%PM, %13 %646 %2017 %12:%Dez

Hemocentro Regional realiza coleta de sangue de doadores em Borda da Mata

Doadores de Borda da Mata do tipo sanguíneo O positivo participam da coleta no município. Doadores de Borda da Mata do tipo sanguíneo O positivo participam da coleta no município.

A Fundação Hemominas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizou na terça-feira, 12/01, uma ação na UBS Monsenhor Pedro Cintra, em Borda da Mata, para receber doações do sangue tipo O negativo. Com o objetivo de aumentar os bancos de sangue e se aproximar dos doadores do município, uma equipe do Hemocentro Regional de Pouso Alegre convidou 20 doadores cadastrados para realizar a boa ação, os quais foram atendidos em horários agendados.

De acordo com o enfermeiro responsável técnico do Hemocentro, Carlos Eduardo, todos os tipos sanguíneos são importantes ter no estoque e o gesto de doar sangue salva muitas vidas. Já a secretária municipal de Saúde, Rosaly Esther, espera que esta seja a primeira visita de muitas, pois em Borda da Mata há muitos doadores, o que facilita para fazer a doação.

Para doar sangue, a pessoa precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade), pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado, sendo que a ingestão de alimentos gordurosos deve ser evitada nas 4 horas que antecedem a doação e portar documento original com foto.

O Hemocentro Regional de Pouso Alegre fica Rua Comendador José Garcia, 846 –Centro, ao lado do Hospital Regional. Em média, 1.200 candidatos a doações por mês são atendidos. Entre campanhas locais e externas para candidatos à doação de medula óssea, a unidade já cadastrou mais de 20 mil pessoas. Também possui ambulatório e atende pacientes portadores de coagulopatias de todo o sul do Estado.