Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Julho 2017

A senhora Maria José Rodrigues completa 73 anos no dia 29 de agosto, mas esse ano, o clima não estava para festa, pois ela está internada no Pronto Atendimento de Borda da Mata desde o dia 25/08 com a saúde fragilizada. Porém a equipe da Secretaria Municipal de Saúde surpreendeu a dona Maria e seus familiares! De acordo com a técnica em enfermagem, Irma Borges, quando ficaram sabendo do aniversário da paciente, encomendaram o bolo e alguns salgados rapidamente “chamamos os familiares e trouxemos também os outros pacientes internados para participar.”

Para a irmã e acompanhante da senhora Maria, Celina Rodrigues, foi uma surpresa e uma alegria “pensamos até em trazer um bolo pra ela, mas achamos que não poderia. Quando os enfermeiros falaram que iam fazem uma festa eu achei que fosse brincadeira!”

A enfermeira Aline Brandão percebeu até uma melhora na paciente depois da festa “faz cinco dias que ela está aqui e ainda vai ficar mais alguns dias, depois que falamos e fizemos a festa, ela ficou mais disposta”. O técnico em enfermagem Luiz Carlos Marçal completa “colocamos um lençol colorido no quarto, fizemos cartazes e comemoramos o aniversário dela!”.

O aniversário foi completo! Com bolo, velas e até presente: flores. Parabéns dona Maria José! Que a senhora se recupere logo!

 

Dona Maria corta o bolo de aniversário de 73 anos no hospital
Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Uma paciente recém-nascida, prematura de 26 semanas, de família de Borda da Mata, estava sob os cuidados médicos do Hospital Samuel Libânio em Pouso Alegre na UTI pediátrica há dois meses. Hoje, (29/08) com 63 dias de vida, pesando 1,114kg, a paciente precisava de uma cirurgia cardíaca. A equipe médica da UTI solicitou que fosse feita essa cirurgia no hospital de Passos/MG, a 265 km de Pouso Alegre. Para agilizar a transferência, por se tratar de alto risco e longa distância, a Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata começou o processo de protocolo pelo SUS Fácil juntamente com o Hospital Samuel Libânio e o SAMU e no dia 29/08, a transferência foi realizada de helicóptero pela operação de Serviço de Atendimento Aeromédico (parceria SAMU e Corpo de Bombeiros) a partir do campo da Lema, ao lado do Hospital Regional.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosaly Esther, “É muito gratificante ver o paciente sendo tratado com tamanha eficácia e carinho pelas equipes. Agradeço à equipe da UTI Neo Natal do Hospital Regional, ao SAMU e ao BOA (Batalhão de Operações Aéreas) pela pronta resposta. Foi emocionante o atendimento. Se Deus quiser vai dar tudo certo.” A família foi transportada de carro pela Secretaria Municipal de Saúde Borda da Mata.

 

Secretária de Saúde Rosaly acompanhou a transferência
Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com o intuito de informatizar, integrar e agilizar os serviços de Saúde de Borda da Mata, a Secretaria Municipal de saúde aderiu a um programa do Ministério da Saúde que forneceu tablets para os 40 agentes comunitários de saúde do município que atendem 100% da população nas seis Unidades Básicas de Saúde de referência.

O treinamento aconteceu com cada equipe no mês de agosto, ministrado por Kleber Rosa de Oliveira, da empresa referência no sistema e-SUS em Borda da Mata. Durante a VI Conferência Municipal de Saúde, o prefeito André Marques fez a entrega simbólica dos tablets aos agentes.

A enfermeira responsável pela Estratégia Saúde da Família, Sirlene Ramos, explica a importância da utilização dos tablets pelas equipes da Atenção Básica “O equipamento vai dinamizar o trabalho dos profissionais nas comunidades durante as visitas domiciliares, eliminando o preenchimento de fichas de maneira manual. Os dados coletados nas ruas vão facilitar o planejamento de ações no território e o uso do tablet vai agilizar o trabalho.”

Prefeito e secretária de saúde entregam tablets a agentes
Agentes comunitários de saúde na VI Conferência Municipal de Saúde

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O Cemei Professora Ana Maria Cabral dos Santos recebeu os pais e responsáveis pelas crianças na noite de 25/08 para a Festa da Família.
A pedagoga mestre em Educação, Mayara Lybia, falou sobre "limite e disciplina do desenvolvimento humano". Os presentes assistiram a um vídeo com apresentações de todas as salas e para finalizar, a turminha do pré da professora Rosilei fez a apresentação ao vivo. A equipe do Cemei serviu caldo de feijão e sobremesa a todos os familiares.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Os alunos do 5º ano B da Escola Municipal Francisco Souza Costa realização exposição de trabalhos sobre o tema “Responsabilidade Ambiental” na Praça Nossa Senhora do Carmo
O tema foi trabalhado em sala de aula e todo o conteúdo produzido pelos alunos sob a orientação da professora Tatinha. Os alunos apresentaram brinquedos e brincadeiras produzidas com material reciclável e sucata.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A enfermeira da Vigilância em Saúde  da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata, Grazieli Miranda Siqueira Dande, produziu o 1º Boletim Epidemiológico de Borda da Mata, o qual foi divulgado na I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde no dia 25/08.  

A vigilância epidemiológica é o conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. Portanto, a informação em saúde é um instrumento estratégico e o ponto de partida para muitas ações, assumindo um importante papel, o de servir de base para diagnóstico e planejamento, visando a (re)organização de serviços, sejam assistenciais, preventivos ou de cura/reabilitação.

Em Borda da Mata, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT’s) predominam: com um total de 2.784 hipertensos e 800 portadores de Diabetes Melitus. Os portadores de transtorno Mental correspondem a 127 pessoas.

Em 2015, de acordo com o  SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Borda da Mata registrou 81 doenças ou agravos, sendo: 31 notificações de violência interpessoal/autoprovocada, 28 atendimentos anti rábico humano, seis intoxicações exógenas, seis acidentes de trabalho graves, dois acidentes por animal peçonhento, dois casos de tuberculose, sendo uma pulmonar e uma extra pulmonar, um caso de meningite, um surto de varicela e uma hanseníase.

Já em 2016, foram 120 agravos notificados, sendo estes: 34 violências interpessoal/autoprovocada, 32 atendimentos anti rábico humano, 17 acidentes de trabalho graves, 15 intoxicações exógenas, 14 acidentes por animal peçonhento, cinco hepatites virais, uma tuberculose, uma caso de sífilis em gestante e uma toxoplasmose.

Neste ano, até 30/06/2017, há 39 casos notificados, dos quais: 12 atendimentos anti rábico humano, nove violências interpessoal/autoprovocada, seis intoxicações exógenas, quatro acidentes por animal peçonhento, dois acidentes de trabalho grave, uma tuberculose,  uma toxoplasmose, uma meningite viral, uma caxumba, uma coqueluche e uma febre amarela (descartado).

Em relação à Dengue, em 2015 foram notificados 92 casos, dos quais 44 deram positivos, ou seja, 47,83%. Em 2016 foram notificados 30 casos e somente três foram confirmados, todos importados (Belo Horizonte, Varginha e São João del Rey).  Em 2017, até 31/07/2017 foram notificados quatro casos, sendo um positivo (autóctone – Sertãozinho).

Quanto ao perfil de Morbimortalidade (refere-se à incidência das doenças e/ou dos óbitos numa população), predominam as doenças causadas pelo Sistema Circulatório, seguida das doenças do aparelho respiratório, neoplasias, causas externas, doenças do aparelho endócrino e doenças do aparelho digestivo, respectivamente.

Segundo dados extraídos do Sistema de Mortalidade, em 2015 tiveram três óbitos de mulheres em idade fértil, um óbito fetal e três óbitos infantis. Comparado com 2016, foram 05 óbitos de mulheres em idade fértil, um óbito fetal e dois óbitos infantis (09 meses e 11 meses). Já em 2017, até 31/07/2017, foram 02 óbitos de mulheres em idade fértil, um óbito fetal e um óbito infantil (07 meses).

Em relação às autorizações para internação hospitalar, predominam as relacionadas à gestação, parto e puerpério. Na sequência vêm as neoplasias, doenças do aparelho circulatório, doenças do aparelho digestivo, intoxicação exógena e causas externas, aparelho respiratório e aparelho geniturinário.

 

Ações de Promoção e Proteção à Saúde frente ao Perfil Epidemiológico:

Diante do cenário epidemiológico, notou-se a importância de ações educativas para com a população bordamatense, principalmente no que diz respeito aos hábitos de vida saudável, prática de atividades física, cultura da paz e necessidade de criação de um centro de zoonoses no município (alto número de atendimentos anti rábico humano, principalmente por ataques de cães de rua).

O município já conta com a ação de 06 equipes de Estratégia de Saúde da Família atuantes incessantemente nas condicionalidades de saúde da população, um pólo de Academia da Saúde, uma equipe de Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Ambiental e Sanitária) e uma equipe de Atendimento às Urgências e Emergências municipais. No entanto, no que diz respeito a zoonoses, ainda não temos no município e acaba ficando a cargo da Vigilância Sanitária responder por estas questões, visto ser o fiscal sanitário, Médico Veterinário.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Um dia inteiro dedicado ao aperfeiçoamento dos serviços de saúde de Borda da Mata nos eventos preparados pela Secretaria Municipal de Saúde em 25/08/2017. Na ocasião, o prefeito André Marques reiterou o compromisso com a saúde de Borda da Mata, desde o investimento com recursos próprios da Prefeitura ao empenho em pleitear emendas parlamentares para custeio dos serviços de saúde à população. Portanto, anunciou aos presentes o pagamento de emenda do deputado federal Bilac Pinto no valor de 300 mil para investimento na saúde do município. A secretária municipal de Saúde, Rosaly Esther, agradeceu o empenho de todos os funcionários da Secretaria e atribuiu a todos eles o êxito que o município vem conseguindo desempenhar no atendimento diário aos bordamatenses.

 

A primeira conferência realizada pelo setor de Vigilância em Saúde de Borda da Mata contou com a palestra sobre a atuação da Vigilância em Saúde para a prevenção de doenças com o coordenador de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, Regis Kersul. 

 

O fiscal agropecuário e médico veterinário de Pouso Alegre, Rafael Bombachi falou em seguida sobre as fiscalizações de responsabilidade do Instituto Mineiro Agrícola (IMA).

 

E ainda, a enfermeira da Vigilância em Saúde do município, Grazieli Siqueira, fez a apresentação do primeiro boletim epidemiológico de Borda faz Mata. “A informação em Saúde é um instrumento estratégico e o ponto de partida para muitas ações, assumindo um importante papel, o de servir de base para diagnóstico e planejamento, visando a (re)organização de serviços, sejam assistenciais, preventivos ou de cura/reabilitação” afirma Grazieli.

 

Na parte da tarde, a VI Conferência de Saúde contou com a participação do médico cardiologista Mário Lúcio Matozzo que falou sobre os riscos de doenças cardiovasculares.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O edital de Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de Agente Comunitário de Saúde está disponível no site: www.bordadamata.mg.gov.br. São 3 vagas. As inscrições acontecem de 28 de agosto a 6 de setembro. Todas as informações estão disponíveis no edital (no site e no saguão de entrada da Prefeitura das 10h às 15h).

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Borda da Mata possui atendimento médico 24 horas por dia, sete dias da semana. O Pronto Socorro, que fica nas dependências do asilo, faz os atendimentos de urgência e emergência, ou seja, de quem está precisando de atendimento imediato, com risco iminente de vida. Quando o paciente chega, ele primeiro é estabilizado, isso quer dizer, recebe toda a atenção médica e de enfermagem necessária para então, SE NECESSÁRIO, ser transferido para um hospital maior, pelo sistema do SUS FÁCIL.


As internações de Borda da Mata são feitas principalmente (cerca de 80%) no Hospital Samuel Libânio em Pouso Alegre, por meio de convênio pago pelo Estado com dinheiro do próprio Município.
Uma dúvida recorrente é quanto às cidades menores que quando o paciente precisa, vai direto pro Hospital Regional e Borda da Mata precisa entrar na fila do sistema SUS FÁCIL: é que muitas dessas cidades não possuem Pronto Socorro de atendimento 24h, ou seja, não tem pra onde ir, a não ser Pouso Alegre. Mas Borda da Mata possui leitos, médicos, enfermeiros, ambulâncias e também o SAMU e consegue salvar muitas vidas por aqui mesmo, exceto quando o caso é muito grave, aí sim o encaminhamento é feito para Pouso Alegre ou outra cidade de referência. Inclusive Borda da Mata recebe muitos pacientes de cidades vizinhas que chegam primeiro aqui e depois de estabilizados, quando é o caso, seguem para outro hospital mais equipado.


A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em oferecer um serviço de saúde mais humano e preciso à população, por isso a informação é tão importante para o bom atendimento.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Entre os serviços ofertados pelo Cras Sebastiana Marques, estão o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, parcerias para realização de cursos profissionalizantes, acompanhamento de famílias através de visitas e atendimentos, orientações e encaminhamento ao Programa Bolsa Família, acesso ao Benefício de Prestação Continuada e serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Todos esses serviços acontecem na sede do Cras que fica na Rua Salvador Orlandi, 53 – Centro e também no anexo no bairro Santa Cruz. No Centro, o horário de atendimento acontece das 8h às 17h e na Santa Cruz nos seguintes horários:

 

Segunda: Agendamento: 9 às 11h | 13h às 16h

Terça: Serviço de Convivência: 9 às 11h | 15h às 17h

            Atendimento com Assistente Social (Proteção Especial): 13h às 17h

Quarta: Serviço de Convivência: 9 às 11h | 15h às 17h

            Grupo de Adolescentes: 17h30

            Atendimento com Equipe Técnica: 13h às 17h

Quinta: Agendamento: 9 às 11h | 13h às 16h

            Atendimento Bolsa Família: 13h às 16h

Sexta: Atendimento com a diretora do Dep. De Desenvolvimento Social: 13h às 16h

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 4

Filtro por data

« Agosto 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

Mais lidas