Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Setembro 2017

Borda da Mata está com quatro casos suspeitas de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, três de Dengue e um de Chikungunya.  Os casos estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde e já se sabe que foram importados, ou seja, o vírus foi contraído enquanto as pessoas estavam em viagem (Pouso Alegre, Brasília e Nordeste), mas que podem ser transmitidos aos bordamatenses, pois se o mosquito da cidade picar uma pessoa doente, ele se torna infectado e ao picar outra pessoa, transmite o vírus. As pessoas com suspeita de dengue e chikungunya são residentes dos bairros São Judas, Santa Rita, Nossa Senhora de Fátima e uma de Pouso Alegre.

O mosquito se reproduz em água parada, por isso, é importante ressaltar que o combate ao transmissor é feito pela própria população, principalmente. Os lixos jogados nas ruas, nos lotes, vasos no quintal, piscinas, caixas d’água: tudo isso pode ser propício para a proliferação do mosquito, que se reproduz em apenas seis dias no verão. O serviço de combate à dengue do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde é intensificado nessa época. Com os casos suspeitos, já foi feito, no dia 16/10/2017, bloqueio nas residências ao redor das casas dos suspeitos, com busca ativa e eliminação dos criadouros.

A enfermeira responsável pelo Setor de Epidemiologia, Grazieli Siqueira, explica que o Brasil é um país com clima predominantemente tropical, marcado por períodos de sol e chuva e isto potencializa a proliferação do mosquito Aedes aegypti, devido às altas temperaturas, principalmente nessa época do ano. Basta o inseto encontrar água parada, suja ou limpa, que apenas uma fêmea pode gerar 1.500 mosquitos. “O país todo vem sofrendo com algumas epidemias de doenças transmitidas por este mosquito e estas doenças atingem populações das mais variadas classes sociais e não poupa ninguém. No caso de nosso município, somente a semana que passou já tivemos quatro casos suspeitos. Assim, cabe a todos nós fazermos nossa parte, cuidando da nossa casa, do nosso quintal, do nosso lote ou casa vazia e, principalmente, do nosso lixo, afinal através dele, jogado em local inadequado, em horário inadequado, estamos propiciando mais criadouros para esses mosquitos terríveis que vem amedrontando todos.”

Grazieli ainda conclui “campanhas de saúde contra essas epidemias têm sido desenvolvidas, no entanto sempre nos esbarramos na falta de consciência ou hábito de vida de cada um em permanecer atentos em relação aos criadouros do mosquito. Este não é só um problema de saúde pública, mas também um problema ambiental de grande impacto!”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A equipe da UBS Santa Cruz deu início à campanha "lenço solidário" no dia 16/10/2017, com o objetivo de coletar lenços e doar às mulheres em tratamento de câncer no Hospital Regional de Pouso Alegre.
A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, em que as mulheres são alertadas para a prevenção do câncer de mama. A enfermeira responsável pelo posto de saúde do bairro, Aline Siqueira, chama a atenção para a importância da prevenção “decoramos a Unidade, estamos vestindo a camiseta e o símbolo da campanha e a arrecadação de lenços, tudo isso para alcançar o maior número de mulheres.”

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

21/10/2017 (sábado) – Atendimento de coleta de preventivo e atendimento à Saúde da Mulher na UBS Santa Rita;

 

23/10/2017 (segunda-feira) – Área urbana de Borda da Mata: busca ativa de mulheres nas fábricas; 
Sertãozinho e Cervo: busca ativa na população.

Divulgação no comércio das ações do Outubro Rosa – pelos ACS (Agentes comunitários de saúde);
Divulgação nas fábricas e escolas - pelos Enfermeiros;
Tarde-Atendimento no Centro de Especialidades (dependências do asilo) para gestantes e puérperas em consulta com médica ginecologista, Dra. Renata - Orientações dos enfermeiros sobre Planejamento familiar.

 

24/10/17 (terça-feira) - Área Urbana Borda da Mata- Visitas às escolas e fábricas;
17h às 20h- Horário estendido na UBS Centro – Coleta de preventivo pelas enfermeiras Débora e Virgínia.

Cervo- Ação na escola do distrito e preventivo na Unidade dia todo;

 

25/10/17- Quarta-feira
Coleta de preventivo e ações da saúde da mulher em todas as Unidades de Saúde nas áreas urbana e rural;

 

26/10/17- Quinta-feira
17h a 20h- Horário estendido na Unidade do Centro – Enfermeiras Aline e Nara;
Visita às escolas e fábricas.

 

27/10/17- Sexta-feira
8h- Caminhada do Outubro Rosa para encerramento da Semana com atendimento à Saúde da Mulher em todas as Unidades com coleta de preventivo e planejamento familiar - Área urbana e rural
Tarde- Atendimento no Centro de Especialidades (dependências do asilo) para gestantes e puérperas em consulta com médico ginecologista, Dr. Maury - Orientações dos enfermeiros sobre Planejamento familiar.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A diretora do Departamento Municipal de Administração e Finanças, Marília Duarte Lopes Sáber, recebeu vereadores e servidores da Câmara no dia 18/10/2017 para discutirem a Lei Orçamentária Anual (LOA) do município para o exercício de 2018.

A LOA é elaborada pelo Poder Executivo e aprovada pela Câmara Municipal. É nessa lei que constam as previsões de arrecadação e de despesas da administração municipal para o exercício seguinte. Durante o processo legislativo de análise e aprovação da lei, os vereadores podem fazer emendas no orçamento para incluir despesas que considerem relevantes, desde que atendam às normas constitucionais.

A diretora explicou aos presentes que toda emenda do Legislativo deve indicar uma fonte de receita para que seja preservado o equilíbrio orçamentário e falou sobre investimentos, prioridades da administração, serviços essenciais e a realidade da arrecadação municipal.

Participaram da reunião o diretor geral da Câmara, Ruberley José da Silva Júnior, o contador da Câmara, Sebastião Portugal Gonçalves, o assessor jurídico da Câmara, Sérgio Antônio Claret de Assis e os vereadores Jorge Pereira, Marcela Monteiro, Luiz Carlos, Jair Alvarenga, Claudia Alfano, Roberto Pereira e Waldir Gomes (Dil). De posse das informações, os vereadores assumem também a responsabilidade na realização das ações em Borda da Mata.

Esteve presente também a contadora municipal, Patrícia Silva.

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Uma sala maior com área para tratamentos de eletroterapia, mecanoterapia, pilates clínico para pacientes com disfunções e sala de avaliação. Com a ampliação do espaço físico, o Setor de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata pode atender os pacientes com mais qualidade.

Com o encaminhamento médico, os fisioterapeutas Ana Paula de Oliveira Borges, Ariane Ester Silva Amaro e Juliano Dande (profissional contratado que cobre as férias das funcionárias efetivas), realizam a triagem e avaliação do paciente. Por mês, são atendidas, em média, 32 pessoas, mais os pacientes do Lar Monsenhor Pedro Cintra.

De acordo com o Protocolo Clínico de Fisioterapia da Secretaria de Saúde de Borda da Mata, para garantir o direito de acesso ao serviço a todos, o número de sessões sequenciais é limitado a dez para casos de ortopedia, traumatologia e reumatologia. Para casos de neurologia, o número de sessões sequenciais é vinte, pois não seria justo com os pacientes da fila prolongar a espera, haja vista a necessidade de tratamento. Ana Paula explica que é o fisioterapeuta o profissional capacitado para avaliar a quantidade de sessões necessárias a cada paciente, conforme com a lesão apresentada, de acordo com a avaliação e reavaliação, bem como a alta do paciente.

Para a senhora Geralda Siqueira, de 73 anos, na segunda sessão de fisioterapia no dia 18/10/2017, conseguir a vaga está sendo essencial para a recuperação do braço quebrado e recém-operado.

A sala de fisioterapia está situada nas dependências do Lar Monsenhor Pedro Cintra.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No teatro de fantoches, a história de uma menina que quebra o dente durante uma brincadeira e é socorrida pelo dentista. A menina também aprende a cuidar dos dentes para prevenir cáries e complicações no futuro, pois a prevenção é o melhor caminho para manter a saúde bucal. Os olhos atentos ao teatrinho e à palestra promovida pela dentista Tatiana dos Santos são fundamentais para a gincana de perguntas e respostas entre equipes de meninos e meninas. De maneira lúdica, os dentistas da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata mostram às crianças a importância de cuidar bem da saúde bucal. 

Nas brincadeiras e atividades pedagógicas, os dentistas falam sobre alimentação saudável, importância do fio dental, quantidade necessária de creme dental, como realizar a escovação, nome e quantidade de dentes em crianças e adultos, entre outras informações. Para o dentista coordenador do Setor de Odontologia, Leandro Pereira, o conhecimento é essencial “a Semana Odontológica acontece todo ano e este ano estamos com a continuação da história da Nina, a personagem do teatro, para levar informação sobre prevenção às crianças.”

Na Escola Municipal Antônio Marques da Silva, a equipe vencedora do turno da manhã foi das meninas, mas só porque a sorte ajudou nos pontos conquistados pelo dado, porque tanto elas quanto os meninos acertaram todas as questões realizadas pela dentista Maysa Monteiro Rosa. Quem ganhou mesmo foram os dentinhos das crianças que vão se manter fortes e saudáveis!

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Os dias 9, 10 e 11 de outubro foram de muita diversão nas quatro escolas municipais, Creche e Cemei de Borda da Mata. Merendas especiais, passeios, parquinho, brincadeiras e atividades diferentes fizeram parte da programação. Cada direção das escolas organizou as atividades conforme a idade dos alunos e possibilidades dos profissionais. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Em comemoração ao Dia do Professor, em 15 de outubro, o Departamento Municipal de Educação promoveu na noite de 09/10/2017, encontro com os professores da rede municipal e também dos profissionais da rede estadual, particular e Apae de Borda da Mata para a palestra com o professor doutor José Meciano Filho, conhecido por professor Nino Paixão, sobre o tema "Neurociência como agente facilitador da aprendizagem".

Pela segunda vez em Borda da Mata, o professor falou da cultura de aprendizagem, sobre a maneira de ensinar e os comportamentos do aluno diante das mudanças do mundo. “Os jovens pensam fora da caixa e têm dificuldade de se adaptarem ao modelo tradicional. Não adianta mais aquela aulinha formatada, a neurociência já mostrou isso em milhares de trabalhos. Mas é preciso manter esse aluno motivado para aprender. Eles têm pouca concentração porque todos os veículos de comunicação de hoje são muito rápidos, a propaganda é muito rápida, então nós também temos que adaptar nossa aula, nosso diálogo” explica o professor.

No início do evento, o diretor do Departamento de Educação, professor Antônio Carlos de Rezende, deu boas vindas aos profissionais e falou sobre a importância da parceria entre todas as escolas de Borda da Mata para garantir sempre a excelência no ensino por meio da qualificação dos professores. O encontro aconteceu no teatro do Colégio Nossa Senhora do Carmo.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Semana Odontológica 2017 acontece de 16 a 19 de outubro nas escolas municipais de Borda da Mata. A equipe de dentistas e auxiliares do Setor de Odontologia vão realizar teatro, palestras, brincadeiras, atividades pedagógicas e distribuir kits de higiene bucal aos alunos com o objetivo de conscientizar e promover a importância da saúde bucal.

Durante as atividades nas escolas, o serviço de odontologia terá uma escala para atendimento de urgências:


Segunda-feira (manhã): UBS NS Fátima | (tarde): UBS Santa Rita
Terça-feira (manhã): UBS Santa Rita | (tarde): UBS  Centro
Quarta-feira (manhã e tarde): UBS Santa Rita
Quinta-feira (manhã e tarde): UBS Centro
Sexta-feira (manhã): UBS Centro

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No serviço de desassoreamento do Ribeirão Santa Terezinha em Borda da Mata, foram retiradas mais de 500 toneladas de terra, vegetação e entulhos do rio. Para retirar o acúmulo, foram necessárias 90 viagens de caminhão. A limpeza começou no dia 19/09/2017 e foi concluída no dia 10/10/2017.

A liberação ambiental para limpeza do rio foi realizada pela empresa Sigma Soluções em Engenharia e outorgada entre os dias 15 a 18 de setembro. O serviço vai beneficiar os moradores e minimizar os impactos na época de chuvas. A limpeza do ribeirão compreendeu o trecho da ponte na saída para o distrito Cervo até a estrada que vai para o bairro Cafua.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 2

Filtro por data

« Outubro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Mais lidas