Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Abril 2017

30/05/2017

 

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata realizou nos dias 27 e 28 de maio, sábado e domingo, o mutirão de ultrassonografias para atender pacientes da fila de espera. A Secretaria organizou os atendimentos por localidades e disponibilizou transporte para buscar os moradores da zona rural. No sábado foram atendidos pacientes do Sertãozinho e bairros próximos ao distrito, assim o motorista pode otimizar a rota para levar e buscar. No domingo, foram atendidos os pacientes do distrito Cervo e bairros próximos. Os moradores do município foram encaixados nos dois dias.

 

Como os pacientes precisavam fazer o exame em jejum, a equipe da Saúde organizou um café para ser tomado logo depois do exame. O resultado também saiu na hora.

 

Para a senhora Maria do Carmo de 69 anos, moradora do Sertãozinho, que esperava o exame há mais de dois anos, o mutirão foi de grande valia "achei a iniciativa muito boa, principalmente de ter ido buscar a gente. Eu já tinha até desanimado desse exame e não tinha dinheiro pra fazer particular, então esse mutirão no sábado foi muito bom mesmo. O acolhimento e o carinho de todos aqui faz muito bem pra gente" afirma sorridente a dona Maria que permitiu que acompanhássemos o exame com o médico José Luiz Schiavon e a técnica em radiologia Fabiana Alessandro.

 

Há um ano na fila de espera, a paciente de 62 anos Maria das Graças Santiago, moradora do bairro rural Campo foi uma das primeiras a ser atendida no sábado “eu agradeci o médico lá dentro e agradeço a todos pelo atendimento nesse sábado, porque sei que não é fácil largar a família e vir servir à comunidade no final de semana. Eu agradeço a Deus por esse exame porque dinheiro pra pagar eu não tinha” ressalta Maria das Graças.

 

Foram realizadas cerca de 50 ultrassonografias de abdômen total no ambulatório municipal. Para a secretária de saúde, Rosaly Esther, tornar o atendimento mais humano é essencial para a população “queremos o melhor atendimento, por isso diminuir a fila de espera é tão importante.”

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

30/05/2017

A enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Rita em Borda da Mata, Graziela Nogueira, reúne a equipe da Estratégia Saúde da Família todo mês para avaliar a produção mensal e realizar capacitação de assuntos pertinentes à saúde da família. Na reunião do dia 26/05/2017, a enfermeira responsável e a médica Priscila ministraram o primeiro módulo da capacitação sobre saúde da mulher.

Na ocasião, as agentes comunitárias de saúde receberam os parabéns pelo trabalho que vem desempenhando na área de atuação “esse curso é mais uma forma de aprimoramento e atualização de conhecimentos para melhorar o serviço e o atendimento à comunidade” comenta a enfermeira Graziela. 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

30/05/2017

 

A Prefeitura de Borda da Mata, por meio do Departamento de Obras, realizou a operação tapa buracos no dia 18/05/2017 em ruas dos bairros Santa Rita, Santa Terezinha, Nossa Senhora de Fátima e nas avenidas João Olivo Megale e Lauro Megale.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

30/05/2017

 

Em homenagem ao Dia do Gari, comemorado em 16/05, o prefeito André, o chefe de gabinete Celso e o diretor do Departamento de Obras Barezze reuniram os servidores que trabalham na coleta do lixo doméstico, limpeza de ruas, manutenção de estradas e todos os demais para uma singela comemoração depois do expediente no dia 19/05/2017.

Para o prefeito André reconhecer o valor dos trabalhadores é fundamental para prestar um bom serviço à população “agrademos e parabenizamos vocês que são os profissionais que cuidam da limpeza e manutenção de Borda da Mata” afirmou durante a comemoração.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

30/05/2017

   

A equipe odontológica da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata está visitando as escolas municipais para realizar escovação supervisionada e triagem para atendimento, além de distribuir escova e fio dental às crianças. Esse mês, os alunos da Escola Municipal Francisco Souza Costa participaram das atividades com a dentista Tatiana Santos.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

 23/05/2017

No Pronto Atendimento em Borda da Mata, são atendidos pacientes em situações de urgência e emergência. A equipe médica estabiliza a situação de risco e se necessário for, realiza os trâmites para transferência. Esses casos são classificados conforme o risco iminente de vida, prezando sempre o bem-estar do paciente.


E o que são casos de urgência e emergência?


Urgência: é um fato onde uma providência corretiva deve ser tomada tão logo seja possível. Exemplos: trauma, corte contuso (atropelamento, ferimento, escoriação).
Emergência: Fato que não pode aguardar nenhum período para que seja tomada a devida providência corretiva. Geralmente existe o risco de vida. Exemplos: hemorragia, dor súbita (de uma hora pra outra), perda da consciência (desmaio, convulsão), dificuldade expressiva para respirar, sinais aparentes de alergia.


Casos em que não há risco de vida, não menos graves, pois o paciente pode apresentar dores, pequenos cortes, etc., têm atendimento priorizado pelos médicos e equipes nas Unidades Básicas de Saúde localizadas nos bairros Centro, Santa Rita, Santa Cruz, Nossa Senhora de Fátima, Cervo e Sertãozinho. O atendimento das UBS acontece de segunda à sexta, das 7h30 às 17h. 
Por isso, pacientes em situações que não apresentam risco de vida, que buscam atendimentos durante a noite ou finais de semana são classificados na triagem e podem esperar pelo atendimento devido, segundo o Protocolo de Manchester. 


Estes conceitos são estabelecidos pela Resolução do Conselho Federal do Medicina CFM N° 1451/95.

Parágrafo Primeiro – Define-se por URGÊNCIA a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
Parágrafo Segundo – Define-se por EMERGÊNCIA a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida *(risco de morte) ou sofrimento intenso, exigindo portanto, tratamento médico imediato.

 

Sobre o Protocolo de Manchester

 

O Protocolo classifica como “Emergência” o paciente que necessita de atendimento imediato, em que há risco de morte. É classificado como “Muito Urgente” o paciente que precisa de atendimento rápido, em aproximadamente dez minutos. Atendimento “Urgente” será feito em aproximadamente uma hora e engloba pacientes que necessitam de atendimento, mas podem aguardar. Casos menos graves que podem ser assistidos ambulatorialmente são classificados como “Pouco Urgente”, por exemplo, nos casos de vômito, febre, dor leve, entre outros, estes podem esperar até duas horas. Casos de menor complexidade, classificados como “Não Urgente” que podem ser acompanhados no ambulatório têm condições de esperar até quatro horas.

 

       

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

23/05/2017

 

A Secretaria Municipal de Saúde vai começar a realizar mutirões para atender demandas em espera. Nos dias 27 e 28 de maio, sábado e domingo, o médico radiologista José Luiz Schiavon vai realizar cerca de 50 ultrassonografias de abdômen total. Para a secretária de saúde, Rosaly Esther, tornar o atendimento mais humano é essencial para a população “queremos o melhor atendimento, por isso diminuir a fila de espera é tão importante.”

Na foto, funcionária da Secretaria, Rosa, prepara sala e apareljo para o mutirão do final de semana. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

20/05/2017

 

A Prefeitura de Borda da Mata enviou à Câmara Municipal, no dia 05/05/2017, quatro projetos de lei relativos aos servidores municipais.

 

O Projeto de Lei 18/2017 concede revisão de 5% aos funcionários. Esse percentual foi estabelecido com base em estudos contábeis, de acordo com orçamento vigente e a inflação estipulada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de abril que foi de 3,98%, portanto, o reajuste foi a revisão da inflação mais o percentual possível para a Administração neste momento.

 

O projeto de Lei 19/2017 concede reajuste de mais de 33% no cartão Vale Alimentação.

 

O Projeto de Lei 20/2017 atualiza a tabela de vencimentos dos níveis I, II e III para que o salário desses servidores não fique menor que o salário mínimo.

 

O Projeto de Lei 21/2017 altera a data base de revisão de maio para janeiro, ou seja, daqui a 7 meses haverá outro reajuste.

 

Em reunião ordinária da Câmara Municipal do dia 19/05/2017 os projetos 19, 20 e 21 foram aprovados. Porém o projeto que trata da reposição salarial não foi votado.

EM RAZÃO DA NÃO APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI 18/2017, O PAGAMENTO DO MÊS DE MAIO PODERÁ SER EFETUADO SEM A DEVIDA REVISÃO.

É importante que os servidores municipais entendam que projetos que criam despesa para o município são iniciativa privativa do prefeito e que a lei não permite que o mesmo projeto seja encaminhado à Câmara mais de uma vez no mesmo exercício, portanto caso este projeto não seja aprovado e se for necessário o envio de um novo projeto, o índice de reposição será menor.

Para chegar nesse índice de 5% foram realizados estudos contábeis de impacto na folha de pagamento e no orçamento e não é possível, neste momento, conceder aumento maior que 5%.

De acordo com a diretora do Departamento de Administração e Finanças, Marília Duarte Lopes Sáber,  “esta administração tem compromisso com o servidor público e essas quatro propostas de lei demonstram isso. No entanto, somos limitados pelo orçamento vigente e pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que define o teto de gastos com pessoal. A folha de pagamento não comporta mais do que 5% de reposição neste momento, em função da nossa receita. Para compensar a reposição menor do que queríamos oferecer, aumentamos o cartão alimentação em mais de 33% e antecipamos a data base para janeiro, o que significa que daqui a 7 meses, haverá nova reposição salarial. Antes de ser a diretora de Administração e Finanças, sou servidora pública municipal e, dentro do que a Lei permitir, sempre vou defender os nossos direitos.”

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

17/05/2017

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

15/05/2017

 

No mês de abril de 2017, A Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata ficou em 3º lugar no ranking divulgado pela Cisamesp em prestação de serviço à população por cumprir a meta de 70% em número de atendimentos, entre consultas e exames.

 

 O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (Cisamesp) atende 32 municípios, desses, 22 utilizam o ônibus do consórcio. O ranking é elaborado com base em dois critérios: taxa de ocupação, ou seja, número de marcações de consultas/exames e monitoramento da rota, que significa se o veículo está sendo bem aproveitado para os serviços de saúde dos pacientes.

 

Borda da Mata está atrás apenas de Natércia e Cachoeira de Minas junto com Conceição dos Ouros, duas cidades que utilizam o mesmo ônibus.

 

O desempenho de Borda da Mata só não foi melhor porque muitos pacientes marcam exames e consultas e no dia não comparecem, tirando a vaga de outro paciente que está na fila. A secretária de saúde Rosaly Esther reforça a importância de comparecer à consulta ou avisar com antecedência a Secretaria de Saúde para dar tempo de passar a vaga a outro paciente “infelizmente alguns usuários da rede SUS não comparecem às consultas e exames sem justificativa, causando transtorno e ônus à Secretaria, pois devido à série histórica, são reduzidos os números de consultas/exames para o município.”

 

Nos três primeiros meses de 2017, foram marcados 1.037 atendimentos, sendo 923 pacientes atendidos em consultas com médicos especialistas ou exames complexos e 114 pessoas não compareceram ao procedimento agendado.

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 3

Filtro por data

« Maio 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Mais lidas