Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Dezembro 2018

A segunda edição do Festar Gastronômico 2019 de Borda da Mata recebeu cerca de 600 votos e a visita de três jurados nos estabelecimentos participantes durante o mês de janeiro. Em disputa acirrada, os quesitos Sabor e Criatividade, que tiveram peso duplicado, decidiram o concurso. O prêmio do festival gastronômico ficou com o prato copo de carne do Bar do Maurinho, que totalizou 169,15 pontos.

O segundo lugar ficou com 168,17 pontos, o terceiro com 164,19 e o quarto com 162,84 pontos, o que evidenciou como os estabelecimentos estiveram atentos e também como o público participou e avaliou cada prato inscrito. Além da nota dos três jurados, o voto do público contou como dois. Na edição 2019, participaram como jurados Beatriz Fraga, Celso Cardoso e Samir Naddur.

Nas cédulas de votação, foi possível identificar o movimento nos estabelecimentos participantes (Oba Oba, Casa do Compadre, Bar do Maurinho e Minas Gourmet) dos moradores de Borda da Mata e também de muitos visitantes. Entre o pessoal de fora que visitou Borda da Mata durante o mês de janeiro e se hospedou em casas de amigos, parentes, hotéis e hostel, estão pessoas do estado de São Paulo, incluindo a capital e as cidades Santo André, Taubaté, Campinas e Bragança Paulista. Também dos estados do Paraná (Curitiba) e Mato Grosso (Alta Floresta) e Rio de Janeiro (Rio). Da região, visitantes de Pouso Alegre, Tocos do Moji, Ouro Fino, Bom Repouso, Jacutinga, Santa Rita do Sapucaí, Carvalhópolis, Piranguçu e também da capital mineira, Belo Horizonte.

 

Avaliação

Sabor, Criatividade/Inovação na receita, Apresentação do prato, Atendimento e  Higiene do local foram os cinco quesitos que receberam notas de 5 a 10 pelo público e por uma equipe de três jurados.

Tanto o público, quanto os jurados visitaram o estabelecimento participante durante o mês de janeiro inteiro, nos dias de funcionamento do bar/restaurante. A nota final que revela o ganhador trata-se da soma dos três jurados mais a nota do público que tem peso 2, ou seja, foi duplicada. Os quesitos também tiveram pesos diferentes. Sabor e Criatividade/Inovação na Receita contaram duas vezes.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A nova diretoria para atuar no biênio 2019/2021 no Circuito Turístico das Malhas  foi eleita. A reunião aconteceu no último dia 29, na sede, em Ouro Fino, e, por unanimidade, a presidência foi ocupada pela Associação Comercial e Industrial de Ouro Fino, representada por José Perez Romero Filho.  

A vice-presidência ficou com a Prefeitura de Borda da Mata, representada por Edna Motta, a secretaria executiva ficou com a Prefeitura de Inconfidentes, representada por Camila Ferreira e a tesouraria com a Prefeitura de Ouro Fino, representada por Dorival Junior.

Como Diretor de Marketing e Relações Públicas está João Tadeu Dorta Machado, representando a Associação Comercial e Industrial de Monte Sião.  Como Diretor Estratégico de Planejamento e Projetos está Élcio Francisco do Carmo, representando a Prefeitura de Monte Sião e como Diretor de Eventos e Cerimonial foi escolhido Eliseo Favaro Júnior, da Associação Comercial e Industrial de Jacutinga.

Para o Conselho Fiscal, foram indicados Juliana Maria Campanhari Buton, da Prefeitura de Albertina, Priscila Daiane de Moraes, da Prefeitura de Jacutinga e Ana Cláudia Mira Machado, da Associação Comercial e Industrial de Borda da Mata.

“O objetivo é dar continuidade ao bom trabalho desempenhado nesse último biênio no Circuito e, mesmo com a crise instalada no Estado de Minas, buscar por alternativas e ações que movimentem o turismo na região, desenvolvendo a economia das cidades participantes e divulgando a nossa região como destino turístico”, destacou o presidente eleito José Perez Romero Filho.

 

O Circuito

Seis cidades compõem a região turística do Circuito das Malhas do Sul de Minas: Albertina, Borda da Mata, Inconfidentes, Ouro Fino, Jacutinga e Monte Sião. A associação entre as cidades possibilita que as políticas públicas sejam afinadas para o desenvolvimento regional e investimento dos governos federal e estadual na área do Turismo. Atualmente, as Prefeituras e Associações Comerciais são as instituições que representam cada cidade no Circuito Turístico das Malhas.

 

Biênio 2017/2019

Com início em janeiro de 2017 e término em janeiro de 2019, o Circuito das Malhas teve, nesse período, uma grande reformulação que colocou a Associação, novamente, em destaque no turismo de Minas Gerais.

Entre as ações realizadas estão a habilitação inédita dos municípios de Borda da Mata e Inconfidentes para receber o repasse do ICMS critério Turismo, o treinamento e plantão de atendimento aos empresários do trade turístico dos municípios associados para cadastro no Cadastur, sistema do Ministério do Turismo Ministério do Turismo voltado aos profissionais e negócios do setor.

A assinatura de convênio e participação na Feira de Estágios do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes também foi um passo muito importante, iniciando uma parceria que só tem a ajudar, e muito, no desenvolvimento do turismo de maneira sustentável na região, assim como criar novas oportunidades de trabalho por meio de estágio.

Também teve início no Biênio 2017/2019 o planejamento da primeira edição do Circuito das Malhas de MTB (cicloturismo e maratona de mountain bike), com quatro etapas, de 10 de fevereiro a 27 de outubro de 2019, nas cidades de Borda da Mata, Ouro Fino, Jacutinga e Inconfidentes.

Estiveram a frente do Circuito das Malhas neste período, Priscila Daiane de Moraes como presidente, da Prefeitura de Jacutinga e Élcio Francisco do Carmo, como vice-presidente, da Prefeitura de Monte Sião.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Em Borda da Mata, os atendimentos de 2019 para a realização de exames de ultrassonografia continuam nos finais de semana. Os mutirões acontecem aos sábados, nas dependências do asilo, para facilitar o acesso da população. Em janeiro, o primeiro mutirão aconteceu no dia 19/01 e o segundo no dia 26/01. Em fevereiro, serão realizados também nos próximos três sábados de fevereiro (dias 2, 9 e 16). Cerca de 120 pacientes realizaram/vão realizar os exames com o médico Luiz Schiavon e equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Para agendamentos ou para conferir pedidos em andamento, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde 3445 4951.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O curso de Eletricista Predial, oferecido pela Prefeitura e ministrado pelo Senai, começou no dia 28 de janeiro. Com carga horária de 80 horas, as aulas acontecem no período da noite, na Escola Municipal Benedita Braga Cobra. Este curso é mais um do projeto “Qualifica Borda da Mata” que a Administração está executando desde 2017, em parceria com o Funemp (Fundo Especial do Ministério Público) e vai qualificar centenas de pessoas até o final de 2019.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A quadra do bairro Santa Cruz recebeu a manutenção da Prefeitura Municipal de Borda da Mata durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2018. Foram realizados serviços de pintura, serralharia (alambrados) e alvenaria (calçadas e meios-fios). Desde dezembro de 2018, crianças, jovens e adultos usufruem do espaço para a prática de esportes e lazer no bairro.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Os funcionários da Prefeitura de Borda da Mata, atuantes no Departamento Municipal de Educação, estão recebendo o treinamento de noções básicas de prevenção de acidentes e primeiros socorros, uma exigência sancionada em 2018 por meio da Lei 13.722, conhecida como "Lei Lucas".  A legislação obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica a fazerem curso de capacitação para os professores e funcionários darem suporte a estudantes em situações de emergência.

Para os monitores da Creche e Cemei, as palestras aconteceram nos dias 21 e 22 de janeiro, na Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos, ministradas pelas enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde, Rosemar Carvalho e Joyce Martins. Entre os temas abordados, as enfermeiras falaram sobre traumatismos, queimaduras, convulsão, febre, intoxicação, além de cuidados com o ambiente das crianças e dos profissionais. Os servidores das demais escolas também vão receber o treinamento.

 

“Lei Lucas”

Após iniciativa da família do menino Lucas Begallo, de Campinas/SP, que morreu engasgado em uma excursão escolar, a Lei Lucas foi sancionada em 4 de outubro de 2018. O menino engasgou com um pedaço de cachorro-quente durante um passeio promovido pela escola na qual estudava. Até a chegada do serviço de saúde especializado, o menino não teve os primeiros socorros. O caso ocorreu em setembro de 2017. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Ultramaratona BR 135 é considerada a prova de corrida mais difícil do Brasil. Com percurso de 217 km pelo Caminho da Fé, a largada aconteceu no dia 17 de janeiro, em São João da Boa Vista/SP. O ponto de chegada da prova completa é em Paraisópolis/MG. Para os corredores que estão fazendo metade da prova, o ponto de chegada é em Borda da Mata, onde a Prefeitura está apoiando com toda a estrutura de recepção dos corredores.  Os atletas devem encerrar o trajeto em até 60 horas. Cerca de 240 atletas participam da edição 2019 e um total de 1.000 pessoas, entre organização e equipes de apoio, está percorrendo o caminho. Além de brasileiros, corredores de mais 12 países participam da Ultramaratona.

O atleta e policial militar de Borda da Mata, Ricardo Brant, realizou a prova com o apoio de da Prefeitura de Borda da Mata, da Polícia Militar, além de patrocinadores. Por volta das 10h da manhã de 18/01, após 24 horas de corrida pelo sinuoso Caminho da Fé, Brant concluiu a meia maratona (80 milhas - 144 km) da Ultramaratona BR 135. No ponto de apoio estratégico montado em Borda da Mata, Brant e a sua equipe de apoio receberam a medalha de participação. Aos atletas, parabéns pela determinação e preparo, tanto físico, quanto psicológico!

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

As crianças da Creche Madre Tereza de Saldanha e do Cemei Professora Ana Maria Cabral dos Santos (turmas G1, G2, G3 e G4) retornam para a escolinha no dia 23 de janeiro. Já os alunos de pré até o nono ano retornam às atividades escolares no dia 06 de janeiro. 

 

Sejam todos bem-vindos ao ano letivo 2019! 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Começou no dia 07 de janeiro, mais uma edição do curso de Costura Industrial do Vestuário, em Borda da Mata, com duas turmas. Oferecido pela Prefeitura, o curso é ministrado pelo Senai e faz parte do projeto Qualifica Borda da Mata, uma conquista da Administração junto ao Funemp (Fundo Especial do Ministério Público) que está custeando a qualificação profissional de centenas de pessoas no município. Toda a logística e apoio dos cursos deste projeto em Borda da Mata são realizados pela equipe do Cras.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

FEVEREIRO:

01- (SEXTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
06 - (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h  / CERVO - de 9h às 13h
15- (SEXTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
20 - (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO - de 8h às 9h  / CERVO - de 9h às 13h

 

MARÇO:

01- (SEXTA- FEIRA) – SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
13- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h / CERVO - de 9h às 13h
22- (SEXTA- FEIRA) – SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
27- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h / CERVO - de 9h às 13h

 

ABRIL:

05- (SEXTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
10- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h  / CERVO - de 9h às 13h

 

MAIO: Não haverá devido à Campanha de Influenza, que será de 15/04 a 31/05.

 

JUNHO :

07- (SEXTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
12- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h / CERVO - de 9h às 13h
19- (QUARTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
26- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h / CERVO - de 9h às 13h

 

JULHO:

05- (SEXTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
10- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h / CERVO - de 9h às 13h
19- (SEXTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
24- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h / CERVO - de 9h às 13h

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Filtro por data

« Janeiro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Mais lidas