Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Março 2018

A campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde acontece de 23 de abril a 01 de junho, sendo o dia 12 de maio (Dia D) a data da mobilização nacional. 

O público-alvo são as crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com  recém-nascidos até 45 dias), maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas e/ou outras condições especiais com atestado do médico, trabalhadores da saúde, professores e indígenas.

Em Borda da Mata, a vacinação acontece nos bairros urbanos e rurais, conforme o calendário da foto. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O prefeito André Carvalho Marques, no uso de suas atribuições e em conformidade com o Art. 48º, parágrafo 1º, inciso I, da Lei Complementar nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal - convida a todos para participar da Audiência Pública Extraordinária, no dia 26 de abril de 2018 (quinta-feira), às 19h, na Escola Municipal Benedita Braga Cobra (Grupo), situado à Avenida Wilson Megale, 851, Centro.

Os objetivos da audiência são a  autorização legal e a definição das áreas do território municipal passíveis de receber a implantação do chamado "chacreamento", além de alterações de grande relevância no Plano Diretor do Município de Borda da Mata/MG, definido pela Lei Municipal nº 1.383/2004, no tocante a vários itens de interesse público.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Na 16ª edição da Trilha da Torre, em Borda da Mata, 530 motociclistas participaram do percurso de 65 km. Com largada às 10h na Praça Antônio Megale, no dia15/04, os pilotos percorreram, durante seis horas, diversas estradas, morros e trilhas pelos bairros rurais Moji, Contendas, Palma, Capinzal, Cachoeira, Pedra Negra, Cachoeirinha, Três Barras e Segredo. Os pilotos vieram de 68 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com a organização do evento, 60% dos motociclistas concluíram o trajeto.

A Prefeitura de Borda da Mata participou com o apoio por meio dos departamentos de Obras e de Esporte e Lazer, com a logística, sinalização e premiação. O evento contou também com o apoio da Polícia Militar.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O Cras e o Departamento de Desenvolvimento Social de Borda da Mata participam do da campanha “Cadastrar para Incluir”, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), com o objetivo de alertar e incentivar os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que ainda não fizeram o cadastro no CadÚnico para se cadastrar. As famílias já inscritas também devem atualizar as informações.

Serão realizados dois mutirões em todo o estado, nas semanas de 23 a 27 de abril e de 21 a 25 de maio, também para inscrição no CadÚnico. Em Borda da Mata, nas semanas do mutirão, o Cras e o Departamento vão atender das 8h às 18h.

As pessoas que não se cadastrarem até dezembro deste ano terão o benefício cortado. Já as que ainda não são beneficiárias, mas se enquadram no perfil para receber o BPC (idosos com 65 ou mais, com renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo ou pessoas com algum tipo de deficiência), também devem fazer o cadastro para receber o benefício, garantido pela Constituição Federal e regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).

Em Minas Gerais, 450.653 pessoas recebem o benefício, sendo 190.261 idosos e 260.392 pessoas com deficiência. Desse total 139.250, 31% ainda precisam ser incluídos no CadÚnico para evitar a suspensão do benefício a partir de janeiro de 2019. 

 

CadÚnico

O Cadastro Único é uma ferramenta de gestão que possibilita a identificação e caracterização socioeconômica das famílias e, ou, indivíduos pobres e extremamente pobres, e que pode ser utilizado como parâmetro para a formulação de diversas políticas públicas e sociais, sendo, portanto, uma importante ferramenta na articulação da rede de proteção social, como  também para ações intersetoriais.

 

Com informações da Sedese

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Borda da Mata está inserida no Programa Cohab Mais Perto - Prefeito Amigo da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais, criado em 2017, que tem como objetivo levar um melhor atendimento aos mutuários por meio de parcerias da companhia com as prefeituras municipais. Esse programa permanente de parceria favorece o acompanhamento das situações de inadimplência, regularização fundiária, emissão de escrituras e outros temas de interesse do mutuário e da Companhia oferecendo informações e capacitando técnicos municipais para receber, tratar e encaminhar demandas dos mutuários e dos conjuntos habitacionais para a companhia.

Muitos casos relativos às casas populares construídas em Borda da Mata na década de 1980 nunca tiveram resolução, pela própria falta de acessibilidade da Cohab nos municípios. Em março de 2018, Borda da Mata assinou o termo de parceria do programa com a companhia, portanto, a Prefeitura de Borda da Mata comunica aos mutuários da Cohab que conta com um funcionário treinado para condução das atividades relativas ao contrato Cohab Mais Perto.

O atendimento acontece toda sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30, com Cirlene Rodrigues dos Santos Brandão, no Departamento de Obras.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A instituição de ensino mais antiga de Borda da Mata, mais antiga, aliás, que a própria emancipação do município, completa 101 anos em 14 de abril de 2018. A escola foi criada com o nome de Grupo Escolar Comendador José Inácio, nome que permaneceu por 71 anos. Este ano comemoram-se também os 30 anos do atual nome da escola “Benedita Braga Cobra” e os 20 anos da municipalização do ensino.

Na sexta-feira, 13 de abril, professores, funcionários e alunos se reuniram para a sessão cívica de comemoração ao aniversário da escola. Estiveram presentes também as diretoras das demais escolas municipais e o diretor de Educação, professor Antônio Carlos de Rezende que falou sobre o empreendedorismo social de Benedita Braga Cobra ao participar ativamente do desenvolvimento de Borda da Mata principalmente no campo da educação e falou aos alunos “assim como esses grandes nomes que lembramos hoje na história de nossa escola, qual a contribuição cada um nós estamos deixando para o progresso da escola, da cidade e do país.”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Diversas ruas sem calçamento nos bairros Nossa Senhora de Fátima, São Judas, São Benedito e Nossa Senhora Aparecida em Borda da Mata estão recebendo manutenção com fresa asfáltica. A fresa é o material de asfalto triturado e reutilizado na manutenção de ruas de terra e estradas rurais. Cerca de 35 caminhões com material foram utilizados no trabalho que está sendo executado pelo Departamento Municipal de Obras com a fresa doada pela Autopista Fernão Dias.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Para comemorar o aniversário da Escola Municipal Francisco de Souza Costa, alunos e professores pesquisaram a história da instituição e produziram diversos trabalhos para relembrar início e o crescimento da escola. As produções foram expostas no pátio e apresentadas durante a solenidade no dia 11/04/2018, no turno da manhã.

Teatro, música, poesias e até um jornal com entrevista ao vivo com a diretora da escola, Débora Soussin, foram apresentados pelos estudantes. Entre os conteúdos, muitas declarações de afeto pela escola, relatos da ampliação dos espaços físicos no decorrer dos anos, a linha do tempo das coordenadoras que já passaram pela direção da escola e a vida do patrono Francisco de Souza Costa.

Na ocasião, oito filhos do senhor Francisco assistiram e se emocionaram com as homenagens à escola que eternizou o nome do patriarca da família. De acordo com a professora aposentada Maria Ângela Costa de Oliveira, uma das filhas entre os treze de Francisco e Geralda, é uma homenagem muito honrosa ter o nome de seu pai em uma escola que só cresce e deixa um recado para os estudantes “sua missão é estudar, obedecer, crescer em sabedoria e responsabilidade para a grandeza do Brasil”.

Em suas palavras, o diretor do Departamento Municipal de Educação, professor Antônio Carlos de Rezende, parabenizou a todos pelas apresentações e contou um fato que chamou a atenção: foi no mandato de prefeito Francisco de Souza Costa (31/01/1955 a 30/01/1958) que foi criado o brasão de Borda da Mata, presente na bandeira do município.

Para finalizar, alunos, professores, funcionários e família do patrono cantaram parabéns pelos 23 anos da Escola municipal Francisco de Souza Costa. Os convidados também receberam um exemplar do impresso Jornal da Escola, idealizado pelo 4ºano B, da professora Izabel Amélia da Silva.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Borda da Mata agora conta com três ambulâncias para servir à população, entre elas a UTI móvel. A última foi recebida no dia 06/04, pela secretária de Saúde Rosaly Esther do governador do Estado, Fernando Pimentel, em Belo Horizonte. A ambulância foi entregue à Borda da Mata por intermédio de emenda parlamentar do deputado estadual Inácio Franco, com o apoio da vereadora Marcela Monteiro. A cerimônia aconteceu no Palácio da Liberdade, onde 50 veículos foram entregues para 37 municípios mineiros.

A frota da Secretaria de Saúde conta ainda com 20 carros convencionais para logística de serviços e transporte de pacientes.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Na sexta-feira, dia 06/04, 16 idosos do Lar Monsenhor Pedro Cintra viajaram a Aparecida/SP, onde participaram de missa, visitaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida e passearam no shopping. 18 pessoas acompanharam os senhores e senhoras (um cuidador para cada idoso, um enfermeiro e uma técnica em enfermagem). Na volta, ainda passaram em Piranguinho e trouxeram doces para todos que ficaram no Lar.

A coordenadora do Lar, Dalva Luzia, agradece ao Adeilton Couto pelo transporte e também à Barraca Marrom pela cortesia dos pés-de-moleque.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Filtro por data

« Abril 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Mais lidas