Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Setembro 2019

 

Depois de intensa articulação do prefeito André Marques e do deputado estadual Dalmo Ribeiro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou nesta quinta-feira, 31, que a Comarca de Borda da Mata voltará a contar com um Juiz Titular de Direito a partir de dezembro.

 

O anúncio foi feito pelo presidente do TJMG, Nelson Messias, pessoalmente ao prefeito e ao deputado, que se reuniram com o líder da Corte na tarde de hoje.”Fica aqui o meu agradecimento ao empenho de todo os servidores da Prefeitura e do deputado Dalmo. Com a atuação de um juiz titular, temos a certeza de que os processos voltarão a andar com maior celeridade em nossa Comarca”, avaliou o prefeito.

 

Atualmente, a Comarca de Borda da Mata é atendida por um juiz substituto, que se desloca até a cidade uma vez por semana, fato que tem feito acumular processos na cidade.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Vigilância de Saúde da Secretaria Municipal de Borda da Mata divulgou os dados da cobertura de vacinação contra o sarampo no município. Entre as crianças de até 5 anos, até o início de outubro (08/10), o número de imunizados era 81,28%. Em 26/10, após a campanha que percorreu os bairros urbanos e rurais, distritos e as escolas, a meta ultrapassou e fechou em 114,8%. A enfermeira Grazieli Siqueira explica que esse número indica que todas as crianças do município foram imunizadas e além disso, pessoas de outros municípios  tomaram a vacina em Borda da Mata.

Grazieli orienta sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia, mas alerta a possibilidade, ainda que mínima, de o organismo não produzir anticorpos contra a enfermidade mesmo após a vacinação. “A eficácia é de 95% a 98% de proteção contra a doença.”

 

JOVENS DE 20 A 29 ANOS

A campanha continua, agora com foco no público jovem, de 20 a 29 anos. Além disso, qualquer pessoa pode atualizar o cartão de vacinas. Basta levar o cartão na Sala de Vacinas da UBS Monsenhor Pedro Cintra – Centro, das 7h às 15h30, de segunda a sexta. No sábado, dia 30/11, acontece também mais um DIA D de vacinação. Quem não tiver a caderneta, pode levar um documento para receber a vacina.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Depois de 12 anos, a ponte que passa sobre uma das estradas de acesso ao Bairro do Campo, passou por um trabalho de revitalização nesta quarta-feira, 30. A ação integra o esforço da Prefeitura de Borda da Mata para dar melhores condições de tráfego aos moradores da zona rural e distritos a partir da intensificação dos trabalhos de manutenção e melhorias de estradas e pontes.

 

A ponte que havia mais de uma década não recebia qualquer tipo de reparo, teve sua base reforçada e a madeira de seu piso de passagem substituída. A entrada da ponte ainda foi nivelada pela máquina. “Com os ajustes, a ponte ficou como nova”, conta o diretor do Departamento de Obras, Barezze Brandão, que tem se empenhado em dinamizar o trabalho das equipes da pasta dedicadas à zona rural e distritos. 

 

O prefeito André Marques lembra que a ponte é importantíssima no dia a dia das pessoas que moram na localidade. “Estamos dando a máxima atenção a casos como esses para garantir que os moradores tenham assegurado seu direito de ir e vir sem enfrentar transtornos. É uma obrigação do poder público e uma das missões que perseguimos todos os dias com muita dedicação”, considera.

 

A revitalização da ponte vai facilitar o tráfego dos moradores e o escoamento da produção local, que terá mais uma alternativa viária de qualidade para fazer circular as mercadorias agrícolas da região.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A prevenção e o cuidado com a saúde devem acontecer o ano inteiro, mas é em outubro que as mulheres são convidadas a prestar mais atenção na saúde com a campanha nacional Outubro Rosa, em especial, na prevenção do câncer de mama e de colo do útero. 

Na Unidade Básica de Saúde do distrito do Sertãozinho, a equipe da Estratégia Saúde da Família preparou diversas atividades para as mulheres. No dia 29/10, a fim de trabalhar a autoestima, a enfermeira Aline Siqueira, por meio de parcerias, ofereceu máscaras faciais de argila e também ministrou junto com o médico da UBS, doutor Efraim, uma palestra sobre saúde da mulher. No dia 30/10, os eventos continuaram com um bate papo com a nutricionista Isadora Ribeiro Vieira e com uma sessão de meditação com a terapeuta Haline Lopes. Nos dois dias, as participantes também tiveram um café especial. 

No distrito do Cervo, a enfermeira Gabriela Almeida também realizou uma roda de conversa, no dia 30/10, para as mulheres da comunidade para levar informações de prevenção. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Teve início nesta quarta-feira, 30, a instalação de luminárias de LED que vão abranger mais seis pontos da cidade. Os trabalhos começaram pela Praça Monsenhor Pedro Cintra e Avenida Alvarina Pereira Cintra. A nova etapa de modernização da iluminação urbana vai abranger seis pontos da cidade, com investimento de R$ 540 mil.

 

O sistema de LED chegará à Avenida João Olívio Megale, à Praça Nossa Senhora do Carmo, no trecho acima da Basílica, seguindo até o cemitério, ao terminal rodoviário, à Rua Benedito Rodrigues, Estrada Rural do Bairro Amarelo e ao prolongamento da Rua São Benedito, no bairro Santa Terezinha.

 

A administração municipal iniciou o plano de modernização da iluminação urbana ainda em 2018, quando houve a substituição da iluminação de lâmpadas das praças centrais e uma série de vias que ainda não eram iluminadas.

 

A iluminação LED é mais eficiente pois ilumina mais, consumindo menos energia. A médio e longo prazo, o baixo consumo e a durabilidade da lâmpada gera economia para os cofres públicos. 

 

O prefeito André Marques, que acompanhou o início dos trabalhos nesta quarta-feira, lembra ainda do fator segurança, que é muito maior em localidades bem iluminadas. “A melhoria da iluminação, nesse caso, representa avanços em diversos aspectos, temos a questão da economia, que é muito importante por se tratar de um sistema mais eficiente, e temos também o fator segurança. Sabemos locais bem iluminados têm índices menores de violência”, pontua.

 

O que é o LED?

LED é a sigla para Light Emitting Diode, que no português significa “diodo emissor de luz”. Isto é, o LED é um condutor de energia elétrica que, quando energizado, emite luz visível a olho nu, gerando bem menos calor e menos perdas de energia que tecnologias antecessoras, como a lâmpada fluorescente e a incandescente.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Os alunos-atletas que foram destaques no 3° bimestre do projeto 'Bom de Bola, Bom na Escola' receberam o certificado de mérito e o prêmio pelo desempenho: uma ida ao cinema, em Pouso Alegre. Ao todo, 24 jovens, entre os 170 que hoje integram o projeto, foram contemplados.

 

Para chegar aos destaques do bimestre, as escolas da rede municipal levaram em conta a frequência escolar, as notas obtidas pelos estudantes e rendimento escolar, desempenho como atleta, frequência nos treinos e desenvolvimento nas competições.




Escola Municipal Antônio Marques da Silva

Alunos:Ryan Rossi; Maria Cecília Santos; Nicky Higor; Willian Ramos

 

Escola Municipal Francisco de Souza Costa

Alunos: Otávio Rosa; Mário H. Machado; Fábio Rumoaldo; Marcelo S. Matos

 

Colégio Nossa Senhora do Carmo: 

Alunos: Vitor G. Figueiredo; Fellipy Reis; 

 

Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos

Alunos: João Borges; Felipe Totti; Leandro Olímpio; Rhian Felipe; Giulia Guedes; 

Kalleb l. Gomes

 

Cemei 

Aluno: João Jardins

 

 

Gelam

Alunos: Janaína Figueiredo; Gabriel Brandani; 

 

Desempenho como atleta: 

Vanessa Silva; Lidiane Silva; Eder Gouvea; Thomás A. Almeida



Sobre o projeto 'Bom de Bola, Bom na Escola'

O projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’ é uma iniciativa do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer que aposta na complementação entre as áreas de esporte e educação como forma de incutir nos alunos valores como disciplina, espírito coletivo e dedicação.

 

O público-alvo do projeto, iniciado em 2017, são crianças de 6 a 17 anos. Atualmente, 170 alunos já integram a iniciativa. Com a condição de ter bom desempenho e comportamento exemplar na escola, eles participam da escolinha de futebol mantida pela Prefeitura de Borda da Mata.

 

São seis aulas semanais no Estádio Municipal. Elas são divididas em dois turnos,  da 9h às 11 e das 14h30 às 18h, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

O resultado é a formação de atletas de grande desempenho em campo, na escola e no convívio social.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

O Departamento de Obras da Prefeitura de Borda da Mata mobilizou servidores para preparar o Cemitério Municipal para o Dia de Finados. O local recebe, desde esta terça-feira, 29, pintura de guias, limpeza interna e outros reparos. 

 

A ideia é deixar o cemitério impecável até o próximo sábado, 02 de novembro, quando os cristãos prestam homenagens a seus entes queridos já falecidos e celebram missas em sua intenção. De acordo com a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, serão celebradas duas missas no Cemitério Municipal. A primeira às 7h e outra às 17h.

 

Lavagem de túmulos

Nos dias que antecedem a celebração de Finados, é comum a lavagem de túmulos. O Departamento de Obras orienta os moradores a fazer a limpeza até ás 17h da próxima sexta-feira, 01. “Pedimos a compreensão das pessoas para que todos possam prestar as homenagens a seus entes queridos com tranquilidade”, explica o diretor da pasta, Barezze Brandão.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Uma conversa sobre Borda da Mata e sua história organizada em uma grande roda, promovida na Câmara Municipal, no dia 30/10, às 19h, pelo Festival de Arte de Borda da Mata, o Festar Literário. Cerca de 30 moradores, de todas as idades, foram convidados para atuarem como comentaristas do evento, que será mediado por três pessoas: Marília Lopes, Léo Guimarães e Antônio Carlos de Rezende. 

 

Os assuntos da pauta estão organizados em temas para trazer à tona lembranças e histórias. Os temas foram sugeridos por Maria Rita Bertolaccini, da Casa do Piano, organizadora do festival junto com a Prefeitura, tais como o antigo prédio do GELAM, atual EELAM, o chamado "grupo de lata", o Mobral e a biblioteca atrás da igreja matriz, o curso de Magistério e de Contabilidade no Colégio Nossa Senhora do Carmo, o Conservatório que funcionou no salão da Igreja Presbiteriana, a catequese de Dona Sebastiana Marques, a Banda e os ensinamentos musicais de Roque Bento da Silva, o Sr. Augusto Martins e seu violino, o cine São Pedro e a atuação de Adélia Lopes, os sabores dos doces, sorvetes e guloseimas de bares e padarias da cidade, entre outros assuntos.

 

Após a roda de conversa acontece o lançamento do livro “Escritos, Proseios e Cantorias” de Léo Guimarães, pela editora Recanto das Letras. O evento é aberto a toda a população e espera receber muita gente interessada em cultura e história locais. 

 

Enquanto os eventos do Festar Literário acontecem, nas escolas municipais, professores e alunos estão estudando o livro de João Bertolaccini "Borda da Mata e sua história" e preparando trabalhos que serão apresentados na Praça Nossa Senhora do Carmo, no dia 9/11. 

 

ARTE NA PRAÇA 

Como parte da programação do Festar Literário 2019, a cidade recebeu uma intervenção cultural na Praça Nossa Senhora do Carmo, na manhã de 19/10, em que crianças e famílias puderam participar das atividades oferecidas: yoga para crianças, desenho com giz e papel e oficina de quilling. 

A instrutora de yoga Carolina Sáber trabalhou a prática com cerca dezenas de crianças nos tatames dispostos na praça. Já na atividade de desenho, Mária Rita Bertolaccini trabalhou o tema da antiga Estação Ferroviária de Borda da Mata, passagem presente no livro estudado durante o Festar Literário 2019. As alunas da Escola Municipal Professora Diva Ribeiro, Palemã e Felícia, leram trechos e contaram às crianças os relatos do autor sobre os trilhos que por muitos anos passaram por Borda da Mata e impulsionaram a economia da época. 

Para finalizar, o oficina de quilling com Fátima Carvalho apresentou uma técnica até então desconhecida por muitos. O quilling trabalha filigranas de papel e os transforma em arte. 

De acordo com Marília Lopes, uma das idealizadoras do Festar, o festival tem cumprido seu papel de levar arte aos espaços de Borda da Mata "estamos na segunda edição do Festar Literário e temos também o Festar Gastronômico e o Festar Extreme que estão acontecendo para proporcionar conhecimento, arte e cultura para a população e ainda movimentar a economia da cidade.”  

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Começou a funcionar esta semana, no distrito do Sertãozinho a nova sala de odontologia que vai atender a região. O espaço foi todo reformado e ganhou equipamentos novos em uma parceria da Prefeitura com a associação de moradores do distrito e apoio dos vereadores locais.

 

“A gente sabe que dois dias de atendimentos aqui suprem a demanda. Nós estamos iniciando aqui com a doutora Thaís, na terça-feira, e, posteriormente, assim que forem feitos alguns ajustes de horários, teremos mais um dia inteiro”, explica o coordenador do setor de odontologia, Leandro Antunes Lima.

 

A sala foi entregue oficialmente à comunidade durante um café da manhã do qual participou servidores, representantes da associação, vereadores e moradores. Antes de o novo espaço ser inaugurado, a comunidade era atendida em uma unidade móvel que, depois de anos de uso, já estava em condições precárias.

 

“É um dia muito feliz para todos nós. Durante vários anos, a comunidade era atendida em um trailer, que muito serviu, mas trazia dificuldades para os profissionais e para os moradores. Agora, com a união do Executivo, Legislativo e associação de moradores, conseguimos inaugurar essa sala com uma cadeira novinha em folha, equipamento de Raio-X. Novas acomodações que muito vão beneficiar a população”, lembrou o prefeito André Marques.

 

Representantes da comunidade, servidores da saúde, vereadores e o prefeito ressaltaram a importância da união entre poder público e moradores para garantir realizações como essa, que levam benefícios diretos para a população. Os vereadores Roberto e Carlão participaram da entrega da sala. Também marcou presença Antônio Feliciano, representante da Associação de Moradores locais.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Todo ano, pelo menos  três vezes, os agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde realizam o Liraa - Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypt. O levantamento trata-se de uma busca que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito e que, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. A metodologia foi desenvolvida em 2002, pelo Ministério da Saúde, para atender a necessidade dos gestores e profissionais que trabalham com o programa de controle da dengue.
 
Em Borda da Mata, durante os dias 14 a 23 de outubro, 13 bairros foram selecionados aleatoriamente pelo sistema para o mapeamento. A enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, explica que de todos os bairros pesquisados, foram encontradas larvas do mosquito transmissor de doenças apenas no bairro Santa Cruz "piscinas e recipientes como cocho de animais tem sido os principais locais de disseminação das larvas do mosquito.  É importante ressaltar que a atenção de cada morador em seus quintais e terrenos é essencial para o combate ao mosquito". 
 
A partir da informação obtida pelo Liraa, os agentes têm subsídios para tomada de decisão e para a priorização de áreas de atuação bem como das estratégias a serem utilizadas para eliminação, além de atuar na conscientização da população, que já está bastante atenta às questões de combate aos criadouros do mosquito. 
 
O mosquito Aedes Aegypt é transmissor das seguintes doenças: Dengue, Chikungunya, Zika e Febre amarela. 
Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 4

Filtro por data

« Outubro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Mais lidas