Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Maio 2017

Dia 12 (Quarta-feira)
20h30 - Patrício e Renan
22h - Carreiro & Capataz

Dia 13 (Quinta-feira)
20h30 - Banda Nohau
22h - Exaltasamba

Dia 14 (Sexta-feira)
20h30 - Banda Simpsongs
22h - Maskavo

Dia 15 (sábado)
16h - Banda Caricato
20h30 - DJ Kevin
22h - Ira!

Dia 16(domingo)
16h - Orquestra Violeiros de Sion
17h - Jorge Luiz e Batista
20h30 - Guto e Moraes
22h - Tonho Prado

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

As professoras e os monitores da Creche Madre Tereza de Saldanha e do Cemei Ana Maria Cabral dos Santos de Borda da Mata participaram das palestras sobre "A função social da educação infantil" com a mestre em Educação Mayara Lybia da Silva e sobre "noções de primeiros socorros" com o médico pediatra Renne Dall Orto.

De acordo com Mayara, o vínculo afetivo dos educadores com as crianças vai ser determinante para a vida dessas crianças no futuro. "A educação infantil possibilita visão de mundo. É na primeira infância que se forma a personalidade. É preciso construir um cidadão forte.  E a maior parte dessas descobertas é com vocês."

O médico explicou de forma coloquial e apresentou exemplos que ajudou a ilustrar situações hipotéticas, tirou dúvidas e esclareceu mitos sobre quedas, lesões e os primeiros socorros.

A formação aconteceu na noite de 28/06 na Escola Municipal Benedita Braga Cobra. 

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Em reunião no dia 28/06/2017, a Prefeitura de Borda da Mata implantou o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Aedes Aegypti conforme determinação do decreto municipal 3661/2017. Participaram representantes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Atenção Básica, Farmácia municipal, Pronto Atendimento, Departamento de Educação, Departamento de Obras e Conselho Municipal de Saúde. A comissão elegeu a enfermeira Grazieli Siqueira como coordenadora do comitê e a enfermeira Sirlene Ramos como secretária. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No dia 26 de junho, dois estudantes de Educação Física, Fellippe e Allysson, começaram a ministrar atividades físicas com os idosos do Lar Monsenhor Pedro Cintra. Os universitários realizam as atividades duas vezes na semana no período da manhã.

A cabeleireira Leila Michele Pereira ofereceu um dia diferente para as senhoras do Lar Monsenhor Pedro Cintra na manhã do dia 26/06. Ela pintou o cabelo de cinco senhoras que adoraram o novo visual, além disso, já deixou agendados outros dias para atender outras senhoras.

Uma doação na terça-feira, 27/06, uma malharia do distrito Cervo - MLS Têxtil - doou 44 blusas de lã aos idosos do Lar. As senhoras e senhores receberam os presentes e logo escolheram a cor preferida e já vestiram as blusas.

A Prefeitura de Borda da Mata agradece o carinho, a disponibilidade de tempo e as doações aos idosos do Lar. 

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A sala de vacina da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na UBS Monsenhor Pedro Cintra, foi reformada durante o mês de junho para se adequar às normas do Ministério da Saúde. 

Foi retirada a luz solar direta, instalados bancada de mármore e armário de vidro para armazenamento de materiais, além da ante sala para recepção dos pacientes. As adequações foram realizadas pelo Departamento Municipal de Obras. A sala de vacinação fica aberta das 7h às 16h30, de segunda a sexta.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 

Em maio de 2017 foram atendidas na Farmácia Municipal de Borda da Mata 2.693 pessoas, o que significa, em média, 122 pessoas por dia, considerando os 22 dias úteis do mês. De janeiro a maio de 2017, mais de 10 mil pessoas retiraram seus medicamentos na Farmácia, instalada nas dependências do Lar Monsenhor Pedro Cintra.

Para os pacientes portadores de diabetes e hipertensão cadastrados no programa Hiperdia, a farmacêutica Lidiani Moreira Militani leva os medicamentos nas reuniões organizadas pelas seis Unidades Básicas de Saúde (Centro, Santa Rita, N S Fátima, Santa Cruz, Cervo e Sertãozinho). Todo mês, acontecem em média 15 reuniões, em que cerca de 750 pacientes são atendidos.

Desde janeiro de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu quase 500 mil reais em medicamentos para abastecimento da Farmácia Municipal e do Pronto Atendimento, além de materiais médico-hospitalares para as Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades e Pronto Atendimento.

Só no mês de junho, quase 175 mil reais foram comprados em remédios para a Farmácia. No dia 04 de julho, mais uma licitação para compra de medicamentos será realizada pela Prefeitura. De acordo com a farmacêutica responsável pela Farmácia Municipal, Kassandra Pauliello, “muitos medicamentos já foram entregues e outros estão sendo gradativamente. A Farmácia está abastecida e estamos atendendo a grande demanda que temos com precisão.”

De leites e complementos nutricionais, a Secretaria Municipal de Saúde comprou mais de 120 mil reais desde janeiro de 2017. No dia 26 de junho, mais uma licitação foi realizada para viabilizar a compra desses itens para fornecimento aos pacientes com necessidades nutricionais específicas, conforme avaliação da Assistência Social da Secretaria. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

26/06/2017

 

Seis veículos foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de Borda da Mata através da Secretaria Municipal de Saúde para transporte de pacientes e logística dos serviços de saúde. 

A frota municipal agora disponibiliza também de uma van de 15 lugares, duas mini vans de 7 lugares  e três carros. Dois dos automóveis foram comprados com recursos vinculados, dois por intermédio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Geraldo Thadeu e outros dois com recursos próprios. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

20/06/2017

 

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra HPV para meninos de 11 a 14 anos. A vacina já está disponível na UBS Monsenhor Pedro Cintra no Centro. A equipe da Secretaria de Saúde também vai percorrer as escolas municipais para realizar a vacinação. Todos os meninos devem estar com o CARTÃO DE VACINAÇÃO para ser imunizado.

*As meninas são vacinadas na faixa etária de 9 a 14 anos

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

19/06/2017

Cerca de 300 voluntários trabalharam para transformar 450 sacas de milho em deliciosos quitutes para a 12ª Festa do Milho de Borda da Mata. No cardápio tinha pamonha, curau, bolo, polenta, quirerinha, pastel, canjica, entre outras iguarias à base de milho, além de comidas de boteco, como tutu de feijão, pão com linguiça e virado de frango. A produção intensa foi toda consumida durante os quatro dias de festa, que segundo estimativa da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, recebeu cerca de sete mil pessoas durante o evento.

 

A festa é organizada pela Paróquia e conta com a colaboração das 30 comunidades urbanas e rurais do município, o apoio dos comerciantes e da Prefeitura Municipal. De acordo com o padre Andrey Nicioli “a Festa do Milho é quando a Paróquia se reúne para momentos de alegria, fraternidade e partilha. Mas essa festa tornou-se muito grande, excedendo os limites paroquiais. A Festa do Milho leva o nome de Borda da Mata para outras localidades, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade. Nossa fala é de gratidão. Somente Deus poderá recompensar tudo o que as pessoas fazem por essa Paróquia." E ainda complementa "a festa de 2017 foi uma das melhores até hoje!”

 

O sentimento de alegria e partilha citado pelo padre Andrey é confirmado pela Jacinta Fraga, voluntária desde a primeira edição da festa, há doze anos, “gosto de ver o companheirismo, as amizades que se intensificam e as que começam. A motivação maior é o amor pela minha Igreja e a devoção pela nossa padroeira Nossa Senhora do Carmo”. Para Ana Maria de Souza Lima, moradora do bairro Santa Rita, que também é voluntária desde a primeira festa, a motivação do trabalho é a contribuição à Paróquia “sei que ela sozinha não consegue caminhar. Faço de coração e com muito esforço, assim como todos que participam”.

 

Além das comidas típicas, outra grande atração da festa é o bingo de prendas e o show de prêmios que sorteou TVs, notebook e até um carro. Outro ponto favorável do evento é a data, sempre no feriado prolongado de Corpus Christi, razões pelas quais Borda da Mata fica cheia de visitantes. São turistas que conhecem alguém na cidade, tem família aqui ou que encontraram oportunidade de se estabelecer na região e vem aproveitar a festa durante o feriado. O diretor do Departamento Municipal de Educação e Cultura, Antônio Carlos de Rezende, também voluntário na festa, conduziu a apresentação de dois dias e fez a entrega de brindes para visitantes de lugares mais distantes. Segundo ele, se manifestaram muitos turistas da região, dos estados e capitais São Paulo e Rio de Janeiro, de Brasília, dos três estados do sul do país (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina), do nordeste brasileiro (Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Alagoas) e até de Serra Leoa, país da África Ocidental e da Ucrânia, país da Europa Oriental. Na noite de sábado, o deputado estadual Dalmo Ribeiro e sua esposa, Dalva, estiveram em Borda da Mata para prestigiar a festa, onde foram recepcionados pelo prefeito André Marques e pelo pároco e reitor da Basílica Nossa Senhora do Carmo, padre Bino. 

 

A ganhadora de um dos prêmios para visitantes foi Graziela Nogueira. Ela é de Pereiro, cidade serrana no interior do Ceará, e não perde a festa desde que a conheceu em 2015, “eu sou apaixonada pela Festa do Milho de Borda da Mata! Uma festa familiar, com comidas maravilhosas e com um espírito de cooperação da comunidade que me encanta. De onde eu venho nossa cultura é bem parecida. Nessa época do ano acontecem as festas juninas e tem muita comida boa lá no Ceará também! Temos que dar valor a esse tipo de manifestação cultural, pois é isso que torna Borda da Mata uma cidade tão encantadora.”

 

Encantado mesmo ficou o senhor Joaquim Antônio Moreira, morador da zona rural de Tocos do Moji, que ganhou no bingo o carro zero quilômetro (Fiat Moby) sorteado no domingo, último dia da festa. Ele ganhou sozinho entre as cinco mil cartelas vendidas.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

13/06/2017

 

Uma parceria entre a Prefeitura de Borda da Mata e o IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes possibilitou a criação de uma horta e revitalização do pomar no Lar Monsenhor Pedro Cintra no sábado, 10/06/2017.

 

Professores e alunos do Instituto Federal participaram da ação que incluiu a análise do solo e da água. O professor Evandro, coordenador do curso de Agronomia e o professor Pantanal junto com o técnico Walfrido, funcionários do Lar e voluntários realizaram todo o trabalho que envolveu também a participação dos idosos que vivem no Lar.

 

Todos os participantes da ação participaram do almoço preparado pela Equipe da Paz de Inconfidentes no Lar. Os alimentos para a preparação do almoço de sábado foram doados pelos supermercados de Borda da Mata: Nova Borda, Nossa Senhora Aparecida (Beto), Irmãos Machado e Baleia. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Filtro por data

« Junho 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    

Mais lidas