Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Terça, 07 Novembro 2017

As crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Cras Sebastiana Marques - anexo Santa Cruz estão participando do projeto de educação ambiental "Plantamos o futuro que queremos". Desde o início de outubro, cerca de 35 crianças, divididas em dois grupos, estão recebendo aulas teóricas e práticas com Gustavo Pereira de Oliveira, funcionário da Prefeitura e pós-graduando em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Inconfidentes.

Na prática, os alunos já plantaram no quintal do Cras anexo Santa Cruz uma horta e árvores frutíferas, as quais recebem o cuidado do manejo toda semana.

Em 2017, Borda da Mata voltou a integrar o Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas e cumpriu os requisitos de políticas públicas para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro estabelecido pelo Ministério do Turismo. Também já está no portal turístico do Estado (www.minasgerais.com.br). Tais ações são importantes para alavancar a economia de Borda da Mata e gerar oportunidade de negócios aos empresários e empreendedores.

Com o intuito de conhecer cidades que já trabalham nesse sentido, o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Cristina/MG, Rafael Rezek, foi convidado e esteve em Borda da Mata no dia 25/10, para contar a experiência de Cristina.  A cidade que fica próxima de Itajubá tem 11 mil habitantes e cumpre os requisitos para receber o repasse de ICMS do Governo para investimento no Turismo, Cultura e Meio Ambiente há 10 anos. Rafael participou de uma reunião com a diretora de Administração e Finanças, Marília Sáber e com os responsáveis pelos setores de Turismo, Edna Motta, de Cultura, Laís Helena e de Esporte, Thiago Senna. Ele também participou da reunião do COMTUR.

De acordo com Rafael, a organização e desenvolvimento das ações que visam a atração de investimentos para a cidade nos setores de Turismo e Cultura não dependem apenas da Prefeitura, "é extremamente importante a participação da comunidade, dos comerciantes e dos conselhos municipais no planejamento e desenvolvimento turístico e cultural de um município. Principalmente do comércio local e da iniciativa privada.”

Para a presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Edna Motta, "o potencial de Borda da Mata já é visto por quem passa por aqui todos os dias, principalmente para negócios com o setor têxtil. Pela religiosidade, porque estamos na mais famosa rota de peregrinação do país, o Caminho da Fé, além de ser ponto final da rota Caminho da Prece. Pela localização e pela natureza, muito propícia aos esportes de aventura, também já conhecida por ciclistas. Além de outros pontos que vem sendo discutidos pelos conselheiros para que sejam catalogados e explorados de forma sustentável e rentável aos moradores e ao comércio local.”

Como ações concretas em Borda da Mata, no setor de Turismo, vinculado ao Gabinete do Prefeito, está em andamento a Pesquisa de Demanda Turística, aplicada nos setores têxtil, de couro, de artefatos de madeira, artesanato, hotelaria, estabelecimentos de alimentos & bebidas com perfil turístico, além do Inventário Turístico solicitado pela Secretaria de Estado do Turismo para catalogar todos os lugares e serviços de Borda da Mata e a reativação do COMTUR, representado por 12 instituições, associações e grupos da sociedade.

O Setor de Cultura que pertence ao Departamento de Educação e Cultura, Esporte e Lazer iniciou o Cadastro de Artistas Locais (disponível no site www.bordadamata.mg.gov.br) com o objetivo de conhecer e cadastrar as pessoas que desenvolvem toda e qualquer manifestação cultural no município, além organizar toda a burocracia para dar início aos primeiros conselhos de Cultura e Patrimônio Cultural de Borda da Mata. Também está organizando o calendário oficial de eventos 2018 e estruturando festas e projetos de cunho cultural no município.

Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Cristina, Rafael Rezek, conta da sua experiência.

Com três vitórias em três jogos, a equipe de futsal feminino União Bordamatense avança para a semifinal da Copa Vale da Eletrônica em Santa Rita do Sapucaí. O jogo vai ser disputado no dia 19/11 contra o time da casa, Eletrônica.

A competição conta com 12 equipes de sete cidades: Borda da Mata, Brasópolis, Heliodora, Pedralva, Piranguinho, São Sebastião da Bela Vista e Santa Rita do Sapucaí.

Com o técnico Tiago Lopes, auxiliar Luiz Rafael e apoio Ana Cláudia, as atletas de Borda da Mata marcaram 12 gols e sofreram 5, totalizando 7 gols de saldo e 9 pontos na tabela.

O time é composto por Camila Ingrid, Carla, Edna Maria, Pauline Ariane, Emily Costa, Jeniffer Jacqueline, Ana Eliza, Lidiane Silva, Jessyca Eduarda, Mileni Silva, Jessica Santos e Vanessa Silva.

Borda da Mata 4 x 2 UMBBll da cidade de Heliodora

Borda da Mata 5 x 2 Benedito Chagas Junior da cidade de Santa Rita do Sapucaí