Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quarta, 30 Outubro 2019

Depois de intensa articulação do prefeito André Marques e do deputado estadual Dalmo Ribeiro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou nesta quinta-feira, 31, que a Comarca de Borda da Mata voltará a contar com um Juiz Titular de Direito a partir de dezembro.

O anúncio foi feito pelo presidente do TJMG, Nelson Messias, pessoalmente ao prefeito e ao deputado, que se reuniram com o líder da Corte na tarde de hoje.”Fica aqui o meu agradecimento ao empenho de todo os servidores da Prefeitura e do deputado Dalmo. Com a atuação de um juiz titular, temos a certeza de que os processos voltarão a andar com maior celeridade em nossa Comarca”, avaliou o prefeito.

Atualmente, a Comarca de Borda da Mata é atendida por um juiz substituto, que se desloca até a cidade uma vez por semana, fato que tem feito acumular processos na cidade.

A Vigilância de Saúde da Secretaria Municipal de Borda da Mata divulgou os dados da cobertura de vacinação contra o sarampo no município. Entre as crianças de até 5 anos, até o início de outubro (08/10), o número de imunizados era 81,28%. Em 26/10, após a campanha que percorreu os bairros urbanos e rurais, distritos e as escolas, a meta ultrapassou e fechou em 114,8%. A enfermeira Grazieli Siqueira explica que esse número indica que todas as crianças do município foram imunizadas e além disso, pessoas de outros municípios  tomaram a vacina em Borda da Mata.

Grazieli orienta sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia, mas alerta a possibilidade, ainda que mínima, de o organismo não produzir anticorpos contra a enfermidade mesmo após a vacinação. “A eficácia é de 95% a 98% de proteção contra a doença.”

JOVENS DE 20 A 29 ANOS

A campanha continua, agora com foco no público jovem, de 20 a 29 anos. Além disso, qualquer pessoa pode atualizar o cartão de vacinas. Basta levar o cartão na Sala de Vacinas da UBS Monsenhor Pedro Cintra – Centro, das 7h às 15h30, de segunda a sexta. No sábado, dia 30/11, acontece também mais um DIA D de vacinação. Quem não tiver a caderneta, pode levar um documento para receber a vacina.

Depois de 12 anos, a ponte que passa sobre uma das estradas de acesso ao Bairro do Campo, passou por um trabalho de revitalização nesta quarta-feira, 30. A ação integra o esforço da Prefeitura de Borda da Mata para dar melhores condições de tráfego aos moradores da zona rural e distritos a partir da intensificação dos trabalhos de manutenção e melhorias de estradas e pontes.

A ponte que havia mais de uma década não recebia qualquer tipo de reparo, teve sua base reforçada e a madeira de seu piso de passagem substituída. A entrada da ponte ainda foi nivelada pela máquina. “Com os ajustes, a ponte ficou como nova”, conta o diretor do Departamento de Obras, Barezze Brandão, que tem se empenhado em dinamizar o trabalho das equipes da pasta dedicadas à zona rural e distritos.

O prefeito André Marques lembra que a ponte é importantíssima no dia a dia das pessoas que moram na localidade. “Estamos dando a máxima atenção a casos como esses para garantir que os moradores tenham assegurado seu direito de ir e vir sem enfrentar transtornos. É uma obrigação do poder público e uma das missões que perseguimos todos os dias com muita dedicação”, considera.

A revitalização da ponte vai facilitar o tráfego dos moradores e o escoamento da produção local, que terá mais uma alternativa viária de qualidade para fazer circular as mercadorias agrícolas da região.

A prevenção e o cuidado com a saúde devem acontecer o ano inteiro, mas é em outubro que as mulheres são convidadas a prestar mais atenção na saúde com a campanha nacional Outubro Rosa, em especial, na prevenção do câncer de mama e de colo do útero.

Na Unidade Básica de Saúde do distrito do Sertãozinho, a equipe da Estratégia Saúde da Família preparou diversas atividades para as mulheres. No dia 29/10, a fim de trabalhar a autoestima, a enfermeira Aline Siqueira, por meio de parcerias, ofereceu máscaras faciais de argila e também ministrou junto com o médico da UBS, doutor Efraim, uma palestra sobre saúde da mulher. No dia 30/10, os eventos continuaram com um bate papo com a nutricionista Isadora Ribeiro Vieira e com uma sessão de meditação com a terapeuta Haline Lopes. Nos dois dias, as participantes também tiveram um café especial.

No distrito do Cervo, a enfermeira Gabriela Almeida também realizou uma roda de conversa, no dia 30/10, para as mulheres da comunidade para levar informações de prevenção.

« Outubro 2019 »