Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Agosto 2018

De acordo com relatório divulgado pela AMM (Associação Mineira de Municípios), em 28/09/2018, o Governo do Estado de Minas Gerais está com repasses constitucionais atrasados com o município de Borda da Mata no valor de R$ 4.408.255,62. A dívida de de 4 milhões e quatrocentos e oito mil reais refere-se a manutenção de serviços básicos como EDUCAÇÃO e SAÚDE.

Só no FUNDEB (Fundo da Educação Básica), dinheiro destinado ao pagamento de professores e merenda escolar, por exemplo, a dívida passa de 1 milhão e meio de reais.

No dia 21/08/2018, mais de 500 prefeitos estiveram em Belo Horizonte para manifestar a dificuldade dos municípios diante da irresponsabilidade do Governo do Estado. Muitas cidades mineiras já pararam serviços, em Borda da Mata, a gestão responsável de recursos próprios está acudindo os serviços essenciais, porém o rombo milionário impede a realização de projetos de benefício a população de Borda da Mata.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Durante os dias 10 a 14 de setembro, a equipe do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde percorreu 25 localidades entre os bairros urbanos e rurais, além dos dois distritos de Borda da Mata para vacinar cães e gatos contra raiva. Nos cinco dias de campanha, foram vacinados cerca de 2.800 animais, sendo 30% gatos e 70% cães.

De acordo com o médico veterinário da Prefeitura, Matheus Gabrili, as doses restantes da vacina foram aplicadas no decorrer da semana seguinte até 28 de setembro, prazo em que foram vacinados cerca de 300 animais, gratuitamente, pela Prefeitura.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No dia 26/09, o Circuito Turístico das Malhas participou da 6ª Feira de Estágios e Empregos do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, com a exposição da região turística e também com o mini curso "Transversalidade sob a ótica do Turismo", ministrado pelo consultor Mário Batista Filho. Os alunos puderam conhecer as demandas e oportunidades oferecidas pela região e também deixaram currículos para firmar parceria de trabalho entre as empresas expositoras.

Borda da mata é uma das seis cidades que integram a região turística Circuito das Malhas do Sul de Minas, junto com Albertina, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião e Ouro Fino. A parceria com o Instituto Federal foi firmada em agosto de 2018 com o intuito de promover o desenvolvimento do Turismo na região do Circuito das Malhas de maneira sustentável, assim como contribuir para o aprendizado na prática dos alunos.

O termo de cooperação técnica contempla, entre as ações firmadas, o programa de estágios, o desenvolvimento de projetos para extensão e conclusão de curso, assim como consultorias técnicas e participação de feiras e eventos, painéis de debates, palestras e fóruns.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Profissionais do Departamento de Educação de Borda da Mata participaram do Encontro NAME Educadores de Resultado, no dia 26/09, em Pouso Alegre, junto com educadores da região que também utilizam o Sistema de Ensino Name/Pearson. Palestras, temas relevantes e professores de referência fizeram parte do evento com o propósito de fortalecer cada dia mais a Rede Municipal de Educação.

A mestre em Educação, Jane Haddad, ministrou a palestra “Educar no século XXI: contribuição para ética do Cuidado”. O professor Nino Paixão falou sobre o tema “Aprendendo e Ensinando com prazer”. 

Participaram do encontro a supervisora pedagógica Rose Cardoso, a diretora da Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos, o diretor da Escola Municipal Benedita Braga Cobra, Antônio Carlos de Rezende e auxiliar administrativa Miriane Menezes.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Mais de 18 milhões de estudantes participaram da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em 2017. Pela primeira vez a maior competição estudantil do país contou também com participantes de 4.473 colégios particulares. No final, 500 estudantes receberam a medalha de ouro, entre eles, a aluna Larissa Fernanda da Silva, do 8 º ano III, da Escola Municipal Benedita Braga Cobra, em Borda da Mata.

Aos 14 anos, Larissa é bicampeã da Obmep (2016 e 2017). A aluna realizou a primeira fase da Olimpíada 2017 na Escola Estadual Cristiano Machado, em Ipuiuna. Já estudando em Borda da Mata, Larissa desenvolveu ainda mais a habilidade e o gosto pelos números. “A professora Flávia é a melhor professora de matemática que eu já tive. Além de explicar muito bem, tem o controle da sala.” E ao parar pra pensar no seleto grupo de alunos que se destacam ao receber medalhas entre milhões de estudantes que fazem as provas Brasil afora, Larissa evidencia que o compromisso de estudar torna as disciplinas prazerosas ao aprender “eu me dedico, é uma coisa que faço com prazer, é um passatempo pra mim”.

Esta é a quarta medalha de alunos da Escola Municipal Benedita Braga Cobra na Obmep. Em 2011, Júlia Costa conquistou o bronze, em 2012 Uttoni Brandani também ganhou medalha de bronze. Já em 2016, Vitória Regina conquistou o ouro e em 2017, Larissa conquistou a medalha de ouro.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

O Departamento de Desenvolvimento Social de Borda da Mata convoca todos os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que ainda não fizeram o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) para se cadastrar. As famílias já inscritas que ainda não atualizaram o cadastro em 2018 também devem atualizar as informações.

O cadastro é obrigatório e deve ser feito até o dia 28 de dezembro deste ano. Todos aqueles que perderem o prazo terão o benefício cortado a partir de janeiro de 2019. Já as pessoas que ainda não são beneficiárias, mas se enquadram no perfil para receber o BPC (idosos com 65 ou mais, com renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo ou pessoas com algum tipo de deficiência), também devem fazer o cadastro para receber o benefício, garantido pela Constituição Federal e regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).

Para idosos e pessoas com deficiência que tenham dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar, maior de 16 anos e que tenha capacidade de prestar as informações. O beneficiário ou responsável familiar deve procurar o Departamento de Desenvolvimento Social, que fica ao lado do Cras, munido dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento/Casamento e Conta de luz (ou água) recente, de todas as pessoas que moram na casa.

Em Minas Gerais, 450.653 pessoas recebem o benefício, sendo 190.261 idosos e 260.392 pessoas com deficiência.  Desse total, 139.250, 31% ainda precisam ser incluídos no CadÚnico para evitar a suspensão do benefício a partir de janeiro de 2019. (Dados de março de 2018 - MDS).

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Borda da Mata cumpriu a meta estabelecida pela Superintendência Regional de Saúde – Pouso Alegre e vacinou 97% das crianças público-alvo da campanha nacional de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) e sarampo. No total, foram 741 crianças imunizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata.

Além do atendimento em dois sábados, a equipe da vacina percorreu os bairros da cidade, da zona rural e dos dois distritos, Cervo e Sertãozinho, além de visitar a Creche, o Cemei e também contou com o auxílio dos agentes comunitários de saúde que percorreram as casas para conferir o cartão de vacinação das crianças na faixa etária entre 1 ano a menores de 5 anos.

Serviço
Para a vacinação de rotina em adultos e crianças, a Sala de Vacinas atende das 7h às 15h45, de segunda à sexta, na UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro. Para os distritos, há um calendário específico de visitas mensais nas Unidades Básicas de Saúde das respectivas localidades.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Prefeitura realiza manutenção na quadra do bairro Santa Cruz durante o mês de setembro. Estão em andamento serviços de pintura, serralharia e alvenaria (calçadas e meios-fios) para deixar a quadra em boas condições para a prática de esportes no bairro.

Mesmo diante da crise e falta de repasses, a Administração Municipal de Borda da Mata trabalha com muita responsabilidade com o dinheiro público.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Borda da Mata sediou uma palestra ministrada pelos gestores do Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas sobre o cadastro do Ministério do Turismo, o Cadastur 3.0, voltado para profissionais e negócios com foco no turismo na cidade. O treinamento sobre a importância da formalização e os benefícios do cadastro foi dirigido para empresários e empreendedores do trade turístico da cidade, entre eles, meios de hospedagens, restaurantes, bares e similares com viés turístico.

A palestra aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Borda da Mata e foi ministrada pelo consultor do Circuito das Malhas e vice-presidente da Fecitur/MG (Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais), Mário Batista Silva Filho. O encontro contou com a presença também de membros do Conselho Municipal de Turismo de Borda da Mata.

O empreendedor turístico que está no Cadastur garante vantagens como ter seu negócio relacionado nos sites oficiais do Ministério do Turismo, tem acesso a financiamentos e a cursos de qualificação profissional oferecidos pelo governo, além disso, é uma das políticas que faz o município permanecer no Mapa do Turismo Brasileiro.

 

Sobre o Cadastur

Cadastur é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados.

O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

A partir da Lei do Turismo 11.771/08, o cadastro no MTur foi instituído para as empresas e os profissionais de turismo. O cadastro é gratuito.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O prefeito André Carvalho Marques, no uso de suas atribuições e em conformidade com o Art. 9º, parágrafo 4º, da Lei Complementar nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal - convida a todos para participar da Audiência Pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, no dia 26 de setembro de 2018, (quarta-feira), às 14h, na Câmara Municipal de Borda da Mata, situado no 3º piso do Terminal Rodoviário. O objetivo da audiência é avaliar o cumprimento das metas fiscais do Poder Executivo.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Filtro por data

« Setembro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Mais lidas