Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Maio 2018

O Departamento Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com o Ministério Público do Trabalho vão realizar uma audiência pública para esclarecimentos sobre a contratação de jovem aprendiz e pessoas com deficiência para os empresários do município. O evento acontece no dia 21 de junho, às 8h30, na Câmara Municipal, localizada no Terminal Rodoviário. Pelo menos 16 empresas do município já tem porte para contratação obrigatória desse público. 

A audiência acontece durante todo o dia 21, quinta-feira. No período da manhã acontece a abertura pelo prefeito André Marques às 8h30. Em seguida, às 8h40, a psicóloga do Cras, Lethycia Santos e a coordenadora do Cras, Marcela Machado falam sobre “Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania”.

Na sequência, representando a Apae, a assistente social Evelyn Freitas e a psicóloga Janaina Leite falam sobre “Emprego apoiado da APAE; Direito ao Trabalho da Pessoa com deficiência (legislação)”

O Senac é representado pelo instrutor de curso, Júlio Cesar Ribeiro que vai falar do tema “A importância da qualificação profissional para jovens”. O instrutor de formação do Senai, José Faria de Toledo, vai palestrar sobre “Motivação: combustível da vida”.

A primeira parte se encerra às 11h e às 13h a segunda parte é iniciada com a mesa redonda sobre a legislação do trabalho quanto à cota do aprendiz e da pessoa com deficiência, sendo comandada pelo representante do Ministério do Trabalho, Flávio Lúcio de Andrade e pelos diretores do Senai e Senac, Carlos Felipe Sousa e Guilherme Miliane Suait, momento em que será aberta a possibilidade aos empresários para tirar dúvidas pertinentes ao tema.

Em seguida, às 14h30, o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Carlos Alberto Costa Peixoto vai falar sobre “Atuação extrajudicial e judicial do MPT quanto ao cumprimento da cota de aprendizagem e da pessoa com deficiência”. Às 15h30, na última palestra da audiência, o promotor de justiça do Ministério Público Estadual, Sérgio Brito Ferreira vai tratar do tema “Inclusão dos adolescentes em conflito com a lei”.

A Prefeitura de Borda da Mata convida toda a comunidade para participar desta audiência pública e se inteirar dos temas que são de grande valia para o desenvolvimento social do município.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No dia 14/06/2018 tem início a Copa do Mundo na Rússia e, durante os jogos da Seleção Brasileira de Futebol, o horário de atendimento na Prefeitura vai ser diferenciado. No dia 22/06/2018, o expediente será das 13h às 18h. E no dia 27/06/2018, o atendimento ao público vai ser das 8h às 14h.

Na segunda fase, em caso de classificação da Seleção Brasileira, o horário será das 7h às 10h30 nos dias de jogos às 11h; E das 8h às 14h nos dias de jogos às 15h. Os horários se aplicam aos departamentos e setores administrativos da Prefeitura. As escolas municipais seguem o calendário próprio e o Pronto Atendimento Municipal trabalha em regime de plantão. As alterações foram publicadas no decreto municipal número 3.930 em 30 de maio de 2018.

 

Conteúdo do decreto na íntegra:

 

"DECRETO nº. 3.930/2018, DE 30 DE MAIO DE 2018.

 

“Dispõe sobre os horários de funcionamento das repartições públicas municipais em dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol durante a realização da 21ª Copa do Mundo FIFA 2018”.

 

O Sr. ANDRÉ CARVALHO MARQUES, PREFEITO MUNICIPAL DE BORDA DA MATA, ESTADO DE MINAS GERAIS, no uso das suas atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica Municipal;

Considerando a realização dos jogos da 21ª Copa do Mundo FIFA 2018 a ser realizada na Rússia no período de 14 de junho a 15 de julho, sendo este um evento que evolve sentimentos de patriotismo e paixão nacional pela Seleção Brasileira de Futebol.

Considerando ainda, que os serviços públicos não podem ser prejudicados em virtude da redução do horário de atendimento ao público, sendo garantidos os serviços essenciais, bem como os casos de urgência e emergência no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde.

 

DECRETA

 

Art. 1º O horário de expediente do Departamento Municipal de Administração e Finanças, Departamento Municipal de Obras, Departamento Municipal de Assistência Social, e, nos setores administrativos da Secretaria Municipal de Saúde e Departamento Municipal de Educação, durante os jogos do Brasil na 21ª Copa do Mundo FIFA 2018, será obrigatoriamente o seguinte, no dia 22/06/2018, das 13h00min as 18h00min, e no dia 27/06/2018, das 08h00min às 14h00min.

Art. 2° Em caso de classificação da Seleção Brasileira para as demais fases da Copa do Mundo FIFA 2018, o horário de atendimento ao público será obrigatoriamente, das 07h00min às 10h30min, nos jogos realizados às 11h00min, sendo considerado ponto facultativo das 14h00min às 17h00min; e obrigatoriamente das 08h00min às 14h00min, nos jogos realizados as 15h00min.

Parágrafo único. O servidor que não comparecer no horário facultativo deverá repor as horas faltantes dentro do mesmo mês.

Art. 3° Os horários de atendimento voltarão ao normal nas fases em que a Seleção Brasileira não estiver classificada.

Art. 4º Os editais e procedimentos administrativos de licitações deverão observar o horário de expediente definido neste Decreto.

Art. 5º Os serviços considerados essenciais na Secretaria Municipal de Saúde serão mantidos regularmente em sistema de plantão, devendo a Secretária Municipal de Saúde garantir a integral prestação e funcionamento.

Art. 6º Os serviços prestados pelo Departamento Municipal de Educação deveram acompanhar o calendário próprio.

Art. 7º Os serviços considerados essenciais no Departamento Municipal de Obras serão mantidos regularmente, devendo o Diretor de Obras garantir a integral prestação e funcionamento.

Art. 8º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.

Prefeitura Municipal de Borda da Mata, Estado de Minas Gerais, em 30 de maio de 2018.

              

             André Carvalho Marques
              - Prefeito Municipal -"

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O Cadastramento Escolar para crianças e jovens que desejam ingressar no ensino fundamental da rede pública de ensino em 2019 está sendo realizado entre os dias 11 e 22 de junho.

Unificado para as redes municipais e estadual de Minas Gerais, o cadastro é fundamental para o aluno garantir a vaga. O Cadastramento em todo o Estado deve ser feito pela internet (www.educacao.mg.gov.br), na secretaria das escolas ou no Departamento Municipal de Educação. Deverá ser inscrito, o candidato que completar seis anos até 30 de junho de 2019; o candidato a uma vaga nos demais anos ou ciclos do Ensino Fundamental nas redes públicas de ensino; e o candidato ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Não deverá inscrever-se no Cadastro Escolar o aluno já matriculado no Ensino Fundamental nas redes públicas.

A inscrição do aluno deverá ser realizada pelo pai, mãe ou responsável que seja maior de 18 anos. Os jovens maiores de 18 podem fazer a sua própria inscrição. O cadastramento para os candidatos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação também será realizado através de formulário eletrônico disponibilizado na Internet. Aqueles que não têm acesso à Internet podem procurar a Secretaria Municipal de Educação de Borda da Mata, no prédio da Prefeitura, das 10h às 15h.

 

Planejamento

O Cadastramento Escolar permite ao Governo do Estado e às prefeituras dimensionarem a demanda escolar, encaminhando, com tranquilidade, para uma escola pública próxima às suas residências, as crianças que vão iniciar os estudos no 1º ano do ensino fundamental, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano dessa etapa de ensino.

Com a demanda apresentada no Cadastramento, Estado e municípios fazem uma análise do fluxo escolar, da capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.

 

Matrícula

Para que o candidato cadastrado tenha a sua vaga assegurada na escola para a qual será encaminhado, é preciso efetuar a matrícula no prazo estabelecido. O período de matrícula dos inscritos no Cadastramento - unificado nas redes estadual e municipais – será de 17 a 21 de dezembro de 2018. Já o candidato que não realizar a matrícula dentro do prazo será encaminhado para a escola onde houver vaga remanescente.

 

*Com informações da Secretaria Estadual de Educação

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Os alunos e as coordenadoras do projeto Rondon da Univás estiveram em Borda da Mata, no dia 08/06/2018, para uma dinâmica sobre atendimento humanizado no SUS e atenção à saúde mental. Este projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa e tem como objetivo a integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Os alunos que realizaram a formação em Borda da Mata se preparam para a operação Pantanal na cidade Terenos em Mato Grosso do Sul, no período de 06 a 22 de julho de 2018.

As professoras Maria Inês Bustamante, do curso de Psicologia e Rita de Cássia, do curso de Enfermagem acompanham e coordenam os acadêmicos selecionados no projeto. De acordo com Rita, a bagagem de conhecimento dos estudantes e o contato com os relatos da prática diária faz com que todos ganhem “a universidade, os alunos e a comunidade vivem uma troca de ensinamentos e de conhecimento. Nas comunidades, também acontece um intercâmbio cultural que capacita o profissional para diferentes realidades.”

Em Borda da Mata, os universitários falaram sobre a importância da empatia, o “colocar-se no lugar do outro” para tornar o dia a dia de trabalho mais eficiente. O trabalho humanizado passa por seis pilares que foram estudados, discutidos e apresentados em grupos pelos participantes: valorização do trabalho, acolhimento, ambiência, gestão participativa, clínica ampliada e defesa dos direitos do usuário. A mensagem final foi de que todos os profissionais se ajudem e se preocupem com o paciente de maneira global. A aluna do curso de Enfermagem, Gabriela Rangel, relata sobre a participação neste trabalho "é muito gratificante participar do projeto Rondon, nele é possível realizar troca de conhecimentos e experiências, que contribuem para a formação acadêmica. Nas atividades, o projeto tem por objetivo levar a cidadania e em troca sempre levamos de volta pra casa uma lição de vida."

De acordo com a enfermeira Graziela Siqueira, "tivemos o prazer de receber em nosso município jovens acadêmicos de medicina, psicologia e enfermagem para a promoção de oficina sobre a temática de humanização do SUS e Saúde Mental. Temas importantíssimos para a realização de um bom atendimento aos usuários dos serviços de saúde. Tivemos a oportunidade de discutir essas temáticas tomando por base a realidade vivenciada no município pelos agentes comunitários, técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros, o que promoveu uma discussão rica e a sensibilização de todos os profissionais da saúde sobre a construção de um serviço mais humanizado e estruturado em conjunto com a população, afinal o SUS é de todos nós!"

Para a secretaria de Saúde, Rosaly Esther, coordenar a gestão municipal com as instituições que podem contribuir com o desenvolvimento da Saúde de Borda da Mata “é essencial para alcançarmos nosso objetivo que é tornar o atendimento cada vez mais humanizado, ágil e eficiente” e ainda completa “a Univás, o Hospital Samuel Libânio são nossos parceiros e agradecemos muito a parceria e disponibilidade do projeto Rondon em Borda da Mata.”  

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Aquelas roupas esquecidas no guarda-roupa ou que já não serviam mais encheram as caixas de doações da campanha Inverno Amigo do Cras Sebastiana Marques em Borda da Mata. Durante os meses de abril e maio, nove estabelecimentos receberam as doações. De acordo com a coordenadora do Cras, Marcela Machado, além das doações nos pontos de coleta, uma grande quantidade de roupas veio da Escola Municipal Benedita Braga Cobra que também realizou uma campanha na escola, “recebemos também uma troca, pois muitas famílias que buscaram nossas doações, também deixaram outras roupas que já não serviam mais.”

Na primeira semana de junho, o Cras organizou um calendário para percorrer os bairros e distritos e entregar as roupas. Como se fosse um bazar, quem chegava escolhia as roupas conforme a necessidade, o tamanho e o gosto! Cerca de 400 pessoas de 60 famílias foram beneficiadas com as roupas, calçados e cobertores da campanha. Para a senhora Maria Imaculada, que escolheu diversas peças no bairro São Francisco, a campanha foi de grande valia, pois “tem muita gente que precisa. Eu mesmo estou levando para minha netinha, meus dois netinhos, meu filho e marido.”

Mãe e filha, Lourdes e Cíntia, estiveram no bairro São Francisco e conseguiram selecionar muitas peças para elas e para as crianças da família “foi uma boa ideia essa campanha pra gente ver o que serve. As roupas estão tão caras e aqui encontramos muitas roupas boas.”

As roupas de criança também foram as mais procuradas pela Thuany Santos, que foi no bairro São Judas escolher as peças “tenho um bebê de oito meses e uma menina de 2 anos e oito meses, procurei e encontrei muita coisa pra eles. Encontrei pra mim também e estou levando.”

Durante os dias 4 a 8 de junho, o Cras montou o bazar de roupas em pontos públicos dos bairros Santa Cruz, São Benedito, Santa Rita, São Francisco, Nossa Senhora de Fátima, Santo Antônio, Santa Terezinha, São Judas, Centro e nos distritos Cervo e Sertãozinho.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Uma ação organizada pelos moradores das ruas Francisco Marques e Silvio Monteiro de Carvalho comprou 90 cobertores para enfeitar a procissão de Corpus Christi. Depois, todas as cobertas foram repassadas aos Vicentinos para doação. Desses, 34 foram doados ao Lar Monsenhor Pedro Cintra. Nesse frio, nada melhor do que um cobertor quentinho e uma dose de carinho. A coordenação do Lar Monsenhor Pedro Cintra agradece a colaboração de todos. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No dia 20/06, às 10h, vai acontecer o leilão de 13 lotes de bens inservíveis, entre veículos e sucatas, na Sala de Licitações da Prefeitura. Os bens podem ser visitados para análise entre os dias 13 a 20 de junho no horário de atendimento ao público (10h às 15h).

O local para visitação dos lotes 01, 02, 03, 04, 05, 06 e 07 (Veículos) é na Avenida Lauro Megale, 600, Bairro Santo Antônio. Os lotes 08 (Sucata de Informática e Acessórios), 09 (Sucata de Equipamentos Hospitalares), 11(Cadeiras e Longarinas),  12 (Sucata de Eletrodomésticos) e 13 (Sucata de móveis em geral escritório e hospitalar) podem ser visitados na Avenida João Olivo Megale, 915 (Antigo Centro Médico).  Já o lote 10 (Sucata Ferrosa) está dividido nos dois endereços citados.

Mais informações, fotos e lances estão disponíveis no site: www.fernandoleiloeiro.com.br. O edital com todas as informações está disponível neste site www.bordadamata.mg.gov.br 

 

SERVIÇO
Data de realização: 20/06/2018
Horário: 10h
Local: Sala de Licitações – Praça Antônio Megale, 86

Visitação: 13 a 20/06
Horário: 10h às 15h
Locais: Avenida Lauro Megale, 600, Bairro Santo Antônio (Asilo) e Avenida João Olivo Megale, 915 (Antigo Centro Médico).

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Na igreja católica, o mês de maio é dedicado a Nossa Senhora, mãe de Jesus, por isso, as missas da Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata, tiveram coroações à imagem de Maria com a participação de movimentos, pastorais, catequese e escolas do município.  O encerramento das coroações, no dia 30 de maio, foi com as crianças do Cemei Professora Ana Maria Cabral dos Santos.

No decorrer do mês, as escolas municipais, estadual e particular participaram das comemorações a Nossa Senhora.
05/05 – E. E. Lauro Afonso Megale
06/05 – E. M. Francisco de Souza Costa
12/05 – Apae
13/05 – E. M. Benedita Braga Cobra
19/05 – E. M. Antônio Marques da Silva
20/05 – Creche Municipal Madre Teresa de Saldanha
26/05 – E. M. Professora Diva Ribeiro dos Santos
27/05 – Colégio Nossa Senhora do Carmo

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Na quarta-feira, dia 30/05, os funcionários do Lar Monsenhor Pedro Cintra participaram de uma palestra de reciclagem e capacitação sobre cuidados com os idosos. Ministrada pelo fisioterapeuta Juliano Dande, os funcionários aprenderam sobre as características do envelhecimento, bem como as principais modificações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas em decorrência deste processo individual e gradativo de todo ser humano. Como funcionários do asilo, o conhecimento, o cuidado e o carinho são essenciais nas tarefas diárias. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Filtro por data

« Junho 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Mais lidas