Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Setembro 2017

Aproximadamente 50 pessoas participaram da 1ª Corrida e Pedal Solidário de Borda da Mata na manhã de domingo, dia 29/10. Organizado pelas equipes Pés no Chão e Bike Adventure, o valor das inscrições foi revertido para o asilo municipal, Lar Monsenhor Pedro Cintra.

De acordo com a coordenadora do lar, Dalva Luzia, os R$ 730,00 arrecadados vão ser destinados para a compra de 10 colchões tipo casca de ovo para uso dos idosos, a fim de garantir sempre a saúde e bem-estar dos senhores e senhoras. A Prefeitura de Borda da Mata agradece a iniciativa e solidariedade dos atletas.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Os alunos de faculdades e cursos técnicos profissionalizantes de Borda da Mata que estudam nas cidades vizinhas e utilizam o transporte escolar intermunicipal devem ler o Edital de Convocação para Renovação e Inscrição para o Transporte Escolar do Primeiro Semestre de 2018 e preencher o cadastro. Tanto o edital quanto o cadastro estão disponíveis no site www.bordadamata.mg.gov.br na aba Publicações > Educação.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Conforme a Resolução da Secretaria de Estado da Educação - SEE Nº 3420, de 09 de maio de 2017, os municípios mineiros estão seguindo a área de zoneamento para o Cadastramento Escolar para o ano letivo de 2018. As rematrículas foram realizadas em outubro e as matrículas serão realizadas de 11 a 15 de dezembro.

A área de zoneamento garante ao aluno estudar na escola próxima de sua residência, o que consequentemente gera economia no custo do transporte escolar por evitar deslocamentos desnecessários.  No entanto, os pais/responsáveis que optarem por matricular o filho em uma Escola que não pertença à sua área de zoneamento não terão direito ao transporte escolar municipal, sendo de sua responsabilidade levar e buscar a criança no horário correto do início e término da aula.

 O zoneamento segue o determinado em anos anteriores:

ESCOLA MUNICIPAL ANTONIO MARQUES DA SILVA
Bairros: Santa Cruz – Santa Edwiges – São Benedito

ESCOLA MUNICIPAL BENEDITA BRAGA COBRA
Bairros: Centro – Santa Terezinha – São Francisco – Nova Borda

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA DIVA RIBEIRO DOS SANTOS
Bairros: Santa Rita – Santa Terezinha – Nova Borda – São Francisco – Centro – Bairros Rurais

ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO DE SOUZA COSTA
Bairros: Nossa Senhora de Fátima – Santo Antônio – São Judas – Nossa Senhora Aparecida – Amoreiras – Nova Borda – São Francisco – Palma

CEMEI PROFESSORA ANA MARIA CABRAL DOS SANTOS
Bairros: São Judas – Santo Antônio

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Em reunião no dia 30/10/2017, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) discutiram sobre a inserção do projeto “Jovem Aprendiz” em Borda da Mata por meio do Instituto Pater de Educação e Cultura, chamado de Projeto Societá. Os conselhos vão decidir se concedem a inscrição à instituição para exercício em Borda da Mata, um dos requisitos obrigatórios.

A vice-presidente do CMAS, Tatiane Sousa, explicou a importância do projeto para ofertar qualificação e inserir os jovens no mercado de trabalho em Borda da Mata, “o projeto vai ser custeado pelos empresários e a contrapartida da Prefeitura é oferecer apenas as salas para as aulas de qualificação profissional.” Para a presidente do CMDCA, Evelyn Freitas, outros municípios onde o projeto já acontece vão ser consultados e levados em conta na decisão. Na ocasião, o senhor Gustavo Dantas de Melo expôs a dificuldade da Guarda Mirim em se adequar ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei 13.019/2014 - Decreto 3624/2017) para continuar exercendo as atividades. Além de outros fatores, falta à instituição oferecer a qualificação profissional aos jovens. Com a exposição de prós e contras, os conselheiros dos dois Conselhos vão se reunir no próximo mês para a decisão.

As instituições de inserção de jovens no mercado de trabalho precisam atender todos os requisitos previstos na Lei para exercer as atividades, portanto, cabe às instituições cumprir todas as obrigatoriedades.

Além dos conselheiros, estiveram presentes na reunião como representantes do Poder Executivo, o assessor de governo da Prefeitura, José Epaminondas da Silva, o controlador interno municipal, Gustavo Pereira de Oliveira, a diretora do Departamento Municipal de Desenvolvimento Social, Bruna Ruana da Silva e a representante do Ministério Público, Luana Lima Pereira de Siqueira Antunes.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O dia 28 de outubro é dedicado ao Servidor Público. Em comemoração à data, o Departamento Municipal de Administração e Finanças organizou no dia 27/10, a palestra "A arte de servir" com o jornalista, consultor e secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo de Extrema, Adriano Carvalho. Em suas palavras, Adriano tratou da importância de cada servidor na construção da história do município, citou ações de Borda da Mata retiradas das notícias do site oficial que traduzem a relevância dos funcionários na vida dos cidadãos, como a festa do dia das crianças nas escolas e o aniversário surpresa de uma paciente internada no Pronto Atendimento Municipal “essas ações independem de dinheiro e de orçamento. É a percepção e  a iniciativa dos servidores que mudam a experiência de quem viveu aquele bom atendimento.”

A diretora de Administração e Finanças, Marília Duarte Lopes Sáber, falou sobre a carreira construída na Prefeitura de Borda da Mata há 26 anos “já passei por administrações de seis prefeitos, o André é o sexto prefeito com quem trabalho, e posso afirmar que o nosso trabalho é essencial para manter a qualidade do serviço público para toda a população.” O prefeito André Marques falou da importância dos servidores para a execução das obras e projetos da Administração para o desenvolvimento de Borda da Mata e reiterou seu compromisso com a valorização do pessoal.

Após a palestra, os servidores do Setor de Pessoal e Recursos Humanos, Luciana Silva, Tatiane Sousa e Samuel Andrade sortearam brindes entre os funcionários. O evento aconteceu no Clube Literário e Recreativo de Borda da Mata. 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com as equipes da Saúde da Família das seis Unidades Básicas de Saúde de Borda da Mata (Santa Rita, Centro, Nossa Senhora de Fátima, Santa Cruz, Cervo e Sertãozinho) realizaram busca ativa das mulheres para levar informação sobre o câncer de mama, agendar preventivos, mamografias e consultas com ginecologista.

As ações do mês de outubro foram intensificadas na semana de 21 a 27 de outubro com a visita dos enfermeiros nas escolas, fábricas e comércio para conversar diretamente com as mulheres. Durante dois dias (24 e 26 de outubro), a UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro, atendeu em horário estendido, das 17h às 20h, para realização de exame preventivo pelas enfermeiras.

No encerramento das atividades da campanha Outubro Rosa, 27/10, uma caminhada da Secretaria Municipal até o Coreto na Praça Nossa Senhora do Carmo, com blitz para chamar a atenção das mulheres sobre a importância de cuidar da saúde de maneira preventiva distribuiu panfletos e agendou exames para as mulheres.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Com água direto do poço artesiano nas dependências do Lar Monsenhor Pedro Cintra e Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata, uma fonte com duas torneiras foi construída pela Prefeitura para disponibilizar água potável aos moradores do município. A obra foi concluída no dia 24/10/2017.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Em reunião no dia 24/10/2017, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Obras ajustaram as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Borda da Mata. A intensificação das ações aconteceu porque o município identificou quatro casos suspeitas de doenças transmitidas pelo mosquito, três de Dengue e um de Chikungunya.  

A enfermeira responsável pelo Setor de Epidemiologia, Graziela Siqueira ressalta que “o país todo vem sofrendo com algumas epidemias de doenças transmitidas por este mosquito e estas doenças atingem populações das mais variadas classes sociais e não poupa ninguém. Assim, cabe a todos nós fazermos nossa parte, cuidando da nossa casa, do nosso quintal, do nosso lote ou casa vazia e, principalmente, do nosso lixo, afinal através do lixo jogado em local inadequado, em horário inadequado, estamos propiciando mais criadouros para esses mosquitos terríveis que vem amedrontando todos.”

As ações incluem notificações de terrenos, visitas dos agentes de endemias a residências, fiscalização e multa àqueles que jogam lixo em locais inadequadas. Importante ressaltar que o combate ao mosquito transmissor é feito pela própria população, principalmente. Os lixos jogados nas ruas, nos lotes, vasos no quintal, piscinas, caixas d’água: tudo isso pode ser propício para a proliferação do mosquito, que se reproduz em apenas seis dias no verão.

Participam da reunião os agentes de endemias, a enfermeira do Setor de Epidemiologia Graziela, o diretor do Departamento de Obras Barezze, o funcionário do Departamento de Obras Daniel, o fiscal de Posturas Rodrigo e o chefe de Gabinete Celso.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Cerca de 100 pessoas passam pela Farmácia Municipal de Borda da Mata todos os dias. Para melhorar o atendimento aos pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde transferiu a farmácia para um espaço mais amplo. A nova sede da farmácia fica ao lado da capela, onde antes funcionava o Setor de Fisioterapia, que também foi remanejado para um espaço maior.

O horário de atendimento na Farmácia Municipal acontece das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. Todos os serviços da Saúde estão concentrados nas dependências do Lar Monsenhor Pedro Cintra.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Os grupos de crianças e adolescentes do Cras Sebastiana Marques em Borda da Mata reúnem alunos durante o contra turno escolar para atividades de interação, são os chamados ‘Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos’.  

Todas elas estiveram reunidas durante os dias 23, 24 e 25 de outubro para a Semana das Crianças do Cras, com brincadeiras, pula pula, lanches especiais, entre outras atividades recreativas. A ação aconteceu no grande quintal do Anexo Cras Santa Cruz.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 3

Filtro por data

« Outubro 2017 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Mais lidas