09 de Outubro de 2014 às 07:39

Professores de Borda da Mata participam de Encontro Pedagógico do Sistema NAME

A Rede Municipal de Ensino de Borda da Mata utiliza as apostilas do Sistema NAME/COC desde 2010. Paralelo ao material didático, a infraestrutura das escolas foi aprimorada com o “Projeto Escola Modelo” e os professores da rede estão sempre estudando para ensinar com mais qualidade. A receita que dá certo no município se torna exemplo a ser seguido para várias outras cidades. No Encontro Pedagógico promovido pelo NAME em Pouso Alegre no dia 18/09/2014, a diretora do Departamento de Educação de Borda da Mata, Gláucia Brandão Guilherme, apresentou resultados já conquistados na Educação no município e pontuou alguns dos objetivos a serem alcançados, os quais serão listados no Plano Municipal de Educação que deve ser redigido até 2015 pelas instituições de ensino e sociedade bordamatense.

Os municípios mineiros São Sebastião da Bela Vista, Espírito Santo do Dourado e Conceição dos Ouros também utilizam o material didático do COC e falaram sobre os respectivos planos municipais. Como convidados, estavam representantes dos municípios Cambuí/MG, Bom Repouso/MG, Tocos do Moji/MG, Bueno Brandão/MG, Inconfidentes/MG, Estiva/MG, Itatiba/SP e Resende/RJ.
Acerca dos desafios, avanços e oportunidades das escolas públicas, a professora doutora Emília Cipriano falou sobre alfabetização e letramento, quando ressaltou a importância de ler e mais do que isso, interpretar, pois segundo Paulo Freire, “a leitura do mundo precede a leitura da palavra” e, portanto, aluno e professor devem evoluir a partir das situações cotidianas em conjunto com os aprendizados da escola.

O professor doutor Max Haetinger explanou sobre o papel da nova escola, novo aluno, novo educador e os muitos desafios. Para ele, o mundo atual oferece muitas facilidades como a tecnologia e o acesso à informação e todas as ferramentas devem ser utilizadas em sala para conquistar o aluno. O caminho então é inovar, ou seja, fazer diferente, para isso, é preciso desenvolver a criatividade, mas ela só aparece quando é desenvolvida.

De Borda da Mata, participaram 16 educadores, entre professores, coordenadores de escolas, supervisoras, coordenadores de projetos e membros do Departamento de Educação.