Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Abril 2019

Nos próximos dias, esforços se estendem para estradas dos bairros Água Quente, Gaspar, Campo e Sertãozinho

 

As máquinas de patrolamento do Departamento de Obras da Prefeitura de Borda da Mata seguem com intensa atuação na melhoria de vias das estradas rurais do município. Nos últimos dias, os trabalhos se concentram nos bairros rurais Boa Vista e Brumado.

 

Ao longo da próxima semana, os trabalhos devem se estender a estradas de outros quatro bairros rurais: Água Quente, Gaspar, Campo e Sertãozinho. “O trabalho tem sido bastante intenso. A gente monta cronogramas sempre muito justos para dar conta da grande demanda. Os servidores trabalham sem descanso” ,conta o diretor do departamento, Barezze Brandão.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A escolinha de futebol da Prefeitura segue realizando uma série de eventos. Enquanto algumas ações são direcionadas para a prática do lazer, esporte e melhoria do rendimento escolar, outras têm foco em gerar oportunidades para a confraternização entre os pais e os jovens atletas.

 

Foi exatamente esta a intenção do evento realizado no último sábado (25). O Campo do Buracão recebeu um torneio animado com participação de cerca de 80 atletas de duas categorias da escolinha: sub-11 e sub-15. O evento foi a oportunidade perfeita para que pais e familiares pudessem comparecer e apoiar os jogadores.

 

Foram diversos jogos, das 9h às 14h. Ao final da competição, as equipes vencedoras e os atletas que se destacaram foram premiados. “Pais e moradores compareceram em peso. Foi uma grande festa”, conta o voluntário e auxiliar técnico da escolinha,  Luiz Rafael.

 

Confira a lista de atletas que se destacaram no torneio:

 

Categoria sub-11

 

Rian Fernando 10 anos

Manuel Manolo 10 anos

Mateus mozar 10 anos

Denis.     10 anos

Mateus.   9 anos

Francisco Luiz 9 anos



Categoria sub-15

 

Lucas Mateus 15 anos

Kaio Antunes.  14 anos

Eduardo Barbosa 13 anos

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Prefeitura de Borda da Mata mantém um cronograma permanente de coleta de galhos, grama e móveis descartados pela população. O trabalho é executado pelo Departamento Municipal de Obras que, no segundo semestre, fará a ação em 60 datas predefinidas.

 

O cronograma da coleta é dividido por cinco regiões: área laranja, que abrange os bairros Santa Cruz, São Benedito e Santa Edwiges; área vermelha, que engloba o Centro e os bairros Santa Terezinha e Amoreiras; área marrom: São Judas e Nossa Senhora Aparecida; área azul: Santa Rita, São Francisco e Nova Borda; e área verde: Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio.

 

Cada uma dessas regiões serão visitadas em 12 datas até o final do ano. Como explica o diretor do Departamento de Obras, Barezze Brandão, “é importante estar atento às datas de passagem”, já que o material descartados deve ser colocado na rua com, no máximo, dois dias de antecedência.

 

Confira o calendário da coleta para o segundo semestre:

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Um levantamento que acaba de ser concluído pelo Departamento de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Borda da Mata reuniu dados socioeconômicos dos moradores da cidade que vão orientar a aplicação de políticas públicas voltadas para as famílias em situação de vulnerabilidade. A partir do levantamento serão adotadas ações práticas como metas e estratégias para inclusão desse público no mercado de trabalho, aprimorar seu acesso aos serviços públicos e direcionar esforços para ações de maior impacto na vida dessas pessoas.

Os dados foram captados a partir de uma ampla pesquisa por amostragem de domicílios coordenada pela unidade de projetos especiais do Grupo Unis. O trabalho, que leva o nome técnico de ‘diagnóstico socioterritorial’ traz um retrato preciso e abrangente das condições socioeconômicas dos moradores da cidade, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social, e é uma das etapas para a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social.

Como explica o coordenador da pasta, Thiago Senna, além de orientar políticas públicas mais eficazes, o levantamento e a elaboração do plano municipal garantem que o município tenha acesso a linhas de financiamento e fomento de políticas assistenciais.

Para o gestor, o estudo socioterritorial é um passo fundamental para o município e um sonho realizado em seu trabalho à frente do setor.  “É um diagnóstico que traz dados muito relevantes, que vai nos ajudar a ter uma ideia precisa das vantagens que temos, dos benefícios e os problemas que devemos enfrentar como prioritários”, considera.

 

A pesquisa

A pesquisa ouviu moradores de 1.110 domicílios de 18 bairros da cidade, incluindo a zona rural. As casas foram visitadas por entrevistadores treinados, que aplicaram questionários elaborados para avaliar a condição dos moradores em cinco áreas: renda, educação, saúde, habitação e saneamento.

Pela metodologia utilizada no levantamento, os dados apresentados têm um intervalo de confiança de 95%. Ou seja, de casa 100 moradores da cidade, 95 vivenciam uma realidade que corresponde aos dados averiguados pela pesquisa.

Como explica a professora e especialista em políticas públicas, Aneci Landim, o estudo permite que o poder público se organize de forma a potencializar o alcance de seus recursos no atendimento às demandas dos moradores. “Você consegue organizar os serviços, direcioná-los para os locais em que existe demanda por atendimentos e, ao mesmo tempo, executar os recursos financeiros de maneira eficiente”, considera.

A coordenadora de projetos especiais da Unis e doutora em estatística aplicada, Nancy Christiane Ferreira, explica que a pesquisa por amostragem segue rigor metodológico, que permite projetar os dados colhidos para o conjunto da população. “Todos os projetos que exigem uma pesquisa é calculado com tamanho de amostra, com base em confiabilidade estatística e uma margem de erro controlada para que a gente consiga reproduzir o resultado da amostra, estendendo esses resultados a todos os habitantes do território que compreende a população de Borda da Mata”, pontua.

 

Alguns indicadores

Os dados ainda são preliminares e estão sendo aprofundados pelos técnicos do Departamento de Desenvolvimento Social, mas já pe possível adiantar alguns indicadores.

Um deles diz respeito ao percentual de lares em Borda da Mata que possuem renda média inferior a meio salário mínimo por mês: 29,2%; além disso, 14,4% dos moradores apontam já ter enfrentado ou estar enfrentado alguma situação de risco. Esses dois grupos, por exemplo, devem receber grande atenção do município, já que apresentam condição de enorme fragilidade social.

O levantamento verificou ainda que a maior parte da população está compreendida entre a faixa etária de 17 a 59 anos e é economicamente ativa. Do ponto de vista educacional, em média, os moradores locais estudaram até o ensino médio, qualificação que corresponde à expectativa de qualificação demandada pelo mercado de trabalho local na maioria dos casos.

 

Inserção no mundo do trabalho

Um dos objetivos do levantamento é orientar medidas capazes de transformar a realidade das famílias que se encontram em estado de vulnerabilidade social. Entre as estratégias para alcançar este resultado está a inserção delas no mundo do trabalho a partir da qualificação profissional.

Por isso, um dos focos da pesquisa foi justamente estudar de onde vem a maior demanda por profissionais no município. Segundo o levantamento, ela parte principalmente do comércio e da indústria têxtil. A partir desta constatação, o município pode, por exemplo, ampliar projetos como o ‘Qualifica Borda da Mata’, promovendo capacitação direcionada com precisão para os setores de maior demanda, beneficiando tanto empreendedores quanto os trabalhadores.

 

Acesso a serviços públicos

Outro ponto avaliado pela pesquisa foi o acesso aos serviços públicos. O diagnóstico servirá de base para aprimorar e promover o acesso universal aos serviços ofertados pela Prefeitura, em especial às pessoas socialmente vulneráveis. “É um amplo estudo que está nos municiando de dados valiosos. A partir deles, vamos direcionar nossos esforços, com maior eficiência, para aquelas pessoas que mais precisam, criando novas oportunidades para que elas possam mudar sua condição de vida e ter o apoio do município sempre que necessário”, avalia o prefeito André Marques.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O projeto ‘Qualifica Borda da Mata’ está com inscrições abertas para mais um curso gratuito de formação profissional, trata-se da Iniciação Profissional em Eletricista Instalador  Industrial, curso de 80 horas voltado para quem deseja se iniciar na profissão, atuando na indústria.

Os interessados devem se dirigir ao Cras Sebastiana Marques no dias 29, 30, 31 de maio e 3 de junho, das 8h às 17h. As aulas começam já na próxima segunda-feira (03), com aulas das 18h às 22h.

Quem pode se inscrever

Para se inscrever no curso é necessário ter mais de 16 anos e ter cursado ao menos o Ensino Fundamental I. No local de inscrição, o candidato deve apresentar cópia do CPF, RG, comprovante de residência, histórico ou declaração escolar.

 

Qualifica Borda da Mata

O projeto 'Qualifica Borda da Mata' teve início em 2017, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Borda da Mata, Ministério Público, Senai e Senac. Desde então, diversas pessoas passaram por cursos gratuitos de capacitação profissional para atuar em distintos setores. Além de gerar novas oportunidades para inserção no mercado de trabalho, garantindo renda para as famílias, ao qualificar a mão de obra local, o projeto torna a economia do município mais dinâmica e competitiva.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No domingo (26), ciclistas de Borda da Mata e região se reuniram em prol de uma causa nobre: ajudar o Lar Monsenhor Pedro Cintra. Centenas de esportistas, amantes das trilhas de aventura, participaram da ‘Pedalada do Bem’. Ao final do evento, foram arrecadados 256 pacotes de bolacha, item que equivalia ao ingresso para participação na pedalada.

Foram 35 quilômetros de pedalada margeando as lindas paisagens de Borda da Mata, passando pelo bairro rural Bogari,  distrito do Cervo e retornando à cidade.

Mais uma vez, os colaboradores do asilo foram fundamentais na organização de mais uma ação em prol da casa de repouso. Como conta a supervisora do Lar, Dalva Luzia: “Foi uma mobilização muito bonita. Como sempre, contamos com a ajuda de nossos colaboradores e apoiadores. Agradecemos à nossa técnica de enfermagem Neide Aparecida Moreira e o nosso enfermeiro Alessandro. Também agradecemos ao radialista Luiz Silva, de Tocos do Moji”.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Teve início na manhã deste sábado (25) a pavimentação da Rua Agrícola Monteiro de Carvalho, no bairro Santa Cruz. Ao longo da semana, a via já havia passado pelos trabalhos finais em sua base para receber o asfaltamento. A expectativa é que a obra seja entregue à comunidade no início de junho. 

O asfaltamento vai cobrir cerca de 700 metros de via em uma área de 4,7 quilômetros quadrados. O investimento é de R$ 252,5 mil, verba do governo federal, direcionada à cidade por emenda parlamentar do deputado federal Bilac Pinto (PR).

Durante a manhã, o prefeito André Marques (PSDB) esteve no local para acompanhar os trabalhos. Ele lembrou que a pavimentação é uma demanda antiga do bairro. "É um sonho dos moradores do bairro Santa Cruz e de todos que por aqui trafegam. Desde 2017, a administração definiu a obra como um de seus focos e conseguimos realizar para a população", observou. O chefe do Executivo agradeceu a todos os funcionários da Prefeitura envolvidos nos trabalhos que resultaram na obra. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Prefeitura intensificou esta semana os trabalhos de revitalização do estádio: Vestiário, alambrado, arquibancada e entorno da arena estão sendo reestruturados e ganhando pintura nova

 

Mato alto, vestiários depredados, muro cedendo, arquibancadas sujas e mal conservadas. Há cerca de dois anos, o Estádio Municipal de Borda da Mata era o retrato do abandono. De lá para cá muita coisa mudou. O gramado da arena virou o palco do projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’, aposta para o futuro que une esporte e educação; suas instalações receberam algumas melhorias e a bola voltou a rolar. Não é pouca coisa, mas é só o começo.

A Prefeitura intensificou esta semana os trabalhos de revitalização do estádio. Vestiário, alambrado, arquibancada e entorno da arena estão sendo reestruturados e pintados. A força-tarefa da equipe do Departamento de Obras tem um objetivo: entregar as obras no dia 13 de julho, quando o estádio municipal será reinaugurado.

 

“A reforma do Estádio Municipal representa o resgate do esporte em Borda da Mata. É uma estrutura utilizada pela escolinha de futebol da Prefeitura, pelos times amadores, veteranos, um ponto de encontro para todos os bordamatenses que amam o futebol e a prática de esportes”, avalia o responsável pelo incentivo à prática de esporte na cidade, Thiago Senna.

Para Tiago Lopes, o treinador da escolinha de futebol da Prefeitura, a revitalização da arena terá reflexos importantes no projeto que recebe cerca de 120 atletas-estudantes de 6 a 17 anos. O primeiro deles é que, com o estádio reformado, as equipes do projeto poderão mandar seus jogos em casa, permitindo que pais e familiares os acompanhem de perto, o que nem sempre é possível quando eles jogam em outras cidades.

“Antes da reforma, não tínhamos condições de receber as escolinhas de futebol da região. Para recebê-las, precisaríamos de um ambiente agradável e uma boa estrutura. Por isso, hoje o prefeito está reformando o estádio para zelar por nossa escolinha de futebol e para que possamos trazer mais jogos para dentro de casa, assim os pais dos alunos e os familiares poderão acompanhar de mais perto seus filhos participando do esporte”, projeta o treinador.

Tiago reforça a importância dessa proximidade entre pais, familiares e os jovens atletas. Segundo ele, além da motivação e do apoio durante os jogos, o fortalecimento dos vínculos entre atletas e com a própria cidade dá impulso para que o projeto possa prosperar e seguir contribuindo para a qualidade de vida desses jovens, tanto no gramado como nas salas de aula, já que ter bom desempenho na escola é uma das condições para seguir no projeto.

Outra perspectiva que se abrirá a partir da reinauguração do estádio é a disputa de campeonato entre as equipes amadoras, adultos e veteranos. “O estádio voltará a ser alegre aos finais de semana”, acredita Tiago Lopes.

 

Políticas para a juventude

Foi preciso dar conta de muito trabalho para que o Departamento de Obras pudesse direcionar esforços para concluir a reforma do estádio. Tocada com recursos e mão de obra da própria Prefeitura, a revitalização da arena é mais um sinal da atenção que a administração de André Marques (PSDB) tem dado ao esporte.

“No poder público, as coisas quase nunca acontecem na velocidade que gostaríamos, mas, quando existe o empenho, elas acontecem. É uma reforma muito importante para os moradores, pois quando tratamos do estádio estamos falando de lazer, de esporte e até de educação, já que ele abriga hoje um dos principais projetos que une esses dois importantes pilares da promoção de políticas para a juventude  em nossa cidade”, avalia o prefeito André Marques.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Trabalho permanente de recuperação de vias realiza ações nos bairros Santa Rita, Santo Antônio e Santa Cruz

 

As equipes do Departamento de Obras da Prefeitura de Borda da Mata seguem empenhadas na operação tapa-buraco, o trabalho permanente de recuperação de vias urbanas. Nesta semana e na próxima, as intervenções se concentram em três bairros da cidade: Santa Rita, Santo Antônio e Santa Cruz.

 

Desde o início do ano, já foram aplicadas cerca de 18,5 toneladas de massa asfáltica nos trabalhos de recuperação de vias, que já chegaram a parte expressiva do município. “Elaboramos um cronograma que procura atender periodicamente todas as regiões da cidade. Ao mesmo tempo, nos deslocamos, quando necessário, para atender a pontos críticos”, explica o diretor do Departamento de Obras, Barezze Rezende Brandão.

 

Segundo ele, o maior desafio é atender a enorme demanda com uma equipe reduzida. “Os recursos são limitados, a equipe reduzida. Tentamos compensar com a maior eficiência possível na prestação do serviço e procuramos melhorar a cada dia”, considera.

 

Para as próximas semanas, o diretor prevê a aplicação de mais 1 tonelada de massa asfáltica nos trabalhos da operação tapa-buraco. Desse montante, 500 quilos estão nos estoques da Prefeitura, que ainda vai adquirir mais uma tonelada do insumo. A expectativa é que se conclua o primeiro semestre do ano com a aplicação de aproximadamente 20 toneladas de massa asfáltica.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

A Rua Agrícola Monteiro de Carvalho, no bairro Santa Cruz, está em obras. A base da via está sendo preparada para receber o asfaltamento, intervenção tão aguardada pelos moradores da região.

O asfaltamento vai cobrir cerca de 700 metros de via em uma área de 4,7 quilômetros quadrados. O investimento é de R$ 252,5 mil.

O prefeito André Marques (PSDB) esteve no local na tarde desta quinta-feira (23) para acompanhar os trabalhos. "Temos que acompanhar de perto para garantir a qualidade e a entrega dentro das expetativas dos moradores", diz o chefe do Executivo.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 4

Filtro por data

« Maio 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Mais lidas