Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quarta, 15 Maio 2019

O Departamento de Educação da Prefeitura de Borda da Mata informa que os estudantes que recebem auxílio-transporte intermunicipal devem apresentar a declaração de frequência atualizada da instituição onde estudam até o dia 31 de maio.

O documento deve ser entregue no setor de protocolos da Prefeitura, das 10h às 15h. No caso dos estudantes que recebem o auxílio via procurador, a declaração deve ser entregue por este representante legal.

A entrega da documentação é uma exigência prevista em lei para continuidade do pagamento do benefício e comprovação da correta destinação dos recursos.

Manter a alimentação de seus alunos saudável é uma das preocupações da rede municipal de educação em Borda da Mata. Para cumprir com esse objetivo, as escolas do município contam com nutricionistas cuja missão é desenvolver dietas nutritivas e balanceadas para os jovens. Mas e quando eles não estão na escola? Será que esses bons hábitos alimentares são mantidos?

Para contribuir com pais e responsáveis nessa difícil tarefa, a Escola Municipal Diva Ribeiro dos Santos reuniu a comunidade para receber algumas orientações da nutricionista Walquiria Alice Almeida Megale, uma das profissionais responsáveis por balancear a dieta dos estudantes do município.

Ao longo do maior evento de gestão pública do Estado, o chefe de Gabinete, vice-prefeito e coordenador de Desenvolvimento Social aproveitaram para cobrar recursos do governo do Estado e pedir apoio a parlamentares por novos investimentos na cidade

O município de Borda da Mata enviou representantes para o 36º Congresso Mineiro de Municípios, o evento municipalista mais importante do Estado, organizado pela AMM. A comitiva formada pelo vice-prefeito Paulo César (representando o prefeito André Marques, que ficou na cidade com a esposa, prestes a dar à luz o segundo filho do casal), pelo chefe de Gabinete Celso Cardoso Arruda e pelo diretor do departamento de Desenvolvimento Social, Thiago Senna, viajou a Belo Horizonte com três objetivos: buscar inovações em gestão pública, aproveitar para cobrar verbas do Estado e pedir apoio político de parlamentares para garantir investimentos na cidade.

A edição de 2019 do Congresso debateu o atual cenário da gestão pública nacional e os desafios dos municípios nesse novo contexto. O tema proposto: “Novos governos. Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios” foi discutido ao longo dos dias 14 e 15 de maio em seminários, fóruns, feiras e reuniões.

Aprimorar a gestão pública deve ser um objetivo permanente dos governos, mas, em tempos de escassez, as técnicas administrativas podem ser a diferença entre um município com finanças sob controle e um completamente falido, com impactos graves sobre a prestação de serviços públicos.

Como lembra o vice-prefeito Paulo César, foi graças ao aprimoramento da gestão pública que o município de Borda da Mata atravessou sem sobressaltos a maior crise financeira do Estado de Minas Gerais. “Desde o início, adotamos uma gestão austera, promovendo a máxima eficiência na aplicação dos recursos públicos. Com essa postura, conseguimos fazer mais com menos e, apesar da crise, obtivemos avanços importantes em diversos setores”, avalia o político, ressaltando que a cidade manteve a prestação dos serviços públicos de forma eficiente, não atrasando um dia sequer o pagamento de seus servidores e fornecedores.

O chefe de gabinete conta que a participação no evento, além de oferecer a oportunidade de conhecer novas e boas práticas de administração pública, é um ponto de encontro entre gestores e parlamentares. “Estivemos reunidos com o deputado Dalmo Ribeiro, com o senador Rodrigo Pacheco e outros parlamentares. Temos muitos projetos para os quais buscamos investimentos junto ao governo de Minas e governo federal. Ter apoio político é fundamental para tirar esses projetos do papel”, considera.

Seminário de Assistência Social

O diretor do Departamento de Assistência Social, Thiago Senna, participou do IV Seminário de Assistência Social, um dos eventos do Congresso. O gestor, que teve a companhia da coordenadora do CRAS Sebastiana Marques, Marcela Gonçalves, foi em busca de atualizações e aprimoramento no segmento. A pasta tocada pela dupla está entre os exemplos de gestões bem-sucedidas da Prefeitura de Borda da Mata. Com projetos de grande impacto na comunidade, promove assistência a grupos socialmente vulneráveis, promove e estimula a interação social e atua na geração de emprego e renda.

“A assistência social se desenvolveu muito nos últimos anos. Estar antenado com as novidades e os avanços no setor é importante para que possamos garantir a inserção do município na totalidade das políticas públicas de amparo aos mais vulneráveis”, avalia o gestor.

Mas, assim como os colegas, o diretor tratou de aproveitar ao máximo a oportunidade. Reunido com Elizabeth Jucá, secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais, ele cobrou repasses do Piso Mineiro, uma verba complementar que deveria estar sendo destinada aos municípios para auxiliar no atendimento às famílias em estado de vulnerabilidade social.

O diretor do departamento de Desenvolvimento Social com a secretária de Estado Elizabeth Jucá

« Maio 2019 »