Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Abril 2018

O curso de Qualificação Profissional Básica de Processamento de Leite e Derivados vai capacitar pessoas para atuar com o manuseio de alimentos derivados de leite. A turma inicia o curso ministrado pelo Senai no final de julho com aulas práticas e teóricas, as quais acontecem na Escola Municipal Benedita Braga Cobra e também no Laticínio Toledo.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Social, Thiago Senna, e a coordenadora do Cras Sebastiana Marques, Marcela Machado, setores responsáveis pela realização e organização dos cursos em Borda da Mata, juntamente com os professores do Senai visitaram as dependências do Laticínio Toledo e fecharam a parceria para a realização das aulas práticas, e portanto, agradecem ao proprietário Lúcio pela facilitação e apoio ao projeto no município.

A primeira turma deste curso dispõe de 25 vagas com inscrições a partir de julho no Cras Sebastiana Marques. Na oportunidade, o período de inscrições será amplamente divulgado nos canais de comunicação da Prefeitura e na imprensa do município. 

O projeto “Qualifica Borda da Mata” teve início em 2017 e vai até 2019 com a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos. O investimento de quase 350 mil reais é custeado pelo Funemp (Fundo Especial do Ministério Público) com a organização e logística da Prefeitura de Borda da Mata. Os cursos são ministrados pelo Senai e Senac.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No sábado, dia 19 de maio, mais 58 pacientes foram atendidos no mutirão de ultrassonografias em Borda da Mata. O médico José Luiz Schiavon e a técnica em radiologia Fabiana Silva realizaram 70 exames durante o dia até início da noite, já que alguns pacientes demandaram o ultrasson de diferentes partes do corpo.

Foi há exatamente um ano, nos dias 27 e 28 de maio de 2017, que a Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata começou este projeto, com o objetivo de zerar filas de espera e simplificar o atendimento para realização de ultrassonografias no município. Os mutirões de ultrasson acontecem sempre as finais de semana nas dependências do asilo. Desde então, cerca de 630 pacientes foram atendidos e levaram o resultado de seus exames na hora.

Para a secretária de saúde, Rosaly Esther, tornar o atendimento mais humano é essencial para a população “queremos o melhor atendimento, por isso zerar a fila de espera é tão importante, além disso, oferecemos transporte para os pacientes da zona rural e dos distritos para facilitar e garantir o acesso.”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A estátua de Monsenhor Pedro Cintra instalada em frente à Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata, foi alvo de vandalismo na noite de domingo, 20/05. Vândalos arrancaram o busto que foi abandonado na praça, além disso, quebraram o mármore da base do monumento.

A Polícia Militar registrou boletim de ocorrência de dano ao patrimônio público, por volta de 22h30, o qual foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim). Os autores ainda não foram identificados. O busto encontrado no chão foi guardado por um funcionário da Prefeitura para que seja feita a reinstalação.

Monsenhor Pedro Cintra permaneceu 37 anos à frente da Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Borda da Mata, se destacando como grande catequista e propagador da Palavra de Deus. Deixou um legado ao município, sendo reconhecido como um dos mais importantes empreendedores sociais da história de Borda da Mata. Entre suas realizações, está a construção da igreja matriz, atual basílica, e fundação do Colégio Nossa Senhora do Carmo.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O programa Academia da Saúde faz parte da Estratégia Saúde da Família com o objetivo de prevenir doenças e proporcionar às pessoas uma vida mais saudável. Todas as idades podem participar das aulas gratuitas de aeróbica, ginástica laboral, caminhada e alongamentos.  Esse foi o assunto que o educador físico, Antônio Oliveira, abordou durante a Semana da Saúde na Faculdade Asmec, em Ouro Fino, no dia 15/05/2018.

O professor falou sobre os benefícios das atividades físicas, da importância do acompanhamento de saúde, principalmente para a terceira idade. Cerca de 250 pessoas participam das aulas semanais no Poliesportivo, no bairro Santa Cruz, no distrito Cervo e no distrito Sertãozinho (ainda em fase de implantação do projeto). 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O dia 18 de Maio é dedicado, em todo o país, ao combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Esta data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória/ES, aconteceu o assassinato bárbaro de uma menina de apenas 8 anos de idade após ser estuprada, fato que chocou o Brasil inteiro e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. A campanha destaca a data para chamar a atenção de toda a sociedade para participar da luta com esse tipo de abuso.

Em Borda da Mata, o Departamento de Desenvolvimento Social, por meio do diretor Thiago Senna, convidou as escolas da Rede Municipal, a Apae e o Colégio Nossa Senhora do Carmo para trabalhar o tema em sala de aula e participar das atividades no dia da mobilização nacional.

A sexta-feira, 18/05, foi marcada pelo bate-papo da policial civil Carla com os alunos adolescentes da Apae, Escola Municipal Benedita Braga Cobra e Colégio Nossa Senhora do Carmo sobre o tema. Carla foi foi objetiva e categórica em sua fala “não é engraçado, é muito sério. Muitos casos acontecem e é preciso que estejamos atentos para acolher uma pessoa que é vítima e denunciar o caso. É preciso contar e procurar ajuda.” E ainda “a culpa nunca é da vítima, muitos agressores ameaçam, deturpam a história, mas é preciso denunciar e combater.”

No período da tarde, com o apoio da Polícia Militar, os alunos da Escola Municipal Benedita Braga Cobra e Apae, participaram de uma passeata pelas praças centrais com trabalhos desenvolvidos em sala de aula para chamar a atenção sobre a causa. Com uma pausa na caminhada em frente ao Coreto, a coordenadora do Cras, Marcela Machado, falou às crianças sobre a necessidade de denúncia em caso de abuso.  Os servidores do Departamento e do Cras também fizeram uma blitz com panfletagem para levar a causa ao maior número de pessoas possível em Borda da Mata.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Social, Thiago Senna, agradece o empenho e participação da Rede Municipal de Educação, Colégio Nossa Senhora do Carmo, Apae, Cras Sebastiana Marques, Polícia Militar, Polícia Civil, Lar Monsenhor Pedro Cintra e toda a comunidade por combater uma causa tão séria como o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Também participou das atividades o prefeito André Marques que na ocasião falou da importância de falar abertamente sobre o tema para que vítimas possam ser amparadas e culpados punidos.

O tema da campanha é “ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR É COMBATER”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Por ocasião do Dia do Enfermeiro, em 12 de maio, e do Dia do Técnico de Enfermagem, em 20 de maio, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde se reuniram na Câmara Municipal, no dia 16/05, para ouvir sobre questões relevantes e inerentes à saúde pública em Borda da Mata. Como convidado, estava o médico, advogado e deputado estadual Arlen Santiago. Em sua fala, Arlen criticou a dívida do Estado e as consequentes dificuldades financeiras dos municípios mineiros em manter os serviços essenciais. “Saúde não tem preço, mas tem custo. A falta de responsabilidade do governador Pimentel é um golpe contra os mineiros e a dívida milionária com Borda da Mata exige muita gestão para buscar soluções junto ao governo federal e emendas parlamentares”. 

Médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e demais servidores da Secretaria também ouviram a fala do técnico em enfermagem Luiz Carlos Marçal sobre os serviços e características da urgência e emergência no Pronto Atendimento Municipal “cerca de 70% dos casos atendidos no Pronto Socorro são de pacientes sem risco iminente de vida, pois a função do atendimento 24 horas é acolher a pessoa com casos urgentes”. A parceria dos profissionais da Estratégia Saúde da Família nas Unidades Básicas de Saúde com o atendimento de casa em casa por meio dos agentes comunitários visa otimizar o atendimento descentralizado, portanto, horários diferenciados estão sendo estudados para ampliar o acesso da população nos bairros.

O prefeito André Carvalho Marques reforçou a dificuldade financeira enfrentada nos anos de 2017 e 2018 com a omissão do Estado de Minas Gerais em repasses obrigatórios, “mesmo assim, em 2017, investimos 31% da arrecadação municipal na Saúde, enquanto o esperado é 15%. Confiamos na mudança do cenário político e econômico do país e acima de tudo, nós confiamos em vocês, sabemos da importância de cada servidor na prestação de um bom serviço, por isso temos o compromisso com o salário dos funcionários da Prefeitura dentro do mês trabalhado. Peço que cada um de vocês acolha o paciente com carinho e atenda a necessidade com atenção, como já tem sido feito.”  

Para a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Sirlene Ramos, a saúde pública depende do empenho e do profissionalismo de cada um “é um trabalho de formiguinha, mas eu sei que nós damos o suor e o sangue pelos pacientes e embora só as críticas vão a público, sabemos dos elogios que chegam a nós depois de um dia cheio.”

A secretária de saúde, Rosaly Esther, conclui o evento salientando a mensagem “tenham um olhar humanizado, se indignem com os comentários mentirosos e maldosos, porque trabalhar com vidas é lidar com a pessoa fragilizada e o nosso papel é dar esperança e tornar Borda da Mata referência”.

Na ocasião, os enfermeiros e técnicos em enfermagem foram homenageados pelo dia 12 de Maio, o dia do Enfermeiro. A enfermeira responsável técnica pelo Pronto Atendimento, Rosemar Carvalho, agradeceu a homenagem da Administração com os profissionais "em 21 anos de serviço, eu nunca tinha visto ou recebido sequer um cartão pelos serviços, então agradeço, em nome de todos, o reconhecimento".

A psicóloga Rosana Mara dos Santos também falou sobre Saúde Mental. Os vereadores Dil, Marcela e Jair também participaram do evento. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A campanha de vacinação contra a gripe continua até o dia 1º de junho na UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro, para o público-alvo da campanha: crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com recém-nascidos até 45 dias), maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas e/ou outras condições especiais com atestado do médico, trabalhadores da saúde, professores e indígenas.

Até o dia da mobilização nacional, o "DIA D" que foi no último sábado, 12 de maio, 2. 601 pessoas se vacinaram em Borda da Mata, mas estima-se que o público-alvo da campanha em Borda da Mata seja de quase 5 mil pessoas, portanto, muita gente do grupo de risco ainda não tomou a vacina.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Na primeira quinzena do mês de maio de 2018, o Departamento Municipal de Obras concluiu parte do serviço de pintura na Creche Municipal Madre Teresa de Saldanha. As portas, os portões, as salas reformadas no início do ano e o pátio receberam nova pintura. 

Além dos funcionários da Prefeitura, familiares das crianças e dos servidores da creche contribuíram com os serviços de melhorias por meio de doações e mão-de-obra. O auxílio mútuo pelo bem das crianças. 

#comvoceportodos 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No dia 15 de maio, o Departamento Municipal de Obras, por meio da empresa contratada, realizou a operação tapa-buracos em ruas de asfalto no bairro Nossa Senhora Aparecida, entre elas a Avenida João Olivo Megale, no bairro São Judas Tadeu e também nas ruas faltantes do distrito Cervo, onde teve a operação no dia 19/04. O serviço vai continuar nos demais bairros de Borda da Mata. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No dia 12 de maio, todo o país vai realizar o DIA D da campanha de vacinação contra influenza, a gripe. Em Borda da Mata, a vacinação acontece das 8h às 17h na UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro. 

O público-alvo da campanha são as crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com  recém-nascidos até 45 dias), maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas e/ou outras condições especiais com atestado do médico, trabalhadores da saúde, professores e indígenas.

Com o calendário de vacinação nos bairros urbanos e rurais, de 23 de abril até o dia 08 de maio, 2.576 pessoas já se vacinaram. A Secretaria Municipal de Educação espera imunizar quase 6 mil pessoas até o término da campanha. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Filtro por data

« Maio 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Mais lidas