Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Agosto 2017

 

O assunto ainda é tabu: suicídio. E os números são alarmantes. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 11 mil pessoas em média tiram a própria vida por ano. É a quarta maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos. Para prevenir e chamar atenção para o assunto, em todo o país acontece a campanha Setembro Amarelo, com ações para a conscientização de prevenção ao suicídio.

Em Borda da Mata, o Cras Sebastiana Marques e as equipes de Saúde da Família, com o apoio do Departamento de Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde promoveram diversas atividades para tratar sobre o assunto com crianças, adolescentes, adultos e terceira idade.

As três escolas estaduais de Borda da Mata, incluindo o Cervo e Sertãozinho e o Colégio Nossa Senhora do Carmo receberam a equipe do Cras e as enfermeiras Graziela Nogueira e Aline Siqueira que abordaram o tema de maneira clara e objetiva. O psicólogo Valdecir Vieira e a médica psiquiatra Juliana Megale Motta realizam palestras abertas à população na Câmara Municipal. A psicóloga Rosana Mara dos Santos falou com as famílias no Cras Anexo Santa Cruz. Uma ação com o projeto Academia da Saúde reuniu os participantes para uma caminhada nas praças centrais, além de informações com as profissionais da Saúde. Cerca mil pessoas participaram diretamente das atividades no decorrer do mês de setembro.

De acordo com a coordenadora do Cras, Marcela Machado, a campanha só foi possível por conta das parcerias entre escolas, palestrantes e apoiadores que abraçaram a causa “com o envolvimento dos participantes nas palestras com os profissionais, conseguimos desmistificar muitos assuntos relativos às causas e prevenção ao suicídio, e também muitas dúvidas. Acredito que essa ação tenha gerado uma grande conscientização.”
 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No dia 26/09, a Prefeitura recebeu uma mensagem por meio da página no Facebook (fb.com/PrefeituraBordadaMata) de três visitantes que passaram por Borda da Mata e aqui se hospedaram, jantaram e conheceram o centro na cidade. Os senhores Morena, Francis e Bina são de Canavieiras na Bahia e se encantaram com Borda da Mata. “No dia 19/09 durante nossa viagem de volta para Canavieiras passamos por uma pequenina cidade de 16.000 habitantes. Borda da Mata-MG. Não é uma cidade turística, tem só 3 hotéis. Mas fiquei encantada pelo visual da cidade. Todas calçadas uniformizadas, sem buracos, sem desnivelações, sem lixo nas ruas, calçadas preparadas para cadeirantes e carrinhos de bebê. Praça pública com vários bancos e com uma fonte com jogo de luz e música. Dou meu parabéns para os comerciantes, Prefeitura e moradores de Borda da Mata que iniciaram este trabalho” escreveu a senhora Morena Sutter.

De acordo com a contagem populacional divulgada pelo IBGE em agosto de 2017, Borda da Mata já tem 19.055 habitantes. Em 2017, a Prefeitura de Borda da Mata está trabalhando as políticas públicas para tornar Borda da Mata um destino turístico, e por meio da atuação do Conselho Municipal de Turismo dar condições para o desenvolvimento econômico, gerar emprego e renda no município com a oferta de produtos e atrativos já existentes, os quais muitas vezes passam desapercebidos pelos próprios bordamatenses, por isso a mensagem dos senhores chamou a atenção, pois a imagem que Borda da Mata passa àqueles que visitam a cidade é de hospitalidade e beleza.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

“Convite à leitura”: esse é o tema do projeto de literatura do Departamento Municipal de Educação e Cultura, Esporte e Lazer de Borda da Mata, idealizado pela professora Cleide Donizete Moreira Nunes, que leva textos e poesias de alunos de 4º e 5º anos da Rede Municipal a espaços públicos de Borda da Mata. São cinco painéis de exposição, os quais serão atualizados todas as semanas com novas produções dos alunos.

O Banco do Brasil e a recepção do Pronto Atendimento Municipal receberam os painéis no dia 25/09/2017. A Lotérica, o Lar Monsenhor Pedro Cintra e a recepção da Prefeitura também vão receber os painéis. Em um segundo momento, outros espaços também receberão a exposição.

O projeto inclui ainda outras atividades, como contação de histórias, visitas à Biblioteca Municipal Carolina Oriolo e representação teatral nas escolas. De acordo com a professora Cleide, a leitura é muito importante para o desenvolvimento da criança e do adolescente, “este projeto procura despertar e manter o interesse à leitura e tem como passaporte ao mundo encantado, as bibliotecas escolares e a municipal, resgatando a presença dos alunos nesses espaços de cultura, criatividade e imaginação.”

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O Programa Municipal de Recuperação de Créditos do Município de Borda da Mata (Lei 1.974/2017) foi prorrogado até o dia 20/12/2017. O decreto nº 3.754/2017 que prorroga o prazo foi assinado e publicado pelo prefeito André Carvalho Marques em 22 de setembro.

O objetivo é facilitar o pagamento de débitos em atraso de contribuintes, inscritos ou não em dívida ativa, em cobrança administrativa e/ou judicial com vencimentos até 31/12/2016.

Os contribuintes poderão pagar os débitos à vista ou parcelado com desconto no valor dos juros e multas. O desconto é de 90% para pagamento à vista, 70% para pagamento em até 6 parcelas e 50% para pagamento em até 36 vezes. A adesão ao Programa pode ser feita no Setor de Arrecadação, Fiscalização e Atendimento ao Público da Prefeitura, no horário de 10h às 15h.  

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Em homenagem ao saudoso Monsenhor Pedro Cintra, os bordamatenses e visitantes prestigiaram o concerto da Orquestra Sinfônica de Mogi Guaçu, em Borda da Mata, na noite de 22/09/17, em frente à Basílica Nossa Senhora do Carmo. Os músicos da corporação musical Marcos Vedovello apresentaram um repertório misto entre o erudito e o popular, o qual encantou o público presente.

A comemoração relembrou a chegada de Monsenhor Pedro Cintra a Borda da Mata no dia 22 de setembro de 1947. Grande líder, empreendedor e homem de fé, Monsenhor Pedro Cintra deixou em Borda da Mata um legado de devoção que atravessa gerações. Entre seus feitos, está a construção da igreja matriz em apenas sete anos. A imponente obra em estilo lombardo-romano é hoje a Basílica Nossa Senhora do Carmo.

O evento foi organizado pelo estúdio Bordão da Mata, com o apoio da Prefeitura de Borda da Mata, por meio do Departamento de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e patrocínio do comércio local.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A campanha de multivacinação em Borda da Mata aconteceu entre os dias 11 a 22 de setembro. O público-alvo foram as crianças menores de 5 anos com vacina atrasada, os adolescentes com as vacinas de HPV ou Meningo atrasadas e os adultos que nunca tomaram Febre Amarela.

A equipe da Saúde percorreu os bairros rurais e urbanos para facilitar o acesso da população, além disso, o dia “D” no sábado, 16/09, atendeu uma grande parcela do público-alvo. Entre os menores de 14 anos, foram 666 comparecimentos, dos quais 242 pessoas foram vacinadas com 412 doses. Entre as pessoas acima de 15 anos, foram 215 vacinados.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A final aconteceu no dia 22/09 com a vitória do time de Borda da Mata por 6x4 sobre o time de Jacutinga. As atletas foram acompanhadas pelo técnico Tiago Lopes e auxiliar Luiz Rafael. Além do troféu, a jogadora Vanessa Silva foi eleita a melhor da competição.

A equipe de Bueno Brandão ficou em terceiro lugar na competição, Inconfidentes ficou em quarto lugar na competição, com o placar final de 3 a 0 para Bueno. A grande final foi entre Borda da Mata e Jacutinga em um jogo muito disputado. De acordo com Tiago, “foi um campeonato de alto nível, o qual foi superado pelo time mais jovem da competição. Parabéns às jogadoras Jéssica, Lana, Pauline, Vanessa, Lidiane, Ana Elisa, Carla, Emily, Édina, Rafaela e Jennifer.”

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Audiência Pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização tem o objetivo de avaliar o cumprimento das metas fiscais do Poder Executivo. Em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a audiência acontece no dia 28 de setembro, às 15h, na Câmara Municipal (3º piso do Terminal Rodoviário). 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com atividade do módulo de estudo periódico dos professores da Rede Municipal de Educação de Borda da Mata, aconteceu no dia 20/09, uma palestra sobre educação inclusiva, ministrada pelo Prof. Murilo, do sistema Educacional NAME/Pearson. Além dos professores da Rede Municipal, participaram também os profissionais do Colégio Nossa Senhora do Carmo e da APAE, bem como a direção destas duas instituições. A palestra aconteceu no auditório do Colégio Nossa Senhora do Carmo.

De acordo com diretor do Departamento Municipal de Educação, Prof. Antônio Carlos de Rezende, “foi uma palestra excelente, muito esclarecedora, na qual o tema foi abordado de uma maneira bastante clara e objetiva. Agradecemos a todos pela participação, em especial à APAE, na pessoa da Diretora Taíza, e ao Colégio Nossa Senhora do Carmo, na pessoa da Ir. Alexandra e da Ir. Cátia, pela parceria, cedendo-nos um espaço tão confortável para a realização deste evento.”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A dentista da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiana dos Santos, falou sobre "Saúde bucal: prevenção na terceira idade" para o grupo Hiperdia da UBS Nossa Senhora de Fátima durante a reunião periódica do grupo no dia 20/09.
Um dia antes, 19/09, Tatiana conversou com pacientes da UBS Nossa Senhora de Fátima sobre o tratamento odontológico da Secretaria Municipal, bem como a importância da prevenção para a saúde bucal. Para o dentista responsável pelo Setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Pereira, a informação para a prevenção é muito importante para manter a saúde bucal.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 3

Filtro por data

« Setembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  

Mais lidas