Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Março 2018

A enfermeira da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata, Grazieli Miranda Siqueira Dande, divulgou o 3º Boletim Epidemiológico de Borda da Mata. A edição do mês de abril relaciona o cenário epidemiológico da Febre Amarela (FA) na Regional de Pouso Alegre com o número de vacinados contra a doença em Borda da Mata.

Segundo a publicação, Borda da Mata apresentou apenas um caso humano suspeito de FA até o momento, o qual foi investigado e descartado. Dois casos de epizootias foram notificados e investigados, sendo um negativo para FA e o outro impossível de investigar, visto tempo de pós mortem do animal.

A cobertura vacinal contra FA em Borda da Mata encontra-se atualmente em 76.9%; desde o início do surto o município vem trabalhando na intensificação da vacinação, sendo confeccionado o Plano de Ações e colocado em prática todas as ações nele estabelecidas. Com isso, obteve-se um aumento significativo de imunizados entre os anos 2017 e 2018, anos de pico da doença, comparado com 2016, onde pouco ou quase nada se falava sobre esta doença.

De acordo com o relatório da Superintendência Regional de Saúde Pouso Alegre, até 27/02/2018, 37 casos foram notificados em 19 cidades da região, dos quais sete foram confirmados e desses, cinco pessoas morreram por Febre Amarela. O município de Conceição dos Ouros notificou seis casos, dos quais dois foram descartados e três óbitos confirmados. Outras duas mortes aconteceram em Paraisópolis e Brazópolis.


PLANO DE AÇÃO: Campanha de Intensificação da Febre Amarela 2018

Diante do surto vivenciado nos últimos anos, é notável a importância dos meios de comunicação para que a prevenção seja obtida de forma precisa e completa, chegando a toda população bordamatense.  O município hoje conta com uma sala de vacinação que atende toda a população, com um plano de ação de intensificação da febre amarela, conforme à seguir:

* Horário estendido para Imunização contra FA;

* Dias De mobilização municipal;

* Vacinação extra muro em bairros urbanos e rurais;

* Reunião com Equipes da ESF para passar informações a cerca da Intensificação e entregar Cronograma de Ações extra muro;

* Divulgação nas redes sociais do município sobre a Intensificação (Facebook e Página Oficial), na rádio local e nas Igrejas Católica e Presbiteriana;

* Orientações casa a casa, durante as visitas, pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, além da fixação de cartazes nas unidades de saúde municipal e pontos estratégicos do município;

* Realização de vacinação casa a casa na zona rural com rumores de epizootias.

 

Considerações Finais

"O Boletim Epidemiológico do município de Borda da Mata teve como objetivo principal expor um pouco mais sobre o atual cenário Epidemiológico da FA na nossa região, nosso município, e as ações que já vem ocorrendo para enfrentamento. Sabemos que a imunização da população é a única forma eficaz de prevenir, controlar e até eliminar a Febre Amarela; por este motivo, o desenvolvimento de ações para levar esta informação a toda população. Vale salientar que a maior incidência de FA é entre os meses de dezembro e maio, mas independe do aumento da incidência, nosso trabalho continua em todos os meses do ano.

Todo conteúdo foi exposto de forma objetiva, clara e direta, tendo como propósito principal transmitir informações a todos os profissionais de saúde e população bordamatense. Continuamos nossas ações, sempre atualizando e procurando melhorar, pois acreditamos que com informação, divulgação e imunização do maior número possível de pessoas poderemos vencer esse vírus!"

 

SOBRE A FEBRE AMARELA 

A Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes e causada por um vírus; possui dois ciclos epidemiológicos de transmissão, o silvestre e o urbano, com as mesmas características sob o ponto de vista etiológico, clínico, imunológico e fisiopatológico. No ciclo silvestre da febre amarela, os macacos são os principais hospedeiros e os vetores são mosquitos dos gêneros HaemagogusSabethes, os mais importantes na América Latina. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre pelos vetores urbanos Aedes aegypt infectados. A principal medida de prevenção e controle é a vacinação, oferecida gratuitamente pelo SUS para as pessoas a partir de nove meses de idade, até 59 anos, 11 meses e 29 dias; maiores de 60 anos, somente após avaliação clínica de seu estado de saúde.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O projeto de qualificação profissional “Qualifica Borda da Mata” teve início em 2017 e vai até 2019 com a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos. O investimento de quase 350 mil reais é custeado pelo Funemp (Fundo Especial do Ministério Público) com a organização e logística da Prefeitura de Borda da Mata.

O Senac vai ministrar no decorrer de 2018 e 2019 cursos para 48 turmas com os workshops: Técnicas Básicas de Serviços de Garçom e Garçonete, Garçom: Habilidades e Atitudes ao Servir e Noções Básicas de Custo e Formação do preço de venda. Vai ter também o Senac Móvel com turmas de Informática e Turismo e Hospitalidade (Gastronomia), além do curso Qualidade no Atendimento ao Cliente.

Já o Senai vai ministrar os cursos de qualificação profissional básica em Processamento de leite e derivados e em Costura industrial do vestuário em 7 turmas com 135 vagas.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

O Workshop: Técnicas Básicas de Serviços de Garçom e Garçonete oferece 20 vagas. O início do curso vai ser em 07/05/2018. As inscrições podem ser realizadas no Cras Sebastiana Marques em Borda da Mata, das 8h às 17h.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O Departamento Municipal de Obras iniciou a operação tapa-buracos, no dia 19/04, em diversas ruas do distrito Cervo. O serviço está sendo executado em duas etapas, a próxima está prevista para a primeira semana do mês de maio. 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Festa do Peão de Borda da Mata 2018 movimentou a região durante os três dias de evento (19 a 21 de abril). De acordo com a organização, cerca de 15 mil pessoas participaram da festa. Na abertura do rodeio, o show de Rio Negro & Solimões, custeado pela Prefeitura Municipal de Borda da Mata, teve entrada franca e doação de alimentos. Foram arrecadados 1.725 pacotes de alimentos, os quais foram doados ao Lar Monsenhor Pedro Cintra e Apae de Borda da Mata. Ainda assim, o volume arrecadado correspondeu a apenas 30% do público participante da primeira noite.

Com a organização da ACF Produções, Kadu Eventos e Sindicato Rural, a Festa do Peão de Borda da Mata compôs a Liga Nacional de Rodeio. O evento angariou R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para o município, sendo 14 mil para Sindicato Rural e 6 mil para Associação Monsenhor Pedro Cintra. Para o prefeito André Carvalho Marques, “o evento superou as expectativas, firmando-se no cenário nacional. A Festa de Peão de Borda da Mata volta como uma das melhores da região, com um ambiente aconchegante promovido pelos organizadores. A Prefeitura tem o prazer de incentivar o evento que traz o lazer aos bordamatenses e movimenta a cidade, aumentando a arrecadação, além disso, o dinheiro investido no show da primeira noite já está calculado no orçamento anual”.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde acontece de 23 de abril a 01 de junho, sendo o dia 12 de maio (Dia D) a data da mobilização nacional. 

O público-alvo são as crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com  recém-nascidos até 45 dias), maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas e/ou outras condições especiais com atestado do médico, trabalhadores da saúde, professores e indígenas.

Em Borda da Mata, a vacinação acontece nos bairros urbanos e rurais, conforme o calendário da foto. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O prefeito André Carvalho Marques, no uso de suas atribuições e em conformidade com o Art. 48º, parágrafo 1º, inciso I, da Lei Complementar nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal - convida a todos para participar da Audiência Pública Extraordinária, no dia 26 de abril de 2018 (quinta-feira), às 19h, na Escola Municipal Benedita Braga Cobra (Grupo), situado à Avenida Wilson Megale, 851, Centro.

Os objetivos da audiência são a  autorização legal e a definição das áreas do território municipal passíveis de receber a implantação do chamado "chacreamento", além de alterações de grande relevância no Plano Diretor do Município de Borda da Mata/MG, definido pela Lei Municipal nº 1.383/2004, no tocante a vários itens de interesse público.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Na 16ª edição da Trilha da Torre, em Borda da Mata, 530 motociclistas participaram do percurso de 65 km. Com largada às 10h na Praça Antônio Megale, no dia15/04, os pilotos percorreram, durante seis horas, diversas estradas, morros e trilhas pelos bairros rurais Moji, Contendas, Palma, Capinzal, Cachoeira, Pedra Negra, Cachoeirinha, Três Barras e Segredo. Os pilotos vieram de 68 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com a organização do evento, 60% dos motociclistas concluíram o trajeto.

A Prefeitura de Borda da Mata participou com o apoio por meio dos departamentos de Obras e de Esporte e Lazer, com a logística, sinalização e premiação. O evento contou também com o apoio da Polícia Militar.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O Cras e o Departamento de Desenvolvimento Social de Borda da Mata participam do da campanha “Cadastrar para Incluir”, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), com o objetivo de alertar e incentivar os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que ainda não fizeram o cadastro no CadÚnico para se cadastrar. As famílias já inscritas também devem atualizar as informações.

Serão realizados dois mutirões em todo o estado, nas semanas de 23 a 27 de abril e de 21 a 25 de maio, também para inscrição no CadÚnico. Em Borda da Mata, nas semanas do mutirão, o Cras e o Departamento vão atender das 8h às 18h.

As pessoas que não se cadastrarem até dezembro deste ano terão o benefício cortado. Já as que ainda não são beneficiárias, mas se enquadram no perfil para receber o BPC (idosos com 65 ou mais, com renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo ou pessoas com algum tipo de deficiência), também devem fazer o cadastro para receber o benefício, garantido pela Constituição Federal e regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).

Em Minas Gerais, 450.653 pessoas recebem o benefício, sendo 190.261 idosos e 260.392 pessoas com deficiência. Desse total 139.250, 31% ainda precisam ser incluídos no CadÚnico para evitar a suspensão do benefício a partir de janeiro de 2019. 

 

CadÚnico

O Cadastro Único é uma ferramenta de gestão que possibilita a identificação e caracterização socioeconômica das famílias e, ou, indivíduos pobres e extremamente pobres, e que pode ser utilizado como parâmetro para a formulação de diversas políticas públicas e sociais, sendo, portanto, uma importante ferramenta na articulação da rede de proteção social, como  também para ações intersetoriais.

 

Com informações da Sedese

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Borda da Mata está inserida no Programa Cohab Mais Perto - Prefeito Amigo da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais, criado em 2017, que tem como objetivo levar um melhor atendimento aos mutuários por meio de parcerias da companhia com as prefeituras municipais. Esse programa permanente de parceria favorece o acompanhamento das situações de inadimplência, regularização fundiária, emissão de escrituras e outros temas de interesse do mutuário e da Companhia oferecendo informações e capacitando técnicos municipais para receber, tratar e encaminhar demandas dos mutuários e dos conjuntos habitacionais para a companhia.

Muitos casos relativos às casas populares construídas em Borda da Mata na década de 1980 nunca tiveram resolução, pela própria falta de acessibilidade da Cohab nos municípios. Em março de 2018, Borda da Mata assinou o termo de parceria do programa com a companhia, portanto, a Prefeitura de Borda da Mata comunica aos mutuários da Cohab que conta com um funcionário treinado para condução das atividades relativas ao contrato Cohab Mais Perto.

O atendimento acontece toda sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30, com Cirlene Rodrigues dos Santos Brandão, no Departamento de Obras.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A instituição de ensino mais antiga de Borda da Mata, mais antiga, aliás, que a própria emancipação do município, completa 101 anos em 14 de abril de 2018. A escola foi criada com o nome de Grupo Escolar Comendador José Inácio, nome que permaneceu por 71 anos. Este ano comemoram-se também os 30 anos do atual nome da escola “Benedita Braga Cobra” e os 20 anos da municipalização do ensino.

Na sexta-feira, 13 de abril, professores, funcionários e alunos se reuniram para a sessão cívica de comemoração ao aniversário da escola. Estiveram presentes também as diretoras das demais escolas municipais e o diretor de Educação, professor Antônio Carlos de Rezende que falou sobre o empreendedorismo social de Benedita Braga Cobra ao participar ativamente do desenvolvimento de Borda da Mata principalmente no campo da educação e falou aos alunos “assim como esses grandes nomes que lembramos hoje na história de nossa escola, qual a contribuição cada um nós estamos deixando para o progresso da escola, da cidade e do país.”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 3

Filtro por data

« Abril 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Mais lidas