Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Janeiro 2018

 Nos meses de janeiro e fevereiro, os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata percorreram 7.859 imóveis no município, entre residências, terrenos, oficinas, praças e cemitério. Por conta do período chuvoso, propício para a proliferação do mosquito transmissor de doenças, foram encontrados muitos focos do vetor Aedes Aegypti. De acordo com as visitas, a cada cinco imóveis vistoriados, três estão com focos do mosquito.

O dado é alarmante e precisa da conscientização de toda a população para o combate eficiente. O Aedes Aegypti é o vetor transmissor do vírus da zika, dengue, chikungunya e febre amarela. 

Toda a cidade deve tomar os cuidados para erradicar o mosquito com medidas simples, como evitar água parada em qualquer tipo de recipiente ou local, no entanto, os bairros Nossa Senhora de Fátima, São Benedito, São Judas e Sertãozinho chamaram a atenção dos agentes de endemias devido a grande quantidade de focos do mosquito encontrados.

As ações da Secretaria Municipal de Saúde estão intensificadas, para tanto, a ajuda da população é fundamental.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com o intuito de organizar a demanda turística em Borda da Mata, o Conselho Municipal de Turismo criou cinco rotas que vão orientar tanto a população local quanto o visitante que chega à cidade. As rotas foram pensadas de modo a valorizar as práticas já desenvolvidas no município.

A Rota da Moda compreende o potencial têxtil de Borda da Mata, atividade empreendedora iniciada há mais de 20 anos, a qual tornou a cidade famosa no país inteiro pela produção de pijamas. Esta rota está dividida em quatro vertentes: moda íntima (pijamas e lingeries), moda casa (cama, mesa e decoração), moda básica (roupas e tricot) e moda country (selarias e acessórios de couro). Cerca de 100 fábricas e lojas estão instaladas, principalmente, às margens e nas proximidades do perímetro urbano da rodovia MG 290 e no distrito Cervo.

A Rota da Cidade elenca os principais pontos turísticos, como igrejas, praças, monumentos e prédios, como por exemplo, a Antiga Estação Ferroviária, o Museu Fruto da Terra, o conjunto de praças centrais, a Basílica, entre outros.

A Rota Religiosa destaca a Basílica Nossa Senhora do Carmo, o memorial, o busto e o mausoléu Monsenhor Pedro Cintra, o marco zero do Caminho da Prece e as setas amarelas do Caminho da Fé, percurso por onde passam dezenas de peregrinos todos os dias, além de uma via sacra que ainda vai ser instalada na avenida entre a Basílica e o Cemitério.

A Rota Gastronômica cataloga os restaurantes, cafeterias, bares, lanchonetes, pizzarias e empórios da cidade com perfil turístico. Esta rota também vai evidenciar os pratos típicos e os alimentos produzidos na cidade.  

A Rota de Aventura tem, inicialmente, 150 km de trilhas, estradas e caminhos divididos em sete percursos para serem percorridos a pé, de bicicleta, de moto ou de carro off road.

Além disso, vai ser criado o Centro de Informação ao Turista no prédio da Antiga Estação, onde é exposto e comercializado o artesanato local. O calendário de eventos anual, divulgado no site da Prefeitura em dezembro de 2017, também faz parte da estratégia de alavancar o desenvolvimento econômico de Borda da Mata por meio do Turismo, Cultura e Esporte.

O conteúdo turístico de Borda da Mata vai ser divulgado em material impresso, no site institucional da cidade www.bordadamata.mg.gov.br e no portal turístico do estado www.minasgerais.com.br.

 


Conselheiros do COMTUR discutem material de divulgação das rotas turísticas de Borda da Mata.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com início em novembro de 2017, a 6ª Copa de Futebol Amador do distrito Sertãozinho foi disputada por 12 times da região, entre eles o time da casa, duas equipes de Borda da Mata, uma de Inconfidentes, uma de Espirito Santo do Dourado e sete times de Pouso Alegre. A final aconteceu no dia 25/02/2018 com a disputa entre as equipes Flamenguinho de Inconfidentes e Massaranduba de Pouso Alegre. O resultado de 3 x 3 levou a decisão para os pênaltis e a vitória ficou com o time de Inconfidentes. 

Os jogos aconteceram no campo do Sertãozinho. Durante a competição, o Setor de Esporte e Lazer da Prefeitura ofereceu todo o apoio na divulgação, premiação e manutenção do campo. A organização do campeonato foi de Carlão Eventos e Marcelo Dener (Bodinho).  

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A terceira edição do Corrida e Pedal Solidário de Borda da Mata reuniu quase 90 ciclistas na manhã de domingo, 25/02, para as modalidades 10 e 15 k de corrida, passeio 10km e percursos de 20km e 25km de bicicleta. Por meio do Setor de Esporte e lazer da Prefeitura ofereceu toda a estrutura de apoio. O evento também recebeu pontos de hidratação e frutas na largada e durante os percursos por meio dos organizadores e patrocinadores. 

O valor das inscrições (R$ 1.400,00) e os litros de leite arrecadados foram doados ao Lar Monsenhor Pedro Cintra. De acordo com a coordenadora do Lar, Dalva Luzia, “recebemos quase 50 litros de leite, que vamos dividir com a Apae. Mas além da doação, o mais importante mesmo é a interação dos idosos com os participantes. Eles amam receber visitas, conversar com pessoas diferentes.” A chegada da prova foi no lar Monsenhor Pedro Cintra, onde os atletas participaram de um almoço junto com os idosos do Lar. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O Programa “Aqui tem Farmácia Popular” é uma iniciativa do Ministério da Saúde, criado com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. Nas farmácias credenciadas, são fornecidos gratuitamente medicamentos para: hipertensão, diabetes, asma, osteoporose e colesterol. A cada 30 dias, a pessoa pode retirar de graça entre os 19 medicamentos disponíveis.

Em Borda da Mata, são seis drogarias credenciadas: Americana (Avenida João Olivo Megale), Farmácia São José (próxima ao Supermercado Baleia), Minas Farma (perto do Boticário); Uai Farma (ao lado da Polícia Militar), Drogaria da Praça (ao lado da Artec Papelaria), Grupofarma (Cervo);

A retirada do medicamento deve ser feita pelo próprio paciente com a receita médica portando os documentos RG e CPF. Se o paciente não puder retirar a medicação, é preciso preencher um modelo de procuração (registrada em cartório) autorizando a retirada por um familiar ou outra pessoa. As farmácias credenciadas e na Farmácia Municipal têm o modelo disponível para a procuração.

A receita precisa estar legível e sem rasuras e tem validade de seis meses.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O tratamento do tabagismo inclui acompanhamento psicológico, médico e medicamentoso ao paciente que decide parar de fumar. A iniciativa do tratamento é do Ministério da Saúde com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT: Portaria nº 571, de 5 de abril de 2013). Em Borda da Mata, o trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional que envolve a Estratégia Saúde da Família, Farmácia Municipal, Psicologia e Epidemiologia.

Os pacientes participam de reuniões trimestrais em que é explicado o funcionamento do programa, além do incentivo a hábitos de vida saudáveis e estratégias de autocuidado e apoio. Em seguida, passam pela consulta em que o médico avalia cada caso. Depois, o paciente recebe os medicamentos e as orientações da farmacêutica.

Fumante há 21 anos, a paciente Liliane está há cinco meses sem fumar. Nesse tempo, ela conta com o apoio do médico, da psicóloga e dos remédios para lidar com a decisão e atitude de viver sem cigarro “tudo mudou: a cor da pele, dos dentes, o cheiro, além da economia e do fôlego.”

Nas primeiras reuniões de 2018, dias 07 e 15 de fevereiro, a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Rosana dos Santos, explicou aos pacientes os aspectos maléficos do cigarro durante a vida. "Além de fazer mal à saúde, podemos relacionar os fatores econômicos e ambientais que o cigarro atinge, pelo preço que custa e por também fazer mal às pessoas que não fumam, mas que estão próximas de fumantes". As reuniões aconteceram na UBS Monsenhor Pedro Cintra. Além dos encontros, os pacientes em tratamento podem procurar os profissionais da saúde para esclarecimento de dúvidas durante o expediente de cada setor. 

Para participar do programa, os interessados devem procurar as Unidades Básicas de Saúde ou a Farmácia Municipal. 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Secretaria de Saúde de Borda da Mata divulga o calendário da vacinação de rotina nos distritos Cervo e Sertãozinho nos meses de fevereiro, março e abril. As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde de cada localidade nas referidas datas. A apresentação do cartão de vacinação é imprescindível. 

Em Borda da Mata, na sala de vacinas da UBS Monsenhor Pedro Cintra, a vacinação contra febre amarela foi estendida e está acontecendo todos os dias das 7h às 13h. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Os seis blocos carnavalescos de Borda da Mata atraíram centenas de pessoas durante os cinco dias de folia em Borda da Mata. Os Corneteiros, Caminho do Mé, Chita, Locomotiva da Alegria, Maria Sapatão & João Bigodão e Bloco Rural levaram os foliões fantasiados ou vestidos de abadá para as concentrações e nos desfiles.

No palco, a Lira Bordamatense fez quatro apresentações sob o nome de Roque B Band e apresentou as tradicionais marchinhas. Os cinco shows na praça mesclaram diversos ritmos musicais com a banda show Txai, o samba da banda Samba Brazucas, o pop rock de Candiera e pagode com Sambroder’s.

Em parceria com a Polícia Militar, Consep (Conselho de Segurança Pública) e Conselho Tutelar, a Prefeitura investiu em segurança para garantir a tranquilidade dos bordamatenses e visitantes. Além da atuação ostensiva dos órgãos de Segurança Pública, a equipe de segurança privada e os bombeiros civis trabalharam pela ordem. De acordo com a Polícia Militar, o evento foi seguro e sem ocorrências graves devido ao empenho preventivo. Todos os dias, durante a festa, a UTI móvel da Secretaria de Saúde esteve presente na praça para o pronto atendimento com enfermeiro, motorista e toda a equipe de plantão do Pronto Socorro, no entanto, não foram atendidos casos graves. 

Toda a organização foi possível pelo empenho também dos funcionários da Prefeitura, do Departamento de Obras e de Administração e Finanças, além dos fornecedores. Para o prefeito André Carvalho Marques “o Carnaval foi muito positivo, conseguimos um bom evento com investimento dentro do orçamento, além de parcerias que ajudaram a reduzir os custos. Assim foi possível fazer toda estrutura para o divertimento de todos. Agradeço aos foliões, aos blocos e a todos os visitantes que estiveram em Borda da Mata para prestigiar nosso Carnaval.”

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

As inscrições para médico da Estratégia Saúde da Família em Borda da Mata acontecem de 6 a 14 de fevereiro, das 10h às 15h no Setor de Protocolo da Prefeitura. Para mais informações, procurar o Setor de Pessoal e Recursos Humanos.

Link do edital no site: http://www.bordadamata.mg.gov.br/index.php/publicacoes/concursos-processos-seletivos

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Cerca de 350 pessoas assistiram aos filmes "Trolls" e "Sing: Quem canta Seus Males Espanta" pelo projeto “cine cidade” em Borda da Mata. O cinema ao ar livre aconteceu no bairro Santa Cruz e no Centro, nas noites de quinta e sexta-feira, 25 e 26/01, respectivamente. A iniciativa do Cras e Departamento de Desenvolvimento Social proporcionou lazer e diversão para toda a família em Borda da Mata.

Além do cinema na quinta e na sexta, no sábado, dia 27/01, e no domingo, 28/01, teve teatro, música e brincadeiras com a Companhia Benedita na Estrada na Praça Nossa Senhora do Carmo. Foram quatro apresentações no final de semana, de manhã e à tarde com a presença crianças e de toda a família. O evento foi uma parceria da Prefeitura de Borda da Mata, Casa do Piano e Village Fest Kids de Borda da Mata. 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Filtro por data

« Fevereiro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28        

Mais lidas