Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Julho 2018

O Festar Extreme 2018 acontece nos dias 8 e 9 de setembro em Borda da Mata. O evento reúne roda de capoeira, música ao vivo, passeio ciclístico, trilha de motos e corrida noturna em dois dias. 

No dia 08/09, sábado, a manhã começa com o cicloturismo. A partir das 9h da manhã, o passeio de bicicleta tem percursos inéditos nas montanhas de Borda da Mata com opção de 20 km e 30 km. Na noite de sábado, a partir das 20h, tem início o show de rock no Coreto com a banda Jardim dos Reis e também a corrida noturna com percurso de 5 km pela cidade. 

O domingo começa com a trilha de motos às 9h da manhã com percurso de aproximadamente 50 km em caminhos e montanhas também inéditas em Borda da Mata (em relação a eventos anteriores). Todas as provas têm pontos de apoio com água, frutas e também ambulância e equipe da organização. Enquanto isso, na Praça Nossa Senhora do Carmo, se apresenta a roda de capoeira. 

A trilha sonora do evento fica por conta do rock'n roll selecionado pelo DJ Jota.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A campanha nacional de vacinação contra sarampo e paralisia infantil (poliomielite) continua até sexta-feira, dia 31 de agosto. Mas em Borda da Mata, ainda teremos mais um SÁBADO de vacinação, o dia 1º de setembro para garantir que todas as crianças de 1 ano até menores de 5 anos recebam a vacina. No próximo sábado, a vacinação é das 8h às 13h. Durante a semana, até SEXTA-FEIRA, DIA 31 DE AGOSTO, a vacinação é das 7h da manhã às 15h45 (quinze para as 4 da tarde). A vacinação acontece na UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro.

Em Borda da Mata, cerca de 200 crianças ainda não tomaram a vacina e correm risco de contrair doenças muito sérias, que são o sarampo e a paralisia. Portanto, não deixem as crianças sem a vacina.

IMPORTÂNCIA DA VACINA

Para garantir que todas as crianças de Borda da Mata estejam em dia com a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde treinou os agentes comunitários de saúde e os enfermeiros de todas as Unidades de Saúde paras famílias de casa em casa. Todos as crianças até 5 anos de idade terão seus cartões verificados pelo agente comunitário e também pelo enfermeiro da área de referência. Caso a mãe, pai ou responsável se negue a apresentar o cartão na primeira e na segunda tentativa, os pais serão notificados a comparecer a Sala de Vacinas na UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro, para regularizar a vacinação da criança no prazo de 30 dias.

Ainda assim, se o cartão da criança não tiver sido apresentado para acompanhamento da vacinação, a família vai ser encaminhada para o Conselho Tutelar e se persistir a negativa, os responsáveis serão levados ao Ministério Público para providências. Todas essas maneiras são para garantir que as crianças do município não corram o risco de contrair alguma doença que pode ser prevenida com vacinas. A vacinação previne doenças muito sérias que não tem cura depois de contraídas, por isso a importância de manter a caderneta de vacinas em dia.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Na sexta-feira, 24/08, mais dois cursos do projeto "Qualifica Borda da Mata" foram concluídos no município. A carreta-escola do Senac, esteve em Borda da Mata por duas semanas (de 13 a 24 de agosto), onde ministrou o curso de Informática para quatro turmas, no total 60 alunos participaram das aulas. Já o Senai concluiu o curso de Processamento de Leite e Derivados para a turma que teve aulas teóricas e práticas, 19 alunos vão receber o certificado ao final das 80 horas de curso profissionalizante.

No dia 17 de setembro, tem início mais um curso do Senai: o curso de costura, que vai ter duração de 200 horas com 30 vagas, divididas em duas turmas, já preenchidas.

O projeto de qualificação profissional “Qualifica Borda da Mata” teve início em 2017 e vai até 2019 com a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos. O investimento de quase 350 mil reais é custeado pelo Funemp (Fundo Especial do Ministério Público) com a organização e logística da Prefeitura de Borda da Mata.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Cerca de 50 pessoas participaram da palestra sobre Benefícios Previdenciários, em Borda da Mata, no dia 27/08. Foram explanados os requisitos para ser segurado e garantir direitos ao longo da vida, assim como as modalidades de aposentadoria. Os participantes puderam tirar dúvidas no decorrer e ao final da palestra com a técnica do Seguro Social, Neiva Prado Junqueira Gavião.

Com a organização do Departamento de Desenvolvimento Social e do Cras Sebastiana Marques, a palestra aconteceu na Câmara Municipal.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Uma parceria entre o Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas, em que a Prefeitura Municipal de Borda da Mata é associada, e o IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, foi firmada no dia 23/08 para reforçar o desenvolvimento do Turismo Sustentável na região por meio de atividades de extensão, culturais e ambientais, consultorias técnicas e participação de feiras e eventos, assim como desenvolvimento de projetos, painéis de debates, palestras e fóruns.


O convênio entre o Circuito e o IF vai contribuir não somente com as demandas de Borda da Mata, mas da região circuitada, fortalecendo o desenvolvimento do Turismo de maneira sustentável. Essa é uma oportunidade de criação projetos para, quem sabe, serem usados como exemplos tanto pelas cidades, quanto pelo alunos.


A assinatura do convênio aconteceu em Inconfidentes. Participaram da reunião o diretor-geral do IFSULDEMINAS Luiz Flávio Reis Fernandes, o professor João Paulo Rezende e o técnico administrativo Marcos Roberto dos Santos, a presidente do Circuito, Priscila Daiane de Moraes, assim como os gestores Angélica Salles, Mário Batista da Silva Filho e Camila Ferreira, representando o Município de Inconfidentes.


Feira de Estágio
A primeira ação já engatilhada desta parceria será a participação do Circuito Turístico das Malhas na Feira de Estágio do Instituto - Campus Inconfidentes, que acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, em Inconfidentes. O Circuito fará uma palestra sobre Turismo, no dia 26 de setembro, com apresentação de demandas dos Municípios integrantes, para serem analisadas pelos participantes.


Sobre o Circuito das Malhas
Localizado em uma região montanhosa, de agradável clima, o Circuito das Malhas, além de oferecer ótimas opções para compras de malhas, crochê e artigos para casa, também é um destino ideal para quem busca a paz, descanso e peregrinação. Albertina, Borda da Mata, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião e Ouro Fino, são cidades que compõem este Circuito, que cativa a todos os visitantes pela hospitalidade, deliciosa culinária e belezas naturais. O Circuito também faz parte de duas rotas importantes do Turismo Religioso, o Caminho da Fé e o Caminho da Prece.


Além da intensa atividade industrial e comercial, os municípios deste Circuito oferecem aprazíveis atrativos naturais, como cachoeiras, mirantes e trilhas radicais. As águas minerais são abundantes e podem ser encontradas em Jacutinga e Monte Sião. Considerada a “Capital Nacional do Pijama”, Borda da Mata já se tornou conhecida e visitada por inúmeros turistas e embora o pijama seja o produto mais famoso, a Rota da Moda na cidade inclui também a moda casa, a moda básica e a moda country. Em Inconfidentes, o Crochê movimenta o comércio regional pela sua qualidade, e o modo de fazer este artesanato é Patrimônio do Estado. Algumas cidades do Circuito das Malhas preservam um significativo patrimônio arquitetônico do período áureo da produção de café na região. Em Ouro Fino, o destaque fica para a “Casa do café com Leite”, onde se deu, em 1913, o Acordo Café com Leite, ou Pacto Ouro Fino, quando se reuniram o Presidente de Minas Gerais, Júlio Brandão, e o representante de São Paulo, Cincinato Braga, para decidirem sobre a política do revezamento entre os candidatos dos dois estados na Presidência da República do Brasil.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No dia 21/08/2018, cerca de 500 prefeitos mineiros e mais de mil pessoas ocuparam o espaço do saguão do prédio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em movimento de manifestação ao atraso em repasses do Governo do Estado, o que está deixando centenas de prefeituras em estado crítico. A ação foi organizada pela Associação Mineira de Municípios (AMM) e culminou no maior movimento municipalista do País. Além disso,  892 carros  ocuparam as ruas da capital mineira em busca de repasses constitucionais.

A legislação brasileira determina o repasse imediato da cota-parte dos municípios na arrecadação gerada pelo ICMS e IPVA. E essa verba, que é fundamental aos caixas dos municípios, está sendo confiscada pelo Governo do Estado. O resultado é uma dívida que se arrasta há quase um ano, já alcançando a cifra de R$ 8,1 bilhões. Entre os repasses, estão valores destinados a serviços essenciais, como Saúde e Educação, o que afeta diretamente a população. Em Borda da Mata, a dívida ultrapassa 1 milhão de reais. Os serviços essenciais permanecem em dia, assim como o pagamento de salários e fornecedores, por conta da gestão precisa e eficiente dos recursos próprios do município. Para o prefeito André Marques, é um desrespeito com a população a atitude do Governo do Estado não repassar o que é de direito de cada município "como representande do povo de Borda da Mata, estou reivindicando ao governador (Fernando Pimentel - PT) que pague as prefeituras. Se ele não pagar, as prefeituras vão parar, pois ele faltando com o Fundeb, merenda escolar, entre outros. Nós estamos sendo muito responsáveis com o dinheiro público para que não falte nenhum serviço aos bordamatenses."

Na ocasião, o governador recebeu uma comissão de prefeitos e o presidente da AMM, Julvan Lacerda, em que prometeu não atrasar mais os repasses, já que, mais cedo, no mesmo dia, Fernando Pimentel assinou a lei de securitização da dívida ativa do Estado e prometeu quitar cerca de R$ 1 bilhão em atrasos de pelo menos do Fundeb (Fundo da Educação Básica). A expectativa é de que os recursos estejam disponíveis para efetuar o pagamento dos municípios nos próximos 45 a 60 dias.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No Dia do Folclore (22 de agosto), a Escola Municipal Francisco de Souza Costa realizou 3ª Feira Folclórica, na qual os alunos estudaram sobre as lendas, as características e a história do folclore brasileiro e prepararam apresentações, trabalhos, entre outros materiais que foram expostos às famílias e a comunidade escolar. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Para a vacinação de rotina, de crianças e adultos, o Setor de Epidemiologia da Prefeitura atende em Borda da Mata de segunda à sexta-feira na UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro, das 7h às 16h45. Já nos distritos Cervo e Sertãozinho, a equipe da Saúde organiza a vacinação quatro vez por mês nos postos de saúde das localidades para facilitar o acesso da população. 

Conforme o calendário na imagem, os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro já têm as datas e horários definidos até dezembro deste ano. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo começou no dia 6 de agosto e se estende até o último dia do mês, dia 31. A meta de Borda da Mata é imunizar 763 crianças de um ano a menores de 5 anos. No dia da mobilização nacional, o Dia “D”, em 18 de agosto, 138 crianças foram vacinadas. Até então, já foram imunizadas 463 crianças no município, portanto, cerca de 300 crianças ainda precisam tomar a vacina para ficarem imunes de doenças tão graves.

Para agradar a criançada que foi tomar a vacina no dia da mobilização nacional, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde preparou decoração com o tema Galinha Pintadinha, além de balas e algodão doce.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A VII Feira Literária da Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos, em Borda da Mata aconteceu no dia 17/08 e apresentou o folclore e a cultura popular brasileira com exposições, cantigas, parlendas, brincadeiras, comidas típicas, danças, adivinhas e comidas típicas. Durante três meses, os alunos da escola estudaram sobre os temas, e além de aprender sobre a cultura do país, os alunos desenvolvem habilidades que vão acompanhá-los pela vida como a leitura, escrita, a dança e o teatro. É o caso da Gabriele do 5ª ano que junto com sua turma estudou o tema festas populares “aprendemos sobre as maiores festas brasileiras, como o Carnaval. O meu grupo representou a festa Bumba meu Boi.”

Para a diretora da escola, Pollyana Ribeiro Moraes, a feira literária é um momento de intercâmbio entre as escolas, as famílias e a comunidade escolar. Cada turminha do pré-1 ao 5º ano escolheu um tema para apresentar na feira. A criatividade dos professores e dos alunos entrou em cena e encantaram tanto os estudantes, professores quanto as famílias que visitaram o vento.

A professora Josiane trouxe a sua turminha de 3º ano da Escola Municipal Antônio Marques “é uma feira muito rica, de muito conhecimento e todos estão muito empenhados na participação”. Já a aluna Maria Eduarda gostou da sala que apresentou a lenda do saci no turno da manhã.

Entre os pais, responsáveis e familiares que visitaram a exposição, a mãe da aluna Maria Rita, do Pré I, está Daniela que ficou encantada com as apresentações “uma feira maravilhosa, rica em conteúdo. Eu como mãe fico agradecida porque sei que é uma coisa que minha filha jamais vai esquecer.”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 3

Filtro por data

« Agosto 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Mais lidas