Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quinta, 08 Março 2018

O treinamento periódico com as serventes escolares da Rede Municipal de Borda da mata incluiu as instruções da técnica em Segurança do Trabalho, Paloma Silva, e da nutricionista Walquíria Megale. O encontro aconteceu na Escola Municipal Benedita Braga Cobra no dia 06/03/2018.

Em sua fala, Walquíria deu orientações sobre reeducação alimentar com as crianças, bem como a importância da refeição completa, com salada e fruta. Ajudar os alunos na alimentação saudável no dia a dia da escola é um meio de prevenir patologias que antigamente eram exclusividade de adultos, como colesterol alto, diabetes e hipertensão, além da obesidade infantil.

Paloma falou sobre a importância da segurança nos setores como cozinha, banheiro e salas, e ainda relacionou as medidas de proteção para os trabalhadores. Os programas  PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) foram citados como fatores essenciais para implementação e execução  de medidas protetivas no setor de trabalho, pois com eles é possível visualizar cada função, os riscos e  doença que o trabalhador pode adquirir e assim criam-se meios de controle para evitar acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.

A ginástica laboral com os funcionários da Prefeitura de Borda da Mata é ministrada pelo professor de Educação Física Antônio Oliveira – Totonho, como parte das atividades de Saúde do Trabalhador, da Academia da Saúde, projeto da Secretaria Municipal de Saúde que atende toda a população no Poliesportivo, bairro Santa Cruz e distrito Cervo, em parceria com a técnica de Segurança do Trabalho, Paloma Silva.

Durante dez minutos, duas vezes por semana, os funcionários dos Departamentos de Administração e de Obras fazem os exercícios com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. O projeto vai se estender também aos demais departamentos da Prefeitura.

As aulas do projeto Academia da Saúde no Poliesportivo, bairro Santa Cruz e distrito Cervo com o professor Totonho agora contam com equipamentos esportivos para as atividades físicas. A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu camas elásticas, bolas de overbal (pilates), halteres, tornozeleiras, bolas de handebol e voleibol, arcos, colchonetes, plataforma de step, elásticos para laboral e bastões também fazem parte das aulas.

O projeto Academia da Saúde faz parte da Estratégia Saúde da Família e tem o objetivo de prevenir doenças e proporcionar às pessoas uma vida mais saudável. Todas as idades podem participar. As aulas são gratuitas.

« Março 2018 »