Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Domingo, 20 Outubro 2019

Até o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo (19/10), 887 pessoas foram vacinadas em Borda da Mata. A campanha que começou no dia 07/10 percorreu os bairros rurais, os distritos Cervo e Sertãozinho, as Unidades de Saúde do município, a Creche, o Cemei e segue até o dia 24/10 com presença da equipe de imunização nas escolas da cidade.

A enfermeira coordenadora da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, conta que recebeu na UBS Monsenhor Pedro Cintra, no sábado, 19/10, 64 comparecimentos, dos quais 34 foram vacinados e 75 vacinas realizadas. “Ainda teremos outro Dia D que vai ser no dia 30 de novembro, para os adultos de 20 a 29 anos. Mas qualquer pessoa pode conferir o cartão de vacinação na Sala de Vacinas que fica na UBS Monsenhor Pedro Cintra. Se não tiver o cartão, é necessário levar um documento pessoal”.

Sala de Vacinas
UBS Monsenhor Pedro Cintra - Centro
Atendimento: 7h às 15h30

Escolinha de futebol do município disputou sete finais e conquistou 6 títulos no mês de outubro

As equipes da Escolinha de Futebol de Borda da Mata não param de trazer títulos para a cidade. No sábado, 19, foi a vez das equipes sub-13 e sub-15 conquistarem a Ouro Copa. Ambas as equipes chegaram ao bicampeonato na competição.  Com as duas vitórias, a escolinha encerrou outubro com a impressionante marca de sete finais disputadas e seis títulos conquistados em sete categorias diferentes.

As vitórias de sábado começaram com uma disputa emocionante entre a equipe sub-13 de Borda da Mata e o Jac Jacutinga. No tempo regulamentar, as equipes empataram em 0 a 0. A campeã foi conhecida nos pênaltis. Melhor para Borda da Mata, que venceu por 5 a 4.

Os meninos do sub-13 venceram o campeonato após disputar 5 jogos. Foram 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

Já o sub-15, chegou ao título após também vencer a Jac Jacutinga por 2 a 0 e terminar a Ouro Copa invicta, com 100% de aproveitamento.  5 jogos e 5 vitórias. Os gols da final foram marcados por Pivoto, que teve assistência de Rian, e Portugal.

O treinador Tiago Lopes avalia que a série de títulos conquistados em outubro são fruto do intenso trabalho que vem sendo desenvolvido na escolinha e do comprometimento dos atletas. “A escolinha vem crescendo muito do ponto de vista da estrutura e do número de atletas atendidos. Damos o nosso melhor todos os dias para repassar a esses jovens todo o conhecimento que julgamos importante para que eles possam trabalhar focados em melhorar seu nível técnico e coletivo e eles respondem com muita seriedade. O resultado não poderia ser diferente”, diz.

Para o prefeito André Marques, os investimentos feitos em esporte e a união do setor com a educação no projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’ começam a dar seus primeiros frutos em forma de títulos, mas seu maior legado será conhecido a médio e longo prazo. “Ficamos muitos felizes e orgulhosos com o desempenho dos nossos atletas, que têm se superado a cada nova competição. E é sempre bom lembrar que, em Borda da Mata, nosso projeto para o esporte vai muito além de títulos, ele segue de mãos dadas com a educação, pois nossa proposta é formar campeões na vida. Nossos jovens só estão começando a revelar seu grande potencial. Parabéns a todos”, conclui.

Confira a sequência  de títulos em outubro:

> Equipes femininas

Futsal Feminino: Campeão da Divisão B da Copa Regional de Futsal Feminino, disputado na cidade de Inconfidentes (MG)

Futsal Feminino:  vice-Campeão da série A da Copa Regional de Futsal Feminino, disputado na cidade de Inconfidentes (MG)

> Masculino de Base

Sub-11: campeão da Copa Nacional FC Futuros Craques

Sub 15: campeão da Copa Nacional FC Futuros Craques

Sub 17: campeão da Copa Nacional FC Futuros Craques

Sub 13: Bicampeão da Ouro Copa

Sub 15: Bicampeão da Ouro Copa

A hiperdia é uma abordagem diferenciada ao paciente crônico, com hipertensão e/ou diabetes. O atendimento ao paciente hipertenso e diabético em grupos periódicos tem o intuito de facilitar a adesão ao tratamento e compreensão de suas características. Os grupos acontecem na Unidades Básicas de Saúde a cada dois meses. Além da abordagem clínica tradicional, inclui-se nos grupos de hiperdia a discussão de temas variados com a equipe da saúde.

O grupo da UBS Nossa Senhora de Fátima aconteceu no salão da Igreja São Judas Tadeu em 15/10/2019. Para o enfermeiro Cássio Magno, para tratar doenças crônicas, não bastam os remédios, mas também informação, boa alimentação e exercício físico “por isso, estamos juntos também com o professor Totonho na Academia da Saúde, e fazemos também o acompanhamento semanal dos participantes da melhor idade. Grande parte dos participantes do programa Academia da Saúde é buscada nos grupos de hiperdia”.

Grupos de atividade física

Os encontros da melhor idade para a Academia da Saúde acontecem toda segunda e quarta-feira, das 8h às 9h, na quadra da Igreja Presbiteriana Independente. Para todas as idades, tem o projeto Saúde do Trabalhador, que acontece toda terça e quinta-feira, das 18h às 19h, também na quadra da Igreja Presbiteriana Independente. Na segunda e quarta-feira a noite, das 18h às 19h, acontece no bairro Santa Cruz, o projeto Vida Saudável, para todas as idades, na quadra da Escola Municipal Antônio Marques da Silva. Todas as aulas são ministradas pelo professor Totonho.

« Outubro 2019 »