Conselho Municipal de Turismo cria rotas turísticas em Borda da Mata

Entre 8 e 9 mil veículos passam por Borda da Mata todos os dias, segundo o DEER. Entre 8 e 9 mil veículos passam por Borda da Mata todos os dias, segundo o DEER.

Com o intuito de organizar a demanda turística em Borda da Mata, o Conselho Municipal de Turismo criou cinco rotas que vão orientar tanto a população local quanto o visitante que chega à cidade. As rotas foram pensadas de modo a valorizar as práticas já desenvolvidas no município.

A Rota da Moda compreende o potencial têxtil de Borda da Mata, atividade empreendedora iniciada há mais de 20 anos, a qual tornou a cidade famosa no país inteiro pela produção de pijamas. Esta rota está dividida em quatro vertentes: moda íntima (pijamas e lingeries), moda casa (cama, mesa e decoração), moda básica (roupas e tricot) e moda country (selarias e acessórios de couro). Cerca de 100 fábricas e lojas estão instaladas, principalmente, às margens e nas proximidades do perímetro urbano da rodovia MG 290 e no distrito Cervo.

A Rota da Cidade elenca os principais pontos turísticos, como igrejas, praças, monumentos e prédios, como por exemplo, a Antiga Estação Ferroviária, o Museu Fruto da Terra, o conjunto de praças centrais, a Basílica, entre outros.

A Rota Religiosa destaca a Basílica Nossa Senhora do Carmo, o memorial, o busto e o mausoléu Monsenhor Pedro Cintra, o marco zero do Caminho da Prece e as setas amarelas do Caminho da Fé, percurso por onde passam dezenas de peregrinos todos os dias, além de uma via sacra que ainda vai ser instalada na avenida entre a Basílica e o Cemitério.

A Rota Gastronômica cataloga os restaurantes, cafeterias, bares, lanchonetes, pizzarias e empórios da cidade com perfil turístico. Esta rota também vai evidenciar os pratos típicos e os alimentos produzidos na cidade.

A Rota de Aventura tem, inicialmente, 150 km de trilhas, estradas e caminhos divididos em sete percursos para serem percorridos a pé, de bicicleta, de moto ou de carro off road.

Além disso, vai ser criado o Centro de Informação ao Turista no prédio da Antiga Estação, onde é exposto e comercializado o artesanato local. O calendário de eventos anual, divulgado no site da Prefeitura em dezembro de 2017, também faz parte da estratégia de alavancar o desenvolvimento econômico de Borda da Mata por meio do Turismo, Cultura e Esporte.

O conteúdo turístico de Borda da Mata vai ser divulgado em material impresso, no site institucional da cidade www.bordadamata.mg.gov.br e no portal turístico do estado www.minasgerais.com.br.

Conselheiros do COMTUR discutem material de divulgação das rotas turísticas de Borda da Mata.