Professora da Rede Municipal de Borda da Mata publica livro de ficção

Professora e escritora Akácia Ribeiro exibe primeiro seu livro publicado Professora e escritora Akácia Ribeiro exibe primeiro seu livro publicado

A professora de Língua Portuguesa da Escola Municipal Benedita Braga Cobra, Akácia Ribeiro, publicou seu primeiro livro no mês de outubro de 2017. A obra que já estava escrita desde 2008 ganhou vida quase 10 anos depois. A história fictícia fala sobre o personagem Lúcios que vive o drama de possuir um câncer terminal e apesar de ter o afeto da família, a estabilidade no trabalho, a namorada desejada, ele para e reflete as escolhas da vida e os caminhos que o fizeram chegar até onde chegou. Intitulado “Floresta das Sombras”, o livro promete prender o leitor ao suspense. De acordo com a autora “a floresta é também um personagem central e vivo do livro e é lá que acontece todo o suspense da história.”

Com uma capa atraente e misteriosa, a ficção lembra os best-sellers mundiais e é aí que Akácia revela suas bases literárias “apesar do meu pé na Literatura Brasileira, eu tive muita formação americana. Muitos autores americanos e de outras nacionalidades também. Jostein Gaarder, James Patterson, Agatha Christie, Emily Bronte. Gosto muito do suspense. Meu livro é drama com suspense.”

No Brasil, a autora afirma que cresceu com as crônicas e poesias de Cecília Meireles e de Clarice Lispector. Os grandes autores brasileiros como Guimarães Rosa, José de Alencar e Machado de Assis também ocupam lugar de destaque na formação literária da professora Akácia. “Eu lia de tudo, sempre fui uma consumista de livros.”

O impulso para a primeira publicação veio de uma publischer, pessoa responsável por encontrar obras publicáveis, Chris Donizete, quem encorajou Akácia para tornar o esboço guardado no livro que ainda vai ser lançado com noite de autógrafos. Além da versão física do livro, também será lançado em e-book. O prefácio do livro “Floresta das Sombras” foi assinado pelo escritor brasileiro Paulo Scott, motivo de orgulho para a escritora bordamatense, pois Scott já tem destaque no mercado brasileiro com sete livros publicados e coleciona alguns prêmios de reconhecimento.

Outros seis livros já foram escritos pela professora e estão guardados. Algumas histórias em forma de contos concorreram em concursos e rendeu até um primeiro lugar no Rio de Janeiro. “Sou escritora iniciante e o alto valor de publicação inibe o investimento. Com essa primeira publicação, estou esperando a leitura e assim vou sentir a resposta e a crítica dos leitores.”