil.



Confira a composição completa do CMAS:

 

Membros indicados pelo Poder Executivo:

 

Departamento Municipal de Desenvolvimento Social:

  • Marcela Gonçalves Pinto: membro titular
  • Antônio Agnaldo Guimarães: membro suplente

 

Departamento Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer:

  • Paulo Romero de Melo: membro titutar
  • Miriane Aparecida Silva Cortez: membro suplente

 

Departamento de Administração e Finanças:

  • Ediméia Aparecida de Oliveira: membro titular
  • José Augusto Megale Cobra: membro suplente

 

Departamento Municipal de Obras:

  • Cirlene Rodrigues dos Santos Brandão: membro titular
  • Geraldo Antônio Soares: membro suplente

 

Secretaria Municipal de Saúde:

  • Elias Eduardo Ferreira: membro titular
  • Robério Simão: membro suplente



Membros indicados pelos representantes da sociedade civil:

 

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

  • Michele Oliveira Barbosa: membro titular
  • Maria Taíza Pereira Rezende: membro suplente

 

Centro Cultural Irmã Martha:

  • Gustavo Dantas de Melo: membro titular
  • Rogério Ramirez de Medeiros: membro suplente

 

Associação Ecológica Bordamatense Amigos da Natureza:

  • Adolfo Sousa Costa Junior: membro titular
  • Luis Augusto da Silva Sabino: membro suplente

 

Associação São Vicente de Paula:

  • Jonas Pereira Rezende: membro titular
  • Benedito Vieira da Costa: membro suplente

 

Usuários do Departamento Municipal de Desenvolvimento Social:

  • Elizabeth Ferreira da Silva: membro titular
  • Laura Claudineia Pinheiro Silva: membro suplente





Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 3

Filtro por data

« Junho 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Mais lidas