Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quinta, 17 Outubro 2019

Em Borda da Mata, são seis equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e atendem 100% da população de casa em casa com a visita dos agentes comunitários de saúde. A Estratégia Saúde da Família trabalha o ano inteiro com foco na prevenção da saúde da família, e em outubro, as mulheres estão sendo alertadas sobre a importância da rotina de prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo de útero.

As equipes das UBS realizam o exame preventivo, também conhecido como Papanicolau, que tem o objetivo de detectar os primeiros sinais de desenvolvimento de câncer de colo de útero ou doenças sexualmente transmissíveis que acometem os órgãos genitais feminino, prevenindo a evolução ou complicações. Cada unidade de Saúde tem um dia de coleta. De acordo com a enfermeira Débora Brandão, responsável pela UBS do Centro, a coleta do exame é realizada toda terça-feira “para quem trabalha e não consegue vir durante o dia, temos um horário diferenciado na quinta-feira, em que atendemos das 4 da tarde às 7 da noite (16h às 19h)”.

Além da rotina, durante o mês de outubro cada posto de referência vai realizar palestras e rodas de conversas sobre a prevenção aos tipos de câncer e também com temas sobre nutrição, bem-estar e a saúde de modo geral. E ainda orientações para o autoexame das mamas.

Para mais informações, fale com o agente de saúde do posto de referência do seu bairro.

A prefeitura de Borda da Mata está ampliando a estrutura de sua rede de atendimento odontológico. No complexo de saúde, foram inauguradas duas novas salas com capacidade de fazer até 250 atendimentos por mês. O local deve receber a demanda excedente das Unidades Básicas de Saúde, que atuam nos bairros.

“Com esses dois novos consultórios a gente está conseguindo atender a demanda e reduzindo o tempo de espera pelos procedimentos”, aponta o coordenador de Odontologia do município, Leandro Antunes Lima.

Já no Cervo e Sertãozinho foram instalados aparelhos de Raio-X. A partir de agora, os moradores dos distritos vão ter acesso ao diagnósticos in loco, de forma muito mais rápida e não precisarão se deslocar até o complexo de saúde para fazer o exame.

“É um avanço muito importante. Pela primeira vez, os distritos vão ter acesso a esses aparelhos. Até então, os pacientes precisavam se deslocar até à cidade para fazer os exames e, só então, retornava para o dentista realizar o procedimento”, explica Leandro Antunes.

Outra melhoria importante feita na estrutura da rede odontológica do município é a instalação de uma nova sala na Unidade Básica de Saúde do Sertãozinho, onde, há anos, o atendimento odontológico era feito em uma unidade móvel. O espaço que vai abrigar a sala foi totalmente reformado, recebeu pintura e um novo acabamento.

O prefeito André Marques visitou a nova sala para autorizar o início do seu funcionamento, o que deve ocorrer a partir da próxima terça-feira, 22. Para o gestor, o grande esforço da administração na saúde se dá no intuito de torná-la mais humana, acessível e eficiente. “Nessa ação voltada para ampliação e melhoria da estrutura da rede de atendimento odontológico estamos conseguindo atingir com eficácia todos esses indicadores”, avalia.

« Outubro 2019 »