Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quinta, 07 Junho 2018

Os alunos e as coordenadoras do projeto Rondon da Univás estiveram em Borda da Mata, no dia 08/06/2018, para uma dinâmica sobre atendimento humanizado no SUS e atenção à saúde mental. Este projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa e tem como objetivo a integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Os alunos que realizaram a formação em Borda da Mata se preparam para a operação Pantanal na cidade Terenos em Mato Grosso do Sul, no período de 06 a 22 de julho de 2018.

As professoras Maria Inês Bustamante, do curso de Psicologia e Rita de Cássia, do curso de Enfermagem acompanham e coordenam os acadêmicos selecionados no projeto. De acordo com Rita, a bagagem de conhecimento dos estudantes e o contato com os relatos da prática diária faz com que todos ganhem “a universidade, os alunos e a comunidade vivem uma troca de ensinamentos e de conhecimento. Nas comunidades, também acontece um intercâmbio cultural que capacita o profissional para diferentes realidades.”

Em Borda da Mata, os universitários falaram sobre a importância da empatia, o “colocar-se no lugar do outro” para tornar o dia a dia de trabalho mais eficiente. O trabalho humanizado passa por seis pilares que foram estudados, discutidos e apresentados em grupos pelos participantes: valorização do trabalho, acolhimento, ambiência, gestão participativa, clínica ampliada e defesa dos direitos do usuário. A mensagem final foi de que todos os profissionais se ajudem e se preocupem com o paciente de maneira global. A aluna do curso de Enfermagem, Gabriela Rangel, relata sobre a participação neste trabalho "é muito gratificante participar do projeto Rondon, nele é possível realizar troca de conhecimentos e experiências, que contribuem para a formação acadêmica. Nas atividades, o projeto tem por objetivo levar a cidadania e em troca sempre levamos de volta pra casa uma lição de vida."

De acordo com a enfermeira Graziela Siqueira, "tivemos o prazer de receber em nosso município jovens acadêmicos de medicina, psicologia e enfermagem para a promoção de oficina sobre a temática de humanização do SUS e Saúde Mental. Temas importantíssimos para a realização de um bom atendimento aos usuários dos serviços de saúde. Tivemos a oportunidade de discutir essas temáticas tomando por base a realidade vivenciada no município pelos agentes comunitários, técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros, o que promoveu uma discussão rica e a sensibilização de todos os profissionais da saúde sobre a construção de um serviço mais humanizado e estruturado em conjunto com a população, afinal o SUS é de todos nós!"

Para a secretaria de Saúde, Rosaly Esther, coordenar a gestão municipal com as instituições que podem contribuir com o desenvolvimento da Saúde de Borda da Mata “é essencial para alcançarmos nosso objetivo que é tornar o atendimento cada vez mais humanizado, ágil e eficiente” e ainda completa “a Univás, o Hospital Samuel Libânio são nossos parceiros e agradecemos muito a parceria e disponibilidade do projeto Rondon em Borda da Mata.”

Aquelas roupas esquecidas no guarda-roupa ou que já não serviam mais encheram as caixas de doações da campanha Inverno Amigo do Cras Sebastiana Marques em Borda da Mata. Durante os meses de abril e maio, nove estabelecimentos receberam as doações. De acordo com a coordenadora do Cras, Marcela Machado, além das doações nos pontos de coleta, uma grande quantidade de roupas veio da Escola Municipal Benedita Braga Cobra que também realizou uma campanha na escola, “recebemos também uma troca, pois muitas famílias que buscaram nossas doações, também deixaram outras roupas que já não serviam mais.”

Na primeira semana de junho, o Cras organizou um calendário para percorrer os bairros e distritos e entregar as roupas. Como se fosse um bazar, quem chegava escolhia as roupas conforme a necessidade, o tamanho e o gosto! Cerca de 400 pessoas de 60 famílias foram beneficiadas com as roupas, calçados e cobertores da campanha. Para a senhora Maria Imaculada, que escolheu diversas peças no bairro São Francisco, a campanha foi de grande valia, pois “tem muita gente que precisa. Eu mesmo estou levando para minha netinha, meus dois netinhos, meu filho e marido.”

Mãe e filha, Lourdes e Cíntia, estiveram no bairro São Francisco e conseguiram selecionar muitas peças para elas e para as crianças da família “foi uma boa ideia essa campanha pra gente ver o que serve. As roupas estão tão caras e aqui encontramos muitas roupas boas.”

As roupas de criança também foram as mais procuradas pela Thuany Santos, que foi no bairro São Judas escolher as peças “tenho um bebê de oito meses e uma menina de 2 anos e oito meses, procurei e encontrei muita coisa pra eles. Encontrei pra mim também e estou levando.”

Durante os dias 4 a 8 de junho, o Cras montou o bazar de roupas em pontos públicos dos bairros Santa Cruz, São Benedito, Santa Rita, São Francisco, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio, Santa Terezinha, São Judas, Centro e nos distritos Cervo e Sertãozinho.

Uma ação organizada pelos moradores das ruas Francisco Marques e Silvio Monteiro de Carvalho comprou 90 cobertores para enfeitar a procissão de Corpus Christi. Depois, todas as cobertas foram repassadas aos Vicentinos para doação. Desses, 34 foram doados ao Lar Monsenhor Pedro Cintra. Nesse frio, nada melhor do que um cobertor quentinho e uma dose de carinho. A coordenação do Lar Monsenhor Pedro Cintra agradece a colaboração de todos.

« Junho 2018 »