Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Novembro 2018

Muito amor no Natal dos idosos do Lar! No dia 25/12, aconteceu a entrega dos presentes doados por voluntários, missa, almoço especial, visitas, participação do coral e dos moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima. No dia 26/12, teve ainda preparação de paella. Deus abençoe cada pessoa envolvida (funcionários e comunidade) nas ações que levam carinho e conforto aos idosos que moram no asilo de nossa cidade.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A segunda edição do festival de gastronomia de Borda da Mata “Festar Gastronômico” acontece durante o mês de janeiro inteiro (02 a 27/01). Este ano, quatro bares/restaurantes inscreveram pratos que vão ser avaliados pelo público e por três jurados com notas de 5 a 10 nos seguintes quesitos: 1) Sabor 2) Criatividade/Inovação na receita 3) Apresentação do prato 4) Atendimento e 5) Higiene do local.

Nos dias de funcionamento de cada estabelecimento, o público pode experimentar o prato inscrito e votar (em cédulas de papel disponíveis no restaurante). Mas cada bar/restaurante participante tem uma data definida como “ponto de encontro”, que é o dia principal daquele estabelecimento no Festar Gastronômico em que espera-se o maior movimento para degustação do prato inscrito. De acordo com o regulamento, o prato/petisco participante deve servir duas pessoas e custar até R$ 25,00. 

O festival consiste na competição de pratos elaborados pelos estabelecimentos da cidade, com o objetivo maior de promover, valorizar e divulgar a gastronomia local, oportunizando o oferecimento de pratos especiais ao público, que representem a culinária tradicional, buscando atrair, não apenas os consumidores habituais, mas principalmente novos clientes. Mais importante que a competição entre os estabelecimentos, o que se busca é criar interatividade e lucratividade para todos, não só do ponto de vista econômico, mas social, cultural e turístico. A organização do Festar Gastronômico é da Prefeitura Municipal de Borda da Mata, com o apoio do Conselho Municipal de Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural.

Oba Oba
Prato inscrito: bolinho de feijoada
(Recheado com couve, acompanha tiras de bacon, laranja e molho apimentado de feijoada)
Valor: 13,00
Endereço: Av. Magalhães Pinto, 85
Aberto de quarta a sábado.
DIA DO PONTO DE ENCONTRO: 05/01

 

Casa do Compadre
Prato inscrito: matula do Compadre
(Lombo suíno cozido na gordura. Acompanha batata rústica cozida e assada com ervas e molho de abacaxi com pimenta dedo de moça).
Valor: 25,00
Endereço: Av. Alvarina Pereira Cintra, 65
Aberto sexta e sábado.
DIA DO PONTO DE ENCONTRO: 12/01

 

Bar do Maurinho
Prato inscrito: copo de carne
(Carne moída recheada com ovo caipira e presunto (ou mussarela), mussarela, tomate e orégano).
Valor: 7,00
Endereço: Rua Duque de Caxias, 711
Aberto de segunda a sexta.
DIA DO PONTO DE ENCONTRO: 18/01

 

Minas Gourmet
Prato inscrito: costela atropelada
(Costela desfiada feita na chapa com purê de mandioca e pimenta biquinho).
Valor: 25,00
Endereço: Rua Duque de Caxias, 517
Aberto de quarta a sábado.
DIA DO PONTO DE ENCONTRO: 26/01

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No último domingo, 16/12, mais 42 pacientes realizaram exames de ultrassonografia no mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata. Os exames acontecem nas dependências do asilo pelo médico Luiz Schiavon, técnica de radiologia Fabiana e equipe.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A administração municipal trabalhou para que 100 pacientes de Borda da Mata realizassem no dia 19/12, a cirurgia de catarata de um olho. Em janeiro, após a recuperação, será realizada a cirurgia no outro olho. O mutirão aconteceu em São Vicente de Minas. O transporte, o lanche e todo apoio da viagem foi viabilizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, que inclusive contou com uma equipe que acompanhou a viagem, entre eles, a secretária Rosaly Esther Vilas Boas Matozzo.

A paciente Josimara Souza afirmou "só tenho q agradecer. Também fiz a cirurgia e todos foram muito atenciosos. Em especial o enfermeiro Luizinho Marçal, excelente profissional e toda sua equipe." Já Daniela Camargo falou sobre a cirurgia realizada pela mãe "Minha mãe também fez cirurgia, está bem graças a Deus! E é só elogios com todos, disse que todos foram muito atenciosos! Obrigada, pois eu que fiquei aqui estava muito preocupada! Mas graças a Deus tudo correu bem!"

Quem ainda precisar de cirurgia de catarata, procurar a Secretaria de Saúde com pedido do médico, documentos pessoais, comprovante de residência e telefone para contato atualizado. O próximo mutirão acontece em janeiro de 2019. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Rede Municipal de Educação participou da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP - Nível A. Esta modalidade é para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e já na primeira edição, os estudantes se destacaram. A Administração Municipal parabeniza as escolas, os diretores, os professores e todos que compõem a Rede Municipal, principalmente os alunos pela dedicação e empenho.

Nas quatro escolas municipais de Borda da Mata, os alunos com as maiores pontuações em cada sala receberam do prefeito André e da diretora municipal de Educação Nice, kits personalizados como incentivo pelo bom resultado. Dentre as maiores notas, cinco alunos gabaritaram a prova e alcançaram a nota máxima.

 

São os estudantes:

Na Escola Municipal Professora Diva Ribeiro

Yankee Cantuária Pereira – 4º ano A – professora Rosilei

Jhonathan Willian Borba Godoi – 4º ano A – professora Rosilei

Paola Dias Pereira – 4º ano B – professora Érica

Matheus Gabriel Ribeiro Rosa – 4º ano B – professora Érica

Heloiza de Oliveira Lima – 4º ano C – professora Angélica

Arthur Benites Soares – 5º ano A – professora Dalva

 

Na Escola Municipal Antônio Marques da Silva

Sabrina Pereira Andrade – 4º ano – professora Claudiane

Gabriel Alcântara – 5º ano – professora Wéllena

Ana Clara de Lima – 5º ano – professora Wéllena

Kaylaine Vitória da Silva – 5º ano – professora Wéllena

Kauãn de Lima Caetano – 5º ano – professora Wéllena

 

Na Escola Municipal Benedita Braga Cobra

Matheus Pereira Verni – 5º ano – professor Fernando

 

Na Escola Municipal Francisco de Souza Costa

Marcos Vinicius de Moraes Ferreira – 4º ano A – professora Rosenéia

Lavynia Emanuele Albano – 4º ano B – professora Izabel

Luiz Guilherme Feliciano Araújo – 5º ano A – professora Rosa

Viviam de Fátima Martins – 5º ano A – professora Rosa

Gustavo Fernandes do Couto – 5º ano B – professora Pricila

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A solução para a festa de réveillon 2019 em Borda da Mata, diante da crise financeira e da prioridade com o pagamento de servidores e fornecedores, veio com o auxílio de empresários que patrocinaram o evento na noite de 31/12.

O DJ Marcão se apresenta na Praça Nossa Senhora do Carmo a partir das 22h (logo após a programação religiosa da Basílica) até às 2h da manhã. Música, luzes e muita diversão para a chegada de 2019. A Prefeitura também conta com o apoio da Polícia Militar.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

De acordo com o cálculo divulgado pela AMM (Associação Mineira de Municípios), em 05/12/2018, a dívida do Estado de Minas Gerais apenas com Borda da Mata é de R$ 5.641.190,51 (cinco milhões, seiscentos e quarenta e um mil, cento e noventa reais e cinquenta e um centavos).

A situação é tão grave que 90% dos municípios mineiros (de um total de 853) estão com dificuldade até para pagar os servidores. Em Borda da Mata, o salário tem sido pago dentro do mês trabalhado desde os últimos 23 meses, quando a atual administração assumiu. Em dezembro, foi paga a primeira parcela do 13º no dia 14/12 e a segunda parcela sai até o último dia útil do mês. Já o salário de dezembro deve ser pago na primeira semana de janeiro.

De acordo com o prefeito André, esse valor devido pelo Estado atrasou a execução de muitos projetos de obras e serviços para Borda da Mata. Do total de 5,6 milhões, mais de 2 milhões de reais não recebidos são do FUNDEB (Fundo da Educação Básica), o que poderia ter sido usado para a reforma da Escola Municipal Francisco de Souza Costa. Espera-se que em 2019, os repasses constitucionais sejam regularizados.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Prefeitura por meio do Departamento Municipal de Educação publicou, no dia 13/12, edital de convocação para estudantes universitários e de cursos técnicos profissionalizantes que utilizam o transporte escolar intermunicipal para Pouso Alegre, Inconfidentes e Ouro Fino. 

Todas as informações referentes a número de vagas, documentação, requisitos e critérios de seleção estão disponíveis no edital, o qual está publicado neste site, em Publicações/Educação/Editais. As inscrições acontecem de 02 a 18 de janeiro no Departamento Municipal de Educação. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
%AM, %14 %561 %2018 %10:%Dez

Cras realiza sessão de cinema na praça

Na noite de 13/12, o grande jatobá da Praça Nossa Senhora do Carmo foi plano de fundo do cinema ao ar livre promovido pelo Cras Sebastiana Marques, em Borda da Mata.

O filme exibido “Extraordinário” é uma adaptação do best seller de mesmo nome, de R.J. Palacio, com o ator Jacob Tremblay que vive um menino com o rosto deformado e precisa se encaixar numa nova escola e ensinar seus colegas a aceitá-lo. Uma história emocionante.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

As inscrições para o curso básico de Costura Industrial do Vestuário já estão abertas e vão até o dia 20 de dezembro. O início das aulas é no dia 7 de janeiro de 2019. Com carga horária de 200 horas, são 30 vagas disponíveis, divididas em duas turmas, no turno da tarde e da noite. Para realizar a inscrição é preciso levar cópia dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovante de residência e histórico escolar. 

O outro curso profissionalizante é de Eletricista Instalador Predial com início das aulas em 28 de janeiro. Podem participar homens e mulheres a partir de 16 anos. As inscrições acontecem de 14 a 21 de janeiro. Para se inscrever, é preciso ter no mínimo 16 anos de idade, ter concluído o 7º ano do Ensino Fundamental e apresentar cópia do CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de escolaridade (declaração /histórico). Para os interessados com idade entre 16 e 18 anos, trazer o documento do responsável.

Ambos os cursos serão ministrados pelo Senai em Borda da Mata. O projeto Qualifica Borda da Mata é uma conquista da Administração Municipal com a parceria do Funemp (Fundo Especial do Ministério Público) que está fazendo o investimento de quase 350 mil reais. O projeto teve início em 2017 e vai até 2019, quando terá qualificado quase 800 pessoas para o mercado de trabalho. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Filtro por data

« Dezembro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            

Mais lidas