Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Novembro 2017

De 02 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018 acontece o Festar Gastronômico com o concurso “comida de boteco” entre sete bares de Borda da Mata. Cada estabelecimento tem um dia definido para o ponto de encontro, o dia em que a equipe de quatro jurados vai degustar e avaliar o petisco inscrito. Nesse dia, os proprietários vão preparar a estrutura para receber os bordamatenses e turistas, no entanto, durante todo o período de realização do concurso, os clientes poderão votar logo após consumir o prato. O resultado do melhor petisco sai no dia 02/02 com o bota-fora no estabelecimento campeão.

Embora seja um concurso, o clima é de amizade entre todos os estabelecimentos! O objetivo da Prefeitura de Borda da Mata por meio dos setores de Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com a comunidade, representada no Conselho Municipal de Turismo, é movimentar a economia da cidade e oferecer experiências gastronômicas da melhor qualidade em nosso município. 

A divulgação do evento foi publicada no dia 01/12 nas redes sociais da Prefeitura com um prazo de 10 dias para inscrição (de 04 a 14/12), neste período os interessados puderam conhecer o regulamento do Festar Gastronômico - Comida de Boteco: edição 2018 disponível neste site, em Publicações > Cultura > Editais Cultura e preencheram a ficha de inscrição também disponibilizada no site. 

 

05/01 - sexta-feira (a partir das 19h)
Restaurante e Pizzaria Agridoce
Avenida Alvarina Pereira Cintra, 150 - Centro
Prato: Fraldinha ao molho de cerveja preta

 

12/01 - sexta-feira (a partir das 19h)
Bar do Maurinho
Rua Duque de Caxias, 797 – São Judas
Prato: Virado à mineira

 

13/01 - sábado (a partir das 19h)
Pastelaria 3 Irmãs (Josi)
Avenida Lauro Megale, 230 – São Judas
Prato: Porção de pastel de milho

 

19/01 - sexta-feira (a partir das 19h)
Bar do Clube
Rua Silvio Monteiro de Carvalho – Clube Literário - Centro
Prato: Contra-filé à parmegiana

 

20/01 - sábado (a partir das 19h)
Bar Tolerância Zero (João Beija-flor)
Rua Francisco Marques da Costa (esquina com a Rua Luiz Cardoso) – Santa Rita
Prato: Bolinho de galinha caipira

 

26/01 - sexta-feira (a partir das 19h)
Oba Oba
Avenida Magalhães Pinto, 85 – Santa Terezinha

Prato: Oba’s burguer

 

28/01- domingo (a partir das 12h)
Pesqueiro São Mateus
Estrada para bairro dos Mascates – saída para Tocos do Moji
Prato: Tilápia frita

 

JURADOS 

NELSON SOARES FILHO, cozinheiro há muitos anos, nasceu em uma família de mestres cucas, desde a mãe excelente cozinheira até o irmão, o chef internacional Carlos Eduardo. Está em Borda da Mata há onze anos e há dois anos comanda o restaurante Sal & Pimenta.

JOÃO BIGU, botequeiro desde 1987, conhecedor das iguarias locais, passando pelos Mercados de Floripa, SP, BH, Salvador e Fortaleza, até o exótico café da manha Irlandês regado a cerveja Guiness. Viveu a história de diversos bares de Borda da Mata da década de 1990 apreciando bons tira gostos com os mestres Moacyr, Neguinho, Luiz Carlos “Rei” e tantos outros amigos em memoráveis fatiotas de chef’s anônimos.

CLAUDIA MELO, cozinheira de mão cheia, aprimorou o talento culinário quando trabalhou durante muitos anos como ajudante do cozinheiro Lopes no restaurante Casa do Compadre Demercindo Brandão em Borda da Mata, com quem aprendeu receitas e temperos especiais e inesquecíveis. Como uma boa anfitriã, serve sempre uma dose de carinho em cada petisco preparado, e não pode faltar a harmonização com uma boa bebida gelada.

PATRÍCIA MARCONDES, jovem botequeira, dona de um paladar aguçado para reconhecer os bons ingredientes e apreciar tanto os aperitivos mais comuns, quanto os pratos elaborados. Possui habilidade para perceber também a pitada de dedicação em cada preparação culinária e garantir a degustação daquela cerveja!

PÚBLICO, consumidor exigente, espera bom atendimento, preço justo, comida gostosa e bebida gelada. Além disso, procura um ambiente aconchegante para se reunir com os amigos, colocar a conversa em dia, ouvir música ou até assistir futebol! O público em geral, bordamatense ou turista, que frequentar o estabelecimento participante durante os dias do Festar Gastronômico e consumir o prato concorrente, vai ter direito a avaliar e votar.

Nelson Soares Filho e João Bigu

Patrícia Marcondes e Cláudia Melo 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Diversos repasses do Governo do Estado de Minas estão atrasados para várias prefeituras do Estado. Para Borda da Mata, os repasses ultrapassam UM MILHÃO DE REAIS, o que comprometeu muitos setores, ainda assim, no decorrer de 2017, com trabalho, dedicação e parcerias todos os serviços essenciais foram mantidos, além de receberem investimentos com recursos próprios, e os salários dos servidores e pagamento dos fornecedores estão em dia. 

Os valores são as somas da dívida de 2017 e anos anteriores. A Saúde tem o maior valor em atraso, com mais de 700 mil reais. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O Departamento Municipal de Obras realizou na semana que antecede o Natal, entre os dias 18 a 22 de dezembro, uma etapa da operação tapa-buracos em diversas ruas dos bairros Santa Rita, Amoreiras e Nossa Senhora de Fátima em Borda da Mata. Mesmo com a falta de pessoal e crise financeira na Prefeitura de Borda da Mata, a manutenção, serviços essenciais, pagamento de fornecedores e servidores continuam em dia. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Em clima de Natal, a noite de 23 de dezembro de 2017 marcou o lançamento do Festar - Festival de Arte de Borda da Mata, no Coreto, com três apresentações musicais: solo de voz e violão com Rafaely Santos e Raquel de Mello, com participação de Gabriel Rocha. Em seguida, a apresentação do Grupo de Louvor da Igreja Presbiteriana Independente e no encerramento o Grupo Jusc.

Com o Festar, a Prefeitura de Borda da Mata pretende levar cultura, entretenimento e lazer com talentos locais e diferentes manifestações culturais para toda a cidade. Em 2018, vão acontecer cinco edições do Festar, cada uma com um tema e programação diferente: Festar Gastronômico em janeiro, Festar Pôr-do-Sol em junho, Festar Extreme em setembro, Festar Literatura em novembro e Festar Natal em dezembro. 

 

Festar Gastronômico

De 02 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018 acontece o Festar Gastronômico com o concurso “Comida de Boteco” entre sete bares de Borda da Mata. Cada estabelecimento vai ter um dia definido para o ponto de encontro, o dia em que a equipe de quatro jurados vai degustar e avaliar o petisco inscrito. Nesse dia, os proprietários vão preparar a estrutura para receber os bordamatenses e turistas, no entanto, durante todo o período de realização do concurso, os clientes poderão votar logo após consumir o prato. O resultado do melhor petisco sai no dia 02/02 com o bota-fora no estabelecimento campeão.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A tarde do dia 22/12, sexta-feira, foi de alegria no Lar Monsenhor Pedro Cintra em Borda da Mata com o café da tarde especial, os presentes da turma da Clínica de Fisioterapia e Pilates de Natália Peres dos Santos e a apresentação do coral da catequese Nossa Senhora de Fátima. Cada um dos idosos receberam produtos de beleza e higiene pessoal e um panetone de lembrança.

No dia 23/12, foi a vez do Grupo Jusc da Paróquia Nossa Senhora do Carmo entregar os presentes que cada um dos idosos escolheu. Cerca de um mês atrás, os jovens visitaram o Lar e perguntaram os senhores e senhoras o que estavam precisando ou gostariam de ganhar. Com essa informação, fotografaram o pedido e fizeram uma campanha na Internet. Além das lembranças, o carinho e o tempo dedicado aos idosos do Lar de Borda da Mata fizeram o Natal muito melhor!

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O prefeito André Carvalho Marques anunciou na quarta-feira, dia 20/12, durante o programa semanal na Rádio Ativa FM, o cancelamento do show de réveillon em 31/12 por conta da crise financeira que a Prefeitura de Borda da Mata vem enfrentando em 2017. “Estamos honrando todos os compromissos com os serviços essenciais, servidores públicos e fornecedores. Os salários estão em dia, o 13º foi pago em parcela única no dia 12 de dezembro e nossa prioridade é a gestão responsável do dinheiro público.” O prefeito ainda falou da dívida do Governo do Estado de Minas Gerais com vários municípios, inclusive Borda da Mata. Cerca de um milhão de reais não foram repassados, o que comprometeu todo o trabalho. “Em 2017, trabalhamos com um orçamento reduzido em cerca de cinco milhões de reais em relação aos últimos anos, no entanto, com criatividade, parcerias e muito empenho todas as ações e serviços foram executados com êxito em Borda da Mata.”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata divulgou a segunda edição do Boletim de Vigilância em Saúde em que a enfermeira Grazieli Siqueira apresenta o perfil epidemiológico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Borda da Mata e dá orientações básicas para a promoção da saúde e prevenção de arboviroses (vírus transmitidos por mosquitos).

Conforme a publicação, a partir de 2015, o município teve uma redução drástica no número de casos. Para tanto, a equipe de Vigilância em Saúde trabalha arduamente para que este cenário não se modifique e o baixo índice baixo de arboviroses se mantenha no município.

Em 2017, a equipe de Agentes de Endemias vistoriou 21.235 imóveis nos primeiros cinco ciclos do ano e fez Levantamento de Índice para Aedes em 2.083 imóveis. Os bairros mais críticos para proliferação do mosquito foram São Judas, Santa Rita e Centro, bairros estes de uma população com melhor poder aquisitivo, com presença de piscina, que é um risco em potencial para a proliferação do mesmo.

Quanto aos dados epidemiológicos de casos de doenças, em 2015 foram notificados 92 suspeitos de Dengue, dos quais 44 deram positivos, ou seja, 47,83%. Em 2016 foram notificados 30 casos e somente três foram confirmados, todos importados (Belo Horizonte, Varginha e São João del Rey). Em 2017, até 27 de novembro, foram notificados oito casos: seis suspeitos de dengue, um de Chikungunya e um de Febre Amarela; desses, apenas um foi positivo para Dengue (autóctone – Sertãozinho). Em 2015 e 2016 apenas notificação de Dengue.

É importante salientar ainda que, em 2017, foram registradas três epizootias (morte de macacos com suspeita de Febre Amarela), nos bairros rurais Água Quente, Barro Amarelo e Moji, sendo que em apenas uma delas foi possível a coleta de material para análise; o qual apresentou resultado negativo para Febre Amarela. No entanto, independente do resultado do exame, foi realizada intensa campanha de vacinação contra Febre Amarela em todos os bairros rurais, com auxílio da equipe de Estratégia de Saúde da Família local e, inclusive casa a casa onde era de maior necessidade.

De acordo com a enfermeira Grazieli, a informação em Saúde é um instrumento estratégico e o ponto de partida para muitas ações, assumindo um importante papel, o de servir de base para diagnóstico e planejamento, visando a (re)organização de serviços, sejam assistenciais, preventivos ou de cura/reabilitação. “Diante do cenário epidemiológico, notamos a importância das ações educativas para com a população borda-matense, principalmente no que diz respeito ao combate a possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.”

O município já conta, além da equipe completa de Agentes de Combate a Endemias, com o Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti, o qual se reúne bimestralmente e propõe ações para o Fortalecimento do Combate ao Vetor; ele é composto por representantes da Secretaria de Saúde, Departamento de Educação e de Obras do município.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com o intuito de promover os melhores serviços públicos à população de Borda da Mata, o prefeito André Carvalho Marques reuniu parte dos funcionários no dia 18/12 para exposição dos pontos positivos e negativos durante o ano em todos os departamentos. A avaliação foi feita tanto do ponto de vista dos servidores, quanto da apresentação dos dados sobre a quantidade e qualidade dos serviços prestados à população.

De acordo com o prefeito André, todos os dados apresentados pelos responsáveis de cada setor, serão divulgados para conhecimento da população em um informativo em janeiro “agradeço a parceria de todos, o empenho e o trabalho prestado durante 2017 para levarmos bons serviços aos bordamatenses. Com a avaliação, vamos ajustar o que for necessário para colocarmos em prática todos os projetos de obras e ações em 2018.”

Além do prefeito André e do vice-prefeito Paulo Cesar de Freitas, estiveram presentes  os secretários, diretores, coordenadores, chefes de setor e responsáveis pelos serviços públicos da Secretaria de Saúde, do Departamento de Administração e Finanças, de Educação e Cultura, Esporte e Lazer, de Desenvolvimento Social, de Obras, Comunicação e Turismo.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O Setor de Esporte e Lazer da Prefeitura de Borda da Mata vai agitar uma semana das férias das crianças e adolescentes do município. De 8 a 12 de janeiro de 2018, todos os dias atividades esportivas e de lazer vão ser ministradas gratuitamente por professores e atletas de Borda da Mata.

Oficina de Artes Marciais, passeio ciclístico, aula de zumba, palestras e brincadeiras com os Escoteiros de Pouso Alegre, teatro, trilha ecológica e torneio de futebol compõem o calendário de atividades, conforme programação na imagem.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A segunda edição do Pedal e Corrida Solidário reuniu cerca de 60 atletas para a corrida de 10 quilômetros, passeio ciclístico de 10 quilômetros e cicloturismo de 30 quilômetros. O ponto de partida foi na Praça Antônio Megale e a chegada no Lar Monsenhor Pedro Cintra onde todos se reuniram para um delicioso almoço.

Para a coordenadora do Lar, Dalva Luzia, a integração dos ciclistas, atletas e todos que participaram do evento com os idosos proporcionou uma grande alegria para todos “agradecemos a todos os funcionários, todos que colaboraram e trabalharam para a realização da festa. Arrecadamos R$ 2.190,00 que vai ser revertido para o bem-estar dos idosos”.  

O evento foi organizado pelas equipes de esporte Bike Adventure e Pés no Chão, com o apoio da Prefeitura de Borda da Mata, Polícia Militar, Rádio Tokos FM, professor Pantanal e locutor Luiz Silva, além do patrocínio do Supermercado Nova Borda e Carlão Tendas.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Filtro por data

« Dezembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Mais lidas