Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Outubro 2017

A professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Benedita Braga Cobra, Akácia Ribeiro, publicou seu primeiro livro no mês de outubro de 2017. A obra que já estava escrita desde 2008 ganhou vida quase 10 anos depois. A história fictícia fala sobre o personagem Lúcios que vive o drama de possuir um câncer terminal e apesar de ter o afeto da família, a estabilidade no trabalho, a namorada desejada, ele para e reflete as escolhas da vida e os caminhos que o fizeram chegar até onde chegou. Intitulado “Floresta das Sombras”, o livro promete prender o leitor ao suspense. De acordo com a autora “a floresta é também um personagem central e vivo do livro e é lá que acontece todo o suspense da história.”

Com uma capa atraente e misteriosa, a ficção lembra os best-sellers mundiais e é aí que Akácia revela suas bases literárias “apesar do meu pé na Literatura Brasileira, eu tive muita formação americana. Muitos autores americanos e de outras nacionalidades também. Jostein Gaarder, James Patterson, Agatha Christie, Emily Bronte. Gosto muito do suspense. Meu livro é drama com suspense.”

No Brasil, a autora afirma que cresceu com as crônicas e poesias de Cecília Meireles e de Clarice Lispector. Os grandes autores brasileiros como Guimarães Rosa, José de Alencar e Machado de Assis também ocupam lugar de destaque na formação literária da professora Akácia. “Eu lia de tudo, sempre fui uma consumista de livros.”

O impulso para a primeira publicação veio de uma publischer, pessoa responsável por encontrar obras publicáveis, Chris Donizete, quem encorajou Akácia para tornar o esboço guardado no livro que ainda vai ser lançado com noite de autógrafos. Além da versão física do livro, também será lançado em e-book. O prefácio do livro “Floresta das Sombras” foi assinado pelo escritor brasileiro Paulo Scott, motivo de orgulho para a escritora bordamatense, pois Scott já tem destaque no mercado brasileiro com sete livros publicados e coleciona alguns prêmios de reconhecimento.

Outros seis livros já foram escritos pela professora e estão guardados. Algumas histórias em forma de contos concorreram em concursos e rendeu até um primeiro lugar no Rio de Janeiro. “Sou escritora iniciante e o alto valor de publicação inibe o investimento. Com essa primeira publicação, estou esperando a leitura e assim vou sentir a resposta e a crítica dos leitores.”

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A iniciativa do Setor de Esporte e Lazer da Prefeitura ao promover o I Campeonato Inter Setorial de Futebol Society da Prefeitura de Mata foi promover interação e lazer entre os funcionários. Cinco times participaram dos jogos disputados aos sábados, desde o dia 30 de setembro até a final no dia 11 de novembro.

As equipes de Administração, Obras, Educação e duas equipes da Saúde disputaram o troféu de primeiro e segundo lugar. Com o placar de 5 x 2, o time da Administração venceu a Saúde 1.

A classificação final ficou:

Administração
Saúde 1
Obras
Educação
Saúde 2

De acordo com o chefe do setor de Esporte e Lazer, Thiago Senna, a iniciativa de realizar o campeonato “foi uma forma de confraternizar todos os departamentos, interagir pessoas que trabalham na mesma empresa e não se conhecem e o entretenimento fora do ambiente de trabalho focando o bem-estar do funcionário.”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O prefeito André Carvalho Marques decretou luto oficial de três dias em todo o município, por meio do Decreto nº 3794/2017 de 14 de novembro, em razão do falecimento do ex-prefeito Dorival Carlos Borges - Dr Vavá.

O velório aconteceu na Funerária Sefex e na Prefeitura Municipal. O sepultamento ocorreu no dia 15/11 no Cemitério Municipal de Borda da Mata.

Dr Vavá foi prefeito de Borda da Mata de janeiro de 1997 a dezembro de 2000. 

 

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com o objetivo de planejar atividades culturais junto com os eventos tradicionais do município, além de permitir ao comércio local estratégias de venda e maior acolhimento, a Prefeitura de Borda da Mata está organizando o calendário oficial de eventos 2018.

O trabalho envolve o desenvolvimento de atividades nos seguimentos Turismo, Cultura e Esporte e conta com a atuação dos conselhos municipais, representados pela sociedade.

O calendário vai ser lançado no dia 23/12/2017 durante a edição de abertura do FESTAR – Festival de Arte de Borda da Mata, evento que vai acontecer quatro vezes por ano com datas e temas pré-definidos, em diferentes pontos da cidade, de modo a divulgar a produção cultural bordamatense aos moradores e turistas, tendo como base o Cadastro Cultural de Artistas Locais e a Pesquisa de Demanda Turística realizadas pela Prefeitura Municipal.

O FESTAR objetiva disseminar a cultura local com música, teatro, artes plásticas, danças, culinária, literatura, esporte e outras manifestações culturais características de Borda da Mata, por meio de eventos com duração média de oito horas por dia de festival.

Informe seu evento até 11/12/2017

Procure o Departamento de Educação e Cultura, na Prefeitura Municipal, de segunda a sexta, das 10h às 15h, ou envie um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Durante três sábados seguidos, nos meses de novembro e dezembro, o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde vai trabalhar para alcançar o maior número de pessoas para vacinas em atraso, principalmente contra Febre Amarela.

Dia 18/11, das 8h às 13h no Sertãozinho.

Dia 25/11, das 8h às 10h no Barro Amarelo e das 10h15 às 13h no Cervo.

Dia 02/12 das 8h às 13h na sala de vacinas da UBS Monsenhor Pedro Cintra.

Todas as vacinas vão estar disponíveis nos mutirões aos sábados. De acordo com a enfermeira responsável, Grazieli Siqueira, “levaremos todas as vacinas disponíveis, mas principalmente de Febre Amarela, que é o foco da imunização neste momento, devido ao período chuvoso que se inicia e aumento do número de casos.”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A partir do dia 20 de novembro de 2017, a empresa de Borda da Mata Rei da Reciclagem volta a fazer a coleta seletiva do lixo no município. Todos os bairros urbanos e os distritos Cervo e Sertãozinho vão receber a coleta seletiva, por isso, é importante a colaboração dos moradores para separar o lixo reciclável (embalagens, papeis, plásticos, garrafas, papelão, etc) do lixo orgânico (restos de alimentos e papeis sujos) e colocar o lixo na rua nos dias e horários pré-estabelecidos.

A coleta do lixo da Prefeitura continua nos dias de costume em cada bairro. A coleta seletiva do lixo reciclável acontece em três dias, a partir das 8h, conforme imagem. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Três alunos da Escola Municipal Benedita Braga Cobra (EMBBC) foram aprovados para o Ensino Médio/Técnico em Mecatrônica do Sesi em Pouso Alegre. O estudante Jorge Luiz Pereira de Souza Júnior de 15 anos, aluno do 9º I, e os estudantes do 9º III, João Lucas de Moraes Pereira de 14 anos e Giovana Alineuza Carvalho Costa também de 14 anos são os três aprovados da escola para continuar os estudos durante o Ensino Médio com um curso técnico profissionalizante.

Para Giovana, o contato dos professores com as turmas e empenho para estudar são fundamentais “se não fosse o incentivo dos professores que vão à sala, falam dos vestibulinhos, emprestam livros pra gente, nem ficaríamos sabendo. É muito importante o interesse no ensino para o nosso aprendizado.”

Estes e outros alunos da escola ainda vão fazer o vestibular do IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes. As quatro salas de 9º ano da EMBBC já obtiveram destaque em 2017 pela conquista do primeiro lugar na Prova Brasil Premiada, avaliação do Sistema de Ensino NAME nos 29 municípios que utilizam o material didático do Instituto. Mais de 6 mil alunos de 116 escolas foram avaliados na Prova Brasil.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

As crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Cras Sebastiana Marques - anexo Santa Cruz estão participando do projeto de educação ambiental "Plantamos o futuro que queremos". Desde o início de outubro, cerca de 35 crianças, divididas em dois grupos, estão recebendo aulas teóricas e práticas com Gustavo Pereira de Oliveira, funcionário da Prefeitura e pós-graduando em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Inconfidentes.

Na prática, os alunos já plantaram no quintal do Cras anexo Santa Cruz uma horta e árvores frutíferas, as quais recebem o cuidado do manejo toda semana.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Em 2017, Borda da Mata voltou a integrar o Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas e cumpriu os requisitos de políticas públicas para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro estabelecido pelo Ministério do Turismo. Também já está no portal turístico do Estado (www.minasgerais.com.br). Tais ações são importantes para alavancar a economia de Borda da Mata e gerar oportunidade de negócios aos empresários e empreendedores.

Com o intuito de conhecer cidades que já trabalham nesse sentido, o secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Cristina/MG, Rafael Rezek, foi convidado e esteve em Borda da Mata no dia 25/10, para contar a experiência de Cristina.  A cidade que fica próxima de Itajubá tem 11 mil habitantes e cumpre os requisitos para receber o repasse de ICMS do Governo para investimento no Turismo, Cultura e Meio Ambiente há 10 anos. Rafael participou de uma reunião com a diretora de Administração e Finanças, Marília Sáber e com os responsáveis pelos setores de Turismo, Edna Motta, de Cultura, Laís Helena e de Esporte, Thiago Senna. Ele também participou da reunião do COMTUR.

De acordo com Rafael, a organização e desenvolvimento das ações que visam a atração de investimentos para a cidade nos setores de Turismo e Cultura não dependem apenas da Prefeitura, "é extremamente importante a participação da comunidade, dos comerciantes e dos conselhos municipais no planejamento e desenvolvimento turístico e cultural de um município. Principalmente do comércio local e da iniciativa privada.”

Para a presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Edna Motta, "o potencial de Borda da Mata já é visto por quem passa por aqui todos os dias, principalmente para negócios com o setor têxtil. Pela religiosidade, porque estamos na mais famosa rota de peregrinação do país, o Caminho da Fé, além de ser ponto final da rota Caminho da Prece. Pela localização e pela natureza, muito propícia aos esportes de aventura, também já conhecida por ciclistas. Além de outros pontos que vem sendo discutidos pelos conselheiros para que sejam catalogados e explorados de forma sustentável e rentável aos moradores e ao comércio local.”

Como ações concretas em Borda da Mata, no setor de Turismo, vinculado ao Gabinete do Prefeito, está em andamento a Pesquisa de Demanda Turística, aplicada nos setores têxtil, de couro, de artefatos de madeira, artesanato, hotelaria, estabelecimentos de alimentos & bebidas com perfil turístico, além do Inventário Turístico solicitado pela Secretaria de Estado do Turismo para catalogar todos os lugares e serviços de Borda da Mata e a reativação do COMTUR, representado por 12 instituições, associações e grupos da sociedade.

O Setor de Cultura que pertence ao Departamento de Educação e Cultura, Esporte e Lazer iniciou o Cadastro de Artistas Locais (disponível no site www.bordadamata.mg.gov.br) com o objetivo de conhecer e cadastrar as pessoas que desenvolvem toda e qualquer manifestação cultural no município, além organizar toda a burocracia para dar início aos primeiros conselhos de Cultura e Patrimônio Cultural de Borda da Mata. Também está organizando o calendário oficial de eventos 2018 e estruturando festas e projetos de cunho cultural no município.


Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Cristina, Rafael Rezek, conta da sua experiência. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com três vitórias em três jogos, a equipe de futsal feminino União Bordamatense avança para a semifinal da Copa Vale da Eletrônica em Santa Rita do Sapucaí. O jogo vai ser disputado no dia 19/11 contra o time da casa, Eletrônica.

A competição conta com 12 equipes de sete cidades: Borda da Mata, Brasópolis, Heliodora, Pedralva, Piranguinho, São Sebastião da Bela Vista e Santa Rita do Sapucaí.

Com o técnico Tiago Lopes, auxiliar Luiz Rafael e apoio Ana Cláudia, as atletas de Borda da Mata marcaram 12 gols e sofreram 5, totalizando 7 gols de saldo e 9 pontos na tabela.

O time é composto por Camila Ingrid, Carla, Edna Maria, Pauline Ariane, Emily Costa, Jeniffer Jacqueline, Ana Eliza, Lidiane Silva, Jessyca Eduarda, Mileni Silva, Jessica Santos e Vanessa Silva.

 

Resultados

Borda da Mata 4 x 2 UMBBll da cidade de Heliodora

Borda da Mata 5 x 2 Benedito Chagas Junior da cidade de Santa Rita do Sapucaí

Borda da Mata 3 x 1 Garotas do Futsal da cidade de Piranguinho

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Filtro por data

« Novembro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      

Mais lidas