Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Domingo, 10 Novembro 2019

O Prefeito André Marques acompanhou ao longo desta segunda-feira, 11, a instalação de luminárias de LED no terminal rodoviário e vias de Borda da Mata. A ação integra a nova fase do projeto de modernização da iluminação do município. Nesta etapa, a iluminação de LED vai abranger mais seis pontos da cidade, com investimento de R$ 540 mil.

O sistema de LED chegará à Avenida João Olívio Megale, à Praça Monsenhor Pedro Cintra, no trecho acima da Basílica, seguindo até o cemitério, ao terminal rodoviário, e Avenida Alvarina Pereira Cintra.

A administração municipal iniciou o plano de modernização da iluminação urbana ainda em 2018, quando houve a substituição da iluminação de lâmpadas das praças centrais e uma série de vias que ainda não eram iluminadas.

A iluminação LED é mais eficiente pois ilumina mais, consumindo menos energia. A médio e longo prazo, o baixo consumo e a durabilidade da lâmpada gera economia para os cofres públicos.

“Estamos acompanhando hoje essa nova etapa do trabalho de instalação da iluminação LED, que é mais um investimento para benefício da população conquistado mesmo em meio à crise. A iluminação vai trazer mais segurança, conforto para os moradores e, ainda, economia para os cofres públicos”, avalia o prefeito André Marques.

Placas espalhadas pela cidade orientam moradores a encaminhar pessoas em situação de rua para o CRAS Sebastiana Marques

O Departamento de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Borda da Mata deu início esta semana à campanha ‘Não dê esmola, dê cidadania”. O propósito da iniciativa é orientar os moradores a encaminhar pessoas em situação de rua para os serviços de assistência social do município ao invés de dar esmola, atitude que pode servir de incentivo para a permanência dessas pessoas no relento das ruas.

Para dar visibilidade à campanha, foram instaladas cerca de 30 placas em diversas localidades. Elas  trazem o slogan da campanha, seguido do endereço do CRAS Sebastiana Marques e seu telefone de contato. O órgão público é o responsável por assistir pessoas em estado de vulnerabilidade social.

O diretor do Departamento Municipal de Desenvolvimento Social explica que é o órgão público o responsável por acolher as pessoas em situação de rua e só ele dispõe dos meios e dos profissionais para o trabalho.

“Nós sabemos que as pessoas agem de boa fé, mas a esmola só ajuda a perpetuar a condição daquela pessoa. Por isso pedimos a todos: encontrou uma pessoa em situação de rua? Não dê esmola, dê cidadania, encaminhando ela para o CRAS. Aqui temos os profissionais e as condições necessárias para acolhê-la da melhor maneira, com alimentação, roupas e inclusão nos programas sociais profissionalizantes e de renda”, explica o diretor.

O comandante da Polícia Militar de Borda da Mata conta que tem chegado aos policiais reclamações sobre abordagens intimidatórias. Ele coloca a PM à disposição dos moradores e também orienta sobre o encaminhamento para os órgãos de assistência social.

“A PM tem recebido algumas reclamações sobre moradores de rua que acabam abordando as pessoas de maneira intimidatória, causando uma certa sensação de insegurança. A recomendação que nós fazemos é para que evite dar esmolas, porque, apesar da pessoa achar que está ajudando ela também pode estar ajudando a sustentar um vício; e existe o serviço de assistência social da Prefeitura responsável por acolher e dar o devido encaminhamento para essas pessoas”, avalia o comandante.

O policial lembra que, como, na maioria das vezes, se trata de pessoas desconhecidas não para saber sua real intenção. “Podem ser pessoas de boa índole ou não. Em caso de suspeita, de sensação de insegurança ou alguma abordagem intimidatória, a Polícia Militar está à disposição”, informa. A PM de Borda da Mata pode ser contatada pelo 190 ou pelo (35) 9829-1493.

« Novembro 2019 »