Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quarta, 01 Maio 2019

Cidade será a primeira parada da recém-criada rota de peregrinação ‘Caminho de Nhá Chica’. Ela parte de Inconfidentes até Baependi, por um trecho de 250 quilômetros que envolve 14 municípios. Ato inaugural do caminho está previsto para 14 de junho

Borda da Mata está no caminho de mais uma rota religiosa. A cidade será a primeira parada do recém-criado “Caminho de Nhá Chica”, que parte de Inconfidentes e segue por um trecho de 250 quilômetros até Baependi. Ao todo, o caminho envolve 14 cidades.

Uma caminhada inaugural marcará o início da rota no dia 14 de junho, quando os peregrinos partirão da Igreja Matriz de Inconfidentes até o marco zero do caminho: a Capela Nhá Chica,  na zona rural da cidade. Uma missa será celebrada no local, inaugurando oficialmente a rota de peregrinação.

No dia seguinte, em 15 de junho, partirá da capela o grupo de peregrinos que vai percorrer pela primeira vez a rota traçada em homenagem à beata. “Esperamos que as pessoas possam usufruir desse caminho como forma de desenvolver a espiritualidade. É também um trabalho para desenvolver o turismo religioso”, conta o jornalista Valmei Bueno, um dos idealizadores da rota.

Esta será a terceira rota religiosa que inclui Borda da Mata. O município já integra o ‘Caminho da Prece’ e o ‘Caminho da Fé’. Além de manter fortes vínculos com a religiosidade e cultura local, as rotas são um dos eixos de desenvolvimento do turismo na cidade, que recebe milhares de peregrinos todos os anos. Fiéis e turistas que perfazem os trechos movimentam hotéis, restaurantes e o comércio em geral, com forte impacto econômico no município.

Capela devotada a Nhá Chica inspirou a criação do caminho

Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, nasceu em São João Del Rei, em 1810, e viveu quase toda a sua vida em Baependi, onde tornou-se conhecida, ainda em vida, como Santa e mãe dos pobres. Por sua vida devotada à caridade e à Igreja foi beatificada em maio de 2013 pela Santa Sé católica. Ela é considerada a primeira mulher brasileira descendente de escravos a receber este reconhecimento da Igreja Católica.

Foi logo após a beatificação que surgiu a ideia de construir uma capela para Nhá Chica, em Inconfidentes. A homenagem se materializou em julho de 2017, no Bairro Romas, zona rural do município, em uma área particular. Não por acaso, a capela foi erguida no quilômetro 230 do Caminho da Fé, rota religiosa que inspirou os criadores do trajeto que homenageia a beata de Baependi.

A construção resultou de diversos mutirões de fieis, esforço que deu forma a uma arquitetura rústica, pensada assim para reproduzir a antigas casas de Minas Gerais. No dia 20 de julho de 2017, a capela recebeu as bênçãos do pároco de Inconfidentes, padre Antônio Brentegani. A época, o religioso ressaltou a simplicidade de Nhá Chica e a nova possibilidade aberta aos peregrinos com a construção da capela: “Aqui os peregrinos vão rezar e conhecer melhor a vida e as virtudes desta mulher simples”, considerou.

Mas a devoção por Nhá Chica levou os fiéis a projetarem um novo passo. Durante uma das missas de celebração de sua beatificação, surgiu a ideia de criar o trajeto religioso dedicado a ela. Desde então, o grupo se organiza em Inconfidentes para concretizar o projeto, o que finalmente acontecerá e junho.

Valmei conta que, nos últimos dias, o grupo já sinalizou parte do percurso. A expectativa dele é que o caminho se desenvolva aos poucos. “A gente lança a semente e os frutos vão nascendo com o tempo. Com fé e com devoção de maneira voluntária”, ressalta.

Para quem quiser participar dos eventos que inauguram o caminho, aqui vai o link do evento nas redes sociais.

As equipes de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata já estão preparadas para o Dia D de Vacinação contra a gripe. A principal mobilização da campanha que começou no início de abril será no sábado (04). Das 8h às 17h, a UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro, vai estar aberta para imunização do público-alvo da ação.

Devem se vacinar crianças de 6 meses até seis anos incompletos, idosos maiores de 60 anos,  gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das redes públicas e privadas de ensino, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas. De acordo com a Secretaria de Saúde, em Borda da Mata, esses segmentos somam 6.080 pessoas.  A meta é vacinar pelo menos 90% deles.

Documentos necessários

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Borda da Mata, Grazieli Siqueira, lembra que no caso de pessoas com doenças crônicas é necessário apresentar o laudo médico atestando a incidência da doença. Ela também ressalta que todos devem apresentar o cartão de vacinação.

A mobilização de sábado ocorre simultaneamente em todo o país. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 59,5 milhões de pessoas até o final da campanha contra a gripe, no dia 31 de maio. Estão envolvidos na ação 41,8 mil postos de saúde e 196,5 mil funcionários.

Vacinação nas comunidades

Durante todo o período da campanha, as equipes da Secretaria de Saúde estão indo até às comunidades aplicar as doses da vacina, como forma de facilitar o acesso do público alvo à imunização. Nesta sexta-feira (03), elas estarão na Igreja São Judas, às 8h, na UBS Santa Rita, das 8h às 15h, e na UBS Santa Cruz, também das 8h às 15h.

Confira a programação do restante da campanha:

03/05//2019 – SEXTA- FEIRA

8:00 horas – Igreja São Judas (Católica)

8:00 às 15:00 horas – UBS Santa Rita

8:00 às 15:00 horas – UBS Santa Cruz

04/05/2019 – Dia D (SÁBADO)

8:00 às 17 horas – UBS Monsenhor Pedro Cintra

06/05/2019 - SEGUNDA-FEIRA