Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Outubro 2017

O artigo da professora e supervisora da Rede Municipal de Educação de Borda da Mata, Jaqueline Pereira Silva, foi publicado no livro "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" do Ministério da Educação em parceria com a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). A publicação reúne sete artigos norteadores de alfabetização infantil. De acordo com Jaqueline, o trabalho publicado é resultado da conclusão do curso de pós-graduação em Gestão da Educação Municipal Pública pela Universidade Federal de Uberlândia.

O estudo tratou sobre os impactos no processo educacional na Rede Municipal de Borda da Mata por meio da análise da Avaliação Nacional do Aprendizado a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), curso do Ministério da Educação ministrado aos professores nos anos de 2013 e 2014. De acordo com a professora Jaqueline “com os dados e gráficos, pude comprovar que o PNAIC teve um impacto muito positivo no município, principalmente pela mudança na prática pedagógica dos professores. O material interdisciplinar em linguagem e matemática ajudou no ensino e no desenvolvimento de habilidades em sala de aula.”

O PNAIC é um curso para os professores da rede pública, o qual afirma o compromisso de que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Aos oito anos, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Durante o dia 24/11, a Escola Municipal Professora Diva Ribeiro dos Santos (Bairro Santa Rita) abriu as portas para visitação dos pais, comunidade escolas e alunos das demais escolas municipais durante a VI Feira Literária. Alunos e professores produziram apresentações, peças teatrais, desenhos, poesias e maquetes baseadas em histórias literárias. As dez turmas da escola apresentaram os trabalhos estudados em sala de aula.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O Fundo Especial do Ministério Público (Funemp) vai custear o projeto de qualificação profissional “Qualifica Borda da Mata”, o qual será executado pela Prefeitura Municipal, por meio de parcerias entre os Departamentos de Administração e Finanças, de Desenvolvimento Social e de Educação com a fiscalização da Promotoria de Justiça de Borda da Mata. As instituições de ensino Senai e Senac vão ministrar 13 cursos e quatro workshops no decorrer de três anos. O projeto conta ainda com o apoio da Polícia Militar. 

O objeto do convênio é o atendimento às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Caso as vagas não sejam completadas pelo público-alvo, estas serão abertas a toda a população. Cerca de 900 pessoas vão ter a oportunidade de obter qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho. De acordo com o promotor de justiça da Comarca de Borda da Mata, Sérgio Brito Ferreira, "em se tratando de projeto que jamais foi realizado no Município de Borda da Mata, financiado pelo Fundo Estadual do Ministério Público de Minas Gerais com recursos repassados pelo Ministério Público do Trabalho, espera-se que todos os atores envolvidos na sua execução aproveitem essa oportunidade de ouro para promover a capacitação de jovens e pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, fornecendo-lhes a possibilidade de levarem vida mais digna e fundada nos valores do trabalho. Quanto aos menores que serão integrados ao programa, esta certamente será uma chance para que aprendam um ofício, garantindo-lhes uma perspectiva de futuro mais promissora, e se afastem dos vícios do alcoolismo e das drogas."

O investimento de R$ 346.440,00, custeado pelo Funemp, conta com a contrapartida da Prefeitura na cessão dos espaços para a realização dos cursos, além da gestão e logística. Para o prefeito André Carvalho Marques, “os cursos profissionalizantes além de garantir às famílias o acesso ao mercado de trabalho, vão contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável de Borda da Mata, pois com mão de obra qualificada, a população e os visitantes ganham com a geração de emprego e renda” , e ainda complementa “um grande avanço para Borda da Mata participar deste projeto, todos os parceiros envolvidos estão empenhados em garantir o aprendizado e deixar um legado para as quase mil pessoas que vão ter um ofício no decorrer dos próximos três anos”.

O primeiro curso ministrado pelo Senac, “Qualidade no Atendimento ao Cliente”, já começa no dia 27/11/2017 e disponibiliza 25 vagas.  Toda a seleção e inscrição dos interessados será realizada pela equipe técnica do Departamento de Desenvolvimento Social, com foco nas pessoas que possuem Cadastro Único e beneficiários do programa Bolsa Família. Entre os demais cursos, estão: Cuidador de Idoso, Informática, Costura Industrial, Processamento de Leite e Derivados, Atendimento ao Cliente e Serviços de Garçom.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A prevenção da saúde bucal foi tema das brincadeiras e atividades pedagógicas ministradas pelos dentistas da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata nas escolas estaduais dos distritos Cervo e Sertãozinho. As crianças aprenderam sobre alimentação saudável, importância do fio dental, quantidade necessária de creme dental, como realizar a escovação, entre outras informações. Para o dentista coordenador do Setor de Odontologia, Leandro Pereira, as atividades nessas escolas são uma continuação da Semana Odontológica que acontece todo ano no mês de outubro.  “Com as ações na Escola Estadual Dom Otávio Chagas de Miranda no Sertãozinho e na Escola Estadual Pio XII no Cervo, alcançamos 100% dos alunos matriculados e entregamos a todos o kit de higiene bucal com escova, creme e fio dental para auxiliar na escovação diária.”

Uma das atividades que chama a atenção dos alunos é o teatro de fantoches, em que é contada a história de uma menina que quebra o dente durante uma brincadeira e é socorrida pelo dentista. A menina também aprende a cuidar dos dentes para prevenir cáries e complicações no futuro, pois a prevenção é o melhor caminho para manter a saúde bucal. Os olhos atentos ao teatrinho e à palestra são fundamentais para a gincana de perguntas e respostas sobre a saúde bucal.            

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com o objetivo de planejar atividades culturais junto com os eventos tradicionais do município, além de permitir ao comércio local estratégias de venda e maior acolhimento, a Prefeitura de Borda da Mata está organizando o calendário oficial de eventos 2018, o qual será lançado no evento de abertura do FESTAR – Festival de Arte de Borda da Mata.

O FESTAR objetiva disseminar a cultura local com música, teatro, artes plásticas, danças, culinária, literatura, esporte e outras manifestações culturais características de Borda da Mata, por meio de eventos que vão acontecer cinco vezes por ano com datas e temas pré-definidos, em diferentes pontos da cidade, como o Coreto, praças e Santo Cruzeiro, de modo a divulgar a produção cultural bordamatense aos moradores e turistas, tendo como base o Cadastro Cultural de Artistas Locais e a Pesquisa de Demanda Turística realizadas pela Prefeitura Municipal.

O trabalho envolve o desenvolvimento de atividades nos seguimentos Turismo, Cultura e Esporte e conta com a atuação dos conselhos municipais, representados pela sociedade.

A abertura do FESTAR e lançamento do calendário de eventos 2018 vai acontecer no dia 23/12/2017, sábado, às 20h, no Coreto Agenor de Mello.  

 

Informe seu evento até 11/12/2017

Festas, corridas, desfiles entre outros eventos particulares de Borda da Mata de cunho cultural e esportivo podem ser informados a Prefeitura para que sejam inseridos no calendário oficial, o qual vai estar disponível no site oficial. Para informar um evento, procure o Departamento de Educação e Cultura, na Prefeitura Municipal, de segunda a sexta, das 10h às 15h, ou envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Uma tarde divertida e cheia de aprendizado para as crianças do G4 A e G4 B do Cemei no dia 17/11/2017. Para finalizar a sequência didática "Bichos de Jardim", as professoras Bianca Ingrid e Elizabeth Bárbara e as monitoras Patrícia e Jennifer apresentaram às crianças os jardins das praças centrais de Borda da Mata, com o intuito de instigar nas crianças o prazer e a curiosidade de procurar e descobrir animais que lá vivem.

Para a professora Bianca "o intuito foi apresentar às crianças um jardim florido e diversificado, como o da praça, além de proporcionar um passeio prazeroso e divertido. Ao final as crianças realizaram no Centro Pastoral um delicioso piquenique.”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A terceira edição da Corrida e Caminhada da República em Borda da Mata reuniu 246 participantes na manhã de 19/11/2017. Em pouco mais de 31 minutos, com uma diferença de 20 segundos, três atletas já haviam concluído os 8 quilômetros de prova. No ranking geral, André da Rosa Ferreira completou o percurso em 31 minutos e 13 segundos.

Os corredores ganharam medalhas e troféus de acordo com a categoria, entregues pelo prefeito André Carvalho Marques, que na ocasião saudou os atletas e exaltou a importância da prática de esportes. Um senhor de 75 anos, Silvio Camilo Ramalho, foi o mais velho atleta da competição, mas ele não estava sozinho na categoria! Acima de 55 anos, mais 14 corredores completaram a prova.

De acordo com o chefe do Setor de Esporte e Lazer da Prefeitura de Borda da Mata, Thiago Senna, o sucesso do evento e a maciça participação de quase 250 atletas de 30 cidades se deve a atuação de vários parceiros. “Com o apoio da Prefeitura e a organização do Coruja Personal Trainer e Master Print Comunicação Visual, a terceira edição da corrida teve a participação da Polícia Militar, Exército Brasileiro - 14º GAC, Copasa, Carlão Tendas e também dos patrocinadores.”  

Além do valor da inscrição, foi arrecadado um litro de leite para ser doado ao Lar Monsenhor Pedro Cintra de Borda da Mata. Para um dos organizadores, o personal Klayton Tiago, a ação deixa um legado para o asilo da cidade “agradecemos a todos que colaboraram com o litro de leite, que no total foram arrecadados mais de 100 litros, o que foi todo revertido para o Lar Monsenhor Pedro Cintra. Agradecemos a todos os atletas, equipes e prestigiadores do evento pela presença. Pedimos desculpas por qualquer erro ou inconveniência e que nos próximos seja ainda melhor.”

As 30 cidades representadas no evento são dos estados de Minas Gerais e São Paulo: Borda da Mata, Pouso Alegre, Munhoz, Ouro Fino, Cambuí, Monte Sião, Bom Repouso, Itajubá, Córrego do Bom Jesus, Tocos do Moji, Ipuiuna, Estiva, Cachoeira de Minas, Jacutinga, Lambari, Bueno Brandão, Santa Rita do Sapucaí, Itapeva, Inconfidentes, Toledo e Sapucaí Mirim. Além da capital paulista, as cidades São Bento do Sapucaí, Itapira, Águas de Lindoia, Socorro, Mogi Guaçu, Morungaba, Serra Negra e Jaguariúna representaram o estado vizinho.

*Fotos: Fernanda Aparecida

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No dia 20/11/2017, a Prefeitura realizou o pagamento no valor de R$ 104.000,00 a Apae (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) de Borda da Mata, conforme a Lei 1955/2016. O repasse aguardou a regularização burocrática da instituição de acordo com o Marco Regulatório - Decreto 3.624/2017 que regulamenta as parcerias celebradas pela Administração Pública e Organizações da Sociedade Civil.

De acordo com o prefeito André Carvalho Marques “esse valor é de grande importância para a Apae que presta um serviço extremamente relevante para Borda da Mata”. A subvenção auxilia na manutenção dos serviços da instituição que recebe também a cessão de dez funcionários e merenda escolar da Prefeitura Municipal de Borda da Mata.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No feriado municipal de 8 dezembro tem início a festa beneficente da  Apae de Borda da Mata. A festa acontece na quadra da nova sede da instituição no dia 8/12, sexta-feira e no dia 09/12, sábado, a partir das 20h com música ao vivo, show de prêmios e quermesse. No dia 10/12, domingo, a festa começa ao meio dia com almoço e a partir das 16h começa o show de prêmios e música ao vivo.

A cartela de prêmios vai sortear um fogão, um tanquinho, uma TV 32 polegadas, uma bicicleta, um microondas e uma moto zero Km. Para comprar com antecedência, a cartela está a venda na Madeireira Pica Pau, Secretaria da Apae, Estúdio Retratos de Amor (Mayse Rodrigues), usuários da Apae e familiares.

A nova sede da Apae fica na Rua Sergio Lucas Mendes, bairro Nossa Senhora Aparecida, 235 - Subida do morro do asilo. Mais informações: 3445-2000.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - da Polícia Militar foi ministrado durante o segundo semestre aos alunos de 5º ano das escolas de Borda da Mata. Cerca de 200 alunos, sendo 163 das quatro escolas da Rede Municipal (E. M. Antônio Marques da Silva, E. M. Benedita Braga Cobra, E. M. Diva Ribeiro dos Santos, E. M. Francisco de Souza Costa), 19 alunos do Colégio Nossa Senhora do Carmo e 25 da E. Estadual Dom Otávio Chagas de Miranda (Sertãozinho) participaram do programa e realizaram a formatura no dia 17/11/2017.

A solenidade aconteceu no ginásio do Colégio em Borda da Mata e reuniu os alunos, professores, autoridades e familiares. Os instrutores do Proerd no município, Sargento Marilza, Cabo Alessandro e Soldado Uiara, ensinaram às crianças sobre o risco e as consequências das drogas uma vez por semana. No dia da formatura, ao som da Banda da Polícia Militar, eles cantaram a música tema do programa junto com os formandos.

Na ocasião, as diretoras de cada escola receberam os certificados para serem entregues aos estudantes. Além disso, a melhor redação de cada escola foi escolhida e os alunos foram premiados.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 3

Filtro por data

« Novembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Mais lidas