Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Fevereiro 2018

O Departamento Municipal de Obras iniciou, no dia 27/03, o serviço de desassoreamento no córrego Santa Edwiges em Borda da Mata. A limpeza do ribeirão segue a outorga de licença ambiental conforme a legislação vigente. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Na quarta-feira, 28/03, da Semana Santa, os alunos da Rede Municipal de Educação de Borda da Mata participaram da missa na Basílica Nossa Senhora do Carmo. As quatro escolas, Creche e Cemei estavam representadas na igreja com os estudantes, diretores, professores e funcionários.

No momento do ofertório, alunos da Escola Municipal Francisco Souza Costa, Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos e Escola Municipal Antônio marques da Silva apresentaram trabalhos desenvolvidos em sala de aula sobre a Campanha da Fraternidade 2018: tema Fraternidade e superação da violência e lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).

Páscoa

Além dos trabalhos e estudos desenvolvidos pelos alunos com o tema da Páscoa, como parte das festividades da Semana Santa, os alunos receberam, na quarta-feira, 28/03, ovos de chocolate, que segundo a tradição representam nascimento e vida. A entrega foi realizada nas escolas pelos professores, com a presença do prefeito André Marques, do diretor do Departamento de Educação, professor Antônio Carlos de Rezende e do chefe do Setor de Esporte e Lazer, Thiago Senna.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Ultramaratona Rei e Rainha Serra de Minas reuniu atletas de toda a região para uma das provas mais difíceis do país em elevação, com 54 km de extensão. Realizada em Inconfidentes no dia 18/03/2018, prova passou por percursos nas áreas rurais e montanhosas dos municípios de Inconfidentes, Tocos do Moji, Ouro Fino e Borda da Mata.

Entre os participantes, o Soldado Brant da Polícia Militar representou Borda da Mata. Ele terminou a prova em 4º lugar na categoria, com o tempo de 5h56min.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Editado em 29/03/2018*

A campanha nacional de vacinação contra a gripe estava prevista para começar no dia 16 de abril e se estender até o dia 25 de maio, mas, em ofício enviado aos municípios, no dia 28/03, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde comunicou o adiamento da campanha para o período de 23 de abril a 01 de junho, sendo o dia 12 de maio (Dia D) a data da mobilização nacional.

O público-alvo são as crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com  recém-nascidos até 45 dias), maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas e/ou outras condições especiais com atestado do médico, trabalhadores da saúde, professores e indígenas. A vacina vai ser aplicada nas unidades básicas de saúde, nos bairros urbanos e rurais conforme calendário que vai ser atualizado com as novas datas. 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Na Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata, a Semana Santa revive a Paixão de Jesus Cristo com celebrações, procissões, peregrinações e muita fé. A programação começou no dia 25/03, com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo de Páscoa, 01/04.

Entre os eventos, destacam-se a peregrinação e via-sacra da Basílica ao Morro do Santo Cruzeiro na madrugada (às 5h) de Sexta-feira Santa, dia 30/03. Às 15h tem a solene ação litúrgica na Basílica, às 19h acontece o sermão do descendimento da Cruz e logo em seguida, procissão do enterro pelas ruas centrais. Às 21h, na Praça Antônio Megale, acontece o teatro com a encenação da Paixão de Cristo.

Borda da Mata integra a campanha “Semana Santa em MG” da Secretaria de Turismo do Estado, que evidencia o destino Minas Gerais como um dos roteiros mais completos do país, onde os municípios mineiros preparam programações especiais com o intuito de preservar uma das mais antigas manifestações culturais e religiosas do povo.

 

Programação completa: Todos os eventos estão no site da Basílica

Setur-MG: Veja todas as cidades da campanha "Semana Santa em MG"

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Durante a Assembleia Geral Anual da Associação Caminho da Fé, em 23/03, na cidade de Andradas, foram divulgadas as estatísticas, a prestação de contas, o balanço patrimonial e o relatório de atividades da rota de peregrinação Caminho da Fé durante o ano de 2017. Entre os números, o dado de que aproximadamente oito mil pessoas (7.899 pessoas) retiraram credenciais e concluíram a peregrinação reforça a importância do turismo religioso para o município e para toda a região que está na rota do Caminho da Fé. Com exceção das credenciais emitidas em Estiva e Paraisópolis (895 pessoas) todos os demais peregrinos passaram por Borda da Mata. 

Para o prefeito de Borda da Mata, André Carvalho Marques, “a Administração está buscando investir no turismo para promover o desenvolvimento econômico e social do município e consequentemente da região, dessa forma, a médio e longo prazo, Borda da Mata tende para ser referência no acolhimento de peregrinos e turistas.”

A peregrinação gera desenvolvimento econômico, principalmente, para os setores de hospedagem e alimentação, mas a boa impressão e o bom atendimento na cidade faz com que o peregrino volte com a família para uma estada maior na região. O gasto médio do peregrino durante a rota é de R$ 1.200,00, portanto, foram movimentados em 2017, cerca de R$ 9,6 milhões de reais no percurso que reúne 33 cidades mineiras e paulistas até o Santuário Nacional de Aparecida/SP. De acordo com o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Caminho da Fé e prefeito de Inconfidentes, Décio Bonamichi, “hoje o turismo é o caminho do progresso e da divulgação da nossa região.”

A assembleia foi aberta com a palavra do presidente do Conselho Deliberativo do Caminho da Fé e prefeito de Tocos do Moji, Antônio Rosário, que aproveitou a ocasião para evidenciar o problema financeiro que muitos municípios mineiros vem enfrentando por conta dos atrasos de repasses do Governo do Estado e ainda exaltou o projeto Caminho da Fé pelos 15 anos de fundação e constante crescimento.

Foram apresentados ainda a inserção de novos municípios, novos ramais de partida e a possibilidade de emissão de credenciais em qualquer cidade do Caminho da Fé até Paraisópolis, pois a peregrinação precisa ter pelo menos 135 km para ser validada. A partir de 2018, a rota passa a integrar cerca de 50 cidades. Participaram prefeitos e representantes de diversas cidades dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com carga horária de 180 horas, o curso Cuidador de Idoso teve início em 19/03. As aulas são realizadas na Escola Municipal Benedita Braga Cobra. O objetivo do curso ministrado pelo Senac é formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, capazes de auxiliar e prestar cuidados à pessoa idosa, com ou sem necessidade de cuidados especiais em sua rotina, a fim de obter resultados para a melhoria da qualidade de vida do idoso.

O projeto de qualificação profissional “Qualifica Borda da Mata” vai oferecer 17 cursos profissionalizantes a quase mil pessoas no município. O curso Cuidador de Idoso é o quarto curso oferecido. O investimento de quase 350 mil reais é custeado pelo Funemp (Fundo Especial do Ministério Público) com a organização e logística da Prefeitura de Borda da Mata por meio do Departamento de Desenvolvimento Social e Cras Sebastiana Marques.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A cada dois meses os profissionais da Estratégia Saúde da Família vão às escolas inseridas na região da UBS de referência para fazer o acompanhamento com as crianças. No dia 20/03, a Escola Municipal Francisco de Souza Costa recebeu o enfermeiro Cássio Magno para o acompanhamento, a qual teve conferência do cartão de vacinação, triagem de saúde ocular e verificação de alterações de acordo com a ficha do aluno.


A cada visita nas escolas município, os profissionais têm um tema adequado às faixas etárias. No decorrer de 2018, serão tratados temas como alimentação saudável, obesidade infantil, atividades físicas e de lazer, saúde auditiva, cultura da paz, higiene, prevenção de álcool, drogas e doenças sexualmente transmissíveis, entre outros assuntos inerentes à promoção da saúde e prevenção de doenças.


Além disso, os dentistas da Secretaria Municipal de Saúde, também atendem os alunos e realizam palestras e atividades periódicas sobre saúde bucal. Entre os dias 19/03 a 22/03, as quatro escolas municipais, a Creche Madre Tereza de Saldanha, o Cemei Professora Ana Maria Cabral dos santos e a Escola Estadual Lauro Afonso Megale receberam os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família para orientações.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Prefeitura Municipal de Borda da Mata convidou os empresários do ramo têxtil de Borda da Mata para a apresentação da proposta de realização da 1ª Feira Têxtil do município em 2018. Com organização da Prefeitura e parceria da Associação Comercial, o evento depende do interesse dos empresários para exposição e venda dos produtos. As reuniões aconteceram nos dias 13,14, 15 e 22 de março.  

Com o projeto, todos os interessados poderão dar a resposta na primeira semana de abril. A feira vai abranger uma das cinco rotas turísticas criadas pelo Conselho Municipal de Turismo de Borda da Mata: a Rota da Moda com as vertentes: Moda Íntima (pijamas e lingeries), Moda Casa (cama, mesa e decoração), Moda Básica (roupas e tricô) e Moda Country (selarias e acessórios de couro).

O objetivo do evento é alavancar o desenvolvimento econômico de Borda da Mata e  evidenciar o ramo têxtil existente há quase 50 anos no município (primeira confecção foi instalada em 1969), uma vez que Borda da Mata é conhecida em todo o país pelas confecções há cerca de 30 anos e faz parte do Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas há 15 anos.

A data escolhida para a realização do evento é de 25 de maio a 03 de junho, mas a feira só vai acontecer se tiver a adesão de pelo menos 20 empresários, já que o investimento será custeado com a venda dos espaços para exposição e praça de alimentação.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos completou 21 anos no dia 14 de março. A comemoração contou com a visita da professora Antonia Zinei (Toninha), ex-coordenadora da escola. Ela falou sobre a valorização da escola, os direitos e deveres dos alunos.

Os alunos apresentaram trabalhos produzidos em sala de aula sobre a história da escola. Entre as produções, teve leituras, paródias e escrita de cartas produzidas pelos estudantes. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 3

Filtro por data

« Março 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  

Mais lidas