Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Outubro 2018

Diante da forte crise financeira que a Prefeitura de Borda da Mata e mais 852 prefeituras no Estado enfrentam, pela falta de repasses constitucionais do Governo de Minas, desde o início do ano, os serviços essenciais têm sido mantido com recursos próprios. A dívida do Governo com Borda da Mata é de quase R$ 4 milhões e meio de reais, o que poderia ser investido em obras e serviços, nos diversos setores e departamentos.

Mesmo com a gestão de recursos próprios com muita responsabilidade e cautela, o recurso disponível para pagamento integral das empresas que fazem o transporte intermunicipal é suficiente até dia 14/11/2018. A decisão foi comunicada em reunião entre o Departamento Municipal de Educação, o Controle Interno e as empresas de transporte no dia 08/11.

Para os dias restantes do ano letivo, os alunos deverão entrar em acordo com as próprias empresas. Dos 10 meses de aula, apenas o último terá o pagamento pelos estudantes. Uma decisão necessária, porém muito cautelosa, a fim de não prejudicar nem estudantes, nem fornecedores e muito menos os serviços essenciais prestados pela Prefeitura. 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A síndrome mão-pé-boca é uma doença altamente contagiosa que ocorre mais frequentemente em crianças com menos de 5 anos, mas também pode acontecer em adultos, e é causada pelo vírus do grupo coxsackie, que pode ser transmitido de pessoa para pessoa, através da tosse, espirros e saliva e do contato direto com bolhas que tenham estourado. Uma única criança doente pode contaminar várias outras, por isso, é importante que a criança infectada NÃO VÁ A ESCOLA no período de 7 dias, em média.

Geralmente, os sintomas da síndrome mão-pé-boca só surgem após 3 a 7 dias da infecção pelo vírus e incluem febre superior a 38ºC, dor de garganta e falta de apetite. Após 2 dias do surgimento dos primeiros sintomas, aparecem aftas dolorosas na boca e bolhas nas mãos, pés e, por vezes, na região íntima, que podem coçar.

Para garantir a saúde das crianças, dos pais e dos funcionários da Creche Municipal Madre Tereza de Saldanha, após avaliação e laudo técnico do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, as aulas serão suspensas do dia 08/11/2018 até 14/11/2018, como medida preventiva, para que casos isolados não se tornem uma epidemia. Os pais e responsáveis estão sendo avisados nos dias 6 e 7 de novembro para que possam organizar a rotina. Com o feriado de 15/11 e final de semana, as atividades da Creche retornam no dia 19/11/2018.

O tratamento da síndrome mão-pé-boca deve ser orientado pelo pediatra ou clínico geral e pode ser feito com remédios para a febre e anti-inflamatórios, com o objetivo de aliviar os sintomas.

O Departamento de Educação prioriza a segurança, a saúde e a qualidade dos serviços prestados, por isso, durante os 7 dias de interdição, os funcionários vão atuar fortemente na higienização do local e de todos os objetos para controle do vírus já deixado pelas crianças infectadas.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A vacina contra HPV é aplicada em meninas de 9 a 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos. São duas doses que devem ser tomadas com um intervalo de seis meses. A vacina contra a Meningite C (Meningo C) para meninos e meninas de idade entre 13 e 14 anos também já está disponível nas unidades de saúde, quem ainda não tomou, deve procurar a UBS do Centro em Borda da Mata, com o cartão de vacinação, para garantir a imunidade contra tais doenças.

Durante o mês de outubro, a equipe de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata montou um calendário de visita nas escolas municipais e estaduais, período em que 184 cartões foram avaliados e destes, 150 crianças e adolescentes foram vacinados. No total, 109 vacinas contra Meningite foram feitas e 92 contra HPV, visto que algumas crianças tomaram as duas vacinas de uma só vez.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Na tarde de 31 de outubro, os técnicos do Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas, do qual Borda da Mata faz parte, estiveram no município para o plantão de cadastramento das empresas que atendem turistas, no CADASTUR, o cadastro do Ministério do Turismo. No dia 12 de setembro, já havia acontecido uma palestra sobre o cadastro em que foram abordadas a importância da formalização e os benefícios do cadastro para empresários e empreendedores do trade turístico da cidade, entre eles, meios de hospedagens, transportadoras turísticas, restaurantes, bares e similares com viés turístico.

O cadastro além de garantir ao empresário benefícios, como ter acesso a financiamentos e a cursos de qualificação profissional oferecidos pelo governo, é uma maneira de publicidade por ter o negócio relacionado nos sites oficiais e também possuir o certificado que pode ser afixado no estabelecimento e redes sociais do empreendedor. Além disso, é uma das políticas que faz o município permanecer no Mapa do Turismo Brasileiro.

O plantão de cadastramento aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Borda da Mata e foi realizado pelo consultor do Circuito das Malhas e vice-presidente da Fecitur/MG (Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais), Mário Batista Silva Filho. No final do mês de novembro, um novo plantão vai acontecer em Borda da Mata para auxiliar os empresários, no entanto, o cadastro pode ser feito diretamente pelo site cadastur.turismo.gov.br.

 

 

Sobre o Cadastur

Cadastur é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Executado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados.

O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

A partir da Lei do Turismo 11.771/08, o cadastro no MTur foi instituído para as empresas e os profissionais de turismo. O cadastro é gratuito.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Na segunda quinzena de outubro, o Departamento de Obras da Prefeitura realizou operação tapa-buracos na Avenida Lauro Megale (saída para Tocos do Moji) e no bairro Santa Terezinha.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Filtro por data

« Novembro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

Mais lidas