Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Novembro 2019

 

Inscrições para lotes que serão doados pela Prefeitura vão de 2 a 31 de março de 2020. Para se inscrever, candidatos devem atender a critérios sociais e de renda. Edital pode ser acessado no site da Prefeitura

 

A Prefeitura de Borda da Mata publicou nesta segunda-feira, 30, o edital que estabelece as regras para inscrição e seleção das famílias que serão contempladas pela primeira fase do Programa Social de Habitação Popular. A íntegra do edital, com o formulário de inscrição e outros documentos, podem ser acessados no site da Prefeitura. 

 

Acesse a íntegra do edital aqui

 

As inscrições para o programa vão de 2 a 31 de março de 2020 e serão recebidas na sala 7 do Terminal Rodoviário pela Comissão Especial de Recebimento de Documentos e Avaliação de Inscritos.

 

Inscrições

Para se inscrever, as famílias devem residir há pelo menos cinco anos no município e atender a uma série de critérios socioeconômicos que têm o objetivo de beneficiar famílias de baixa renda e que não possuem moradia. Conforme segue:

 

“(...)

 

  • b) Não ter sido beneficiado anteriormente em programas habitacionais da Prefeitura de Borda da Mata;

 

  • c) Possuir renda familiar mensal não superior a 03 (três) salários mínimos vigentes (valor vigente até à data de inscrição);

 

  • d) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;

 

  • e) Ter constituído Núcleo Familiar, assim entendido:

 

  • estado civil casado e/ou viúvo;
  • convivente em união estável;
  • estado civil solteiro, com filho de até 21 (vinte e um) anos de idade, residindo no mesmo imóvel;
  • possuir curatela de pessoa absolutamente incapaz de exercer atos da vida civil, nos termos do Artigo 3ª do Código Civil Brasileiro;
  • possuir curatela de pessoa relativamente, incapaz, estritamente por deficiência mental que lhe gere discernimento reduzido, ou excepcional sem desenvolvimento mental completo;
  • possuir curatela de pessoa maior de 60 anos;

 

  • f) Idoso (idade superior ou igual a 60 anos) e Pessoa com Deficiência (PCD), independente do estado civil.

 

  • g) O requerente ou qualquer membro do Núcleo Familiar não poderá possuir ou ter outro imóvel no município de Borda da Mata, mediante a negativa do imóvel no cartório.

 

  • h) Certidão negativa de inscrição de cadastro de inadimplentes.”



No ato da inscrição, o candidato deve apresentar uma lista de documentos para comprovar que ele atende os critérios estabelecidos pelo programa. A lista de documentos está presente no edital que deve ser lido atentamente pelos candidatos, a fim de que conheçam todo o seu conteúdo.



A lista preliminar de inscritos será divulgada no dia 6 de abril de 2020. A listagem será afixada no quadro de publicações da Prefeitura e em seu site oficial. As inscrições serão validadas pela Comissão Especial de Recebimento de Documentos e Avaliação de Inscritos, que poderá, caso julgue necessário, abrir diligências para apurar as informações declaradas pelos inscritos.

 

Após a divulgação da lista preliminar, será possível aos candidatos interpor recurso administrativo no prazo de cinco dias úteis, a partir da publicação, junto ao Departamento de Desenvolvimento Social. 

 

Lista final de inscritos e sorteio

No dia 24 de abril será, então, divulgada a relação dos inscritos homologados. Novamente, a relação estará disponível no quadro de avisos da Prefeitura e em site na internet. A partir dessa base de inscritos, será realizado no dia 6 de maio, na Câmara de Vereadores, um sorteio em sessão pública.

 

O sorteio definirá a ordem de classificação para todos os inscritos, partindo das reservas legais para idosos e pessoas com deficiência para as vagas de ampla concorrência. Em caso de número de inscrições superiores ao de lotes disponibilizados, este serão distribuídos conforme a ordem de sorteio, ficando os demais sorteados como suplentes também obedecendo a ordem de sorteio.

 

Construção

Após receber o terreno da Prefeitura, os beneficiários terão um prazo de seis meses para dar início à construção e prazo de 36 meses para concluí-la. As obras serão fiscalizadas desde seu início até sua conclusão. Caso a construção não se inicie ou se conclua dentro dos prazos estipulados, a área volta para o município sem possibilidade de ressarcimento ao beneficiário pelo que tiver sido edificado até aquele momento.

 

A Prefeitura doará aos beneficiários um projeto arquitetônico padrão de 48 metros quadrados, que pode ou não ser utilizado pelo beneficiário, mas a obra a ser edificada não poderá ser inferior a esta área e deverá ser obrigatoriamente de alvenaria.

 

Beneficiário não poderá vender ou alugar pelo prazo de 30 anos

Por se tratar de um programa de interesse social, voltado a uma política pública de moradia, os beneficiários não poderão, sob hipótese alguma, alugar ou vender o imóvel pelo prazo de 30 anos a contar da emissão do habite-se. 

 

> Acesse a íntegra do edital aqui


Primeira fase do programa

A doação de terrenos é a primeira fase do Programa Social de Habitação Popular. Nesta etapa, a Prefeitura desapropriou diversas áreas institucionais do município, que estavam em desuso, para doar a famílias carentes, permitindo que elas tenham um espaço para construir suas casas próprias.

 

Ao todo, estão sendo desafetadas seis áreas situadas em diferentes regiões da cidade. Elas totalizam cerca de 10,5 mil metros quadrados, que serão desmembrados nos 57 lotes a serem doados.

 

Programa vai atuar em três frentes

A doação de lotes é a primeira etapa do programa e apenas uma de suas três frentes de atuação, que são as seguintes:

 

  • Análise de novas áreas institucionais em desuso para doação de mais terrenos para famílias carentes.

 

  • O apoio a projetos imobiliário do programa Minha Casa, Minha Vida desenvolvidos pela iniciativa privada no município, que também deverão beneficiar dezenas de famílias. 

 

  • A regularização fundiária: que vai dar a escritura de imóveis com pendências para cerca de 200 famílias carentes.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O planejamento para o Carnaval 2020 em Borda da Mata já começou. Serão cinco dias de festa, com shows ao vivo, no palco montado na praça central, e desfile de blocos carnavalescos. A programação conta ainda com DJ e matinê.

 

O planejamento inicial, no entanto, já conta com a programação completa de desfiles dos blocos, que é a seguinte:



 

Sexta

> Corneteiros

Concentração: 19h, na Casa do Compadre | Saída para a praça: 23h

 

Sábado 

> Caminho do Mé 

Concentração: 16h, no Compadre  | Saída pra praça: 20h

 

Domingo

> Bloco à Fantasia

Concentração: 16h no Espetinho | Saída para a praça: 20h

 

> Bloco do Caixão 

Concentração: 16h, no Bar do Teta | Saída para a praça: 21h30

 

Segunda

> Maria Sapatão 

Concentração: 18h, no Bar do Beto | Saída para a praça: 21h00

 

> Baile do Mé | 23h Compadre

 

Terça

> Bloco #euvou Oba Oba 

Concentração: 15h, no Oba Oba | Saída para a praça: 19h

 

> Bloco Rural 

Concentração: 18h, no Bar do Adnan | Saída para a praça: 21h30

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

 

A Prefeitura de Borda da Mata decretou recesso nos dias que antecedem o Natal e o Ano Novo. Os dias 23, 24, 26, 27, 30 e 31 serão contabilizados para descontar no banco de horas dos servidores públicos ou compensação posterior.

 

A medida visa a racionalização da prestação de serviços, que é bastante inferior no período, e economia para os cofres públicos, com o desligamento de equipamentos, redução do consumo de água e energia elétrica.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Atletas de Borda da Mata, Tocos do Moji, Estiva, Pouso Alegre, Bueno Brandão e Gonçalves participaram do Pedal Solidário no dia 15/12, em Borda da Mata, com percurso de 24 km pelos bairros Areião, Gaspar e Ribeirão Bonito. O evento beneficente doou a renda arrecadada ao menino Otávio Augusto, portador da doença rara Atrofia Muscular Espinhal (AME).

 

A Prefeitura de Borda da Mata participou do evento com o fornecimento de frutas, água, disponibilização de carro de apoio e ambulância. O organizador do evento, Ramirez Medeiros, conta que o valor arrecadado não foi suficiente para a compra do equipamento ao Otávio (guindaste transfer – custa cerca de R$ 8 mil), mas agradece a todos pela participação, apoio e patrocínio “agradecimento à Prefeitura pelo apoio aos atletas, ao serviço de cronometragem gratuito fornecido pelo "Gago" de Santa Rita do Sapucaí, ao fotógrafo Leonardo Souza, à Eletrônica Marques pelo som, ao Éder do Posto BR pelo espaço, aos músicos Camaleão do Rock e Gustavo e a todos que trabalharam no dia do evento.”

PÓDIO 

Os cinco primeiros colocados receberam troféus e todos os participantes receberam medalhas. No pódio, o primeiro lugar ficou com o bordamatense Lucas Bento com o tempo de 58:39. Em segundo lugar, José Roberto, também de Borda da Mata completou a prova em 59:23. No terceiro lugar, o atleta Evandro Salvador de Estiva chegou com o tempo de 59:31. De Borda da Mata, o quarto lugar ficou com Pizi, com o tempo de 01:02:10. Completando o pódio, o quinto lugar veio de Estiva, Anderson da Silva, com o tempo de 01:02:40.

SOLIDARIEDADE 

Quem ainda quiser ajudar na aquisição do equipamento necessário para o tratamento de Otávio, pode depositar qualquer quantia na conta da mãe do menino, Karina Aparecida Chaves (Caixa Econômica AGÊNCIA 1685 - OPERAÇÃO 013 - CONTA 9354-8).

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Já começou a contagem regressiva para o início de 2020, ano que vai chegar com muita festa em Borda da Mata. Para celebrar a virada, será montado um palco entre as praças Antônio Megale e Nossa Senhora do Carmo.  

 

Dois shows passam pelo local. No dia 30, o palco será do República do Samba, que dá o tom a partir das 20h. E, na véspera do Ano Novo, quem sobe ao palco para o Show da Virada é a banda Sapo Brasilis. Com repertório eclético, eles vão tocar todos os estilos com a missão de fazer o som para todos os gostos. 

 

Caberá à banda fazer a contagem regressiva para 2020. Quando o relógio marcar meia-noite, a festa vai ganhar luzes e cores com uma queima de fogos luminosos. “Estão todos convidados para as festas de fim de ano em Borda da Mata. Preparamos os eventos com muito carinho, para que as famílias possam ir às praças da cidade viver a magia do Natal, confraternizar e ter uma virada de ano cheia de alegria e esperança”, conclui o prefeito André Marques.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O projeto “Quem poupa, tem” da professora Maria Aparecida Teodoro dos Santos na Escola Municipal Francisco de Souza Costa, em Borda da Mata, mobilizou os alunos do Pré II: em parceria com as famílias, as crianças economizaram e juntaram dinheiro durante o ano inteiro. Essas moedinhas foram guardadas em um cofre na escola. No mês de dezembro, a sala abriu o cofrinho e somou a quantia de R$ 126,50. Na ocasião, a professora Cidinha explicou sobre economia e a importância de poupar.

A diretora da escola, Débora Soussin, conta que a ação ensinou muito aos alunos “a participação das famílias foi essencial para dar a recompensa às crianças. Com mais R$ 10,00 de cada família, os alunos foram passear no cinema do shopping Serra Sul em Pouso Alegre.” O passeio aconteceu no dia 10/12.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

O Lar Monsenhor Pedro Cintra realizou entre o final de novembro e as primeiras semanas de dezembro sua Novena de Natal. Esta é a segunda edição do evento religioso na instituição. Assim como em 2018, ele reuniu a comunidade do Santo Antônio, amigos e familiares dos idosos da casa de repouso.

 

As reuniões para oração simbolizam a preparação para o nascimento de Jesus, que é encenado em um presépio montado no Lar. Os idosos participam ativamente da Novena de Natal, fazendo leituras do evangelho e entoando orações.

 

“Esse foi um evento ao qual demos início em 2018 e teve uma excelente aceitação dos idosos. Ele marca a reunião com a comunidade, amigos e familiares e estimula a fé, que é algo tão presente na vida deles”, explica a coordenadora do Lar, Dalva Luzia.

 

Entrega de presentes

O fim de ano no Lar Monsenhor Pedro Cintra ainda tem muitos momentos especiais guardados para seus ilustres moradores. No dia 23 de dezembro, serão entregues os presentes da campanha ‘Natal dos Idosos’, que registrou em fotografias o que cada um deles gostaria de ganhar de presente neste Natal. 

 

As fotos foram divulgadas na imprensa e nas redes sociais para que as pessoas pudessem colaborar adotando um dos idosos. O resultado dessa linda campanha será conhecido na próxima semana, quando serão entregues os presentes arrecadados em uma cerimônia de confraternização no Lar.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Temporada natalina começou com inauguração da iluminação, presença do Papai Noel e Auto de Natal com Wolf Borges e Jucilene Buosi

 

 

O domingo, 8 de dezembro, era mais do que especial em Borda da Mata. Ele marcava a data de instalação da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, elevada em 2005. Era também o Dia de Nossa Senhora da Conceição e, ainda, o Dia Nacional da Família. Foi nesse domingo cheio de motivos para comemorar que a Prefeitura fez o lançamento oficial do ‘Natal da Família’.

 

O evento marcou a inauguração das luzes de Natal, teve a presença do Papai Noel e um belíssimo Auto de Natal com Wolf Borges e Jucilene Buosi. 

 

Como era o objetivo do evento, as famílias compareceram em peso. Em meio à nova decoração da Praça, a criançada se esbaldou em brincadeiras e fez fila para posar para a foto com o Papai Noel.

 

Ao lado do bom velhinho, o prefeito André Marques recepcionou uma a uma as crianças. “A ideia era exatamente essa, criar o clima e o ambiente propício para reunir as famílias, as crianças para que todos possam desfrutar com alegria e tranquilidade dessa época tão cheia de paz e harmonia”, comemorou o gestor.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Médico, enfermeira, farmacêutica, técnica de enfermagem e agentes de saúde integram a equipe que atendem os pacientes diabéticos e hipertensos no grupo Hiperdia da Unidade Básica de Saúde. Na UBS Monsnehor Pedro Cintra, no Centro de Borda da Mata, cerca de 60 pessoas participam do atendimento que acontece a cada dois meses e concentra em um só lugar informações de prevenção e cuidados com a saúde. Os encontros acontecem no salão da Igreja Presbiteriana Independente, próximo à Unidade. 

Conforme explica a enfermeira Débora Brandão “na reunião fazemos controle do peso, aferição de pressão arterial, teste da glicemia, a farmacêutica entrega os remédios necessários, o médico conversa com o paciente e toda a equipe também orienta. Criamos um vínculo com os pacientes, o que facilita no acompanhamento da necessidade de cada um”. De acordo com o médico da Unidade, Jonas Domingues, “nosso foco é a prevenção e também evitar novas doenças, por isso orientamos sempre a manter bons hábitos, porque o remédio ajuda, mas o que resolve são as atitudes do dia a dia, como a alimentação saudável e a atividade física”.

Para facilitar o acesso dos participantes do grupo, os remédios necessários são entregues durante o encontro, conforme explica a farmacêutica Lidiane Militão. A dona Maria não perde um encontro “o grupo é bom porque a gente faz o acompanhamento sempre, não precisa esperar passar mal para ir ao médico”. Em dezembro, o grupo aconteceu no dia 11. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Projeto de lei torna  patrimônio cultural do Estado o modo de fazer pijama do município de Borda da Mata. Cidade produz cerca de 80 mil peças de pijamas todos os anos, sendo referência nacional na confecção do produto

 

Borda da Mata já é conhecida nacionalmente como Capital do Pijama. Mas um projeto de lei aprovado nesta terça-feira, 10, na Assembleia de Minas torna a cidade a Capital Estadual do segmento, oficializando a condição. De autoria do deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), o PL 4.445/2017 “declara patrimônio cultural do Estado o modo de fazer pijama do Município de Borda da Mata”.

 

A proposta foi aprovada em 2º turno pelo plenário da Assembleia. “O reconhecimento do relevante papel que a produção de pijamas desempenha na economia local e estadual, destacando o município dentre todos os outros mineiros, é um importante passo para o desenvolvimento social e turístico da região”, declarou o deputado.

 

Para virar lei, o projeto segue agora à sanção do governador Romeu Zema. O prefeito André Marques comemorou a notícia. “É mais uma contribuição importante do deputado Dalmo Ribeiro para nossa querida cidade. Ter o status de patrimônio cultural, além de uma forma bem-vinda de reconhecimento, abre novas perspectivas para que possamos conferir ainda mais dinamismo a esse ofício tão tradicional em nossa cidade, responsável por gerar emprego, renda e dignidade para boa parte do nosso posso”, considerou.

 

O que faz de Borda da Mata a Capital do Pijama

Borda da Mata integra o Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas. O potencial têxtil do município foi desenvolvido há quase 50 anos. A primeira confecção de pijamas foi instalada na cidade em 1969, abrindo caminho para uma robusta indústria têxtil que se estabeleceria a partir de então.

 

Por ser o pioneiro, o pijama é o produto mais famoso da cidade, pode ser encontrado nas lojas às margens da Rodovia MG 290 e no perímetro urbano, de portal a portal. Todos os anos, o município produz cerca de 80 mil peças.

 

A lingerie, ao lado do pijama, fortalece a moda íntima produzida em Borda da Mata. Na cidade há também a produção de moda básica com roupas e tricô. Outro ponto forte no município é a moda casa, com cama, mesa, acessórios e decoração. São cerca de 80 tecelagens no município que vendem os produtos para todo o Brasil. Os produtos também podem ser comprados direto das fábricas. Tradição na cidade, as selarias compõem a moda country. No distrito do Cervo, destaque para as malharias. Atualmente, quase 200 empresas do setor têxtil estão instaladas em Borda da Mata.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Filtro por data

« Dezembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Mais lidas