Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Dezembro 2017

O projeto de qualificação profissional “Qualifica Borda da Mata” já está com as inscrições abertas para mais dois cursos e um workshop. As aulas começam em fevereiro e as inscrições podem ser realizadas até o dia 09/02 no Cras Sebastiana Marques.

Com início em 19/02, o curso Cuidador de Idoso tem o objetivo de formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, capazes de auxiliar e prestar cuidados à pessoa idosa, com ou sem necessidade de cuidados especiais em sua rotina, a fim de obter resultados para a melhoria da qualidade de vida do idoso.

Já o curso Excelência em Vendas começa no dia 26/02 e vai oferecer 25 vagas àqueles que desejam aperfeiçoar conhecimentos, habilidades e valores que priorizem o atendimento pautado pelo critério de excelência e a otimização de resultados nos mais diversos segmentos de venda.

No início de março, 05/03, vai acontecer também o Workshop: Noções Básicas de Custos e Formação do Preço de Venda.

Ao todo, o projeto vai oferecer 17 cursos a quase mil pessoas no decorrer de três anos. O investimento de mais de 350 mil reais é custeado pelo Funemp (Fundo Especial do Ministério Público) e executado pela Prefeitura de Borda da Mata, por meio de parcerias entre os Departamentos de Administração e Finanças, de Desenvolvimento Social e de Educação.

O projeto visa o atendimento às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Caso as vagas não sejam completadas pelo público-alvo, estas serão abertas a toda a população. Quase mil pessoas vão ter a oportunidade de obter qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho.

 

SOBRE AS VAGAS

As inscrições seguem a seguinte ordem de prioridade que preconiza o público-alvo elencado no Projeto do FUNEMP:

I – Público do Bolsa Família;

II – Famílias inseridas no Cadastro Único da Assistência Social;

III - Famílias monoparentais chefiadas por mulher;

IV – Público em geral consoante condição socioeconômica.

Para fins de classificação, será levada em consideração, dentro da mesma categoria de inscrição, a menor renda per capita como fator de desempate.

Em caso de público excedente às vagas existentes, a prioridade para ocupação destas se dará através da menor renda per capta familiar que deverá ser avaliada por comissão composta por servidores do Departamento Municipal de Desenvolvimento Social e CRAS.

Não havendo publico excedente, a lista dos inscritos será divulgada em até dois dias úteis após encerrado o período de inscrições.

Havendo público excedente, a divulgação dos inscritos classificados e lista de excedentes se dará em até três dias úteis após encerrado o período de inscrições.

Caso haja desistência até que se complete 25% de ministração de cada curso a vaga poderá ser ocupada por inscrito excedente seguindo ordem de classificação.

 

Em caso de usuário que desejar realizar mais de um curso deverá aguardar vaga excedente.

Em caso de evasão não justificada o usuário não poderá concorrer a vagas para novos cursos do Projeto “Qualifica Borda da Mata”, sendo este cientificado no ato da inscrição mediante termo de responsabilidade.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Devido a grande procura pela vacina contra Febre Amarela em Borda da Mata, além da campanha em janeiro e a rotina de vacinação toda terça-feira das 7h às 13h na UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro, as demais Unidades de Saúde e Borda da Mata também terão um dia específico para receber a população em horário diferenciado: das 16h às 19h. 

Cronograma:

30/01 - UBS Santa Rita
31/01 - UBS Centro
01/02 - UBS Sertãozinho
02/02 - UBS Nossa Senhora de Fátima
06/02 - UBS Santa Cruz
08/02 - UBS Cervo

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, uma ÚNICA dose imuniza a pessoa para o resto da vida, por isso, a apresentação do cartão de vacinas é tão importante. Trata-se de um documento que comprova de quais doenças a pessoa está imune. Quem nunca tomou a vacina, pode tomar desde que tenha entre 9 meses de idade a 60 anos. A partir de 60, apenas com recomendação médica, pois a vacina pode provocar reações, especialmente em idosos. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No dia 23/01, onze pacientes de Borda da Mata participaram do mutirão de catarata pela segunda vez. No mês passado, eles fizeram a cirurgia de um olho e desta vez o outro olho.

A senhora Odete é uma das pacientes que realizou a cirurgia de catarata “só via vultos, hoje a emoção é grande de voltar a enxergar com os dois olhos”. Para a secretária de saúde Rosaly Esther, ver a felicidade das pessoas por meio da gestão dos serviços é também muito gratificante.

O mutirão aconteceu em Poços de Caldas e todos os pacientes foram levados no transporte da Secretaria Municipal de Saúde. Mais 15 pacientes já estão agendados para o próximo mutirão em fevereiro. As cirurgias vão acontecer todo mês.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Em janeiro de 2018, a Secretaria de Saúde de Borda da Mata promoveu mais uma vez a campanha de vacinação contra febre amarela no município. Nos três dias de intensificação da vacina em janeiro, foram imunizadas 664 pessoas. O atendimento aconteceu na Sala de Vacinas, na UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro. Nos dias 16 e 18 de janeiro, a equipe de imunização atendeu em horário diferenciado, das 16h às 20h, para facilitar o acesso à população, além do sábado, 20/01, das 7h às 13h. 

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, uma única dose da vacina é suficiente durante toda a vida. A febre amarela é transmitida pela picada do mosquito vetor e ocorre principalmente em áreas rurais e zona de mata. Para prevenir, deve-se se tomar os mesmos cuidados contra a dengue, como evitar água parada. Em 2017, foram vacinadas 3.538 pessoas em Borda da Mata.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Durante a semana de 15 a 19 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Borda da Mata realizou o primeiro mutirão de raio-x do município. O objetivo é zerar a fila de espera e agilizar os tratamentos. 147 pacientes foram agendados e realizaram o exame no Centro de Especialidades (nas dependências do asilo). No entanto, de acordo com a técnica em radiologia, Fabiana Alessandro, um terço dos pacientes (51 pessoas) não compareceram e além de perderam a vaga, tiraram a chance de outra pessoa que também está precisando.

A senhora Sebastiana Dias não desperdiçou a oportunidade. Ela veio do bairro rural Campo e já levou o resultado na hora “muito mais fácil fazer o exame aqui na Borda, principalmente pra mim que moro na roça. Agora vou mostrar pra médica que já foi até na minha casa.” Dona Sebastiana se refere à equipe de Saúde da Família da UBS do Sertãozinho que atende o Campo.

O mutirão de raio-x segue o conceito da humanização no atendimento da Secretaria de Saúde de Borda da Mata, de maneira a atender com precisão e agilidade. Para a secretária municipal Rosaly Esther, atender bem o paciente e ajudá-lo no tratamento da saúde é o principal objetivo. Os técnicos em radiologia Fabiana e Ramon Martins realizaram os exames durante toda a semana em dois turnos, de manhã e a tarde.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

As aulas na Creche Municipal começam no dia 22/01 e para receber as crianças, toda a estrutura recebe reformas para manutenção do Departamento de Obras. A unidade central do Cras Sebastiana Marques também passa por reforma para o início das atividades de atendimento ao público, grupos de crianças e adolescentes em 2018.

Os prédios recebem, durante o mês de janeiro, reparos na estrutura, circuito elétrico, pintura e revestimentos.  

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Durante os dias 16 a 22 de janeiro, a cidade do interior de São Paulo, Brodowski, recebe equipes para a disputa da IV Copa Internacional da cidade. De Borda da Mata, participam 14 atletas juntamente com o treinador Tiago Lopes.  

Os atletas treinam na Escolinha de Futebol mantida pela Prefeitura e receberam o apoio de transporte para a competição. Boa sorte, rapazes! 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Atividades gratuitas para a criançada de férias em Borda da Mata durante a semana de 8 a 12 de janeiro. Brincadeiras e ações atípicas proporcionaram momentos de lazer e diversão com profissionais especializados em diferentes áreas.

A oficina de artes marciais no Poliesportivo reuniu quatros modalidades: Taekwondo com mestre Nilton Flávio, Kung Fu com mestre Fausto, Muay Thai com mestre Fellype e Karate com mestre Cristiano.

No segundo dia pela manhã, o passeio ciclístico com o atleta Ramirez Pizi e na parte da tarde aula de zumba com o professor Admilson. No terceiro dia da Colônia de Férias de Borda da Mata foi a vez das atividades com os Escoteiros de Pouso Alegre. 

Na quinta-feira, as crianças participaram da trilha ecológica até o Santo Cruzeiro, mas antes conheceram diversas modalidades de esporte de aventura com o esportista Rogério Tuco.

A semana foi encerrada com o torneio de futebol, na sexta-feira à tarde, com o treinador Tiago Lopes no Estádio Municipal.

Para o chefe do Setor de Esportes e Lazer de Borda da Mata, Thiago Senna, muitas crianças participaram e adoraram as atividades da Colônia de Férias, no entanto, esperamos dobrar a participação nas próximas férias “agradeço a todos os profissionais que abraçaram a ideia e contribuíram para a realização deste evento pioneiro em Borda da Mata.”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com apenas 33 mil quilômetros rodados, uma ambulância estava parada nas dependências do Lar Monsenhor Pedro Cintra por questões judiciais desde 2004. Com o empenho da Secretaria de Saúde e da Administração 2017/2020, as pendências foram resolvidas, a ambulância foi restaurada e está apta para transportar pacientes a partir de 15/01/2018.  

De acordo com o prefeito André Marques, esta ambulância significa “uma importante economia para os cofres do município, já que o veículo estava inutilizado e abandonado nos fundos do Asilo. Desde que assumimos estamos trabalhando para a liberação e hoje começa a servir a população.”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Prefeitura de Borda da Mata está comunicando todos os contribuintes com débitos pendentes por meio de notificação postal, via Correios. Entretanto, quase metade das notificações voltaram, por razões de mudança de endereço, de recusa indevida ou de ausência do contribuinte. Dessa forma, a Lei 2.063/2017 autoriza o Poder Executivo a proceder notificação por Edital, caso frustrada a tentativa de notificação. Para que seja concedido amplo conhecimento aos contribuintes, está sendo publicado Edital de cobrança administrativa de dívida ativa com os nomes, endereços e respectivos CPF`s, pelo prazo de 30 dias no saguão da Prefeitura Municipal, contados da publicação.

Os contribuintes devem comparecer ao Setor de Arrecadação, Fiscalização e Atendimento ao Público no horário de 10h às 15h para retirar o documento de arrecadação e efetuar o pagamento nas agências bancárias ou nas casas lotéricas. Caso os débitos já tenham sido quitados, o contribuinte deve apresentar os comprovantes na repartição. Os débitos em questão incluem impostos, taxas, contribuições de melhoria e todas as receitas. Após o prazo do Edital (30 dias), os débitos serão protestados.

Dúvidas e informações podem ser sanadas pelo telefone (35) 3445-4924.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Filtro por data

« Janeiro 2018 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Mais lidas