Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quinta, 24 Outubro 2019

Começou a funcionar esta semana, no distrito do Sertãozinho a nova sala de odontologia que vai atender a região. O espaço foi todo reformado e ganhou equipamentos novos em uma parceria da Prefeitura com a associação de moradores do distrito e apoio dos vereadores locais.

“A gente sabe que dois dias de atendimentos aqui suprem a demanda. Nós estamos iniciando aqui com a doutora Thaís, na terça-feira, e, posteriormente, assim que forem feitos alguns ajustes de horários, teremos mais um dia inteiro”, explica o coordenador do setor de odontologia, Leandro Antunes Lima.

A sala foi entregue oficialmente à comunidade durante um café da manhã do qual participou servidores, representantes da associação, vereadores e moradores. Antes de o novo espaço ser inaugurado, a comunidade era atendida em uma unidade móvel que, depois de anos de uso, já estava em condições precárias.

“É um dia muito feliz para todos nós. Durante vários anos, a comunidade era atendida em um trailer, que muito serviu, mas trazia dificuldades para os profissionais e para os moradores. Agora, com a união do Executivo, Legislativo e associação de moradores, conseguimos inaugurar essa sala com uma cadeira novinha em folha, equipamento de Raio-X. Novas acomodações que muito vão beneficiar a população”, lembrou o prefeito André Marques.

Representantes da comunidade, servidores da saúde, vereadores e o prefeito ressaltaram a importância da união entre poder público e moradores para garantir realizações como essa, que levam benefícios diretos para a população. Os vereadores Roberto e Carlão participaram da entrega da sala. Também marcou presença Antônio Feliciano, representante da Associação de Moradores locais.

Todo ano, pelo menos  três vezes, os agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizam o Liraa - Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypt. O levantamento trata-se de uma busca que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e que, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. A metodologia foi desenvolvida em 2002, pelo Ministério da Saúde, para atender a necessidade dos gestores e profissionais que trabalham com o programa de controle da dengue.

Em Borda da Mata, durante os dias 14 a 23 de outubro, 13 bairros foram selecionados aleatoriamente pelo sistema para o mapeamento. A enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, explica que de todos os bairros pesquisados, foram encontradas larvas do mosquito transmissor de doenças apenas no bairro Santa Cruz "piscinas e recipientes como cocho de animais tem sido os principais locais de disseminação das larvas do mosquito.  É importante ressaltar que a atenção de cada morador em seus quintais e terrenos é essencial para o combate ao mosquito".

A partir da informação obtida pelo Liraa, os agentes têm subsídios para tomada de decisão e para a priorização de áreas de atuação bem como das estratégias a serem utilizadas para eliminação, além de atuar na conscientização da população, que já está bastante atenta às questões de combate aos criadouros do mosquito.

O mosquito Aedes Aegypt é transmissor das seguintes doenças: Dengue, Chikungunya, Zika e Febre amarela.

« Outubro 2019 »