%AM, %10 %562 %2018 %09:%Ago

Borda da Mata integra Câmara Empresarial de Turismo de Pouso Alegre e região

(1 Voto)
Representantes das instituições que compõem a Câmara Empresarial de Turismo de Pouso Alegre e região.  Representantes das instituições que compõem a Câmara Empresarial de Turismo de Pouso Alegre e região.

Como destino estratégico de desenvolvimento da região, Borda da Mata integra a Câmara Empresarial de Turismo de Pouso Alegre (CET), uma iniciativa da ACIPA – Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre que tem como objetivo potencializar os negócios da região por meio da estruturação de serviços e divulgação de produtos com foco no turismo. A proximidade com Pouso Alegre e o destaque como polo têxtil foram determinantes para a participação de Borda da Mata nesse processo de fazer do turismo um pilar de negócios, ao lado de grandes instituições.

Fazem parte da Câmara Empresarial também o Sistema Fiemg, Sebrae, Fuvs/Univás, Faculdades Asmec, Faculdade Una, Sindipa, Prefeitura e Câmara de Pouso Alegre, Prefeitura de Congonhal e Prefeitura de Borda da Mata. Durante o workshop Imersão Turística no dia 08/08, na Acipa, representantes das entidades tomaram posse como conselheiros da CET, que tem como presidente o diretor de Turismo e Eventos da Acipa, Rolando Brandão Filho. Representa Borda da Mata na CET a assessora de Comunicação e Turismo, Edna Motta.

Workshop Imersão Turística
No evento de apresentação dos projetos da ACIPA no âmbito do turismo para Pouso Alegre e região, o presidente da Acipa, Filipe Vargas reiterou o objetiva da união de entidades e municípios por meio da Câmara Empresarial como forma de aproximar empresas e ideais e assim estruturar e explorar o turismo que vem se impondo como imperativo na economia e um pilar de negócios.

O palestrante da noite, Eduardo Brito, diretor de uma agência de comunicação do Rio de Janeiro, falou sobre as estratégias de venda do destino turístico por meio de imagens e filmes “cada lugar é único  e possui vantagens que precisam ser amplificadas.”

O executivo em turismo da Acipa, Allyson Aquino, reforçou que o turismo é sinônimo de movimentação da economia, em que a iniciativa privada tem importante papel em oferecer serviços e produtos de qualidade, além de bom atendimento, a comunidade local também é essencial na construção da imagem do destino e na experiência do turista, pois uma simples informação pode impactar a passagem de determinada pessoa por um local como positiva ou negativa e o poder público tem a missão de viabilizar as políticas públicas de fomento e apoio às atividades.

Economia
Desenvolver o turismo de uma região é um serviço de longo prazo, que requer estudos e investimento “todo o esforço de discutir, conhecer e desenvolver propostas em âmbitos econômicos, culturais e sociais, nós vamos conseguir enxergar claramente daqui a 10 anos” afirma Rolando. Por entender que o turismo é algo complexo de ser compreendido e executado, a objetividade da Câmara Empresarial é estabelecer uma coluna norteadora que deverá fazer com que o trade turístico seja mais ágil e competitivo perante outros destinos, em sintonia com a realidade atual.

O ciclo de vida do turismo é visto como movimentação da economia. Enquanto para o turista é sinônimo de férias, para o empreendedor (dono do restaurante, do posto de combustível, do hotel, do táxi, etc...) é sinônimo de lucro, para as pessoas da cidade é a oportunidade de emprego e para a cidade que recebe pessoas é o mesmo que desenvolvimento local com o giro da economia e o intercâmbio cultural.