Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Março 2019

Os atletas da Escolinha de Futebol da Prefeitura de Borda da Mata estão ganhando mais intimidade com uma modalidade específica de futebol, o society. Nos últimos dois fins de semana, eles participaram de um evento de divulgação da modalidade, ação que contou com os pais dos jovens no apoio.

No sábado (20), 61 atletas, a partir dos 6 anos, participaram da ação que envolveu uma competição mista em três categorias. No último fim de semana, foram 59. Desta vez, a competição foi dividida em duas categorias, sub-11 e sub-15, cada uma delas com quatro equipes na disputa.

O torneio de futebol society do último sábado, foi montado no Campo do Buracão, no bairro São Francisco. A equipe da escolinha de futebol da Prefeitura e os pais dos jovens fizeram toda a operação logística que, entre outras tarefas, exigiu o transporte e colocação das mini traves que sustentaram as metas dos jogos.

As redes balançaram 70 vezes. Na categoria sub-11, o menino Diego, de 10 anos, foi eleito o craque da competição, enquanto Francisco, de 9, foi eleito o melhor goleiro. No sub-15, os destaques foram Natan, de 15 anos,  e Miguel Melo, de 11, foram eleitos os melhores jogadores; Luiz, de 11 anos, foi considerado o melhor goleiro. As equipes campeãs de cada categoria receberam medalhas e bonés.

Pelo menos 35 pais acompanharam e torceram muito pelos jovens jogadores, além dos moradores do bairro São Francisco, espectadores atentos da competição.

 

Sobre o projeto 'Bom de Bola, Bom na Escola'

O projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’ é uma iniciativa do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer que aposta na complementação entre as áreas de esporte e educação para incutir nos alunos valores como disciplina, espírito coletivo e dedicação.

O público-alvo do projeto, iniciado em 2017, são crianças de 6 a 17 anos. Atualmente, 120 alunos já integram a iniciativa. Com a condição de ter bom desempenho e comportamento na escola, eles participam da escolinha de futebol mantida pela Prefeitura de Borda da Mata. São seis aulas semanais no Estádio Municipal. Elas são divididas em dois turnos,  da 9h às 11 e das 14h30 às 18h, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

O resultado é a formação de atletas de grande desempenho em campo, na escola e no convívio social.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

‘Cine Família’ terá exibições em frente à Prefeitura, na praça do Distrito do Sertãozinho e na praça do Distrito do Cervo, respectivamente nos dia 4, 5 e 6 de maio, sempre às 19h. Moradores vão curtir ao ar livre, de forma gratuita, os filmes de animação: ‘Touro Ferdinando’ e ‘Valente’

A partir do próximo sábado (04), as famílias de Borda da Mata e seus distritos têm um compromisso imperdível: o CRAS Sebastiana Marques organizou para os dias 4, 5 e 6 de maio exibições gratuitas de cinema.

A primeira delas ocorre no sábado (04), na Praça Antônio Megale, em frente à Prefeitura, com exibição do longa de animação ‘Touro Ferdinando’. No domingo (05), na praça do Distrito do Sertãozinho, o filme exibido será ‘Valente’, que também será a atração do dia seguinte na praça do Distrito do Cervo. As exibições ocorrem sempre às 19h.

Som e imagem de alta qualidade

Vai ser uma experiência de cinema para ninguém botar defeito. Os filmes serão projetados por um equipamento de alta definição  em uma enorme tela inflável, com 9 metros de altura por 12 metros de largura. O som digital é imersivo e também de alta definição. Para acompanhar tudo isso, muitas cadeiras, de modo que todos possam curtir som e imagem com conforto.

Como explica a coordenadora do CRAS, Marcela Gonçalves Machado, o cinema itinerante é uma ação que pretende envolver as famílias em momentos de lazer, educação, cultura e confraternização social. “São filmes de classificação livre, próprios para crianças, adultos e toda a família acompanharem e se divertirem juntos”, conta.

 

Os filmes

‘Touro Ferdinando’ é um longa-metragem de animação que conta a história

de um touro de temperamento incomum: ao contrário do que se espera de animais de sua espécie, ele é calmo e tranquilo. Prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar a correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. A medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas mantém a serenidade e os modos tranquilos. Mas, em um belo dia, cinco homens vão até sua fazenda para escolher um animal para touradas em Madri. Ferdinando é selecionado acidentalmente. Xiii, como Ferdinando, tão dócil e calmo vai sair dessa?

Valente

Outro longa-metragem de animação, ‘Valente’ conta a história de uma princesa de nome Merida. Assim como Ferdinando, Merida não está confortável no papel que desejam que ela cumpra. Ela deve seguir os costumes do seu reino e tornar-se rainha ao lado do cavalheiro que conseguir a sua mão durante um torneio de arco e flecha. Merida, no entanto, está determinada a trilhar o seu próprio caminho, desafiando a tradição ancestral. No que vai dar isso, hein?



Anote aí na sua agenda:

 

=> Sábado, 04 de maio

Local: Praça Antônio Megale, em frente à Prefeitura

Horário: 19h

Filme: Touro Ferdinando

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

 

=> Domingo, 05 de maio

Local: Praça do Distrito do Sertãozinho

Horário: 19h

Filme: Valente

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

 

=> Segunda, 6 de maio

Local: Praça do Distrito do Cervo

Horário: 19h

Filme: Valente

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Ao todo, 90 alunos de 12 a 17 anos, das redes municipal e estadual de ensino, participaram da competição realizada em Extrema. Equipes de handebol feminino e masculino conquistaram prata e bronze na disputa que começou na segunda-feira (22)

Os alunos das redes municipal e estadual de Borda da Mata encerraram nesta sexta-feira, 26, sua participação na maior competição estudantil de esportes do Brasil, os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Ao todo, 90 alunos, 45 da rede municipal e 45 da rede estadual, competiram nos cinco dias de jogos da etapa microrregional de Extrema, que abriu a temporada do JEMG 2019.

As equipes de Borda da Mata voltam para a cidade com muitas histórias, experiências e vitórias na bagagem. Os times de handebol acumularam três medalhas, sendo duas de prata, nas modalidades masculino módulo 2 (Escola Estadual Laura Afonso Megale) e feminino módulo 1 (Escola Municipal Benedita Braga Cobra); e uma de bronze, no feminino módulo 2, outra conquista da Escola Estadual Laura Afonso Megale.

Logística e apoio

Para transportar os 90 alunos, a Prefeitura de Borda da Mata disponibilizou três ônibus e três motoristas. A alimentação dos estudantes também foi custeada pelo município. Cinco professores acompanharam os jovens. Dois da rede municipal: Olívia Rocha e Admilson José; e três da rede estadual: Diego Xavier, Kaique Torres e Regina Moreira.

O encerramento da etapa microrregional de Extrema será neste sábado (27). Participaram da competição 49 escolas, representando 23 municípios da região, nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Borda da Mata competiu no futsal e handebol masculino e feminino.

Para o coordenador de Esporte de Borda da Mata, Thiago Senna, a participação do município no JEMG foi um sucesso. “É um acontecimento importante para os estudantes e nós trabalhamos para que todo o apoio necessário chegasse até eles. Do ponto de vista logístico, considerando transporte e alimentação, correu tudo dentro do planejado. Estamos felizes por ter realizado com sucesso mais esta ação”, comemora.

O prefeito André Marques parabenizou os jovens pela participação no evento estudantil e voltou a reforçar a importância da dobradinha entre educação e esporte: “Estamos empenhados em fazer dessa aproximação um caminho para formar alunos, atletas e pessoas capazes de desenvolver todo o seu potencial”, avalia.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Aquisição de aparelho e treinamento integram processo de reativação do Hospital de Borda da Mata

 

Enfermeiros e técnicos de enfermagem passaram esta semana por um treinamento intensivo sobre a forma de operação do novo aparelho de ventilação do Hospital e Pronto Atendimento Afonsina Reis Megale. A aula prática foi comandada pelo engenheiro clínico Marcelo Buzetto e pela fisioterapeuta Tatiane Teodoro Poçan.

 

O aparelho de ventilação mecânica é um recurso utilizado para auxiliar pacientes que não conseguem respirar de forma espontânea. De acordo com a fisioterapeuta, a ventilação artificial pode ser acionada em casos em que a respiração por vias normais é impossibilitada por  “doenças, anestesia a anomalias congênitas. Os ventiladores também são usados para permitir o descanso dos músculos até que o paciente seja capaz de reassumir a ventilação espontânea”, exemplifica.

 

A aquisição do aparelho e o treinamento integram o processo de reativação do Hospital de Borda da Mata. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura assinou com a Organização de Saúde ISSRV, o Instituto Social Saúde Resgate à Vida, o contrato para gestão dos serviços operados no complexo de saúde integrado pelo hospital e Pronto Atendimento. Desde então, a organização vem equipando as unidades de saúde e adequando seus espaços para que o hospital volte a atender a população de Borda da Mata.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Prefeito de Borda da Mata se reuniu com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e com o Secretário Executivo do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes. As principais demandas apresentadas foram a revitalização do perímetro urbano da MG-290, reforma do Terminal Rodoviário e recursos para a primeira Feira Têxtil de Borda da Mata, além de caminhões para escoamento da produção rural

O prefeito de Borda da Mata, André Marques, desembarcou em Brasília (DF) nesta quarta-feira, 24, para cumprir uma extensa agenda com ministros e secretários do governo federal. Nos encontros, viabilizados pelo deputado estadual Dalmo Ribeiro, o chefe do Executivo municipal apresentou uma série de demandas do município para os setores de turismo, empreendedorismo e agricultura.

O primeiro compromisso do prefeito na capital federal foi com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. A ele, André apresentou três demandas estratégicas para o município: a reforma do Terminal Rodoviário, a revitalização do trecho urbano da MG-290 e a liberação de recursos para a 1ª Feira Têxtil de Borda da Mata, projeto que a Prefeitura e a Associação Comercial tentam viabilizar em conjunto.

Esta última demanda também foi apresentada ao ex-deputado federal e atual diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Ao dirigente, o prefeito fez um pedido de patrocínio para a Feira, considerando que o Sebrae tem como principal objetivo o fomento e apoio às micro e pequenas empresas, campo em que se enquadra a cadeia produtiva do setor têxtil de Borda da Mata.

“São demandas altamente estratégicas para o município. Além delas atenderem graves questões ligadas à infraestrutura, como no caso do terminal rodoviário e do trecho urbano da MG-290, ainda têm a capacidade de gerar riquezas para o município por meio do estímulo do turismo, vocação econômica que pode ser muito mais explorada pela cidade, gerando emprego e renda para a população”, avalia o prefeito.

Escoamento da produção rural

No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o prefeito foi recebido pelo secretário executivo da pasta, Marcos Montes. A ele foi apresentada uma demanda por caminhões. Os veículos seriam empregados para melhorias das estradas rurais e garantia do escoamento da produção agrícola.

“A infraestrutura das estradas têm enorme influência no dia a dia e na atividade econômica dos moradores e produtores rurais. Recentemente, conseguimos uma máquina retroescavadeira junto ao ministério, que deve ser entregue em breve. Os caminhões se somariam ao conjunto de maquinário que empregamos na manutenção dessas vias, que é um trabalho muito dinâmico, não tem fim. Melhores equipados, teremos condições de prestar um serviço mais eficiente aos moradores da zona rural”, detalha o prefeito.

Articulação política

A articulação política do prefeito junto a deputados influentes tem sido fundamental para garantir recursos ao município em um momento de enorme dificuldades financeiras do governo do Estado, que prejudicou a cidade, não fazendo repasses de verbas constitucionais. A excelente relação com parlamentares como Bilac Pinto, no plano federal, e Dalmo Ribeiro, no plano estadual, rendem emendas e a possibilidade de abrir novas portas, como as agendas cumpridas em Brasília nesta quarta-feira.

“Essa articulação é fundamental. Os deputados são as nossas vozes no parlamento, mas também nossos representantes mais próximos dos governos estadual e federal. Sem esses recursos complementares, que temos garantido por meio desse esforço político, obras como a estrada do bairro Santa Cruz não seria possível”, exemplifica o chefe do Executivo.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Começa nesta quinta-feira (25) o período de inscrições para quem deseja se candidatar a uma vaga no Conselho Tutelar de Borda da Mata. O órgão responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes elege seus cinco membros titulares para um mandato de quatro anos, a partir de janeiro de 2020.

As inscrições para o processo eleitoral se encerram em 15 de maio. Os interessados em participar podem comparecer na sede do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, na Avenida Wilson Megale, 790, 2º piso rodoviário, sala 7; das 13h às 15h, sempre em dias úteis.

A ficha de inscrição está ao final do edital, que pode ser acessado aqui. No documento os candidatos também podem conferir, em detalhes, o passo a passo do processo eleitoral. Os requisitos mínimos para concorrer são: ter 21 anos ou mais, comprovada idoneidade, residir há mais de dois anos no município, ter ensino médio completo, estar em em dia com as obrigações eleitorais e militares, no caso dos homens.

O Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos pelo Estatuto Da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90). A função de conselheiro tutelar é de dedicação exclusiva e o seu exercício não configura vínculo empregatício ou estatutário com o Município.

Processo eleitoral

Para se habilitar à eleição, o candidato deve passar pelas seguintes fases:

  • Fazer a inscrição,  com apresentação dos documentos
  • Prova objetiva de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Avaliação psicológica mediante laudo de profissional habilitado, a que serão submetidos somente os candidatos aprovados na prova de conhecimentos técnicos, com o fim de constatar aptidão para o exercício da função de conselheiro tutelar

Cumpridos os requisitos acima, aí sim o candidato estará habilitado a participar da eleição no dia 6 de outubro. Todos os eleitores do município podem votar em um candidato de sua escolha, desde que estejam aptos a usufruir de seus direitos políticos. A votação, no entanto, é facultativa.

As informações detalhadas sobre o processo eleitoral podem ser conferidas no edital.

 

Confira o passo a passo da eleição:

 

Inscrições => 25/04 a 15/05/2019

Divulgação dos inscritos => 20/05/2019

Recursos contra os resultados => 21/05 a 23/05/2019

Resultados pós-recursos => 27/05/2019

Prova escrita => 23/06/2019

Gabarito da prova => 25/06/2019

Recurso contra o gabarito =>  26/06 a 28/06/2019

Lista preliminar de aprovados => 08/07/2019

Recurso => 09/07/2019 a 11/07/2019

Lista definitiva dos aprovados => 15/07/2019

Convocação para avaliação psicológica => 15/07/2019

Eleições => 06/10/2019

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Centro de Referência em Assistência Social também encaminha candidatos para vagas da Associação Comercial de Borda da Mata

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Sebastiana Marques, em Borda da Mata, passou a oferecer uma ferramenta voltada a ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade social a aumentarem suas chances de recolocação profissional. Trata-se do serviço de apoio à elaboração de currículo e encaminhamento de candidatos para as vagas de emprego cadastradas na Associação Comercial do município.

Para ter acesso ao serviço, basta se dirigir à sede do CRAS, na Rua Salvador Orlandi, 53, portando documentos pessoais (CPF e RG), Carteira de Trabalho e comprovante de endereço. No centro, o candidato vai ser recebido por um profissional, que vai ajudá-lo a elaborar o currículo de acordo com suas habilidades, experiência profissional e área de atuação pretendida.  O CRAS funciona das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.

“Nós temos uma parceria com a Associação Comercial da cidade para encaminhar esses currículos. Então, nós damos esse apoio na elaboração e, em seguida, encaminhamos o candidato para associação, que vai incluí-lo em seu banco de dados para concorrer às vagas ofertadas nas lojas e industrias locais”, explica Marcela Gonçalves Machado, coordenadora do CRAS.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Cadastramento deve ser feito até a próxima quinta-feira (25), na sede da Secretaria de Saúde. Pacientes devem se dirigir ao setor de regulação, apresentando RG, CPF e ficha de encaminhamento para ortopedia. Mutirão vai atender 200 pessoas no sábado (27)

A Prefeitura de Borda da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está cadastrando pacientes para participarem do mutirão de atendimentos médicos na área de ortopedia. A mobilização com dois médicos especialistas vai atender 200 pessoas com problemas ortopédicos no próximo sábado (27).

As consultas podem ser agendadas na sede da secretaria, no setor de regulação, das 8h às 11h e das 13h às 15h, até a próxima quinta-feira (25), na Avenida Lauro Megale, 600, bairro Santo Antônio.

Para fazer o agendamento é necessário apresentar os documentos pessoais (RG, CPF), cartão do SUS, comprovante de endereço e a ficha de encaminhamento para a consulta com o médico ortopedista. Mesmo aqueles pacientes que já deixaram anteriormente o pedido para agendar consulta com ortopedista devem procurar a secretaria para confirmar a participação no mutirão.

Os atendimentos serão realizados pelos médicos ortopedistas Dr. Rubens e Dr. Ricardo. O mutirão é parte do esforço do município para atender a demanda reprimida por especialidades médicas, que são aqueles casos em que o paciente está há muito tempo aguardando para passar por uma consulta com um especialista de determinada área.

“É um mutirão muito aguardado pela população. Esse é o primeiro de uma série que estamos planejando”, projeta a secretária de Saúde, Rosaly Esther. Ela lembra que o foco das ações é encurtar o tempo de espera dos pacientes pelas consultas especializadas, aumentando, inclusive, a resolutividade dos atendimentos.

Para o prefeito André Marques, os mutirões de saúde são uma ferramenta eficaz para reduzir o tempo de espera por atendimento médico. “Com planejamento e método é possível programar ações como esta e ganhar grande agilidade no atendimento. Especialmente na área de ortopedia, que muitas vezes deixa a pessoa com mobilidade reduzida, por exemplo, o tempo de resposta é muito importante”, avalia o chefe do Executivo.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A campanha de vacinação contra a gripe entra em sua terceira semana em Borda da Mata. Até o momento, as equipes de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde já imunizaram cerca de 700 pessoas. O número equivale a pouco mais de 11% do público-alvo estimado em cerca de 6 mil pessoas. A meta do município é vacinar ao menos 90% desse montante até 31 de maio, último dia da mobilização.

O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses até seis anos incompletos, idosos maiores de 60 anos,  gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das redes públicas e privadas de ensino, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas.

Nesta segunda-feira (22), teve início a segunda fase da campanha. A primeira se concentrou em vacinar crianças e gestantes, que ainda podem procurar as unidades de saúde para se imunizar ao longo do período que, agora, passa a ser dedicado a todos os segmentos do público-alvo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até 23 de março, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 mortes. O subtipo predominante no país até o momento é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 mortes registrados.

A campanha se concentra neste período do ano porque a queda das temperaturas no outono e no inverno tende a aumentar as aglomerações de pessoas em lugares fechados e sem ventilação. São maiores também os riscos de se pegar a doença, pois a contaminação ocorre principalmente por meio do contato com outras pessoas doentes.

A gripe diminui a imunidade do indivíduo e pode levar a infecções virais ou bacterianas. Em casos extremos, pode provocar a morte do paciente.

A vacina não causa a gripe. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente.

 

Confira a seguir a programação das unidades de saúde da cidade:

 

10 A 18/04/2019 – SEMANA EXCLUSIVA PARA ATENDIMENTO DE CRIANÇAS, GESTANTES E PUÉRPERAS.

>> Segunda a quinta-feira, na UBS Monsenhor Pedro Cintra, das 07 às 15:30 horas. Na quinta, 18/04, atendimento até as 11:30 horas.

 

22/04 a 31/05/2019 - Público-alvo geral (crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperias, Idosos, profissionais da saúde e professores, pacientes com doenças crônicas, povos indígenas)

 

22/04/2019 – SEGUNDA-FEIRA

8:00 horas – Palma

9:00 horas – Serrinha

10:30 horas – Bocaína

13:30 horas - Asilo

8:00 às 15 horas – UBS Sertãozinho

 

23/04/2019 – TERÇA-FEIRA

8:00 horas – Bogari

9:00 horas – Barro Amarelo

13:30 horas - APAE

 

24/04/2019 – QUARTA-FEIRA

8:00 horas – Campo

9:00 horas– Boa Vista

10:00 horas – Gaspar

8:00 ás 15 horas  - UBS Cervo

 

25/04/19 – QUINTA-FEIRA

8:00 horas – Santa Terezinha

9:00 horas – São Benedito

10:00 – Santa Edwirges

08 às 15 horas – UBS Nossa Senhora de Fátima

 

03/05//2019 – SEXTA- FEIRA

8:00 horas – Igreja São Judas (Católica)

8:00 às 15:00 horas – UBS Santa Rita

8:00 às 15:00 horas – UBS Santa Cruz

 

04/05/2019 – Dia D (SÁBADO)

8:00 às 17 horas – UBS Monsenhor Pedro Cintra

 

06/05/2019 - SEGUNDA-FEIRA

8 e 13 horas - CEMEI

10 e 14:30 horas – Creche

08 às 15 horas – UBS Sertãozinho

 

07/05/2019 - TERÇA-FEIRA

8 e 13 horas – Diva Ribeiro

10 e 14:30 horas – Escola Santa Cruz

 

08/05/2019 – QUARTA-FEIRA

8 e 13 horas – Escola Popular

10 e 14:30 horas – Grupo

8:00 ás 15 horas  - UBS Cervo

 

09/05/2019 - QUINTA-FEIRA

8 e 13 horas – GELAM

10 e 14:30 horas – Colégio Nossa Senhora do Carmo

08 às 15 horas – UBS Nossa Senhora de Fátima

 

10/05/2019 – SEXTA-FEIRA

08 às 15 horas – UBS Santa Rita

8:00 às 15:00 horas – UBS Santa Cruz

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata emitiu um alerta sobre o início da temporada de viroses. A equipe de epidemiologia da pasta se prepara para o período do ano com maior ocorrência de casos de doenças e infecções provocadas por vírus. De acordo com as autoridades de saúde, a forma mais eficaz de se proteger é a adoção de boas práticas de higiene.

“Os meses de abril e maio costumam ter uma elevação dos casos de doenças virais. O controle mais eficaz é a higiene. São ações muito simples, mas muito eficientes: lavar bem as mãos, especialmente após usar o banheiro, trocar as fraldas das crianças, antes das refeições e quando for preparar os alimentos, por exemplo”, aconselha a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Grazieli Siqueira.

Ela lembra que os bons hábitos de higiene pessoal e no lar ajudam no combate a uma infinidade de outras doenças, incluindo a proliferação de pragas como roedores e insetos nocivos, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

 

Confira hábitos simples de higiene que contribuem para a sua saúde:

Higiene Pessoal

=> lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro;

=> lavar as mãos antes das refeições;

=> evitar andar descalço, usar sandálias ou sapatos;

=> ao lavar as toalhas e roupas íntimas, coloque-as para secar diretamente no sol, não as deixando dentro do banheiro ou na sombra;

=> cada pessoa da família deve ter sua própria toalha e escova de dente, evitando compartilhá-las;

=> evitar sentar em vasos sanitários de banheiros públicos ou em casas de pessoas desconhecidas;

=> evitar ficar muito tempo com roupa molhada;

=> não compartilhar roupa íntima, como calcinhas, cuecas, sutiãs, com outras pessoas.

 

Higiene dos alimentos:

=> lavar bem frutas e verduras com água limpa e deixar de molho por alguns minutos em vinagre (1 colher para 1 litro de água) ou hipoclorito de sódio (03 gotas para 1 litro de água);

=> cobrir os alimentos para evitar que moscas ou outros insetos pousem;

=> evitar compartilhar copos, pratos, talheres ou qualquer objeto que seja levado à boca.

 

Higiene ambiental:

=> manter o quintal sempre limpo, roçando a grama/capim e podando as árvores;

=> não jogar lixo no quintal. Acondicione o lixo doméstico e coloque na frente de sua casa nos dias e horários de coleta pública, para evitar a presença de animais como ratos, cobras, escorpiões e baratas;

=> não queimar nenhum tipo de lixo, nem mesmo nos quintais;

=> manter a casa limpa, higienizada, ventilada e com iluminação natural;

=> não fumar dentro de casa;

=> eliminar possíveis criadouros de vetores de doenças (dengue, malária, leishmaniose), como: caixa d’água sem tampa, tambores, baldes e outros utensílios que possam acumular água;

=> se não houver rede de esgoto em sua região, os banheiros devem ser construídos longe dos poços d’água, de nascentes ou da beira do rio.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 4

Filtro por data

« Abril 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Mais lidas