Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Janeiro 2019

Com carga horária de 80 horas, o curso de Eletricista Predial foi concluído nesta quarta-feira, 27/02. Ministrado pelo Senai, esta foi mais uma qualificação profissional oferecida pela Prefeitura de Borda da Mata em parceria com o Funemp (Fundo Especial do Ministério Público). Parabéns, alunos!

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Médicos, enfermeiros e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, divididos em duas turmas, participaram na terça-feira, dia 26/2, do treinamento sobre “Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Parada Cardiorrespiratório (PCR)”, em Jacutinga/MG. O objetivo é a atualização profissional das equipes que atuam nos atendimentos às urgências e emergências. De Borda da Mata, participaram os médicos, enfermeiros e técnicos da Estratégia Saúde da Família e também as equipes de enfermagem do Pronto Atendimento e Epidemiologia.

O curso faz parte de um ciclo de treinamento que o Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV), organização que assumiu o complexo de saúde de Borda da Mata, está promovendo. “Investir na capacitação dos colaboradores é essencial para garantirmos que os pacientes sejam bem acolhidos, recebam um atendimento de qualidade, e para garantir que o paciente sobreviva sem sequelas. Os resultados refletem em uma Saúde Pública mais eficiente e humanizada para todos”, afirma o presidente do ISSRV, Dr. Ricardo Emiliano Rodrigues Sanches. Para a secretária municipal de Saúde em Borda da Mata, Rosaly Esther, "a capacitação constante dos profissionais é essencial no projeto de reabertura do hospital para atender a população do município com qualidade e de maneira humanizada. Além disso, os profissionais que atuam diretamente nos bairros também receberam o treinamento para aprimorar a aptidão em atender sempre da melhor maneira."

O médico Rafael Lahiri Namur, que atua na UBS do bairro Santa Cruz em Borda da Mata, aprovou o treinamento. “Foi uma excelente experiência. Recomendo, e digo que valeu muito, aprendemos muito sobre esse tema de grande relevância que é o PCR/IAM”, destacou o doutor da Estratégia Saúde da Família.

O curso foi ministrado pelo médico Dr. Heleson de Castro, que na ocasião, falou sobre os protocolos mundiais preconizados pela Associação Americana, referência em diretrizes na área. “A gente sabe que a PCR (parada cardiorrespiratória) acomete muitas pessoas no mundo. Por isso, estar bem treinado, saber exatamente o que fazer nesses casos, de forma rápida, melhora as chances de sobrevida do paciente e pode salvar vidas”, explicou. Além das apresentações teóricas, a capacitação também conta com “estações de treinamento práticas”, com a utilização de bonecos para a simulação da rotina de atendimento.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Durante a Assembleia Geral da Associação dos Amigos Caminho da Fé, em São João da Boa Vista, no dia 22/02/2019, foram divulgados os dados de crescimento da rota de peregrinação Caminho da Fé que passa por cidades do interior paulista e sul de Minas até o Santuário Nacional de Aparecida/SP. Da rota original, foram incluídos novos ramais de partidas e, portanto, novos municípios foram inseridos na peregrinação que pode ser realizada a partir de diferentes cidades. No entanto, Borda da Mata é ponto estratégico e passagem obrigatória de todos os peregrinos que realizam o caminho.

Em 2018, pelo menos 10 mil peregrinos passaram por Borda da Mata e deixaram aqui uma importante contribuição para a economia do município, seja em meios de hospedagens, alimentação, lojas e serviços. Em relação a 2017, houve um aumento de 25% no fluxo de peregrinos, sendo que eles fazem a rota a pé ou de bicicleta.

O Caminho da Fé nasceu 16 anos atrás por um grupo de amigos, peregrinos que percorreram estradas e trilhas de Águas da Prata até Aparecida. De lá pra cá, a rota passou de 35 municípios integrantes para 56, muitas pousadas e outros empreendimentos surgiram. As prefeituras são as principais parceiras da associação na manutenção por meio de contribuições, pois trabalham em parceria para que a sinalização, logística e comunicação aconteçam durante toda a extensão das estradas. Borda da Mata participa do Caminho da Fé desde a criação da rota.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A gestão da organização de saúde ISSRV implantou no Pronto Socorro Municipal, um novo sistema informatizado, o mesmo sistema de informações utilizado por grandes hospitais, como o Hospital Regional Samuel Libânio, em Pouso Alegre, por isso, todo paciente que procurar atendimento no Pronto Socorro Municipal de Borda da Mata deve apresentar CPF, cartão do SUS e comprovante de residência, obrigatoriamente.

A mudança vale a partir de 1º de março e é necessária porque é a maneira como são feitos os acolhimentos nos hospitais e com a iminente abertura do hospital fechado de Borda da Mata, é preciso se adequar às normas vigentes.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O prefeito André Carvalho Marques, no uso de suas atribuições e em conformidade com o Art. 9º, parágrafo 4º, da Lei Complementar nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal - convida a todos para participar da Audiência Pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, no dia 28 de fevereiro de 2019, (quinta-feira), às 19h, na Câmara Municipal de Borda da Mata, situado no 3º piso do Terminal Rodoviário. O objetivo da audiência é avaliar o cumprimento das metas fiscais do Poder Executivo.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O projeto da Administração 2017/2020 de reabrir o hospital de Borda da Mata, fechado em 2013, deu mais um passo rumo à concretização. No dia 14/02/2019, a Prefeitura Municipal e a Organização de Saúde ISSRV – Instituto Social Saúde Resgate à Vida assinaram o contrato de gestão dos serviços de saúde do município e vão continuar trabalhando para ampliar a oferta de tratamentos e atendimentos em Borda da Mata.

O prefeito André Marques ressalta que “o nosso sonho e o nosso objetivo é a reabertura do hospital. Tenho muita confiança no trabalho da Organização de Saúde e também da Secretaria Municipal de Saúde. Juntos, vamos realizar esse importante avanço para Borda da Mata.” Para a secretária de Saúde, Rosaly Esther, a assinatura do contrato é um marco no árduo trabalho que vem sendo realizado para que o hospital retome as atividades “estamos empenhados em oferecer o melhor para Borda da Mata na área da Saúde e a reabertura do hospital faz parte deste trabalho. Essa parceria com certeza trará melhores indicadores, eficiência no atendimento e menor custo à Administração”.

O médico e presidente do ISSRV, Ricardo Emiliano Rodrigues Sanches e o médico consultor do ISSRV, Rubens Santos, e toda equipe de trabalho do Instituto estiveram na Prefeitura e também nas dependências do Lar Monsenhor Pedro Cintra, nesta quinta-feira, onde estão concentrados todos os serviços de saúde para assinatura do contrato e início da gestão. O contrato tem validade de cinco anos e inclui a gestão do centro de especialidades médicas e não médicas, laboratório de análises clínicas, pronto socorro e hospital municipal.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Atualizado em 26/02/2019

Com investimento mínimo devido à grave crise financeira por conta do atraso em repasses constitucionais do Governo do Estado aos municípios, a Prefeitura de Borda da Mata vai montar uma estrutura menor para DJ e banda todas as noites na Praça Antônio Megale, e a animação vai ser garantida também, como todos os anos, pelos blocos de rua que vão sair de sexta a terça-feira. Este ano, são oito blocos que vão ficar concentrados em diferentes pontos da cidade e desfilar pelas ruas até a praça, acompanhados de carro de som. 

Com abadá, com fantasia ou com trajes temáticos, as respectivas organizações dos blocos estão empenhadas, junto a Prefeitura, em promover um Carnaval seguro e muito animado para bordamatenses e turistas. 

SEXTA
Bloco do Pijama
Concentração: Bar do Fernando às 19h
Saída: 21h

Corneteiros
Concentração: Casa do Compadre às 19h30
Saída: 23h

 

SÁBADO
Caminho do Mé
Concentração: Casa do Compadre às 16h
Saída: 21h


DOMINGO
Antes aqui do que na UTI
Concentração: Bar do Téta às 16h
Saída: 18h


Locomotiva da Alegria
Concentração: Casa do Compadre às 17h
Saída: 21h

Bloco do Caixão
Concentração: Bar do Téta às 18h
Saída: 20h

 

SEGUNDA
Maria Sapatão & João Bigodão
Concentração: Bar do Beto às 18h
Saída: 21h

 

TERÇA
Bloco Rural
Concentração: Bar do Adnan às 19h
Saída: 21h30

 

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Os professores da Rede Municipal de Borda da Mata participaram, no dia 11/02, da palestra com a assistente social da Prefeitura, Evelyn Freitas, e com a psicóloga da Apae, Janaina Leite, com o tema “Construindo ou destruindo barreiras? Qual é minha posição?”. A formação e a atualização constante dos profissionais asseguram a qualidade e comprometimento da Educação Municipal.

O encontro aconteceu na Escola Municipal Benedita Braga Cobra. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Uma insulina para tratamento de diabetes ou remédio para controle de pressão arterial devem ser armazenados com temperatura entre 2ºC a 8ºC graus, no entanto, uma empresa que se instalou em Borda da Mata sem alvarás de funcionamento e sanitário e sem condições mínimas de armazenamento, recebia e distribuía medicamentos a farmácias e drogarias da região com temperatura entre 31ºC a 46ºC graus. O paciente que compra este medicamento armazenado e transportado incorretamente pode ter o tratamento prejudicado e até levar a pessoa à morte por complicações da doença. O responsável pelo Serviço de Vigilância Sanitária de Borda da Mata, Matheus Gabrili, explica que “é como se a pessoa não estivesse sendo medicada ou então bebendo água. Não faz efeito.” Pelo menos um terço (1/3) das mercadorias (medicamentos termolábeis) estavam fora das condições de uso.

No dia 31 de janeiro de 2019, após denúncias anônimas e o acompanhamento de atividades durante uma semana, o serviço de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Borda da Mata, interditou um galpão clandestino de remédios que armazenava e transportava medicamentos de forma irregular. No sábado, dia 02 de fevereiro, os responsáveis pela empresa apresentaram a documentação para recuperar os medicamentos que ainda estavam em boas condições, bem como o credenciamento de veículos e a adequação de refrigeração para o transporte da mercadoria para local devidamente regularizado.

Para continuar com as atividades em Borda da Mata ou em qualquer outra cidade do Brasil, a empresa precisa se adequar com os alvarás, sanitário e de funcionamento, adequar as estruturas para armazenamento dos medicamentos, além do transporte com carros devidamente registrados, higienizados, dedetizados e refrigerados.

O local que não tinha alvarás foi interditado e os medicamentos apreendidos. A empresa responsável, que é de Belo Horizonte, já teve uma filial interditada em Pouso Alegre, também pela Vigilância Sanitária. A empresa instalada em Borda da Mata responde processo administrativo sanitário da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e também processo judicial com investigação da Polícia Civil.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A coleta de galhos, gramas e móveis acontece toda semana, em datas pré-estabelecidas, nos bairros de Borda da Mata. Cada bairro recebe o serviço, em média, uma vez por mês, por isso é importante a ação da população em colocar estes entulhos apenas na data correta. 

Entulhos de construção NÃO são retirados pela Prefeitura. Para este serviço, é preciso acionar os serviços de caçamba disponíveis no município. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Filtro por data

« Fevereiro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28      

Mais lidas