Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Dezembro 2018

As crianças da Creche Madre Tereza de Saldanha e do Cemei Professora Ana Maria Cabral dos Santos (turmas G1, G2, G3 e G4) retornam para a escolinha no dia 23 de janeiro. Já os alunos de pré até o nono ano retornam às atividades escolares no dia 06 de janeiro. 

 

Sejam todos bem-vindos ao ano letivo 2019! 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Começou no dia 07 de janeiro, mais uma edição do curso de Costura Industrial do Vestuário, em Borda da Mata, com duas turmas. Oferecido pela Prefeitura, o curso é ministrado pelo Senai e faz parte do projeto Qualifica Borda da Mata, uma conquista da Administração junto ao Funemp (Fundo Especial do Ministério Público) que está custeando a qualificação profissional de centenas de pessoas no município. Toda a logística e apoio dos cursos deste projeto em Borda da Mata são realizados pela equipe do Cras.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

FEVEREIRO:

01- (SEXTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
06 - (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h  / CERVO - de 9h às 13h
15- (SEXTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
20 - (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO - de 8h às 9h  / CERVO - de 9h às 13h

 

MARÇO:

01- (SEXTA- FEIRA) – SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
13- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h / CERVO - de 9h às 13h
22- (SEXTA- FEIRA) – SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
27- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h / CERVO - de 9h às 13h

 

ABRIL:

05- (SEXTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
10- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h  / CERVO - de 9h às 13h

 

MAIO: Não haverá devido à Campanha de Influenza, que será de 15/04 a 31/05.

 

JUNHO :

07- (SEXTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
12- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h / CERVO - de 9h às 13h
19- (QUARTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
26- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h / CERVO - de 9h às 13h

 

JULHO:

05- (SEXTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
10- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h / CERVO - de 9h às 13h
19- (SEXTA-FEIRA) - SERTÃOZINHO – de 8h às 13h
24- (QUARTA-FEIRA) - BARRO AMARELO – de 8h às 9h / CERVO - de 9h às 13h

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O ano de 2019 começou mais nítido para cerca de 100 pacientes de Borda da Mata! Eles realizaram a cirurgia de catarata no dia 05 de janeiro, em São Vicente de Minas, em um mutirão organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata. Alguns desses pacientes já fizeram a cirurgia no primeiro olho no dia 19/12/2018, quando mais 100 pessoas também realizam o tratamento. É o caso da senhora Conceição Aparecida de Camargo Vieira de 70 anos. Ela conta que a visão já estava prejudicada pela catarata nos dois olhos “Operei os dois olhos [um em dezembro outro em janeiro] e agora já enxergo completamente”. Ela também observa o suporte da equipe de Saúde de Borda da Mata para a realização do tratamento “foi muito bom, não esperava tanto!”.

As cirurgias realizadas pelo SUS foram agendadas pela Prefeitura de Borda da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que chamou os pacientes da fila de espera do município. Os procedimentos aconteceram no hospital de São Vicente de Minas e para facilitar para os pacientes, a Secretaria de Saúde de Borda da Mata ofereceu transporte, lanche com cardápio balanceado para atender a demanda específica de cada pessoa e o acompanhamento de uma equipe com técnicos e enfermeiros para dar suporte aos pacientes nas duas viagens. Para José Roberto dos Santos, de 62 anos, que realizou a cirurgia no primeiro olho, “voltar a enxergar com qualidade é muito bom.”

De acordo com a enfermeira responsável pelo hospital em São Vicente, Maria Paula Meireles Almeida, já habituada a receber pacientes de outros municípios do estado, os bordamatenses se destacaram pela simplicidade e simpatia “O que a Secretaria fez pelos pacientes fez toda a diferença, pois além do tratamento ser custeado pelo SUS, o fato de oferecer lanche, transporte e toda uma estrutura de apoio torna essa cirurgia acessível para todos. Vimos também a generosidade em repartir o lanche trazido com pacientes de outras cidades.”

Para a secretária de Saúde, Rosaly Esther Vilas Boas Matozzo, muito mais que a preocupação constante de atender a demanda e zerar filas, tornar os tratamentos e atendimentos mais humanizados contribui para a recuperação e saúde de cada paciente “ligamos para cada paciente, agendamos, marcamos para o fim de semana, quando o atendimento é em outra cidade, arrumamos transporte, apoio com água e lanche para tornar o tratamento mais completo possível, de acordo com as nossas possibilidades”.   

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Uma iniciativa de um amante do futebol, Romildo Barbosa, movimentou quatro times em um campeonato disputado no mês de janeiro, em Borda da Mata. O esporte que é o lazer dos jogadores tornou-se uma ação social para o Lar Monsenhor Pedro Cintra. O valor de R$ 360 foi arrecadado e doado ao asilo. De acordo com a diretora do lar, Dalva Luzia Silva, a quantia será aplicada em pequenas reformas.

Participaram times representantes dos bairros Santa Rita, Santo Antônio, São Benedito e o time da Saúde. Os jogos foram disputados no campinho que fica nas dependências do asilo.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Uma visita surpresa nesta sexta-feira (04/01) animou a manhã dos idosos e funcionários do Lar Monsenhor Pedro Cintra. O artista da TV Aparecida Tonho Prado cantou, dançou, conversou, fez piadas e tirou fotos com todos os idosos do asilo em Borda da Mata. Esteve presente também o prefeito André Marques e sua esposa Patrícia. A Prefeitura agradece ao Tonho e toda equipe pelo carinho com nossa cidade e em especial, com os idosos que vivem no Lar. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A lâmpada do poste da sua rua ou de uma rua por onde você passa está queimada? Então, entre em contato com a Prefeitura e informe o endereço com o nome da rua, número próximo ao poste, bairro e referência para que as demandas sejam atendidas sempre o mais rápido possível. A cada 15 dias, a empresa responsável pelo serviço no município, contratada pela Prefeitura, vem realizar o serviço de manutenção. 

A primeira manutenção de 2019 aconteceu em 03/01. Cerca de 30 ruas do município tiveram lâmpadas substituídas. A lista com o nome dessas ruas e localização dos pontos só foi possível porque os moradores ligaram, enviaram email ou estiveram pessoalmente para registrar o pedido na Prefeitura.

 

Serviço

Prefeitura Municipal de Borda da Mata
Atendimento ao público: 10h às 15h (segunda a sexta)
3445 4900
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No decorrer de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata realizou cerca de 800 exames de ultrassonografia, um total de 632 pacientes atendidos pelo médico José Luiz Schiavon, nas dependências do asilo. Desde o início da prestação desse serviço à população, em 2017, pela atual administração, mais de mil pacientes já realizaram aproximadamente 1.300 exames. Já que alguns pacientes realizam mais de um exame no mesmo atendimento. A técnica em radiologia Fabiana Silva explica que alguns pacientes têm demandas maiores e realizam até quatro exames no mesmo atendimento, conforme o pedido do médico.

É o caso da senhora Izilda de Fátima Silva, atendida no dia 29/12/2018. Ela fez quatro exames no último sábado do ano. “Nos punhos e nas mãos. Sinto muitas dores, mas espero que com os exames, o médico possa ver e tratar direitinho o problema.” E ela ainda complementa “o fato de fazer esses exames aqui na Borda facilita muito, porque a gente não perde dia de serviço e pode chegar quase que na hora, não precisa nem de condução”.

José Aparecido da Silva também realizou o exame no último sábado do ano em Borda da Mata. Ele conta que esteve na UBS do Centro com a médica Adriele no mês de novembro, com dores no joelho em consequência de uma queda. Com o pedido do exame entregue na Secretaria Municipal, foi surpreendido com a marcação no mês seguinte “espero que 2019 seja um ano de muita saúde”.

Para a secretária de saúde Rosaly Esther Vilas Boas Matozzo, atender a demanda e zerar filas é uma preocupação constante, assim como otimizar os atendimentos e facilitar a logística para os pacientes “ligamos para cada paciente, agendamos, marcamos para o fim de semana, quando o atendimento é em outra cidade, arrumamos transporte e até apoio com água e lanche para tornar o tratamento mais humanizado possível”.   

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Sabor, Criatividade/Inovação na receita, Apresentação do prato, Atendimento e  Higiene do local são os cinco quesitos que vão receber notas de 5 a 10, assim que o prato inscrito no Festar Gastronômico 2019 for degustado pelo público e por uma  equipe de três jurados.

Tanto o público, quanto os jurados podem visitar o estabelecimento participante durante o mês de janeiro inteiro, nos dias de funcionamento do bar/restaurante, pedir o prato inscrito e avaliar. No entanto, cada estabelecimento tem um dia definido para o “ponto de encontro”, data em que o estabelecimento espera um maior movimento para servir o prato inscrito no festival.

As cédulas são de papel e deve ter todos os campos preenchidos para ser validada. Ao votar, as cédulas são depositas em uma caixa lacrada no estabelecimento participante. O voto dos jurados é guardado pela comissão organizadora do evento. A nota final vai ser a soma dos três jurados mais a nota do público que tem peso 2, ou seja, vai ser duplicada. Os quesitos também têm pesos diferentes. Sabor e Criatividade/Inovação na Receita contam duas vezes.

Conheça os jurados do Festar Gastronômico 2019

Beatriz Fraga – Exímia cozinheira amadora, famosa pelos seus pratos nas recepções que faz em casa e em eventos com os amigos. Botequeira de longa data, já provou os melhores tira-gostos dos melhores bares da cidade, de ontem e hoje.

Celso Cardoso (Batata) – Está no ramo de alimentação há 23 anos. A frente da Lanchonete Batata é ele quem prepara os hambúrgueres artesanais, além de outros pratos. Entendedor de receitas e também um apreciador da culinária local, especialmente dos tira-gostos que permitem a harmonização do paladar com um encontro de amigos.  

Samir Naddur – Como um bom mineiro, aprecia uma boa comida, um ambiente democrático e muita descontração. Valoriza, acima de tudo, um prato preparado com simplicidade e autenticidade. Para ele, “trem bão” mesmo é se reunir com pessoas queridas para jogar conversa fora saboreando um bom prato. Com o Festar Gastronômico, espera ver os talentos culinários da nossa cidade conhecidos, reconhecidos e principalmente divulgados. Samir é conselheiro e vice-presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo de Borda da Mata).

Público – Consumidor exigente, espera bom atendimento, preço justo, comida gostosa e bebida gelada. Além disso, procura um ambiente aconchegante para se reunir com os amigos, colocar a conversa em dia, ouvir música ou até assistir futebol! O público em geral, bordamatense ou turista, que frequentar o estabelecimento participante durante os dias do Festar Gastronômico e consumir o prato concorrente, tem direito a votar.

 

Edição 2018

Na primeira edição do Festar Gastronômico de Borda da Mata, em 2018, pelo menos 1.776 pessoas votaram nos pratos servidos pelos estabelecimentos participantes. Borda da Mata recebeu turistas de dez estados. Além de Minas Gerais, com visitantes de 23 cidades, que inclui as cidades vizinhas, a capital Belo Horizonte e também pessoas de Monte verde, São Tomé das Letras e Poços de Caldas. Os demais estados são: São Paulo com pessoas de 21 cidades diferentes, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rondônia e Tocantins.

Os dados foram retirados das cédulas de votação que deram o título de prato/petisco campeão ao pastel de milho da Pastelaria 3 Irmãs.

 

Na mídia

A edição 2019 do Festar Gastronômico de Borda da Mata é destaque na imprensa regional:

Rádio Difusora Ouro Fino (clique para ouvir)

Portal de Notícias Terra do Mandu (clique para ler)

Portal G1 - Globo.com  (clique para ler)

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Filtro por data

« Janeiro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Mais lidas